Guia do Rio de Janeior - inauguração

Guia do Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

Dá para contar nos dedos as cidades do mundo conhecidas por seus slogans. Roma, Cidade Eterna. Paris, Cidade-Luz. Rio de Janeiro, Cidade Maravilhosa. O Rio é Oscar de cenário, direção de arte, casting, (falta de) figurino, roteiro e trilha sonora original.

Tudo o que é feito ao ar livre no Rio tem aparência, gosto, textura e consistência de férias. O carioca pode não se dar conta, mas fazer jogging no calçadão às 6 da manhã é como sair um pouco de férias todos os dias. Tomar um chope depois do trabalho é férias. Num domingo de sol, outras cidades param – mas o Rio entra em férias. É um prazer estar num lugar tão bem equipado para as férias dos seus habitantes.

Para deixar tudo ainda mais bonito, chegue pela Ponte Aérea. Um dos shows mais deslumbrantes do planeta, pelo preço de uma passagem de avião.

E a segurança? Veja bem: nada do que sai no noticiário é mentira. Mas tem também o que não sai no noticiário.

O que não dá manchete no jornal: a qualquer hora do dia você encontra mais gente caminhando, consumindo e se divertindo nas ruas da Zona Sul do que em qualquer bairro de qualquer cidade do Brasil. Os argentinos estão por toda parte. Na praia, nas atrações turísticas, no supermercado, felizes da vida, feito mineiros em Guarapari.

A expansão da hotelaria para a Olimpíada trouxe hotéis novinhos, funcionais e em conta – e provocou uma onda de renovação nos antigos. Pela primeira vez em três décadas, preço de hotel no Rio não assusta. E a grande maioria dos restaurantes abertos entre 2017 e 2018 procura pegar leve na coluna do preço.

Nos últimos anos, locomover-se pelo Rio ficou mais fácil e seguro. O simpático bonde VLT leva com toda segurança às novas atrações do Boulevard Olímpico. O metrô agora chega a Ipanema, Leblon e início da Barra da Tijuca. E com táxi de aplicativo e Uber, ser enrolado por taxista no Rio é coisa do passado.

Vai por mim: hospede-se num hotel perto do metrô, explore o Boulevard Olímpico, redescubra as atrações tradicionais do Centro, aproveite as praias, inclua generosas doses de shows e teatro na sua temporada, e sua viagem será inesquecível.

Tome exatamente os cuidados que você tomaria há 10 anos, e você vai aproveitar o Rio dez vezes mais do que há 10 anos.

509 comentários

Olá, tenho viagem já programada 9 a 11/03/2021 para Cabo Frio (região dos lagos) e 11 a 16/03/2021 para cidade do Rio de Janeiro. Foi publicado decreto ontem sobre algumas restrições, gostaria de saber se os locais turísticos do Rio estão fechados nesse período. Grato!

    Olá, Felipe! Bares e restaurantes fecham às 17h e não podem operar quiosques e barracas de praia até 11 de março na cidade do Rio de Janeiro.

Hola buenas tardes, tengo vuelo a río el 13 de marzo, quisiera saber que restricciones hay en Brasil y si se pueden hacer las visitas turísticas con normalidad

    Olá, Leda! Até o momento nem o estado nem a cidade do Rio de Janeiro decretaram medidas de restrição.

Olá estou indo ao Rio de Janeiro semana que vem, gostaria de saber onde tenho informações sobre as políticas de contenção do Coronavírus com relação aos bares e restaurantes, horário de funcionamento e se os pontos turísticos estarão aberto para visitação.

    Olá, Joana! Está tudo aberto, e por isso mesmo cada um deve procurar se cuidar ao máximo. Procure usar máscara PFF/N95 em atrações turísticas com aglomeração (Pão de Açúcar, Corcovado) e faça refeições ao ar livre (há muitos restaurantes com mesas nas calçadas) em horários pouco movimentados, como das 17h às 19h.

Obrigado Ricardo Freire e equipe do Viajenaviagem.com pelas dicas completíssimas e muito inteligentes, focando no que é necessário e agrega valor ao viajante. Nossa viagem de férias ao Rio em jan-21 foi muito melhor seguindo à risca as instruções! Abraços Osvaldo Pimentel e família

    Olá, Osvaldo! OBRIGADÍSSIMA pelo feedback! Adoramos que você gostou 🙂

Olá! Quero ir para Angra dos Reis do dia 28 a 31. Estes são os únicos dias que conseguiremos viajar. Para evitar aglomeração este seria um bom lugar? Adoro praia, somos de São Paulo, mas gostaríamos de conhecer o litoral de algum de outro estado e que fosse perto e sem aglomerações. Seria possível nestas datas? Também gostaríamos de saber um pouco sobre os lugares legais para se visitar em Angra. Muito obrigada. 😊

    Olá, Cinthia! A costa de Angra dos Reis tem poucas praias com acesso público. Se você não está hospedada num resort ou num condomínio, a opção é fretar passeios privativos de barco ou lancha. Por incrível que pareça, será mais fácil você pegar praia com distanciamento social na cidade do Rio de Janeiro. Vá de carro, hospede-se na Barra da Tijuca, e você conseguirá encontrar espaços sem aglomeração na areia ao longo da praias da Barra, Reserva (principalmente) e Recreio.