O Panamá virou um dos hubs mais importantes na rota do turista brasileiro: muita gente passa pelo aeroporto em trânsito. Quem fica mais tempo faz uma fezinha nos shoppings, ou dá um pulinho no Canal do Panamá, ou ainda pernoita na capital -- uma das cidades que mais crescem na América Latina.
Leia mais: 7 horas no Panamá, o passeio do Rodrigo Purisch
Leia mais: 2 dias no Panamá, o roteiro do Anderson
Mas o Panamá não é só uma escala; também pode muito bem ser um destino final. E duas de suas maiores atrações -- os arquipélagos de Bocas del Toro e San Blas -- estão na mira da Jojo, que pediu ajuda na caixa de comentários.
Bom. Os dois destinos ficam na costa panamenha banhada pelo Caribe, porém em lados opostos da Cidade do Panamá.
San Blas é um arquipélago a menos de uma hora de teco-teco da capital na direção leste. É uma reserva indígena, habitada pelos Kuna. Visita-se o lugar em bate-voltas desde a Cidade do Panamá ou em pacotes que incluem pernoites em pousadas bem básicas, admnistradas pelos índios.
Já Bocas del Toro fica na a noroeste da Cidade do Panamá, perto da fronteira da Costa Rica. Chega-se de avião (45 minutos) à cidadezinha de Bocas, na ilha Colón. É a jóia do turismo panamenho, onde se pode fazer ecoturismo como na Costa Rica, aproveitando um mar bem mais bonito do que o da vizinha. Ali está instalado o hotel mais fotografado do Panamá, o Punta Caracol, de palafitas sobre a água, próximo a um belíssimo manguezal.
O ponto baixo da costa caribenha do Panamá é que chove bastante o ano inteiro. Os meses menos chuvosos, me diz a Wikipédia, são março (85 mm), janeiro (125 mm), outubro (150 mm) e maio (180 mm). Os mais chuvosos, com mais de 300 mm de precipitação, são abril, julho, agosto, setembro e dezembro.
Lugares onde começar a sua pesquisa sobre os arquipélagos do Caribe panamenho:
Bocas del Toro no Lonely Planet
E você? Já foi a San Blas ou a Bocas del Toro? Ou já pesquisou o assunto por aí? Conte como foi -- ou o que você tem achado na net! Obrigado!
Leia mais:
Todas do Panamá no Viaje na Viagem
Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire
Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem
Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email
52 comentários