Rio de Janeiro

Continua sendo
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Dá para contar nos dedos as cidades do mundo conhecidas por seus slogans. Roma, Cidade Eterna. Paris, Cidade-Luz. Rio de Janeiro, Cidade Maravilhosa. O Rio é Oscar de cenário, direção de arte, casting, (falta de) figurino, roteiro e trilha sonora original.

Quando ir | Como chegar | Onde ficar | Onde comer | O que fazer

Tudo o que é feito ao ar livre no Rio tem aparência, gosto, textura e consistência de férias. O carioca pode não se dar conta, mas fazer jogging no calçadão às 6 da manhã é como sair um pouco de férias todos os dias. Tomar um chope depois do trabalho é férias. Num domingo de sol, outras cidades param – mas o Rio entra em férias. É um prazer estar num lugar tão bem equipado para as férias dos seus habitantes.

Para deixar tudo ainda mais bonito, chegue pela Ponte Aérea. Um dos shows mais deslumbrantes do planeta, pelo preço de uma passagem de avião.

E a segurança? Veja bem: nada do que sai no noticiário é mentira. Mas tem também o que não sai no noticiário.

O que não dá manchete no jornal: a qualquer hora do dia você encontra mais gente caminhando, consumindo e se divertindo nas ruas da Zona Sul do que em qualquer bairro de qualquer cidade do Brasil. Os argentinos estão por toda parte. Na praia, nas atrações turísticas, no supermercado, felizes da vida, feito mineiros em Guarapari.

A expansão da hotelaria para a Olimpíada trouxe hotéis novinhos, funcionais e em conta – e provocou uma onda de renovação nos antigos. Pela primeira vez em três décadas, preço de hotel no Rio não assusta. E a grande maioria dos restaurantes abertos entre 2017 e 2018 procura pegar leve na coluna do preço.

Nos últimos anos, deslocar-se pelo Rio ficou mais fácil e seguro. O simpático bonde VLT leva com toda segurança às novas atrações do Boulevard Olímpico. O metrô, agora chega a Ipanema, Leblon e início da Barra da Tijuca. E com táxi de aplicativo e Uber, ser enrolado por taxista no Rio é coisa do passado.

Vai por mim: hospede-se num hotel perto do metrô, explore o Boulevard Olímpico, redescubra as atrações tradicionais do Centro, inclua generosas doses de e na sua temporada, e sua viagem será inesquecível.

Tome exatamente os cuidados que você tomaria há 10 anos, e você aproveitar o Rio dez vezes mais do que há 10 anos.

433 comentários

Fernanda Nunes da Matta Carmo

Boa noite
Em janeiro vou com a família até arraial da ajuda de carro. Sendo 1 casal e 2 crianças.
Vamos passar pela cidade do Rio de Janeiro.
Gostaria de dicas da estrada. Digo uma rota mais segura. Sem as tais de linhas vermelha por exemplo. Quantos dias ficar no Rio? O que fazer?
Depois partiremos para ES uns 3 dias e por fim Bahia.
Na volta passaremos novamente em ES e arraial do cabo.
Detalhe a partida é são Paulo capital.
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fernanda! A alternativa à Linha Vermelha (ou à Avenida Brasil) é o Arco Metropolitano, que vai por Macaé, Magé, tem um longo trecho em obras e é evitado por caminhoneiros por risco de roubo de cargas. 150 mil carros por dia passam pela Linha Vermelha. Vá por ela.

Pablo
PabloPermalinkResponder

O curioso é que tanto o Espirito Santo como a Bahia são estados mais violentos que o Rio de Janeiro. Não entendi porque a preocupação é só por passar no Rio...

Netinho
NetinhoPermalinkResponder

Na verdade é por Magé rsrs
Mas sim, melhor é pela Linha Vermelha mesmo. Programem-se para passar entre 10 e 16h.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Netinho! É isso que eu queria dizer smile (Já corrigi)

Rogerio
RogerioPermalinkResponder

Olá. Qual (ais) ponto (s) turistico (s) é recomendado para a segunda feira 1/1/18, a cidade do Rio tem quais opções neste feriado? Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rogério! A cidade vai estar cheia. Os museus estarão fechados, mas Corcovado e Pão de Açúcar funcionam.

Luciano Nogueira Miranda

Olá, estou programando uma viagem de carro com minha família, saindo de Goiânia para Cabo frio, janeiro 2018.
Se alguém poder me ajudar a melhor Rota e lugares para poder se hospedar em Cabo Frio agradeço.
Também gostaria de saber como é o clima em Cabo Frio neste período?.
Agradeço.

Thiago Castro
Thiago CastroPermalinkResponder

Olhando no Google Maps, a melhor rota parece ser por São Paulo. Realmente, tem as melhores estradas, mas se prepare para os pedágios.

Carioca
CariocaPermalinkResponder

Uma dica muito boa em relação ao transporte no aeroporto Galeão é sair da área de desembarque ir até o pavilhão de embarque. Lá você conseguirá pegar táxis com taxímetro, fugindo dos preços tabelados (que são exorbitantes) wink

Pablo
PabloPermalinkResponder

No setor de embarque tem um stand do aplicativo táxi 99, onde dá para pedir um táxi (aprox 62 Reais para Ipanema) ou um carro comum (aprox 55 Reais para Ipanema).
Quem já tem instalado esse aplicativo, que tem convênio com o Galeão, pode pegar o veículo também no setor de desembarque, onde há áreas específicas para o 99.
Porém, pegando no desembarque o táxi normal (amarelo ), você tem a opção de escolher o preço tabelado ou o taxímetro, e os valores não tem nada de exorbitantes e são similares. Paguei 72 Reais (tabelado) na semana passada para Ipanema, e sempre tive ótimas experiências, com motoristas educados e carros em ótimo estado, com bom ar condicionado
Já na volta (Ipanema-Galeão), eu acho o serviço do aerotáxi excelente, com uma promoção (que está vigente há alguns anos) a 50 Reais, para toda a Zona Sul. É a melhor opção para ir ao Galeão.

Patricia Martinez

Ola bom dia!!! Dia 18/01 chegaremos eu e minha filha de 19 anos ao aeroporto galeao as 10 hr e tenho o proximo voo as 18:50. Gostaria de conhecer o museu do amanha. Pelo que me informei a distância é de aprox 40 minutos. Vale a pena ou corro o risco de fazer um passeio pela metade? Tem outras sugestões para passar esse tempo? Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Patricia! Você tem tempo suficiente. Compre o ingresso pela internet, não dá para comprar na bilheteria.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2016/01/museu-do-amanha-dicas-para-visitar

https://www.viajenaviagem.com/2016/08/como-sair-do-galeao

Ereci Mogetti
Ereci MogettiPermalinkResponder

Olá, parabéns pelo site!
Eu gostaria de saber se ainda tem o ônibus panorâmico no RJ. Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ereci! O ônibus era muito mal organizado, não pegou e não funciona mais.

Anastacia Sales

Bem ,bom dia. Estaremos indo ao Rio de Janeiro e gostaria de saber qual a melhor opção de táxi ao desembarcar no Galeão e ter que se hospedar em Ipanema.
Seria 99 ou um táxi convencional? E Qual o valor?

Fernanda
FernandaPermalinkResponder

Olá Riq e bóia,
Em tempos de intervenção, como está o turismo no Rio?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fernanda! Estamos terminando a reformulação total deste guia. O Rio está repleto de argentinos, com a hotelaria renovada a preços 50% mais baixos do que antes da Olimpíada, muitos restaurantes que abriram em 2017 com uma nova proposta de preço, vida cultural sempre animada e mais gente na rua o tempo todo do que em qualquer outra grande cidade brasileira. A questão da segurança é a mesma há 30 anos, e hoje por incrível que pareça há mais lugares seguros para o turista -- o metrô, que é seguríssimo (não tem nem batedor de carteira) leva a mais lugares, o bonde VLT tornou o Centro seguro para os visitantes até nos fins de semana, o Boulevard Olímpico está repleto de novas atrações e com prontuário invicto no quesito segurança... Tome as mesmas precauções que você tomaria há dois ou 10 anos, e você aproveitará mais o Rio hoje do que há dois ou 10 anos.

Por enquanto, não há nenhuma diferença prática entre o Rio sob intervenção e o Rio antes da intervenção. Mas os ânimos já melhoraram um pouquinho. Muito pior do que a insegurança é a sensação de insegurança, e a intervenção ajuda a diminuir essa sensação.

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

Nossa! Não poderia ser mais perfeito o comentário! Sem dúvida a situação no Rio piorou muito nos últimos anos, pela crise econômica e de (des)governo. Mas mesmo assim me sinto mais seguro (ou menos inseguro) no Rio hoje que na década de 90 ou 2000. E a cidade ainda conseguiu ficar mais bonita.
Acho muito curioso quando habitantes de capitais ou cidades brasileiras que são muito mais perigosas que o Rio (a maioria), se declaram com medo, quase pânico, de visitar a cidade mais linda do mundo.
Realmente a sensação de insegurança é pior que a insegurança.

Fernanda
FernandaPermalinkResponder

Obrigada pelas informações.
Só discordo em relação aos preços da rede hoteleira, pois a Rede Accor ( Ibis) por exemplo está cerca de 20% mais caro que em 2016 ( último ano que visitei a cidade) e consultando o booking não encontrei nada mais atrativo.
O fator segurança pública no Rio é um pouco complicado pois ficamos a mercê dos noticiários que apresentam o Rio ora como Cidade maravilhosa ora cidade mais perigosa do Brasil, por isso preferi consultar o VnV que como sempre responde de forma completa.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fernanda! Não se atenha a uma rede específica. Você sempre conseguirá ofertas nos hotéis que não estiverem cumprindo sua meta de ocupação. Segundo o Fohb -- Fórum hoteleiro do Brasil -- que reúne informações de todos os hotéis, a diária média no Rio baixou 30% ao longo de 2017.

Exemplo prático:

O Ibis Copacabana Posto 2 está cobrando R$ 272 por uma diária no sábado dia 3 de março, sem café da manhã. Já o Best Western Plus Design Copacabana, que fica na mesma região, só que exatamente na frente da estação do metrô (um plus!) e ainda está novinho, está saindo R$ 268 para clientes Genus, com café da manhã para dois.

Fernanda
FernandaPermalinkResponder

Bóia, mais uma vez obrigada! Consultando o booking consegui o Best Western(mas foi a primeira vez que apareceu com o preço melhor)! ? ! Volto para relatar minha percepção da cidade no período de intervenção!

Ana
AnaPermalinkResponder

Querido Ricardo, quero ir com meu bebê de dois anos ainda esse mês. Estou insegura quanto ao local ideal porque preciso de estrutura para almoçar bem cedo (umas 11:00 h), e também fico receosa como estará o rio quanto a segurança na praia (será que as águas de março permitem?) e nas ruas. Pode me ajudar com dicas de hotéis e bairros pra hospedar?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana! Quem responde é A Bóia. Até o fim da semana devemos estar com este guia renovado inteiramente publicado. Os restaurantes a quilo costumam abrir mais cedo.

Melina Souza
Melina SouzaPermalinkResponder

Alguém consegue me dizer como está o Rio de Janeiro com as intervenções? Recomendável não ir? ou vida normal?
Valeux!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Melina!

Respondemos a mesma pergunta logo acima:

https://www.viajenaviagem.com/destino/rio-de-janeiro/comment-page-4/#comment-563540

carlos soares
carlos soaresPermalinkResponder

Estive na primeira semana de março/2018. Realmente falam mais do que a realidade !!! Andei somente de UBER com preços super em conta. Do Santos Dumont até Copacabana R$ 25,00. O que notei é que a cidade está SUJA, embora ocorra limpeza regular. Tudo tem aparência de anos 80, se me compreendem. Uma coisa que chamou a atenção foi o trato das pessoas que trabalham no comércio que não está ligado diretamente ao turista ( supermercados, padarias, farmácias ): os atendentes são super mal educados, e parecem que estão trabalhando por obrigação. Ao contrário dos que trabalham diretamente ( hotéis, retaurantes, UBER etc ). Outra coisa: a maioria dos comerciários tentam SEMPRE conseguir extorquir nem que seja um mísero real. Tive várias experiências nesse sentido. Por exemplo: algo custa R$ 8,00, você paga com uma nota de dez e ele pede para você pegar o troco depois e ..... nunca mais. Fazem a conta sempre a MAIOR... Parece estar no DNA da maioria... Agora, a cidade é LINDA e voltarei lá sim !!!!! ( com o valor da despesa sempre trocado )

Rossana Gomes Nogueira

Sou a goiana mais meu coracao é Carioca, estou indo pro Rio em breve, estao me criticando wue sou louca, vou pra Barra posto 7, algum problema?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rossana! Tome as mesmas precauções que você tomaria há 5 anos, e você vai curtir a cidade muito mais do que há 5 anos.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2018/03/rio-de-janeiro-seguranca

https://www.viajenaviagem.com/2017/03/guia-barra-da-tijuca

Pablo
PabloPermalinkResponder

Realmente o que faz a mídia! Goiânia é muito mais violenta que o Rio, inclusive está no ranking 2017 das 50 cidades com mais assassinatos no mundo (o Rio não), mas quem mora lá consegue ter medo de ir ao Rio. Seria irônico se não fosse triste...

Paulo
PauloPermalinkResponder

Pois é, concordo. Infelizmente no RJ a mídia bate bem, aqui nada fica escondido, enquanto em certos lugares...

Daniela
DanielaPermalinkResponder

Olá, estou querendo ir com minha família conhecer o Rio de Janeiro... mas já me deixaram com muito medo de tudo que está acontecendo por aí!
Iremos ficar em Copacabana e visitar os pontos turísticos, será uma boa hora para conhecer a cidade???

Mayara Rodrigues Bezerra

Olá Ricardo bom dia... Vou a búzios pela primeira vez, estou perdida, porque não sei nem como ir até búzios de lá, gostaria de saber se tem ônibus direto pra lá, e preciso voltar de lá no domingo, tem ônibus cedo de búzios para o aeroporto Santos Dumont?? E quantas horas de viagem?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mayara! Quem responde é a Bóia. Leia tudo sobre Búzios, inclusive transporte de/para o Rio, no guia de Búzios:

https://www.viajenaviagem.com/destino/buzios/

José vilmar
José vilmarPermalinkResponder

Estou Indo Para o RIO JANEIRO Em OUTUBRO Com Toda Família e Queria Fazer Um Pacote Só , Para Comprar Ingressos Para Subir Ao Cristo . Como Faço ?

Eddy paixão
Eddy paixãoPermalinkResponder

Ano passado, fiquei no hotel na Lapa, Rio de Janeiro. (Casanova hotel.)fiquei muito feliz em ver que a segurança melhorou bastante. Me sentir seguro em curtir a noite no boêmio bairro da lapa! Essa operação tem que continuar. Voltarei com fé em Deus!

Joselia patricia

Ola boa noite irei para o rio dia 16 março de 2019..gostaria de saber os ponto mais visitado no rio mais convem? Proximo ao lebron copacabana ,?estarei hospedando em Hotel regina?? Desde ja agradeço

andrés barraza

hola. quisiera saber si recomienda alquilar carro para ir de galeao a barra da tijuca por linha amarela o por linha vermelha para tener una vista de la ciudad. muchas gracias

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Hola, Andrés! Son dos auto-estradas aburridas, no hay lo que ver. El camino más rápido a Barra es por Linha Amarela.

Vea nuestra guía de Barra:
https://www.viajenaviagem.com/2017/03/guia-barra-da-tijuca/

andreia
andreiaPermalinkResponder

Boa tarde. Gostaria de saber se consigo comprar ingressos para o cristo e pão de açúcar com antecedência?

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar