Todos os azuis de Capri, num passeio em volta da ilha

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Capri

Os dias estavam quentes em Capri -- um início de outubro extremamente agradável, com temperatura de verão durante o dia e friozinho à noite. A previsão indicava uma seqüência de dias ensolarados. Não dava para não fazer um passeio de volta à ilha.

Existem duas modalidades de "giro dell'isola".

Você pode dar a volta em barcos grandes, com 20 a 30 passageiros, a módicos 15 euros por pessoa. Ou você pode cacifar um barco privativo, com marinheiro. No porto, há vários vendedores agenciando esses barcos. O preço vai depender do dia, do nível do barco e da sua capacidade de negociação; pense numa base de 120 euros para duas horas de navegação.

Eu fiz pelo meu hotel, dado que sou ruim de negociação e queria um barco/marinheiro de boa reputação. Pela tabela do hotel, o passeio de duas horas para até 4 pessoas saía 140 euros. (Um passeio de dia inteiro para até 7 pessoas saía 280 euros -- comparativamente, uma pechincha.) O recepcionista fez a reserva por telefone de tardezinha na véspera e nos deu o voucher.

Gozzo em CapriGozzo em CapriCapri: passeio de barco em volta da ilha

Procuramos o marinheiro no lugar combinado, às 11 da manhã. Entregamos o voucher e fomos direto ao nosso barco.

Era um gozzo, o barco de madeira típico da região. A proa devidamente atoalhada. Pípols, com um bom farnelzinho e bebidas na geladeirinha, isso daria um passeio de dia inteiro inolvidável.

Capri: passeio de barco em volta da ilha

Logo na saída cruzamos com um barco de excursão e tivemos certeza de que o investimento no barquinho privativo compensava grin

O giro começa pelo lado direito do porto, no caminho oposto ao trânsito pesado em direção à Gruta Azul. Neste primeiro trecho pegamos sombra da montanha.

Capri: passeio de barco em volta da ilha

Dez minutos depois de sair já estávamos ao sol.

Capri: passeio de barco em volta da ilhaCapri: passeio de barco em volta da ilhaCapri: passeio de barco em volta da ilha

Pois a combinação do sol com as inúmeras profundidades distintas do entorno da ilha é que produz uma paleta incrível de azuis (e alguns esverdeados).

Capri: passeio de barco em volta da ilha

O marinheiro leva às grutas mais bonitas e aponta os lugares para você fotografar grin

Capri: passeio de barco em volta da ilha

Capri: passeio de barco em volta da ilha

Capri: passeio de barco em volta da ilhaCapri: passeio de barco em volta da ilhaCapri: passeio de barco em volta da ilha

Você pode fazer quantas paradas para banho quiser.

Capri: passeio de barco em volta da ilha

Capri: passeio de barco em volta da ilha

Capri: passeio de barco em volta da ilha

Parando umas duas vezes dá para completar a volta em duas horas. Se quiser parar mais, ou por um tempo mais prolongado, negocie uma hora extra.

Capri: passeio de barco em volta da ilhaCapri: passeio de barco em volta da ilhaCapri: passeio de barco em volta da ilha

Esta é a Grotta Verde, que dá para atravessar a nado.

Capri: passeio de barco em volta da ilha

E a Gruta Azul? Você sabe que chegou perto dela quando vê repentinamente um engarrafamento de barcos.

Capri: entrada da Gruta Azul

Nós poderíamos ter incluído a entrada à Gruta Azul no passeio; mas perderíamos pelo menos meia hora nesta operação. E como eu queria fazer o passeio convencional (aguarde o próximo post de Capri), pulamos.

Capri: passeio de barco em volta da ilha

Foi um lindo passeio. Melhor que isso, só tivesse sido de dia inteiro.

Minha recomendação: negocie três horas, para incluir a paradinha em frente à Gruta Azul (a entrada é paga à parte, 12,50 euros por pessoa, mais uma gorjeta para o barqueiro da Gruta) e poder se demorar mais em banhos naquele mar absurdo de bonito e gostoso. E leve bebidas -- o gozzo sempre tem gelo a bordo.

Leia mais:

47 comentários

Marcie
MarciePermalinkResponder

Deu saudades... Eu nunca perco um passeiozinho de barco, como todos bem sabem, né?! wink

denise
denisePermalinkResponder

eu amei a viagem pra lá. já faz bastante tempo... tá na hora de voltar!!!!!!!!!!!!!!

Ana Claudia
Ana ClaudiaPermalinkResponder

Riq, que lindo! Passeio adoravel, hein?
Vou querer fazer tambem num gozzo, sem comparacao...

Alessandro A.
Alessandro A.PermalinkResponder

Fiquei morrendo de vontade de mergulhar nesse mar!! grin

Thiago Parente

(2 mesmbros)

Lucia Malla
Lucia MallaPermalinkResponder

[3 membros]

Oscar | MauOscar.com

[4 membros]

Guta
GutaPermalinkResponder

Afeee! Que lindo!!!! Nao consegui ir para Capri...era verão e estava muito muvucado, mas acho que nessa epoca do ano as coisas estao paracendo mais civilizadas e ainda lindas, com esses varios azuis....

Joana
JoanaPermalinkResponder

Fiz esse passeio em 1995. Só de ver me deu vontade de voltar. Parabéns pelas fotos. Muito boas.

José Luiz
José LuizPermalinkResponder

Eu estive em Nápoles mas foi em fevereiro e nem deu vontade de ir pra Capri...

Mas vendo essas fotos, preciso ir aí num verão... aliás, preciso ir em Capri, em Formentera, nas ilhas gregas... grin

Netto
NettoPermalinkResponder

Como um bom nordestino, uma dúvida que sempre me vema mente... Como é a temperatura da água ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Netto! Não espere águas mornas, mas o Mediterrâneo é perfeitamente encarável no verão. Milhões de pessoas lotam suas praias e todas voltam sãs e salvas para casa grin

Juliana
JulianaPermalinkResponder

A pergunta é pertinente, visto que eu, nordestina, não encaro nem o mar do Rio! Estou indo pra Capri em setembro, será que dá pra encarar a água? É menos gelada do que o Rio?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Juliana! É fria como a do Rio.

Adri Lima
Adri LimaPermalinkResponder

hahaha, adorei a pergunta. Quando vejo essas águas lindas, também me pergunto se são tão gostosas quanto as do nordeste!

Mas dá pra encarar, né!

Claudia Matoso

Hummm... lembranças de 13 anos atrás. Só que eu tava no barquinho mais cheio, aquele que tá lá no meio do engarrafamento.

Juliana Maselli

Eu também fiz esse passeio pela ilha em junho e foi demais!!! Só que não contratamos nenhum marinheiro. Alugamos uma pequena lancha, que dá no máximo para 4 pessoas, por 80 euros, e ficamos 2h rodeando Capri. O ponto de aluguel é à direita da bilheteria e qualquer um pode pilotar o barco, contanto que tenha carteira de motorista (motorista mesmo, não de marinheiro). Os comandos são bem simples, não dá para se enrolar muito. Recomendo!

Raisa
RaisaPermalinkResponder

Olá, pessoal!
Alguém sabe como chega em Villa Jovis? Dá para ir à pé ou é preciso um guia? E quanto paga para entrar?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Raisa! Passe no posto de turismo e pegue o seu mapinha. São dois quilômetros e meio de caminhada a partir da pracinha central de Capri. A entrada custa 2 euros.

Alessandra
AlessandraPermalinkResponder

Olá,

Tive uma dúvida,o preço de 140 euros é por pessoa?Ou para quatro pessoas?

Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alessandra! É o preço para quatro!

Lucianna De Cicco

Oi Ricardo,
Estou indo para Capri dia 10/07 ficarei 5 dias na Ilha, gostaria de saber se esse preço do passeio de barco privativo de 140 euros muda na alta temporada.
Já vi que vou encarar uma fila enorme na gruta visto que estou indo em pleno verão. Vou seguir sua sugestão e garantir umas horas extras. O que voce sugere? Grata

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lucianna! Aqui quem responde é A Bóia. Não sabemos sobre preço na alta temporada. Tome este preço como referência para sua negociação.

Caio Carélo
Caio CaréloPermalinkResponder

Ola Ricardo, qual hotel voce ficou hospedado em Capri? Tem alguma recomendacao? Vamos passar somente uma noite.
Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Caio! O Ricardo Freire ficou no Syrene, que é associado à rede Best Western e um dos mais abordáveis no centrinho de Capri.

Priscila Pacheco de Freitas Aragão

Olá Ricardo, eu e meu marido estamos nos preparando para ficar uns 2 dias em Capri no começo de Outubro. É uma boa época para estadia em Capri? Me disseram que em algumas épocas do ano os hotéis e restaurantes praticamente fecham.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Priscila! Quanto mais cedo em outubro, melhor. Na segunda quinzena já estará frio. Em outubro os lugares ainda não estão fechados.

Isabella Chaves Sousa

Olá Ricardo, Boa tarde!
Você saberia me informar se dá para visitar Capri no mês de fevereiro ou o frio impede a melhor parte do passeio?

Aguardo tua resposta,

Isabella Chaves

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Isabella! Muitas coisas fecham por lá nessa época; a cidade fica parada. Leia: https://www.viajenaviagem.com/2009/05/vai-por-mim-costa-amalfitana-e-capri/

Isabella Chaves

Ricardo, Obrigada pela resposta! Só fiquei triste pq tentei abrir os links com os comentários que você sugeriu mas ambos não estão mais funcionando. Eu estava querendo saber se mesmo no frio os passeios a barco funcionam.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Isabella! Quem responde é A Bóia. O link dado acima está funcionando perfeitamente. No frio você pode conseguir fazer o passeio, claro, mas passeio de barco no frio é desconfortável.

Viaje na época certa de cada destino. Viajar na época errada é desperdiçar seu dinheiro, seu tempo e suas férias.

ana lucia
ana luciaPermalinkResponder

olá, irei a capri em julho próximo e fiquei meio assustada para voisitar a gruta, se optar em não fazer o passeio, o que mais terei para visitar em capri?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana Lucia! Como você pode ver neste post, a volta de barco à ilha, mesmo sem entrar na gruta, é lindíssima.

Cristina
CristinaPermalinkResponder

Um update p o post: o preço do barco p turistas, sem parada, foi de 17 euros ontem. O alugue seu próprio barco 90 euros e o barco c Marinheiro variava de 100 ( final do dia) a 150 (preço do barco do nosso hotel) por 2 hs, 2 pessoas O barco p turista leva 1 h ao redor da ilha e vc pode escolher o tour sem parada na gruta azul. Nao para p mergulhar mas em outro post eu conto o dia inteiro de ontem, onde eu mergulhei hehe

Thais
ThaisPermalinkResponder

Acabei de voltar de uma viagem pela Itália, e passei 1 dia em Capri, infelizmente foi pouco tempo mas um dos locais mais belos que já fui. Como muitos blogs me ajudaram nessa viagem, faço minha pequena contribuição com meu relato.
http://parttimelady.blogspot.com.br/2013/11/capri-um-dia-perfeito.html

Angelina Ferreira

Oi Ricardo,

Parabens pelo seu blogo. Excelente!

Eu estou pensando em fazer um BATE VOLTA - Roma x ilha Capri em Agosto. (tem q ser em Agosto e apenas 1 dia)

Com todas as suas dicas, vi que e possivel sim. Eu atualmente moro na Irlanda, so chove e faz frio AFF... e quero nesse verao um pulinho na praia nem que seja de 1 dia e estou optando por Capri.

Minha duvida: Esse barco privado que voce pegou em torno de 120 euricos, e valor por pessoa ou pode ser o casal? Eu nao faco questao de conhecer a Gruta Azul, mas faco questao das 2 paradas para mergulhos e muitas fotos.

Oura duvida e se voce sabe um bom restaurant para almocarmos no final do passeio de 2 horas ja para nos preparamos para voltar para Roma.

Minha programacao e pegar o passeio de 11 ate 13 e teriamos que pegar o barco voltando para Napole de 17:05. nesse intervalor, alguma dica? Restaurante, algum ponto da cidade, ou uma praia de banho proxima?

Desculpas a falta de acento nas palavras, O pc nao e meu e nao sei usar esse teclado corretamente.

obrigada!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Angelina! O valor é por barco. Em agosto deve estar mais caro.

Aurea
AureaPermalinkResponder

Olá estou indo a Capri dia 27/07 e gostaria de fazer esse passeio de barco privado. Será que alguém poderia por favor informar aqui algum website ou contato de algum deles?! Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Aurea! O Ricardo arranjou este passeio via o hotel. Você poderá contratar esse passeio no porto, ao chegar.

Caso queira negociar antecipadamente, o site de Capri traz agências:

http://www.capri.com/pt/aluguel-de-barcos

Marcelo
MarceloPermalinkResponder

Olá,

Eu vou estar em Roma de 01 a 06 de abril de 2015, e pretendo fazer um bate volta com um pernoite em Capri ou Sorrento. Nesta época, vale a pena o passeio de barco nesta época? É muito frio?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcelo! Recomendamos Costa Amalfita e Capri entre o finzinho de maio e o iniciozinho de outubro. 5 dias é a permanência mínima ideal. Leia: https://www.viajenaviagem.com/2009/05/vai-por-mim-costa-amalfitana-e-capri/

Viviane
VivianePermalinkResponder

Também fiz esse passeio de barco privativo e recomendo muito, apesar de caro. Quando estava mergulhando na gruta verde e vi um barco turístico grande com as pessoas só olhando, sem poder aproveitar a água, tive certeza da escolha. Optei por não descer na gruta azul, pois estava com fila e me faria perder tempo do passeio. Paguei 200 euros para 2 pessoas em agosto 2014, através do hotel. Também não sei negociar e já me meti numa roubada em um passeio de barco em Cartagena quando inventei de contratar direto no porto.

Carol
CarolPermalinkResponder

Olá, Ric Freire e Bóia! Com muita ajuda das dicas do VnV, estou com uma viagem programada para Capri, Costa Amalfitana e Costa do Cilento, na segunda quinzena de setembro. Sei que não dá pra adivinhar o futuro. mas vocês pensam que o fato de ter acontecido o terremoto na região central da Itália está semana é motivo para pensar em mudar o destino ? Não tenho a menor ideia ou experiência das implicações de um terremoto , e estou aqui na dúvida ... Valeu !!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carol! Infelizmente, nem com bola de cristal dá para prever. Mas se você der uma olhada no retrospecto de terremotos, vai ver que são acontecimentos bastante pontuais. As réplicas que ocorrem são nas redondezas e sempre em proporções menores. Os grandes terremotos acontecem no espaço de muitos anos entre eles numa mesma região.

Adriana Aguiar Ribeiro

Dicas anotadas. Capri é um dos próximos destinos! Obrigada! Bjs,

Frederico
FredericoPermalinkResponder

Ídolo Bóia, sei q não tem mto a ver com o assunto aqui, mas é urgente. Tô com passagem destino final Nápoles (Itália) com conexão em Zurique (Suiça). Sei q a imigração é feita em Zurique e a bagagem vai direto pra Nápoles. Vou emitir a Carta Schengen pelo cartão visa… No preenchimento para solicitação pede o país de destino… Qual devo colocar? Desde já agradeço pela força.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Frederico! Ponha o destino final da passagem. Mas tecnicamente não faz diferença, pois vale na Europa inteira, até fora do espaço Schengen.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar