Bocas del Toro e San Blas: quem já foi?

Punta Caracol, Bocas del ToroO Panamá virou um dos hubs mais importantes na rota do turista brasileiro: muita gente passa pelo aeroporto em trânsito. Quem fica mais tempo faz uma fezinha nos shoppings, ou dá um pulinho no Canal do Panamá, ou ainda pernoita na capital —  uma das cidades que mais crescem na América Latina.

Leia mais: 7 horas no Panamá, o passeio do Rodrigo Purisch

Leia mais: 2 dias no Panamá, o roteiro do Anderson

Mas o Panamá não é só uma escala; também pode muito bem ser um destino final. E duas de suas maiores atrações — os arquipélagos de Bocas del Toro e San Blas — estão na mira da Jojo, que pediu ajuda na caixa de comentários.

Bom. Os dois destinos ficam na costa panamenha banhada pelo Caribe, porém em lados opostos da Cidade do Panamá.


Visualizar Panamá: Bocas del Toro e San Blas em um mapa maior

San Blas é um arquipélago a menos de uma hora de teco-teco da capital na direção leste. É uma reserva indígena, habitada pelos Kuna. Visita-se o lugar em bate-voltas desde a Cidade do Panamá ou em pacotes que incluem pernoites em pousadas bem básicas, admnistradas pelos índios.

Bocas del Toro fica na a noroeste da Cidade do Panamá, perto da fronteira da Costa Rica. Chega-se de avião (45 minutos) à cidadezinha de Bocas, na ilha Colón. É a jóia do turismo panamenho, onde se pode fazer ecoturismo como na Costa Rica, aproveitando um mar bem mais bonito do que o da vizinha. Ali está instalado o hotel mais fotografado do Panamá, o Punta Caracol, de palafitas sobre a água, próximo a um belíssimo manguezal.

O ponto baixo da costa caribenha do Panamá é que chove bastante o ano inteiro. Os meses menos chuvosos, me diz a Wikipédia, são março (85 mm), janeiro (125 mm), outubro (150 mm) e maio (180 mm). Os mais chuvosos, com mais de 300 mm de precipitação, são abril, julho, agosto, setembro e dezembro.

Lugares onde começar a sua pesquisa sobre os arquipélagos do Caribe panamenho:

San Blas na Wikitravel

San Blas no Lonely Planet

Bocas del Toro na Wikitravel

Bocas del Toro no Lonely Planet

Bocas del Toro no Frommer’s

E você? Já foi a San Blas ou a Bocas del Toro? Ou já pesquisou o assunto por aí? Conte como foi — ou o que você tem achado na net! Obrigado!

Leia mais:

Todas do Panamá no Viaje na Viagem

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


52 comentários

Oi Thais Montechiari,

PARABENS!!!!!!!!!! seu relato esta sensacional. Muito bom mesmo, estarei fazendo uma conexão de 10hs no Panamá em junho retornando de
Punta Cana e depois de ler seu depoimento deu vontade de ficar mais
tempo por lá, mas vou pensar.
Se não der para ser em junho em breve retornarei para conhecê-lo melhor o Panamá, pois vi que tem muita coisa para se ver.

Olá
estou procurando hotel em Punta Cana que ofereça o serviço de casamento (cerimônia apenas para o casal) e álbum de fotos (book) estou tendo dificuldade de encontrar. Alguém tem alguma dica?

obs.: estamos vendo tbm em Barbado, Aruba e Republica Dominicana.

obrigada

    Luciane, acho que seria melhor ter perguntado na pagina principal do Caribe.

    Mas enfim, algumas semanas pesquisei em Barbados e encontrei isto ;):
    https://www.visitbarbados.org/weddings.aspx?gclid=CPqEi5Scmq4CFUlN4AoduizwJw

    Segundo a ultima edição do DK Eyewitness Guide:

    Republica dominicana: se casar no país é fácil (pela documentação) e a melhor forma é contatar o resort que vc quer ficar que eles já tem tudo preparado.

    Aruba: Casais devem mandar os documentos 14 dias antes do casamento para o “Office of Civil Registry”, parece ser um pouco mais complicado. Curacao e Bonaire.

    Sei também que é possível casar em alguns cruzeiros, teria que procurar novamente a informação, pois não era o foco de minha pesquisa. Se quiser mais infos me manda um email no Philippmba no gmail.

Riq,
Acabei de postar no meu blog (meu primeiro post) sobre meus 16 dias no Panamá.Como sempre pego dicas aqui, segue a retribuição!

Não dá para começar a falar do Panamá sem mencionar um pouquinho sua história, pois sabe-se muito pouco sobre esse país (pelo menos eu sabia quase nada até desembarcar na sua capital: Cidade do Panamá).

Istmo é uma porção de terra estreita, cercada por água em dois lados e que une duas grandes extensões de terra. O Panamá é um país que se situa num istmo que liga o Mar das Caraíbas ao Oceano Pacífico. Por estar localizado em um ponto estratégico, tornou-se um dos países mais importantes do mundo.

Em 1501, o navegador espanhol Rodrigo de Bastidas chegou às terras dos povos chibchas, ponto mais estreito da América Central. Em 1502, foi a vez do navegador genovês, Cristóvão Colombo, explorar esse pedaço de terra, e colher informações, passadas ao navegador espanhol Vasco Nuñez de Balboa. Habitantes dessas terras, os índios cunas, guaymís e chocós, que não eram agregados aos espanhóis, foram assassinados. Em 1513, teve início o povoamento do Panamá.

Em 1821, Simón Bolívar, líder revolucionário responsável pela independência da Venezuela, Equador, Colômbia, Peru e Bolívia, chegou ao Panamá, e, através da força, declarou sua independência espanhola e união à Colômbia. Em 1903, após tentativas de separação da Colômbia, os Estados Unidos interferiram no processo de independência do Panamá, e obtiveram êxito. Além da intromissão, compraram do país a concessão para retomar os trabalhos no canal.

Em 1955, o presidente José Remón, que tentava renegociar o tratado entre Panamá e Estados Unidos (referente ao Comando Sul das Forças Armadas Americanas, instalado no Panamá durante a Segunda Guerra) foi assassinado. Assumiu Arnulfo Arias, mas, em 1968, este foi vítima de um golpe de Estado. Depois, entrou Omar Torrijos, que morreu suspeitamente, em um acidente aéreo, em 1981. Manuel Antônio Noriega, que havia assumido o comando militar em 1983, foi acusado de assassinar oposicionistas e de associação a cartéis colombianos de drogas. Em dezembro de 1989, tropas dos Estados Unidos invadiram o Panamá e prenderam Noriega, condenado a quarenta anos de prisão. Em 1997, as tropas americanas se mudaram para a Flórida, deixando o Panamá, que recebeu de volta seu canal, dois anos mais tarde.

FONTE: https://www.brasilescola.com/historia-da-america/historia-panama.htm

Como fui parar no Panamá

Acho que eu pesquiso muito sobre diversos destinos no mundo sem ter a mínima pretensão de visitá-los a curto prazo porque quero estar pronta caso a viagem surja de repente. Foi assim para Turquia, para a China, para a primeira vez na Argentina… e não poderia ser diferente com a minha visita ao Panamá.

Ainda estava em São Paulo, numa viagem de volta de Punta Del Este quando meu telefone toca com uma proposta indecente: Juliana, minha amiga que vive na capital panamenha há dois anos e estava passando férias no Brasil, me ligou chamando para embarcar com ela e ajudar a levar seus pimpolhos Daniel e Nina de volta pra casa, pois seria uma aventura sem fim levar os dois sozinha. Detalhe: Embarcaríamos em 4 dias e ela iria emitir minha passagem com milha.

Viagem, com amiga, crianças e de graça? Quem me conhece sabe: FUI!

Essa primeira visita foi em agosto de 2011. Passei uma semana na Cidade do Panamá e foi amor a primeira vista. Voltei agora em janeiro de 2012 para passar mais uma semana e acabei ficando 16 dias!

Com duas visitas ao país, tenho algumas coisas para contar: a começar por dizer que o Panamá é muito mais que seu famoso Canal.

Ah! E esse ano o New York Times publicou que o Panamá é o destino de 2012. Sou feia, mas to na moda!! rs

Quando postei a primeira vez no Facebook que estava indo para o Panamá minha amiga Daniela Moraes perguntou: O que você vai fazer lá???????? Eis a resposta:

IMPRESSÕES PANAMENHAS

O Panamá passa por um período de reconstrução e crescimento. Onde quer que você vá tem obras enormes e grande parte delas é responsabilidade da brasileira Odebrecht, o que explica tantas famílias brasileiras vivendo no país.

De fato, se você leu a primeira parte do post, a grande importância desse país está relacionada a sua localização e ao Canal, construção sem igual no mundo! Mas há muito mais para ver e fazer do que apenas visitar o Canal.

Como todas as grandes cidades das Américas Central e do Sul, a Cidade do Panamá tem seus contrastes sociais. Regiões pobres e sujas e regiões modernas, limpas e lindas! Como passei bem pouco pelos lugares mais humildes, a primeira impressão que tive foi: “Meu Deus, isso é uma filial dos EUA!”. E é! Historicamente entende-se a razão.

O mar e a baia na Cidade do Panamá são sujos, o que não tira a beleza da cidade, mas faz com que você tenha que dirigir uma hora pra conseguir tomar banho numa praia legal. Mas uma das obras da Odebrecht é o saneamento e a despoluição dessas áreas.

Curiosidade:

No panamá é sempre calor, escolha apenas se você quer ir numa época de muuuuuuito calor ou apenas de calor. Em agosto era um calor sinistro e sol todos santo dia. De outubro a Dezembro a época de chuva. Janeiro começa o inverno, mas não se engane, continua calor. Mas um calor mais agradável, dias bonitos e as vezes nublados. Consegui pegar sol e ir a praia numa boa.

O Panmá tem coisas que você só verá por lá. Num cruzamento do bairro de El Dorado, um cara vendo pizza no sinal. E não é que a pizza é boa? rs

Os diablos Rojos são um show a parte. Pra que comprar ônibus novos se você pode reformá-los? Foi isso que eles fizeram. Os ônibus velhos e caindo aos pedaços são pintados da forma mais escandalosa possível, vivem lotados e sem ar condicionado!

Ah! A cerveja panamenha é boa. Provei a Atlas, Balboa e Panama

O que conhecer no Panamá.

Panamá City tem aqueles ônibus vermelhos Hop On Hop Off que ajuda qualquer turista com pouco tempo.

* Vale a pena visitar:

O canal – (eu não fui. Tenho pavor a me sentir obrigada a visitar um lugar e me senti um pouco assim em relação ao canal. Não fui de pirraça e porque a Ju já conhece. Li sobre, vi fotos e não fiquei muito curiosa. Como voltarei mais vezes ao país, vou depois… Rs)

Casco Viejo – Parte antiga e histórica. Vale percorrer o bairrozinho a pé. De carro é um inferno com ruas apertadas e obras intermináveis. Nas duas vezes que fomos sair de lá foi mais difícil que sair de um labirinto, mesmo com GPS.

Causeway – Uma estradinha com água dos dois lados e sem saída. Local onde reúne restaurantes, bares, marinas, lojas de pescaria e no final um Freeshop que comentarei em COMPRAS.

Cinta Costeira – O Aterro do Flamengo de Panamá City. Lugar legal se você tem tempo e gosta de uma caminhada…

Punta Pacifica – Bairro novo com prédios maneiros e com o Trump Tower Hotel. Você pode se hospedar ou tomar um café da manhã por lá. O visual é legal…

Cassinos – A cidade é cheia de cassinos. Se joga!

Nos arredores:

Isla Grande/Bananas/ Isla Mamey – Ilha perto de Colón. Você dirige até Colón. Antes da Zona Franca, você vai passar por um supermercador REY na beira da estrada. Entre na ruazinha ao lado e siga em frente. Ao passar um igrejinha entre a direita e siga a vida toda. Estradinha chata, cheia de curvas. Nessa estrada você encontra vários lugares com barquinhos para as praias da região.

Fui para uma pousada, que eles chamam de resort, chamada Bananas. Lá eles cobram USD 35,00 para passar o dia com direito a almoço (bem gostosinho) e a usar a estrutura da pousada, como piscina, banheiros, toalhas… É gostoso para passar o dia, mas está longe de ser praia paradisíaca.

A isla Mamey dizem que é linda, mas não tem nada. Você tem que levar seu lanche e bebida. Antigamente tinha umas barraquinha de sapê pra proteger do sol, mas me disseram que elas foram derrubadas. Como boa branquela fiquei com medo e desisti.

San Blás

San Blas é lindo e quase intocado. Lugar dos índios Kuna, você também vai ouvir falar dessa região como Kuna Yala. Tudo lindo e bem rústico, em alguns lugares nem energia elétrica você encontra. San Blas é uma região com mais de 300 ilhotas, a minoria habitada. As mais faladas são as ilhas Agujas e Perro, mas tem várias outras para visitar.

Você pode chegar as ilhas de avião através das empresas air panamá e aeroperlas. As bassagens são baratas e em 30 minutos você está lá.

Há opção de se hospedar nas cabanas kunas ou de ficar em hotéis em outras ilhas próximas.

https://www.corallodge.com/index.htm

https://www.yandupisland.com/index.php

https://www.sapibenega.com/rates

Você também pode só passar o dia em San Blas. Existe transporte saindo de Cidade do Panamá bem cedo (as 4:30h) e voltando no final da tarde. Para esse serviço chame o Sr. Rigoberto 6527.3367 – 6719.9889. Ele pode também esquematizar almoço e hospedagem na tribo dos Kunas.

Se quiser ficar mais tranquilo, algumas agências também fazem esse passeio.

No Google você acha várias agencias buscando por pasadía San Blas

Indico a Vida Travel. Fui super bem atendida pela Jasmine Chan 214-3516 // 214-7334

http://www.vidatravel.com

Isla Contadora

Você pode chegar lá de avião (passagens nas mesmas companhias) e a viagem dura 20 minutos ou pegar um ferry no causeway. Você vai ver uma plaquinha: Ferry a Contadora, mas a passagem é mais cara que a de avião e você precisa comprar com uns 3 dias de antecedência.

Bocas Del Toro

Em Bocas você chega de avião da cidade do panamá pelas mesmas companhia já citadas.

Lugar lindo praia linda, com estrutura turística e com uma cidade bem charmosinha para visutar. Ali você encontra boas opções de hospedagem.

Playa Blanca

Há uma hora e meia dirigindo desde a cidade do panamá você chega a uma praia linda e cheia de resorts.

Ficamos no Decameron Beach Resort – https://www.decameron.com/eng/panama/royal/overview.html

O resort é cheio de piscinas lindas, com praia privada e sistema all inclusive. Só deixa a desejar na comida, como a maioria deles. O esquema é comer no Snack bar durante o dia (pizza, amburguer, cachorro quente, nachos, massa e batata frita) e deixar para comer bem no jantar em restaurantes reservados com antecedência. A comida dos restaurantes Buffet são ruins, mas não mata… RS

Antes de chegar ao Decameron tem o Sheraton Bijao. Antigo Breezes, foi comprado recetemente pela rede Sheraton. Sistema all inclusive também e um pouco menor que o Decameron.

COMPRAS:

Já ouvi dizer que por ter uma “zona libre” de comércio que o Panamá era muito barato. Eu discordo!

Acho que todos os vôos da Copa Airlines (que voa direto para lá) passam pelo Panamá.

Ou seja, se sua passagem pelo país é uma escala de um vôo dos Estados Unidos, esquece! Nos EUA você encontra mais variedade e preço.

Mas se você estiver indo visitar o Panamá ou o Caribe as compras super valem a pena! Com certeza os preços são infinitamente melhores que no Brasil!!

Vale a pena ir ao Panamá só para comprar? Acho que não, pois você pagará a mesma coisa em uma passagem para os EUA.

Esse é meu conselho racional. Emocionalmente não funciono assim, volto sempre igual a uma moambeira do Panamá.

IMPORTANTE: A franquia de bagagem pela copa é de 23Kg +9 KG, totalizando32 kgalém da sua bagaem de mão (que ele nunca pesam). Você só terá direito a duas malas de 32kg se estiver viajando de/para os EUA. Dessa vez paguei USD 100,00 por uma mala a mais que estava pesando26 kg.

Comprando… MUITO!

“Zona Libre” de Colón: Os preços são bons e você não paga os 7% de imposto. Mas lembre-se de alguns detalhes:

A Zona Livre fica a uma hora de carro da Cidade do Panamá. Considere o custo do transporte para ver se vale a pena o deslocamento. Fui no carro da Ju e não sei quanto um taxi cobraria para te levar e te esperar. Mas considere a opção de alugar um carro, pois é bom para esconder tudo que você comprar.
Por que esconder???? Você não pode comprar nada na zona livre!! Só comerciantes com autorização podem comprar e até para pisar nas lojas vai ser no “esquema”. Para entrar pagamos USD 20,00 para um guardinha, ele entrou no carro e desceu depois que nós passamos pela guarita de segurança. Os guardas te param e oferecem na cara de pau, fique tranqüilo pois é assim que todo mundo faz. Como você não pode sair com nenhuma mercadoria de lá, ele vai te oferecer também ajuda para sair com coisas grandes, como TV. Mas não sei quanto cobram porque só comprei coisas pequenas e maloquei no carro!
Depois que você entrou, se joga!!! RS Comprei óculos de sol na loja Riviera baratíssimos. Dior, Giorgio Armani, Prada… Todas as grandes marcas e com modelos fora de linha estavam numa promoção de70 a80%. Essa loja Riviera aliás é uma boa dica. Tem relógios, perfumes, eletrônicos, malas… E você encontra nos shoppings também.
Como é proibido comprar em Colon, lojas grandes como a Riviera fazem o esquema de te entregar o produto na loja deles do aeroporto.

Shopping

Multiplaza – O shopping mais bonito e bem freqüentado. Lojas como Diesel, LV, Salvatore Ferragamo, Hermes, Riviera, Swarovsk, Pandora, Prada, Michael Kors, Tommy, Pólo, Guess, Furla, Apple, Zara… No quiosque de informação você apresenta seu passaporte e ganha um cartão que dá de5 a 10% de desconto em determinadas lojas.

Albrook – é o shopping mais barato e gigantesco!!! Separe um dia inteiro para este shopping sem exagero nenhum. Tem lojas internacionais, lojas panamenhas multimarcas (com barganhas incríveis de marcas internacionais) e lojas locais. Vale dar uma olhada no mapa antes e tentar organizar sua visita. No Albrook tem o mesmo cartão de desconto. Ou seja, com 10% de desconto você elimina o imposto que pagaria. Pense bem se vale a pena se deslocar Zona Franca em Colon. Na minha opinião só vale se você for comprar muita coisa ou coisas caras.

Metromall – Shopping na região de El dorado, na frente de Los Pueblos. O Shopping é bom, mas é afastado da área turística. Eu ficaria só no multiplaza (os dois shoppings são do mesmo dono e bem parecidos, mas o Multiplaza é mais “fino”.)

Multicentro – Um shopping vazio. So vale a pena se você quiser conhecer o Hard Rock Panamá.

Los Pueblos

Li sobre essa região em alguns sites de dicas e fui lá conferir. Serei categórica: EU NÃO VOLTO NUNCA MAIS!!!! Lugar feio, sujo, lojas estranhas e pouca diferença de preço. Há quem diga que vale a pena, mas eu tenho limite pra pechinchar! RS

Na cidade do Panamá você não vai encontrar muitas lojas de rua e quando encontrar será de comércio local. Então, eu não perderia tempo em outro lugar.

Lojas de eletrônicos legais: Multimax e Panaphoto

Amador Freeshop: Na Cidade do Panamá tem um lugar bem legal pra conhecer que é o Causeway. Uma estradinha com água dos dois lados e sem saída. Local onde reúne restaurantes, bares, marinas, lojas de pescaria e no final um Freeshop. Os preços não valem tão a pena, mas como o Causeway está no roteiro, deixe para ir após ver os preços no shopping. Você só precisa apresentar seu passaporte. Lá comprei meu chapéu de Panamá e algumas maquiagens.

Exemplo de preço: Ipad 16g wifi e 3G

Multimax: 650,00 + imposto

Apple: 679,00 + imposto

Amador Freeshop: 700,00

Como eu trabalho com eventos, tem uma loja de produtos para festa fantástica chamada GDP. E se na linha humilde da produção de festas tem o Saara do Panamá, chamada Calle B.

Comendo no Panamá

Eu comi bem nas duas vezes em que estive no país.

Patagônia Grill

Deixe de ir a qualquer restaurante, mas não deixe de ir no Patagônia se você ama carne, como eu. Nem na argentina comi uma carne tão gostosa (ou estava com muita fome??). O garçon traz uma bandeja mostrando os cortes da carne. Comemos um deônico, que acho que é o Ribeye acompanhado de papas AL horno (batata assada). Quase ajoelhei no restaurante para comer, mas achei que as pessoas estranhariam…

Tony Roma’s – Multiplaza

Faz o estilo outback com a famosa costelinha.

Benihana – Multiplaza

A melhor de todas as indicações. Você senta de frente para uma chapa com capacidade para receber umas 10 pessoas. No cardápio carne, frango, peixe e frutos do mar. O Chef prepara tudo na sua frente e faz disso um show. Todos os pratos são acompanhados por uma maravilhoso arroz frito que ele também prepara na chapa.

O Benihana fica no shopping numa área que eles chamam de Las Terrazas, com outros restaurantes.

Beirute – Árabe no bairro de Marbella e no Causeway.

Se você curte comida árabe não deixe de provar o Kibbe Naye deste lugar. Peça o pan Pitta (pão árabe vendido a unidade) e o hummus e tahini. As kaftas também são ótimas. Se não gostar de nada disso, a pizza é ótima e o narguile também!

Luna – Marbella

Restaurante bonito e fino, com alta gatronomia. Eu não fui, mas é bem recomendado.

Elephant Grill

Comida asiática, com opções Thai fantásticas.

Saquella Café – Multiplaza e Costa Del Este

Um café bem legal no shopping e com bom cardápio para almoços e sanduíches.

Calle Urugay

Rua do agito. Cheia de bares e boates. Boa para beber, ver gente bonita (coisa rara no Panamá) e dançar. Fica tudo perto, é estacionar (ou descer do taxi) e achar o seu lugar a pé.

IMPORTANTE: Os restaurantes na Cidade do Panamá funcionam geralmente até as 23h. Mais tarde que isso eu ia sempre parar no árabe, o Beirute que vara a noite, ou em bar da Calle Uruguay.

Hospedagem

Como fiquei super bem hospedada na Casa da Ju e do Aluísio (Alu, perdão! Não havia mencionado você até aqui!!!) que são excelentes anfitriões, não sei muito sobre hoteis na cidade, mas fiquei atenta a bons bairros onde se hospedar:

Punta Pacifica: Trump Tower (Inaugurado faz poucoi tempo está com tarifas promocionais)

No shopping Miltiplaza, pertinho de Punta Pacifica, tem um hotel Marriott Courtyard com saída para dentro do shopping. Acho que eu escolheria esse! rs

Avenida Balboa – Fica de frente para Cinta Costeira, no meio do caminho de tudo que tem para conhecer na cidade.

Marbella – Bairro perto de Punta Pacífica, da Ave. Balboa e do Shopping.

    Oi Thais, eu também viajo com Vida Travel. O melhor é que se você ligar pra VidaTravel (214-3516 // 214-7334) e perguntar pela Déa, além de ser bem atendido vc será atendido em Português! Se quiser ligar direto o celular dela é 6151-0825.

    Oi Jorge!! Adorei a agencia, fui super bem atendida. Devo voltar ao Panamá agora em Maio e com certeza entrarei em contato com ela!!

    Olá Thais!

    Estive lendo o seu post e achei extremamente útil para quem vai ficar alguns dias no Panamá. Estou buscando informações sobre os dias e horários de funcionamento de Colón, as informações que eu consegui estão desencontradas. Vamos chegar no Panamá em uma sexta-feira e sairemos de lá no domingo pela manhã.
    Os preços em Colón são em média quanto menores que a Cidade do Panamá? Pretendo comprar alguns eletrônicos, roupas, óculos, relógios,bolsas.
    Agradeço pelas dicas.
    Clemil

    Oi Bóia!

    Já li todos os posts, inclusive o do Anderson, todos já ajudaram muito, mas com relação à Colón não consegui as informações de dias e horários de funcionamento e, pelo menos, parâmetro de preços. Conheço pessoas que me disseram que foram lá em um domingo e compraram produtos, mas as informações de site e outros falam de segunda à sexta, então estou tentando ter a certeza dos dias. De qualquer forma, parabéns a você e ao Riq pelo site, tenho certeza de que está ajudando muita gente.
    abs.

Quando eu estava na Costa Rica, alojada em Cahuita, fizemos uma viagem para Bocas del Toro, é relativamente perto de Cahuita, Puerto Viejo e Puerto Limon e de lá oferecendo muitas excursões para Bocas del Toro. Fomos em agosto e choveu muito, mas o lugar era lindo.

    Oi, Carmen. Estou na Costa Rica, em Manuel Antonio. Devo chegar em Porto Viejo em mais ou menos 10 dias. Quero ir à Bocas, tem mais dicas? Estou de carro e pensei em ir até a fronteira, não sei se é possível. Sua ida para bocas foi de quantos dias? Obrigada.

Olá!

Quem quiser informações sobre o Panamá, dá uma olhada no blog oglobo.globo.com/blogs/viamerica. Fizemos uma viagem de moto pela América Latina e cruzamos o Panamá. É possível chegar à Boca del Toro de barco e, pra conhecer San Blas, recomendo os passeios de veleiro que partem de Puerto Lindo. San Blás é realmente impressionante. No link a seguir, há informações sobre ambos os lugares:

https://oglobo.globo.com/blogs/viamerica/?a=652&periodo=200906

Boa viagem!

Ah, esqueci de dizer: conheci turistas lá que participavam de um passeio de escuna de uns seis dias, partindo de Cartagena, na Colômbia. É desses passeios que se marca por agência também. Deve valer a pena, para conhecer parte do litoral dos dois países!

Já fui a San Blas, e por puro acaso – eu ia para a Cidade do México, mas a Mexicana de Aviación fez o favor de falir no meio da minha lua-de-mel e a solução foi trocar as passagens da Copa Airlines para uma semana no Panamá. Surpresa do destino, conseguimos um lugar certamente mais romântico, ainda que bastante rústico. Não sei como está agora, mas em agosto de 2010, o hotel com mais infra era o El Porvenir, onde ficamos – na mesma ilha onde fica o aeroporto. Não que isso signifique muita infra, o hotel é no máximo 3 estrelas. Demos sorte de pegar dias estonteantes, de muito sol e paisagens paradisíacas. Os Kuna são meio arredios mas se tornam amáveis se você deseja conversar, e não tirar fotos (eles detestam, raramente deixam, é da cultura deles). Acertamos três dias de hospedagem a partir de uma agência na Cidade do Panamá, com direito a transfer ida e volta para San Blas em veículo 4×4, às refeições do dia (sem bebida), um passeio a uma ilha de praia pela manhã e outro aos povoados Kuna à tarde. Recomendo muitíssimo, mas é daqueles destinos que a gente nem comenta muito para não lotar e estragar um lugar tão belo e genuíno. Os brasileiros não vão para lá, o pessoal do hotel nem sabia onde é o Brasil. Para quem curte uma viagem mais “roots”, sem luxos mas com locais de snorkel, mergulho e visuais de tirar o fôlego, é diversão garantida! Dica: aproveite para comer lagosta, a de lá é baratíssima (U$ 15,00)!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito