12 praias em Curaçao (públicas, pagas e de hotéis)

Kenepa Grandi, Curaçao

Curaçao não é um destino convencional de praia. Sua costa é basicamente rochosa — e se não fosse a mão do homem, construindo um recifezinho aqui, outro acolá, e moldando enseadas com areia trazida do fundo do mar, a ilha seria apenas um paraíso para mergulho, como a vizinha Bonaire.

Mas o trabalho foi bem feito. As praias de Curaçao podem ser poucas, diminutas e espaçadas entre si, mas têm águas calmas e cristalinas. As melhores mantêm um aspecto selvagem (mesmo tendo sido ‘melhoradas’ pela engenharia), porque estão em áreas não-urbanizadas, sem a ocupação imobiliária de outros pontos do Caribe. Algumas dessas praias têm acesso pago — algo entre 3 e 5 dólares por pessoa.

Uns poucos hotéis têm prainhas próprias, que normalmente não são páreo para as melhoers praias sem-hotel, mas quebram o galho no dia em que der preguiça de pegar o carro. Mesmo que o seu hotel tenha praia, contudo, recomendo fortemente que você alugue um carro durante toda a sua temporada em Curaçao. Se você estiver no Centro vai querer ir às praias, se estiver fora da cidade vai querer dar uma passadinha no Centro. Nenhum hotel é completamente auto-suficiente a ponto de você não querer sair.

Aí vão todas as praias que visitei (e usei) em três viagens a Curaçao. Estou incluindo também as dos hotéis, para ajudar você a montar a sua estratégia. Começando da ponta noroeste:

PLAYA KALKI [acesso livre]

Playa Kalki, Curaçao

Fica na ponta noroeste da ilha, ao lado de Westpunt, um vilarejo de pescadores, e próxima a um parque nacional. O mergulho de snorkel é elogiadíssimo (há um centro de mergulho na praia). Como praia, é bem marromenos; é estreitinha e sua superfície não é de areia, mas de pedrinhas e seixos. Mas em compensação oferece o bar (aberto ao público) do ótimo hotel Kurá Hulanda Beach Lodge. Está a 45 km (50 minutos de carro) da capital Willemstad.

KENEPA GRANDI (Grote Knip) [acesso livre]

Kenepa Grandi, Curaçao
Kenepa Grandi, Curaçao

Não dá para reclamar pelo fato de muitas praias de Curaçao terem acesso pago — porque a mais bonita de todas, Kenepa Grandi, é totalmente pública. Ao rés do chão ela já é linda, delimitada por pedras enormes nas duas extremidades. Mas para não deixar nenhuma dúvida, Kenepa Grandi ainda oferece um mirante no caminho do estacionamento para a praia — dá vontade de se atirar lá de cima. Um bar bem básico vende água, bebidas e sandubas. Dá também para alugar espreguiçadeira. Fica a 40 km (45 min.) de Willemstad.

CAS ABAO (Cas Abou) [acesso pago]

Cas Abao, Curaçao
Cas Abao, Curaçao
Cas Abao, Curaçao

Cas Abao é a mais bonita das praias particulares, pelo formato das pedras que demarcam a enseada. Tem também sombra de árvores — para quem chega mais cedo, claro. Bar e restaurante são simpáticos, estilo família. Tem chuveiro por ficha (incluída no aluguel da espreguiçadeira). Carros com até 4 passageiros pagam 10 florins (6 dólares) para entrar durante a semana; 12,50 florins (7 dólares) no fim de semana. A espreguiçadeira custa 5 florins (3 dólares). Fica a 35 km (40 min.) de Willemstad.

PORTOMARI (Port-Marie) [acesso pago]

Portomari, Curaçao
Portomari, Curaçao
Portomari, Curaçao

No quesito beleza natural, perde para Cas Abou por não ter uma topografia tão exuberante. No entanto, Portomari é a praia privada preferida dos mergulhadores, devido ao seu recife duplo, que cria mais ambientes para fazer snorkel ou mergulhar de cilindro. Tem bar/restaurante, dive shop e vestiários com chuveiro. O deck flutuante é disputadíssimo. A entrada custa 4 florins (2,50 dólares). A espreguiçadeira sai 5 florins (3 dólares). Fica a 30 km (35 min.) de Willemstad.

BLUE BAY [acesso pago][grátis para hóspedes]

Blue Bay, Curaçao

É a praia particular de um condomínio residencial (que também tem um hotel/time sharing). Comparada a Cas Abao e Portomari, não vale a viagem e o ingresso — mas quebra bem o galho de quem está hospedado no Blue Bay Resort. Hóspedes do Kurá Hulanda do centro também têm passe livre, bastando mostrar o cartão de hospedagem. Para os passantes, o ingresso sai 8 dólares (já incluído o estacionamento). Tem bar, restaurante e estrutura de apoio para mergulho. Fica a 15 km (20 min.) de Willemstad.

PRAIA DO HILTON [exclusiva para hóspedes]

Hilton, Curaçao
Hilton, Curaçao

A prainha do Hilton se resume a uma lingüeta de mar entre as pedras — mas é bem bonitinha, com água cristalina. E gostosinha, também — isto é, caso você não se importe com o chão de pedrinhas… A área das espreguiçadeiras, porém, está sobre areia de verdade. E quem se adiantar pode conseguir sombra natural de árvores. O hotel está a menos de 5 km (10 min.) do centro de Willemstad.

PRAIA DO MARRIOTT [exclusiva para hóspedes]

Marriott, Curaçao
Marriott, Curaçao

É a mais extensa das praias de hotel da ilha — e a que tem mais pinta de ser natural. A larga frente de praia é bem aproveitada, com um restaurante do lado esquerdo e um bar no canto direito. Por causa de sua praia, o Marriott o hotel mais indicado para quem quer rodar o mínimo durante a estada em Curaçao. Fica a menos de 5 km (10 min.) de Willemstad.

PRAIA DO RENAISSANCE [exclusiva para hóspedes]

Renaissance, Curaçao
Renaissance, Curaçao
Renaissance, Curaçao
Renaissance, Curaçao

Provavelmente em outro lugar eu escreveria “praia” assim, entre aspas. Mas levando em consideração o fato de que toda praia em Curaçao tem mãozinha de engenheiro, por que desconsiderar uma que foi inteiramente construída pelo homem? Sobretudo porque a praia do Renaissance Curaçao, como cenário, é perfeita — se você se distrair um pouquinho, vai esquecer que está numa grande piscina de água salgada com fundo de areia. Capriche no enquadramento, e seus amigos não vão acreditar que a praia é artificial. Fica em Otrobanda, no centrinho de Willemstad. (Leia uma resenha do hotel aqui.)

PRAIA DO AVILA HOTEL [exclusiva para hóspedes]

Avila, Curaçao

O Avila é outro hotel que quebra o galho nos dias em que você não quer ir para longe. Tem duas prainhas de aspecto natural, separadas por uma nesga de areia onde foi construído um píer com bar/restaurante (aberto ao público, e concorridíssimo no happy hour de quinta-feira, quando há uma banda ao vivo). Fica a 2 km do centrinho de Willemstad.

SEAQUARIUM BEACH [acesso pago]

Seaquarium Beach, Curaçao
Seaquarium Beach, Curaçao

É a praia da muvuca e da azaração. Durante o dia você paga 5 florins (3 dólares) para entrar, e então escolhe entre as várias estruturas — as mais bacanas são da Mambo Beach e da Cabana. Você pode jogar sua toalha na areia (a praia é 100% artificial, então a areia é ótima…) ou alugar espreguiçadeira. O Seaquarium, o aquário da ilha (meio pobrezinho, mas com show e interação com golfinhos) fica na extremidade esquerda da praia. Há muitos hotéis por ali, como o Lion’s Dive, o Kontiki e o único all-inclusive da ilha, o Sunscape Curaçao (antigo Breezes). À noite a praia também é animada, com os clubes se revezando nas festas de quinta a domingo. (À noite a entrada é grátis, paga-se apenas a consumação). O estacionamento é enorme. Fica a 6 km (10 min.) do centrinho de Willemstad.

JAN THIEL [acesso pago]

Jan Thiel, Curaçao
Jan Thiel, Curaçao

Fora do eixo mais turístico de Curaçao, a praia de Jan Thiel é freqüentada por habituês ou hóspedes dos hotéis da região, como o Papagayo Beach & Design. A praia é boa para mergulho, mas o destaque fica para a estrutura de comes & bebes os bares/restuarantes Zanzibar e Zest (abertos o dia inteiro) e Tinto (aberto para jantar). A entrada custa 5 florins (3 dólares). Fica a 15 km (25 min.) de Willemstad.

PRAIA DO SANTA BARBARA RESORT [exclusiva para hóspedes]

Hyatt, Curaçao

O mais novo e mais luxuoso dos hotéis de Curaçao fica bastante fora de mão para ir a outras praias (a mais próxima é Jan Thiel). O Santa Barbara Beach & Golf Resort (antigo Hyatt) é para quem quer descansar, jogar golfe e sair apenas eventualmente. Sua prainha, cavada de um braço de mar, é acanhada. (Mas a piscina é linda…) Fica a 25 km (40 min.) de Willemstad.

Transcrito manualmente de um post publicado em maio de 2013. Pedimos desculpas pelos comentários que não puderam ser transferidos

Leia também:

Aruba: as praias

Caribe: 10 praias nota 10

 

21 comentários

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito