Na KLM: escolha o vizinho de assento pelo Facebook ou Linkedin

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Meet and Seat

Soube hoje pelo Twitter do meu chapa Martin Haag de uma novidade interessante que a acabou de implantar. Nas rotas intercontinentais entre Amsterdã e Nova York, San Francisco e... São Paulo (aêê!), os passageiros podem abrir os seus perfis do Facebook ou do Linkedin para os demais viajantes do seu vôo.

O nome do programa é Meet & Seat, e é a primeira iniciativa para aproveitar redes sociais externas para marcação de assentos. Você vai poder escolher (e remarcar...) seu assento de acordo com interesses e propósitos de viagem do vizinho.

Meet & Seat

No vídeo de divulgação, a companhia vai além: sugere que o uso das redes sociais antes de voar facilita combinações tipo dividir um táxi do aeroporto ao centro.





Claro que a participação no programa não é obrigatória. Para compartilhar seu perfil com os outros passageiros, é preciso fazer uma configuração específica na página "Gerenciar minha reserva". Você estabelece quais informações quer compartilhar e é avisado por email sempre que outros passageiros do vôo abrirem seus perfis.

Se a coisa pegar, vão acabar se criando novas regras de etiqueta aérea. Será completamente deselegante mudar de assento depois que algum chato reservar a poltrona ao lado da sua?

O serviço está disponível por enquanto apenas nessas três rotas (de Amsterdã a São Paulo, Nova York e San Francisco). As reservas podem ser gerenciadas a partir 90 dias anteriores ao vôo, até 48 horas antes da partida. Veja detalhes aqui.

Fale aí: o que você achou? Você participaria?


Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire

Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email


34 comentários

Mirella
MirellaPermalinkResponder

eheheh... esquisito isso, hein? Mas a KLM é muito legal nesse aspecto de inovação, Adoro! smile

Maryanne
MaryannePermalinkResponder

Deus me livre! Eu usaria pra saber quem é aquela pessoa que nao vai falar nada durante o voo todo. Imagina se aquele chato sentou do seu lado pra paquerar? Que mico... Mas mostra que nao temos ideia da onde as redes sociais chegar?o.

Clara
ClaraPermalinkResponder

Não tenho facebook, mas deixa eu ver se adivinho: aposto que não vai ter perfil de nenhuma pessoa obesa ou que ronca.

Cris
CrisPermalinkResponder

Eu já ti há lido essa notícia, hehehe... E fiquei chocada... Haha... Tudo bem que a pessoa tem de dar a permissão para entrar nessa "interação social" digamos assim.. Mas imagina que saco ser escolhido por um chato de galocha, ou mesmo um "stalker"... Hehe.... Mas pensando bem, pode ter situações ainda mais constrangedoras: a pessoa cheia de boa vontade abre seu perfil para os demais passageiros e NINGUÉM se habilita para sentar ao seu lado (o que para mim seria o paraíso na economic,.... só consegui isso uma vez...kkkk).

Camila Torres
Camila TorresPermalinkResponder

Pô, só eu q achei legal? smile

Merél
MerélPermalinkResponder

Eu achei o mácsimo, Camila! mrgreen

Rodrigo Barneche

Os bons são maioria, não dá pra ficar só pensando que o vizinho vai ser chato. wink

Camila Torres
Camila TorresPermalinkResponder

Pois é, esse povo tá com a regra dos chatos, ao invés da dos bons!

Jorge Henrique

O lance é mandar um fake obesso que ninguém senta ao lado .

Thiago Barbosa

Caraaaca..muito massa...jah marquei meu assento!

bruna
brunaPermalinkResponder

cada coisa que inventam...
no minimo vai ser divertido!

Kristen
KristenPermalinkResponder

George Orwell estava certo, o Big Brother está de olho na gente mesmo... o pior é que muitos serão vigiados por vontade própria...

yara xavier
yara xavierPermalinkResponder

Qual seria o avatar com maiores chances de parecer repulsivo?

José
JoséPermalinkResponder

Maryanne, não te preocupa, ninguém vai te paquerar...

Maryanne
MaryannePermalinkResponder

Viu? O problema seria exatamente esse, vc senta do lado de alguem que parece legal, e descobre, em menos de 1 segundo, o quao grosso ele 'e....

Neyara
NeyaraPermalinkResponder

Hahahaha! Boa resposta, Maryanne!

Mô Gribel
Mô GribelPermalinkResponder

Ahahah! Adorei, Maryanne!!

Paulo Gaeta
Paulo GaetaPermalinkResponder

Já sei, vou por no meu perfil que tenho um chulé insuportável e vou a viagem inteira só de meias, compro uma janela e as outras 2 poltronas
ficam vazias, vou poder dormir esticado como na primeira classe!
Sempre achei esse Face o máximo mesmo!

Andre L.
Andre L.PermalinkResponder

Eu iria fácil procurar adultos com fotos de bebê e evitar a qualquer custo viajar ao lado de um ou dois deles!!!!

Marcia Palhares

Eu achava que era só eu que pensava certas coisas....estou me sentindo tao normal!!!

sandra
sandraPermalinkResponder

fico pensando na questão "segurança"

Marcia Palhares

Com a quantidade de chatos aumentando em progressao geométrica, no mínimo é um risco de 10 horas aguentando um...eu nao arriscaria!

Naila Soares
Naila SoaresPermalinkResponder

Se eu estivesse 'na pista', ou seja, a fim de paquera, iria adorar!

Ernesto, o pato

Eu ja ouvi falar de speed dating, onde se senta por alguns minutos ao lado de um possivel pretendente, mas 10 horas, e se principe virar sapo?

Paulo Matsui
Paulo MatsuiPermalinkResponder

Para business vai funcionar bem pra caramba. Pra namorar? Improvável.

Muambeiro
MuambeiroPermalinkResponder

Uma ajuda rápida: eu me lembro de ter lido aqui um guia passo-a-passo para fazer o VAT (IVA) return no aeroporto de Barajas. Googlei, googlei e nao encontrei. Alguém poderia me ajudar)
Ass.
Muambeiro

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Muambeiro! Não temos este post no site, não. Mas você deve fazer compras em lojas que tenham o selo Tax Free. Há um limite mínimo para compra em cada loja para que o certificado seja dado. É preciso levar passaporte a cada compra. Chegue com uma hora a mais de antecedência ao último aeroporto europeu para localizar o posto do reembolso de IVA. Entregue a sua documentação. Será creditado no seu cartão de crédito.

Mari
MariPermalinkResponder

Oi Muambeiro.. eu já fiz, há uns 2 anos em Barajas. Se não esqueci de nenhum detalhe, é assm:
Passo 1: você passa, antes do check in, em um balcão para uma pessoa conferir a mercadoria e carimbar seus papéis - é no saguão de chegada, bem fácil de achar, qualquer balcão de informações no aeroporto pode te informar onde fica.
Passo 2: você faz o check-in
Passo 3: na área de embarque internacional você vai encontrar o guichê para devolução. no guichÊ onde eu fui, o cara trocou tudo por dinheiro.
Não sei se ainda é assim, mas achei super fácil e simples, mas chegue com antecedência.

Alex Melo
Alex MeloPermalinkResponder

Uma idéia é criar um perfil fake como fotos como se fosse mega-obeso e liberar para acesso... ninguém vai querer sentar do seu lado e assim consegue assento livre smile

Vanessa
VanessaPermalinkResponder

Muambeiro,
Em alguns aeroportos, eles pedem para ver a mercadoria.
Fiz um return em Barajas em janeiro e foi muuuito tranquilo, não poderiam para ver nada e é 24hs.

Muambeiro
MuambeiroPermalinkResponder

Muito obrigado pelos informações!!!

Bruno Feliciano

Eu comprei um bilhete na KLM, mas como é apenas para julho só vou poder me cadastrar nesse programa com 90 dias de antecedencia pro voo. Com certeza eu vou testar.

Bruno Vilaça
Bruno VilaçaPermalinkResponder

Tô foríssimo! O que eu mais quero num voo é sossego!

Vinicius Mesquita

Poxa estou impressionado, parece que a maioria das pessoas aqui não gosta de interagir com os outros, está tentando uma forma de se isolar. Uma das partes mais legais de uma viagem são as pessoas que você conhece no caminhho. Já conheci pessoas legais e tive conversas muito interessantes no avião. Claro nem sempre, tem pessoas incômodas sim, tem gente também que está afim de dormir ou não quer conversar, tudo isso tem que ser respeitado.

Mas pra mim, isso é a mais perfeita aplicação da tecnologia: sendo usada para integrar as pessoas na vida real. Hoje vemos tanto a tecnologia sendo usada para isolar as pessoas no computador e tornar as interações mais impessoais, uma iniciativa como essa deve ser aplaudida.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar