Na KLM: escolha o vizinho de assento pelo Facebook ou Linkedin

Meet and Seat

Soube hoje pelo Twitter do meu chapa Martin Haag de uma novidade interessante que a acabou de implantar. Nas rotas intercontinentais entre Amsterdã e Nova York, San Francisco e… São Paulo (aêê!), os passageiros podem abrir os seus perfis do Facebook ou do Linkedin para os demais viajantes do seu vôo.

O nome do programa é Meet & Seat, e é a primeira iniciativa para aproveitar redes sociais externas para marcação de assentos. Você vai poder escolher (e remarcar…) seu assento de acordo com interesses e propósitos de viagem do vizinho.

Meet & Seat

No vídeo de divulgação, a companhia vai além: sugere que o uso das redes sociais antes de voar facilita combinações tipo dividir um táxi do aeroporto ao centro.


Claro que a participação no programa não é obrigatória. Para compartilhar seu perfil com os outros passageiros, é preciso fazer uma configuração específica na página “Gerenciar minha reserva”. Você estabelece quais informações quer compartilhar e é avisado por email sempre que outros passageiros do vôo abrirem seus perfis.

Se a coisa pegar, vão acabar se criando novas regras de etiqueta aérea. Será completamente deselegante mudar de assento depois que algum chato reservar a poltrona ao lado da sua?

O serviço está disponível por enquanto apenas nessas três rotas (de Amsterdã a São Paulo, Nova York e San Francisco). As reservas podem ser gerenciadas a partir 90 dias anteriores ao vôo, até 48 horas antes da partida. Veja detalhes aqui.

Fale aí: o que você achou? Você participaria?

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


34 comentários

Poxa estou impressionado, parece que a maioria das pessoas aqui não gosta de interagir com os outros, está tentando uma forma de se isolar. Uma das partes mais legais de uma viagem são as pessoas que você conhece no caminhho. Já conheci pessoas legais e tive conversas muito interessantes no avião. Claro nem sempre, tem pessoas incômodas sim, tem gente também que está afim de dormir ou não quer conversar, tudo isso tem que ser respeitado.

Mas pra mim, isso é a mais perfeita aplicação da tecnologia: sendo usada para integrar as pessoas na vida real. Hoje vemos tanto a tecnologia sendo usada para isolar as pessoas no computador e tornar as interações mais impessoais, uma iniciativa como essa deve ser aplaudida.

Eu comprei um bilhete na KLM, mas como é apenas para julho só vou poder me cadastrar nesse programa com 90 dias de antecedencia pro voo. Com certeza eu vou testar.

Muambeiro,
Em alguns aeroportos, eles pedem para ver a mercadoria.
Fiz um return em Barajas em janeiro e foi muuuito tranquilo, não poderiam para ver nada e é 24hs.

Uma idéia é criar um perfil fake como fotos como se fosse mega-obeso e liberar para acesso… ninguém vai querer sentar do seu lado e assim consegue assento livre 🙂

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.