O Carnaval do Rio em tilt shift do genial Jarbas Agnelli

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Rio, City of Samba

Quando trabalhei na W/Brasil tive a sorte de conviver com talentos incríveis. Lá no nosso grande mesão do departamento de Criação, pelo menos dois figuras eram (são) geniais. Um deles é o redator Alexandre Machado, criador (junto com a mulher, Fernanda Young), da série Os Normais. O outro é o Jarbas Agnelli, diretor de arte que muito cedo descobriu sua vocação eletrônica (tanto no campo da imagem quanto no da música). Me lembro que uma vez ele tirou férias para fazer um curso na melhor escola de computação gráfica dos Estados Unidos -- e acabou ensinando aos professores umas gambiarras que ele tinha desenvolvido sozinho no computador de casa...

Juntos, o Alexandre e o Jarbas criaram (e o Jarbas realizou, editou e sonorizou inteirinho) um dos comerciais mais lindos de todos os tempos, em qualquer língua ou cultura -- esse filmete aqui para a revista Época.  O comercial rodou o mundo ganhando prêmios importantes, e deve ter sido decisivo para o Jarbas deixar a direção de arte para virar diretor full-time de filmes publicitários (e músico nas horas vagas).

Mas o Jarbas não brilha só na publicidade. Em 2009 ele viu uma foto no Estadão com pássaros dependurados nos fios elétricos. Eram cinco fios paralelos, e o Jarbas enxergou ali uma partitura. Foi ao piano e descobriu que, roubando pouquíssimo no jogo, dava para tocar a exata música que os passarinhos tinham criado ao acaso. Fez um vídeo que viralizou na internet com milhões de views no mundo inteiro. Se você não conhece o case, veja a apresentação do Jarbas na TEDxSP (é curtinha). O vídeo foi um dos 25 finalistas do prêmio mundial YouTube Guggenheim Play.

Pois bem. Tudo isso pra apresentar a nova realização do Jarbas fora da publicidade, que está arrebentando nas mídias sociais: "The City of Samba", um vídeo de 5 minutos mostrando uma noite no Sambódromo, gravado em stop motion com efeito tilt shift -- que acaba deixando tudo com cara de miniatura ou maquete. Quem usa Instagram deve já estar familiarizado com o efeito.

O Jarbas divide a autoria do vídeo com Keith Loutit, australiano que é a maior autoridade mundial em tilt shift. Não conheço os detalhes da realização, mas intuo que o Jarbas deve ter trazido esse Loutit para filmar com ele uma campanha para o Itaú Personnalité, e deve então ter aproveitado equipamento e know-how para mais um dia de filmagem. O vídeo deve ter demorado para sair porque a agenda do Jarbas não deve ser fácil.

As tomadas são lindas, o tilt shift é mágico, a edição está impecável. Mas a grande sacada do vídeo é a trilha. Em vez de samba ou batucada, o Jarbas compôs uma peça sinfônica, com um pé em Philip Glass e outro em Villa-Lobos. Nada contra o baticum, mas sem o peganoganzêpeganoganzá o desfile se reinventa. Vira um carnaval extraterrestre.

Aumenta o som e dá uma olhadinha:


The City of Samba
from Jarbas Agnelli on Vimeo.


O triste é, depois disso, entrar em páginas como esta, dos paupérrimos vídeos 360º (cheios de sombras do equipamento e do câmera....) do canal da Embratur para as cidades-sede da Copa. Ah, vergonha alheia...

Leia mais:

Guia do Rio de Janeiro no Viaje na Viagem

Pulando de carnaval em carnaval

Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire

Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email

29 comentários

Marcie
MarciePermalinkResponder

Genial! Que talento!

yara xavier
yara xavierPermalinkResponder

Eu já tinha visto o vídeo. Mas vi outra vez agora. É lindo mesmo! O Jarbas é genial. Puxou ao pai.

Oscar | MauOscar.com

Tinha visto esse video esses dias tb!!! Incrível!!!

Gustavo  - Viajar e Pensar

Sem palavras, genial.
Total Tilt mental isso sim

smile

Ana Cristina Fiedler

Riq
Já tinha visto e amado o vídeo, que realmente dá outra dimensão aos desfiles da Sapucaí, e concordo que a trilha foi fundamental pra essa mágica. E foi um prazer incrível descobrir ao talento e a pessoa por trás desse material tão incrivelmente inédito de paisagens e imagens tão conhecidas. Obrigada por contar a história inteira!

Amelia
AmeliaPermalinkResponder

O moço além genial, é simpático e bonito! É sempre bom ver produções desta magnitude! E o Rio continua lindo!

Amelia
AmeliaPermalinkResponder

Eles também tiveram sorte em conviver com o Riq, né, trips!!!

Thiago Parente

Fantástico!

Beto Paschoalini

Demais smile !

Marcio
MarcioPermalinkResponder

Em uma palavra - GENIAL!

Naila Soares
Naila SoaresPermalinkResponder

Já tinha visto. É um espetáculo!

Lica Carpe
Lica CarpePermalinkResponder

Também já tinha vista e realmente o vídeo é genial. E como alguém já disse aí em cima é muito bom conhecer a história por trás!

Ana Claudia
Ana ClaudiaPermalinkResponder

Que lindo! Genial mesmo!

Lu Malheiros
Lu MalheirosPermalinkResponder

Lindo (Nikiti aparece um pouquinho)!E que música!

Bruno Vilaça
Bruno VilaçaPermalinkResponder

Genial é pouco!

Fábio Erasmo
Fábio ErasmoPermalinkResponder

Se eu fosse a Embratur estava com a cabeça enfiada em um buraco....Não gosto de carnaval e nem de batuque pra mim ficou perfeito, o vídeo é universal.....lindo.

Denise Mustafa

Liiiiiiiiiiiiiiindo!

Jhonatan
JhonatanPermalinkResponder

Nossa Ricardo, fiquei impressionado.

Fico triste quando vejo que um cara desse, com tal potencial e brasileiro, não é reconhecido por todos no seu país.

Só o conheci agora, através do seu post. Pena que o Brasil só valorize a cultura e o talento de pessoas de fora do Brasil.

Parabéns ao Jarbas, de quem já virei fã! E parabéns a você, por compartilhar conosco essa exposição de arte e cultura brasileira.

Um abraço!
Jhonatan

Marcelo | Alemanha! Por que não?

Muito legal o vídeo!

Agora, puxando a sardinha para o meu lado (do Atlântico), achei também sensacional este video em tilt-shift da minha capital, Berlim: http://vimeo.com/14014317

Tarcísio Araújo

Ricardo, a filmagem aconteceu no carnaval de 2011, pode-se ver claramente o desfile da Unidos da Tijuca e a presença ainda da Fábrica/Camarote da Brahma, que já foi susbstituída por arquibancadas.

Mas muito lindo mesmo o vídeo. Parabéns!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Tarcísio! Em nenhum momento o Ricardo Freire fala que foi filmado neste ano não grin

Pelo contrário: tem uma observação sobre como o vídeo demorou para sair por causa da agenda do diretor...

Alê Godoy
Alê GodoyPermalinkResponder

Vídeo incrível! Feliz aniversário para a cidade maravilhosa!!!

Henrique
HenriquePermalinkResponder

Uau !

Vladimir
VladimirPermalinkResponder

Feliz Aniversário para a Maravilhosa!!!

O maior espetáculo da terra. « Like and share

[...] E o link é do post de onde tive contato com esse vídeo, do Ricardo Freire no ViajenaViagem [...]

CarlaZ
CarlaZPermalinkResponder

Lindo mesmo! O Rio é incrível!

Patricia Veras

Riq, genial.
Faço minhas as palavras do Jhonatan.
Obrigada por compartilhar smile

Claudia Matoso

Fantástico o vídeo!!!
E incrível a história dos pássaros! A música é linda!!!

Carmem
CarmemPermalinkResponder

Eu gostei! O Rio ficou mais lindo ainda.
E os pássaros... amei!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar