O que você leva para se conectar nas férias?

Conexão ViajanteAté alguns anos atrás, somente viajantes a trabalho ou gente bastante exótica saía de férias com o laptop na bagagem de mão.

Hoje em dia é quase o contrário — esquisito (mas, ao mesmo, admirável!) é quem consegue viajar a lazer sem nenhum aparelho onde possa receber ao menos algum email urgente.

Apesar de continuarem significando trabalho e, em alguns casos, escravidão 24 horas, os aparelhos com conexão à internet acabam sendo muito úteis para resolver questões práticas da viagem (reservas, check-ins, programação cultural, pesquisas de última hora). E funcionam hoje como substituto perfeito para a televisão.

Conta pra gente: o que você leva pra se conectar? Smartphone? Tablet? O velho e bom laptop, mesmo?

E pra que você usa?

No exterior, você chega a comprar chip local pro seu celular ou fica só em função de wifi aberto?

E finalmente — você conseguiria viajar totalmente desconectado?

Desembuchez sivuplé!

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


148 comentários

Netbook, smartphone, câmera digital, esta é inseparável no meu dia a dia.
Comprei um celular em Paris achando que ia poder usar aqui, mas não deu, agora ofereço aos amigos que viajam e uma delas já o levou e aprovou.
Procuro sempre ter algum crédito no skype, mas vou começar a comprar chip quando viajar por aqui.

abraço,
vera

Eu levo o smartphone mais por hábito. Mas nunca uso. Comprar chip também não compro. Vou telefonar pra quem do outro lado do planeta? Na minha última viagem, levei o netbook mas só porque me comprometi com um amigo de postar no blog dele como correspondente. Coisa que fiz, todos os dias. Ainda bem que escrever é uma coisa que eu gosto de fazer, se não seria uma chateação.

na minha ultimva viagem para a grecia levei somente meu ipod touch, resolveu tudo: fiz ligacoes para o brasil e eua pelo skype (comprei 10 dolares de credito), transferencias bancarias, updates de facebook com fotos, recebi/enviei e-mails, jogos (agry birds e cia) para as criancas, desenhos animados para as criancas, aluguel de carro pela Avis e ainda antes de sair de atenas fiz o download do mapa do aeroporto de jfk em nova iorque ate connecticut porque tinha que dirigir com meus filhos ate connecticut para encontrar minha familia. foi tudo uma maravilha, em qualquer cafe de esquina eu encontrava wifi gratuito!

Geralmente eu levo um laptop e um smartphone.
Mas um dia ainda viajo só com o Iphone! 😉
Eu adoro pesquisar com antecedência o lugar que vou viajar, fico horas navegando…
Mas quando estou no lugar, quero deixar rolar com as informações que já tenho e com as que vou adquirindo pelo caminho.
Uso a internet pra ligar pra casa e eventualmente pegar o nome de algum restaurante, ver um mapa, coisas simples.

Em viagens curtas levo sempre o iphone e o ipad (que a Julia usa pra se distrair no vôo, mais do que por necessidade de me conectar, e pra descarregar fotos). Em viagens mais longas levo um laptop pequenininho sempre.

Iphone (sempre) + macbook air (esporadicamente). Nunca comprei chip local. Se a viagem é nacional continuo no 3g, mas se é internacional fico só no wifi mesmo que hoje em dia está bem mais fácil de encontrar. Viajar desconectado? Difícil, hein?

Falando nisso, se eu levar um Ipad para os EUA, tenho que levar a nota fiscal? Porque não tenho mais a nota…e estou com medo de ser taxada na volta. Dá para arriscar ou melhor não?
abraços, Raquel

Atualmente, viajo assim:

– sempre: ótimo smartphone com aplciativo bom de nagevação GPS, que serve tanto para carro como para a função “mapa de bolso emergencial” já que funciona sem plano de dados (offline)

– notebook para uso a noite ou quando estou parado.

Iphone e netbook, mas o netbook (sony vaio pocket) é tão lentium que depois que comprei o Iphone quase não uso. O bom é poder descarregar as fotos e ficar com um back up, “just in case”.
Nunca comprei chip local. Quero testar um que a Raquel Verano indica mas não lembro o nome.
Uso sempre o free wifi, que nem sempre é tão free assim. Na última viagem, no Mercure de Colmar é no Elefant de Salzburg, mesmo sendo free wifi, tive uma surpresinha ao voltar pra casa. A operadora de celular me cobrou taxas que apareceram na minha conta TIM. A internet foi free só mesmo no netbook, pois no celular foi cobrada uma taxa por cada acesso.
Acho que não viajaria desconectada.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito