Vai alugar apê no exterior? Não faça transferência bancária!

Apê alugado em Barcelona, sem fraude

Uma coisa que eu já falei muito em comentários, mas que preciso incorporar à série de Como alugar apartamentos de temporada no exterior é alertar para que de jeito nenhum se envie dinheiro por transferência bancária — seja para pagamento total, seja para sinal.

É que este meio de envio (via Western Union, por exemplo) é o preferido dos pilantras, porque uma vez feita, a operação não pode ser revertida — e na maioria dos casos o malandro nem consegue ser localizado.

Já quando a operação é feita por cartão de crédito ou PayPal os rastros que se deixa são muito maiores — e há a possibilidade de contestar a despesa.

No começo do ano, o Seth Kugel, atual Frugal Traveler do New York Times e grande blogueiro do iG Viagem, entrou direitinho num esquema assim — e contou para os leitores do NYT.

Agora em novembro começaram a pipocar casos de hackeamento de contas no site da VRBO, um site em que toda a negociação é feita diretamente entre proprietário e candidato a inquilino. O Washington Post acompanhou alguns casos.

E infelizmente a coisa chegou até a gente. O Marco contou aqui no site que foi vítima de um golpe em conta hackeada — o que lhe custou mais de 2.000 dólares. Transcrevo aqui o relato na íntegra:

Vou viajar para Londres em fevereiro e resolvi alugar um apartamento lá. Um dos sites que utilizei para me orientar foi esse (e isso não quer dizer que o Ricardo Freire tenha qualquer culpa nisso, longe disso, mas gostaria que ele desse publicidade sobre esse fato), e acabei escolhendo um apartamento da VRBO. Enviei o email via site e pouco tempo depois recebei um email automático da VRBO dizendo que haviam recebido meu pedido e que em breve o dono do imóvel iria entrar em contato. No dia seguinte recebi email do dono, que se identificou como Mario Rossi, e disse os detalhes do imóvel. Troquei diversos emails com ele (e ao mesmo tempo com outros, além de apês da NYHabitat). Enfim, decidimos pelo apartamento e negociamos o pagamento da primeira metade do apartamento para 6 pessoas.

Dados enviados, fiz a transferência bancária internacional (5 dias após ter recebido o primeiro email do proprietário), e na terça-feira, à noite, 6 de dezembro, recebi um email da VRBO dizendo que eles tinham identificado um hackeamento da conta do proprietário do apartamento que eu estava alugando e que não era para eu enviar qualquer detalhe de pagamento e muito menos o pagamento. O alerta veio 10 dias depois do meu primeiro contato. No dia anterior eu havia feito um seguro, pelo sim pelo não, e até agora há pouco eu acreditava que isso iria me salvar. Mas já sei que não vai, pois o seguro não cobre phising na conta do proprietário!!!!! Outros casos aconteceram nos últimos dias e agora colocam em dúvida este sistema. Perdi 1.185 euros! Então recomendo muuuuuuito cuidado a todos e que de preferência evitem esse tipo de aluguel. Estou às ordens para dar mais detalhes sobre tudo que aconteceu e caso o Ricardo Freire queira fazer uma matéria sobre isso estou às ordens e além disso sugiro acessar o link comunity no próprio site da VRBO onde começam a pipocar diversas casos com as mesmas características.

Espero ter contribuído.

Marco, a gente lamenta muito e agradece ainda mais por você ter contado aqui.

Pessoal: transferência bancária, nunca! Sinal só por cartão de crédito ou PayPal!

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


86 comentários

Nos anos 90 mandava dinheiro “empacotado” via Fedex… depois a coisa liberou um pouco e o Western podia ser usado…

Hoje, só negocio via Pay-pal. Quem não aceita pagamento Pay-pal alguma coisa “ta escondendo”.

Jamais adiantar mais de 15% para reserva.

Riq, quando aluguei pela Paris Attitude a metade do aluguel tinha que ser paga via transferencia bancaria internacional. Eu fiz morrendo de preocupacao, mas fiz porque era atraves da agencia, entao achei que tinha *alguma* seguranca na historia. Dias depois de eu mandar o pagamento saiu essa materia do Seth no NYT (lembro de ter lido com frio na espinha), mas acabou tudo bem (ufa). De qualquer forma a segunda parte do pagamento eu perguntei ao proprietario se ele aceitaria PayPal, assim como o deposito, e ele concordou, entao foi bem mais tranquilo.

Estou alugando um apartamento em Paris e vou fazer a transferência bancária. Meu banco me informou que há incidência de IR (15%), alguém sabe se isso está correto? Algúem já teve que fazer esse recolhimento? Obrigada!

    Olá, Andrea! Sempre há taxas envolvidas. Siga o nosso conselho: tente uma outra maneira. PayPal é mais seguro.

Alguém já ouviu falar sobre esta agência http://www.dewitt-rental-company.com ? A idéia é o dono do apartamento não receber o $$$ até você receber as chaves e ver o apartamento. Achei interessante.
Alguém já usou? Estou vendo um apartamento em Berlin e o proprietário sugeriu que usássemos esta agência para fechar já que ele não mora em Berlin. Gostaria de ter alguma referência e não estou encontrando…

Aluguei um apartamento em junho, Paris, pela NYHabitat, paguei a taxa administrativa, mais baixa que de outras locadora, pelo cc, e entrei em contato coma proprietária para acertarmos o aluguel …. um contato muito frio, porém eficiente! Ela queria que eu pagasse o valor do aluguel, mais 50% de caução, sómente ao pegar as chaves, fez um seguro no valor de 22 Euros pelo periodo de 10 dias, e na entrega da chave me devolveu os 50%, pois o apto estava limpo e em pefeito estado de conservação. Simples e fácil.Recomendo !!

Bah, Marco! Que maravilha conseguir o ressarcimento. Graças a este post eu não enviei o sinal pela Western Union, mas mesmo assim estou com dúvidas. Pretendo alugar um studette em Paris, pela homelidays. O proprietário solicitou o envio do sinal pela Western U., mas eu insisti que seja pela Paypal. Só que ele não quer enviar o contrato. Diz que só o preenche uma semana antes. Isso está me deixou cabreira. O que vocês acham?

Caros, eu sou o Marco que entrou pelo cano e gostaria de contar o final desta história.

No meu caso particular, um dia após o fraudador acusar o recebimento do dinheiro, ele entrou em contato novamente dizendo que havia um problema: o banco não aceitava mais ordens internacionais e o dinheiro iria ser devolvido. Até então e até hoje eu não disse uma palavra com o fraudador sobre ter descoberto o golpe. Desconfiei do email, mandei um outro email ao qual ele prontamente respondeu, pedindo desculpas e que assim que eu recebesse o dinheiro de volta para entrar em contato com ele. O fato é que 10 dias depois chegou uma ordem internacional na minha conta corrente de valor quase igual a que enviei. 1105 Euros, contra os 1185 que enviei.
Depois de algum tempo acho que entendi o que aconteceu e o que me salvou: simplesmente o controle das instituições financeiras no Brasil. O banco Itaú me exigiu o nome e o endereço da pessoa que iria receber o dinheiro no exterior. O fraudador teve que me passar isso e aí ficaram muitos rastros e acho que ele preferiu inventar essa estória de que o banco iria devolver o dinheiro do que se colocar em um risco maior. Falo isso pq a instituição para onde enviei o dinheiro tinha sido o BANESTO e recebi o dinheiro de uma outra instituição financieira – A Caixa de Pensiones i Investos de Barcelona. O importante é que o dinheiro voltou, mas mesmo assim tive um prejuízo de mais de 700 reais devido a taxas, a diferença do dinheiro devolvido, além da diferença de câmbio.

No momento uma outra pessoa – Marina – de NY que também foi vítima está agregando um grupo de cerca de 16 pessoas para entrar na justiça americana contra a VRBO e Home Away já que essa fraude está acontecendo desde maio de 2011, pelo menos, e a empresa não fez nada para alertar os seus usuários. Apenas ontem, eles enviaram um email tanto para os locatários, quanto para os donos de apartamento, alertando sobre o perigo desta fraude e dando dicas de segurança. Coisas que se eles tivessem feito desde o primeiro momento teria evitado a perda de diversas pessoas. Tem gente no grupo que perdeu até 6 mil dólares!!!!

Então fiquem atentos!

    Olá, Marco! Obrigada por contar o desfecho! E parabéns pelo ressarcimento 😀

    Boa tarde pessoal,

    Comigo aconteceu exatamente a mesma coisa que aconteceu com o Marco ao alugarmos um apartamento em Washington. Ou seja, o site da VRBO não é seguro e continua sendo hackeado. Tivemos um prejuízo de mil doláres e nada foi feito para reparar esse dano.

    Gostaria de saber sobre o andamento do processo das pessoas que entraram na justiça americana contra a VRBO, conforme citado no relato do Marco, pois eu também gostaria de entrar na justiça.

    Ricardo Freire, parabéns pelo site!!! E o primeiro lugar que eu entro quando tenho uma viagem a vista!

    Abraços e fiquem alertas!

Essa questão de alugar apartamento no exterior tem me deixado meio preocupado, pois estou pretendendo alugar um em minha próxima viagem à Paris, em junho do ano que vem. Vi um apartamento que gostei muito no AirBNB, mas para fazer a reserva tenho de efetuar o pagamento completo, que é reembolsável até certa data. O pagamento é feito por cartão de crédito e o site é bem seguro, já tendo sido comentado aqui no VnV. Inclusive, o pagamento só é liberado para o dono do apartamento 24 horas após a entrada do hóspede. Ainda assim, pergunto, existe segurança neste processo? Quais seriam os riscos envolvidos? Posso entrar numa furada com isso? Se alguém puder ajudar, ou já tiver utilizado o AirBnb para alugar apartamento, fico grato.

Ola leitores do blog.
Eu sou a Ivy de Milao – proprietaria do Milan Central Flat.

Que tristeza o que houve com o rapaz perdendo todo esse dinheiro.
Acredito tambem que o sistema melhor è por cartao de credito e/ou paypal para fazer a reserva do apartamento de ferias no exterior pois deixa sempre rastros a transaçao.
Ao alugar o flat em Milano – pedimos sempre cerca 10% do valor total da estadia para confirmar a reserva e os restantes 90% è no check-in.
Utilizamos um sistema super seguro IWSMILE/IWBANK no qual o cliente usa cartao de credito ou tambem cartao pre-pago.
Meu conselho para quem esta viajando e esta com receio de inviar dinheiro on-line – utilizem o cartao pre-pago pois nesse modo voces se sentem mais seguros sem utilizar o cartao de credito on-line.
🙂 https://www.milancentralflat.it

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito