Incrível: viajar pros Estados Unidos está tão na ordem do dia que a promessa do Obama de facilitar vistos para brasileiros foi manchetona dos três principais jornais brasileiros.
É bacana ouvir isso do homem mais poderoso do planeta, mas a verdade é que não há absolutamente nenhuma novidade no discurso do presidente.
Os consulados no Brasil já vêm se readequando para atender aos solicitantes num prazo menos absurdo do que os que vinham/vem sendo praticados.
Já deixamos de ser recebidos nos consultados como um bando de visitantes indesejados. Hoje já fomos mais ou menos promovidos à categoria clientes-indo-fazer-cadastro-para-crediário-nas-Casas-Bahia-num-sábado-de-manhã-no-começo-do-mês. É um progresso.
Além disso, hoje a negação do visto é a exceção. Os consulados sabem que a Flórida nos quer MUITO por lá.
A tal dispensa de entrevista para renovação de visto já é praticada há anos. Dispensar crianças e idosos da entrevista é, sim, uma novidade, mas foi anunciada de maneira vaga.
Uma medida muito mais eficiente -- a proposta de permitir a realização de entrevistas por videoconferência -- já foi ventilada pela imprensa, mas não apareceu no discurso obâmico.
A frase é curta e não foi transcrita por nenhum jornal. Mas pode ser lida aqui no Huffington Post.
Olhaí:
"O turismo é o serviço número 1 que exportamos, e isso significa empregos."
Simples assim, Brasil. O presidente da nação mais rica do mundo, em ano eleitoral, usa o estímulo ao turismo como argumento de campanha.
Enquanto isso, no Patropi,o turismo internacional é tratado com preconceito, desconfiança e desprezo.
Mas semana que vem eu volto ao tema, com mais consistência...
Leia também:
Por que o Brasil não deveria esperar os EUA para mexer no visto
Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire
Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem
Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email
45 comentários