Toscana de carro: um dia pelo Val d'Orcia (Pienza, Montalcino & cia.)

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Pienza

Se você só tem um dia para rodar pelo interior da Toscana, programe esse dia no Val d'Orcia.

Val d'Orcia

A região do vale do rio Orcia, ao sul de Siena, entrega (embrulhada para presente!) aquela Toscana que você tem na cabeça.


Visualizar Val d'Orcia em um mapa maior

 

O Val d'Orcia é puro deleite visual, sem intervalos comerciais. Entre uma cidadezinha e outra você não passa por nenhum arrabalde industrial. Não tem que cruzar nenhum bairro novo para chegar a qualquer centro histórico.

MontepulcianoMontepulciano

Montepulciano

(Não que isso seja um problema em outras áreas da Toscana -- mas quando você se dá conta de que passou um dia inteiro sem passar por absolutamente nenhum lugar feioso, não dá pra não valorizar.)

Montepulciano

Montepulciano

Montepulciano

Montepulciano

MontepulcianoMontepulcianoMontepulciano

Montepulciano

Mas não só sou eu, ou quem me deu as dicas da região (obrigado, Lu Gomes! obrigado, Renato Carone!), que acha isso. A Unesco chegou um pouquinho antes -- e desde 2004 classifica o Parco Naturale, Artistico e Culturale della Val d'Orcia como patrimônio da humanidade.

MontichielloMontichielloMontichiello

Monticchiello

Espalhados pelo vale -- e sempre a uma distância fotogênica um do outro -- os vilarejos ou são pequeninos (Pienza, Montalcino, Montepulciano) ou minúsculos (tutti gli altri).

(A bem da verdade, porém, é preciso deixar claro Montepulciano vai incluído aqui por licença poético-geográfica; a cidade pertence na verdade a outro vale, o Valdichiana; mas entra muito redondinho num itinerário pelo vale vizinho.)

pienza-3

Pienza

PienzaPienzaPienza

Pienza

PienzaPienzaPienza

Pienza

Não existe uma fórmula para explorar a região. O mais bacana pode ser simplesmente seguir qualquer placa marrom (que indica lugar de interesse histórico-artístico-turístico) para ver no que vai dar. Você dificilmente vai se decepcionar.

Castiglione d'Orcia

Castiglione d'Orcia

Roteiro Montepulciano-Pienza-Montalcino com desvio

Como eu só tinha um dia para passar na região (e precisava ter certeza de que o passeio daria um post, hehe), bolei um roteirinho super papai-mamãe: basicamente, fiz o eixo Montepulciano-Pienza-Montalcino, passando por Montichiello (um bibelozinho de cidade, e de onde se tem as melhores vistas de Pienza -- aquela do alto do post) e fazendo um desvio até Castiglione d'Orcia (que ocasionou lindos pit stops em Bagno Vignoli e San Quirico d'Orcia).

Bagno Vignoli

Bagno Vignoli

Bagno VignoliBagno VignoliBagno Vignoli

Bagno Vignoli

Não se deixe enganar pelas distâncias. Este roteiro aí de cima tem menos de 60 km (incluindo o desvio!), e levou um dia inteiro para ser percorrido. Isso que a gente nem almoçou de verdade: como em todas as saídas desta viagem, lanchamos panini de mercearia feitos com crudo fatiado na hora e mozzarella fresquinha.

Val d'Orcia

Fale com qualquer pessoa que tiver feito esse passeio, e ela virá com uma lista diferente de lugarejos -- e sobretudo com um "ponto alto" próprio (normalmente, um lugar de que nunca tinha ouvido falar, e que causou a melhor surpresa do trajeto). O que todo mundo vai dizer, e com razão, é que você não deve deixar de passar por Pienza, uma cidade inteiramente remodelada por Pio II, e por isso tida como o berço do urbanismo renascentista.

Piazza dei Miracoli
Toscana e Pisa, dobradinha esperta

San Quirico d'OrciaSan Quirico d'OrciaSan Quirico d'Orcia

San Quirico d'Orcia

MontalcinoMontalcinoMontalcino

Montalcino

O Val d'Orcia é um passeio mais cômodo de fazer a partir da região de Siena, mas fica puxado se você sai de Florença.

Roteiro basiquinho do Val d'Orcia a partir de Siena

Um bom roteiro circular é pegar a E 78 (Raccordo Siena-Bettolle) e sair da auto-estrada em Sinalunga, voltando de Montalcino por dentro. Dá 180 km no total.

(Vindo de Florença o trajeto percorrido quase dobra.)

Val d'Orcia

O Val d'Orcia também é excelente como base para uma viagem mais tranqüila, com hospedagem de charme, almoços demorados e passeios esparsos para descobrir os lugarzinhos onde nossos coleguinhas turistas não vão...

Val d'Orcia

Esta viagem teve o apoio de Pestana, Pousadas de Portugal, Accor, Mobility e Mondial.

277 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Rodrigo
RodrigoPermalink

Olá Bóia!! Sou fã incondicional do blog! Fiz duas viagens para a Europa seguindo os conselhos do site e foram ótimos. Agora, estou indo em setembro/outubro para Roma, Veneza, Florença e Vale d'Orcia. Estou com dúvidas a respeito ds quantidade de dias em cada local e, principalmente na ordem cronológica das cidades....
A programação inicial é esta:

Quinta e sexta: Veneza
Sábado: ida para Florença, pela manhã, bem cedo (trem ou ônibus)
Sábado a segunda: base em Florença (sábado na própria Florença, domingo em San Gimignano e segunda em Cortona e Arezzo – trem ou ônibus)
Terça: ida, bem cedo e de carro, para Siena
Terça a quinta: base em Siena (terça em Siena, quarta e quinta para rodar o Vale d’Orcia (Montepulciano-Pienza-Montalcino, Montichiello, San Quirino d’Orcia, Bagno Vignoli, Pienza, e outras cidadezinhas medievais), além de parar em vinículas, como Felsina e Vinícola Castello di Brolio- Chianti).
Sexta: volta para Florença e devolução do carro e ida para Roma (avião)
Sexta a segunda: Roma
Terça: Roma/BH

Total de dias: 13 dias

A ordem do roteiro está boa? Os meios de transporte tb? Por favor, gostaria de dicas e "consertos" na programação....muito obrigado!! Abçs.
Rodrigo

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rodrigo! Está redondinho grin

Tatiana
TatianaPermalink

Olá Bóia!
Pretendo ir à Itália em agosto, ficarei 2 semanas, sei que são férias na Europa e tudo fica muito cheio. Neste caso, é mais jogo ir para a Toscana ou Costa Amalfitana? (também está aberto a outras sugestões)
Abraços!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Tatiana! A Costa Amalfitana provavelmente estará mais cheia porque é praia.

Agosto é uma época perfeita para o norte da Europa: Alemanha, Holanda, Escandinávia, mesmo Reino Unido.

Tatiana
TatianaPermalink

Obrigada, Bóia! Vou considerar as opções...
A tempo:adoro o Vnv, e que venham muitos posts mais!
Abraços!

Maria C Salla Paulilo
Maria C Salla PauliloPermalink

Oi Bóia, só descobri faz pouco tempo este blog, estou adorando. Vou para Milão dia 31/05, já tinha um roteiro mais ou menos definido mas depois de ver aqui os artigos sobre a Italia e a Toscana resolvi mudar tudo. Ia usar carro para toda viagem mas agora já mudei de idéia, vou de trem para Veneza e Florença. Gostei do roteiro do Rodrigo mas como vou ficar 20 dias gostaria de mais algumas opções de lugares imperdíveis. Vc acha melhor ficar em Mestre para visitar Veneza? Para ir a Cinqueterre continuo baseada em Siena ou é melhor ir para La Spezia?
Obrigada pela sua atenção.Abraço.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Maria! Ficar em Veneza propriamente dita é uma idéia melhor. Use La Spezia como base para Cinque Terre.

Mais informações aqui:
https://www.viajenaviagem.com/2012/04/cinque-terre/
https://www.viajenaviagem.com/2011/11/veneza-como-chegar-e-como-se-locomover/

Bertrand Oliveira
Bertrand OliveiraPermalink

Mestre p visitar Veneza não parece boa opção.
Para Cinque Terra acho que a boa é dormir em Portovenere.

Marcelo
MarceloPermalink

Olá Bóia.
Parabéns pelo blog. Super eficiente, ilustrativo e inspirador.
Eu minha mulher passaremos 12 na Toscana entre 03 e 14/05/13. Gostaria de saber se chove muito nessa época, bem como se nosso roteiro é interessante: Roma(2d)-Montepulciano(2d)-San Lorenzo en Merse(2d - com bate-volta a Siena e a San Gimigiano)- Greve en Chianti (2d)-Florença(2d)-Roma(1d).
Temos o desejo de conhecer o "miolo" da Toscana com muita calma, seguindo a intuição....o que acha?
Grato pelas dicas sempre muito interessantes.
Marcelo e Nádia Cosendey

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marcelo! Você pegará um pouco de chuva em qualquer viagem à Europa, a não ser que vá para o sul da Europa no altíssimo verão.

O Ricardo Freire não recomenda essas viagens picadinhas, trocando de hotel a cada dia ou dois dias. A região é pequena e pode ser percorrida perfeitamente a partir de duas bases.

Siena precisa de um dia inteiro, não dá para ser combinada com San Gimignano.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2011/11/vai-por-mim-montar-bases-e-mais-eficiente-do-que-pinga-pinga/

Raquel
RaquelPermalink

Olá! Quero em primeiro lugar parabenizar o blog, que me deixou ainda mais encantada com a Itália (sobretudo a Toscana) e que tem me ajudado muito a definir o roteiro de viagem.
Vamos para a Itália em maio, vamos ficar 14 dias inteiros (sem contar o dia da chegada e da partida) e fizemos um roteiro pra lá de ambicioso, que já mudamos n vezes...
Gostaria muito da sua opinião, se o roteiro está ambicioso demais, se estamos dando muitas voltas, se estamos escolhendo as bases certas, enfim...
Chegamos em Roma e lá ficamos 4 dias, no 5º dia vamos de trem para Florença onde ficamos o 5º e 6º dias. No 7º, 8º e 9º dias reservamos para fazer a Toscana de carro (com a devolução do carro em Florença). Depois de ler o blog, pensamos em conhecer a região do Val d'Orcia, Siena, San Gigminiano (e alguma cidade perto). Estou com dúvida perto de qual cidade devemos ficar baseados (considerando tanto a questão do melhor deslocamento, quanto uma hospedagem charmosa)e qual o melhor roteiro dentro dessa região da Toscana para otimizar o tempo. No 10º dia de manhã devolvemos o carro em Florença (pensamos em devolver em Roma, será que é melhor?), pegamos o trem para Nápole e de lá vamos para a Costa Amalfitana, onde ficaremos até o 14º (ou seja, tirando o 10ºdia, que é praticamente deslocamento, temos 4 dias inteiros nessa região). Pensamos em nos basear em Sorrento pra facilitar o descolamento na própria Costa Amalfitana,Capri e Pompéia. Ahh, pensamos em passar uma noite em Capri (será demais?)
Ufaa, é isso que pensamos. Será que estamos viajando na maionese com esse roteiro? O que vc nos aconselha de melhorias?
Muitíssimo obrigada!

Raquel
RaquelPermalink

Ahh, nosso vôo de volta é em Napole!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Raquel! Na Toscana, faça base perto de Siena, mesmo. Visite San Gimignano no caminho entre Florença e a sua base na Toscana.

Vai ser mais simples você dar um corridão de carro de Siena à Costa Amalfitana e devolver o carro direto em Nápoles para pegar o vôo de volta.

Raquel
RaquelPermalink

Obrigada pelo retorno! Gostei da ideia de devolver o carro em Nápoles, não tinha pensado nessa possibilidade.
Pesquisando orçamento na internet, estou com dificuldade de achar uma locadora em que eu possa retirar o carro em Florença e devolver em Nápoles. Você tem alguma para indicar?
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Raquel! Cote na autoeurope.com

Daniela
DanielaPermalink

Ola,
Vou passar 3 noites em Florença em Julho ( 2 dias inteiros ) e no primeiro dia devo chegar por volta de 13h. Pensei em fazer um passeio fora de Florença em um dos dias para conhecer a região da Toscana. O que você sugere; Siena ou San Geminiano? Ou dá pra fazer os dois no mesmo dia?
Nesse caso, é melhor ir de ônibus ou alugo um carro ?
Grata, Daniela

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Daniela! Falamos sobre os bate-voltas a partir de Florença aqui:
https://www.viajenaviagem.com/2012/05/florenca-5-bate-voltas-de-trem-ou-onibus/

Procure aumentar a sua estadia; recomendamos 4 dias inteiros.

Daniela
DanielaPermalink

Obrigada. Iria passar 5 noites em Roma e 3 em Florença, mas diante de tudo que tenho lido e visto aqui, acho que vou aumentar 1 noite em Florença e ficar apenas 4 noites em Roma. assim fico com 3 dias inteiros em cada uma. Você acha que fica bom?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Daniela! Sim, fica bom.

Cristina
CristinaPermalink

Oi Boia amei suas dicas e se tivesse visto antes com certeza eu acrescentaria um dia a mais na Toscana. Percebi que estou com o roteiro apertado na Toscana e infelizmente não tenho muito como resolver, somos 15 e estamos com os hoteis já reservados e alguns pagos. Como nosso tempo ta curto na Toscana o que vc recomenda para otimizá-lo? seguiremos de carro a partir de Florença(11h) para Pisa, San Gimingniano, Val D'els e domiremos entre Monteriggioni e Siena, de Siena seguiremos para Buocovento, Montalcino, Santa Maria Degli e Assis onde dormiremos, de Assis seguiremos para Monte Cassino, Pompeia e Sorrento e passaremos duas noites para vermos Capri e Amalfi, de Sorrento seguiremos para Roma onde devolveremos os carros. Isso no início de julho. Ta muito apertado, tiro alguma cidade, incluo outra??? Abç Cristina

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Cristina! Se seus hotéis já estão reservados e pagos, não há o que fazer. O dia de Assis à Costa Amalfitana é absurdamente puxado, dificilmente vocês chegarão a tempo de visitar Pompéia.

simoni vieira
simoni vieiraPermalink

Olá!
Viajo para Itália com meu marido no dia 5/6. Ficaremos dois dias em Roma e no dia 8/6 seguimos para Siena de carro. Seguindo algumas dicas do blog pensei em um roteiro, mas estou cheia de dúvidas, achando que posso deixar de fora lugares imperdíveis. Sei que chegando lá posso mudar bastante o que programei, mas quero ter ao menos uma ideia dos lugares que podemos visitar, então pensei o seguinte: 1º dia (9/6) - De Siena até Volterra, passando por Monteriggioni, San Gimingniano, Colle di Val D'elsa;
2º dia (10/6) - Montepulciano, Pienza e Montalcino;
3º dia (11/6)- Manhã em Siena e após o almoço seguir para Cortona até Assis (viajamos com outro casal, que faz questão de passar em Assis). De lá voltamos para devolver o carro em Roma e seguiremos para Portugal. Esclareço que ficaremos de 8 a 11 num hotel em Siena e no dia 11 ainda não reservei nenhum hotel porque a proposta é ficar em Assis ou outra cidadezinha por perto. Precisamos chegar em Roma no final da tarde do dia 12/6. Minha dúvida é se incluo um dia em Florença, mas não quero abrir mão de conhecer cidades mais tranquilas e pequenas, então não sei o que excluir deste roteiro. Qualquer dica será muito útil.
Grata
Simoni

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Simoni! Não dá para fazer Siena, Cortona e Assis num dia só.

simoni vieira
simoni vieiraPermalink

Oi!
Na verdade não é um dia só. A proposta de Siena, Cortona e Assis são quase dois dias (11 e 12). Alguma sugestão no roteiro?
Grata

A Bóia
A BóiaPermalink

"Manhã em Siena; e após o almoço seguir para Cortona até Assis". Se isso não significa no mesmo dia, o que significa?

Recomendamos montar base nas redondezas de Siena e fazer bate-voltas.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/category/toscana

simoni vieira
simoni vieiraPermalink

Olá!
Como já escrevi "precisamos chegar em Roma no final da tarde do dia 12/6", significa que podemos dormir em Assis e visitar a cidade no período da manhã. Acredito que é mais fácil sair de Assis e voltar para Roma do que voltar para Siena. Só queria sua opinião quanto as cidades que coloquei no roteiro, mas já entendi que as sugestões estão nos roteiros prontos, que já havia consultado.
Grata

Rosana
RosanaPermalink

Olá Bóia
Estou vendo suas dicas da Toscana e como vou em agosto, apesar de saber que estará super cheio, gostaria também de conhecer a Costa Amalfitana.
Montei um roteiro e gostaria muito de sua opinião:
11/08 Paris - Nápoles de avião.
12/08 - Nápoles - Capri
13/08 - Capri - Sorrento - Positano
14/08 - Positano
15/08 - Positano
16/08 - Positano - Roma
17/08 - Roma- Montepulciano - Montalcino - Siena
18/08 Monterrigioni - San Gimignano - Volterra - Colle di Val d'Elsa - Siena
19/08 - Siena -Volterra- Lucca- Florença
20/08 - Florença - Paris
Eu não considerei passear em Florença porque já fui prá lá.
O que vc. acha? Se alguém tiver alguma sugestão eu adoraria.
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rosana! A costa Amalfitana está redonda, a chegada voando a Nápoles é ótima. A Toscana, no entanto, está frenética demais. Se você já conhece Roma, tire o dia 16 para ir direto da Costeira a Siena. Assim no dia 18 você fará bem feito o Val d'Orcia. Saindo de Roma você vai perder muito tempo na estrada, e viajará com bagagem, o que é estressante.

Rosana
RosanaPermalink

Que legal Bóia a tua agilidade!!!! Não vou parar em Roma. Eu vi, são 4 horas de viagem de Positano a Siena. Dá para ir tranquilo. E me ajude no sentido de saber quais as cidades devo fazer em cada dia na Toscana.
E muito obrigada mesmo pelas dicas.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rosana! Veja nossas dicas da Toscana aqui: https://www.viajenaviagem.com/category/toscana/

Rubens Ferreira
Rubens FerreiraPermalink

Olá.
Estou me deliciando com todas as informações que vocês conseguem compilar no site.
Vamos a Itália no início de Dezembro, chegando dia 02 e saindo dia 12, por Milão (TAM). Somoe eu, minha esposa e minha filha de 1 ano e meio.
A idéia inicial era passar 2 dias em Veneza, passar por Florença (montar base?!), ir a Pisa e arredores, visitar alguma(s) vinícola(s) na Toscana (e também algumas cidades a definir) e seguir a Roma (ficar uns 3/4 dias?).
Como poderíamos dividir estes demais dias? Milão não vale muito a pena? As vinícolas fecham em dezembro para visitas? Sei que faz frio (podendo chegar próximo de zero grau), porém neva ou chove muito?
Obrigado desde já.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rubens! Com exceção do alto verão, conte sempre em pegar alguma chuva na Itália.

Programe seus dias de acordo com os passeios que quer fazer.

Desde Florença:
https://www.viajenaviagem.com/2012/05/florenca-5-bate-voltas-de-trem-ou-onibus/

Desde Siena:
https://www.viajenaviagem.com/category/toscana

Rubens Ferreira
Rubens FerreiraPermalink

Muito obrigado Bóia.
Vou tentar quebrar a cabeça aqui e mais pra frente entro em contato novamente.

Rosana
RosanaPermalink

Olá Bóia
Preciso da sua experiência. Estarei em Nápoles dia 11/8, no dia seguinte pretendo ir à Capri e à princípio iria dormir em Capri, mas os preços das diárias estão absurdas e então reservei Positano para a noite do dia 12/8, onde ficarei por 4 noites. Qual é a melhor maneira de fazer Capri ( um pouquinho) e chegar em Positano no mesmo dia? Alugo o carro em Nápoles ou em Sorrento? Como é a estrada de Nápoles para Positano? Ou pego um barco de Nápoles para Sorrento e alugo o carro em Sorrento? Me perdi.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rosana!

Atravesse de Nápoles a Capri, volte de Capri a Sorrento, alugue o carro a Sorrento. Preste atenção no horário das locadoras em Sorrento, é possível que fechem cedo.

Este post é sobre a Toscana. Por favor, qualquer outra pergunta sobre Costa Amalfitana, use um post da Costa Amalfitana.

https://www.viajenaviagem.com/2009/05/vai-por-mim-costa-amalfitana-e-capri/

Rosana
RosanaPermalink

Olá Bóia
Pode deixar,realmente o foco agora é a Costa Amalfitana, me desculpe.

Cristina
CristinaPermalink

Olá, adoro e sigo o site. Estou tentando montar uma viagem para Roma / Toscana- estou indecisa em fechar sem uma opinião
Penso em set/13- rio-roma- chego. 7h- fico 4-5 dias
D6- segunda( deve ser ruim chegar domingo) trem roma - Florença- se adaptar
D7 e D8 - curtir Florença
D9 - passeio de trem Lucca e Pisa
D10- onibus para Siena- penso em alugar um carro em Siena(acha fácil?)
Fico fixada em Siena- 5 dias- penso em Chianti / Val Dorcio/ Montalcino/ San gimignano
D16- pelo que entendi é onibus para Roma ( estação Tiburtina) - sigo para aeroporto e sigo para Madri
Acha que esta legal. Caso nao queira dirigir devo mesmo assim ficar em Siena?
Se alguém puder ajudar, obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Cristina! Nossa recomendação é dividir a estadia, para fazer Florença e eventuais bate-voltas de trem e ônibus, e Siena ou arredores para passeios de carro.
Veja mais:
https://www.viajenaviagem.com/2012/05/florenca-5-bate-voltas-de-trem-ou-onibus/
https://www.viajenaviagem.com/category/toscana/

César
CésarPermalink

Prezados, boa tarde. Primeiro parabéns pelo site, sempre me ajuda nas viagens. Estou indo pra Itália nos próximos dias, vou pegar um carro em Roma e subir sentido Siena. A idéia é sair cedinho e tirar o dia para conhecer as três cidades sugeridas no Val d’Orcia. Qual a sua sugestão de roteiro para facilitar a viagem e otimizar o tempo?Por qual cidade devo começar? Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Cesar! Comece por Montepulciano, faça Montalcino antes de seguir a Siena.

rita frizzo
rita frizzoPermalink

gostaria que voce confirmasse se épossivel fazer e 4 dias...saindo dia 31 de outubro de firenze e devolvendo o carro novamente em firenze no dia 3 de novembro...
estrada ponsacco-volterra..passar um pouco em s giminiano
visitar Siena...fazer o vale de orcia,montepulcino,pienza
e ainda se possivel visitar o chianti.
neste caso onde seria melhor se hospedar...gostariamos de um "paese " tranquilo, um vilarejo ou cidadezinha bem situado para base, e se podes tambem indicar algum hotelzinho para esta base. obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rita! A hospedagem em Siena e arredores é a mais conveniente.

Leia mais:
https://www.viajenaviagem.com/2013/05/hoteis-interior-toscana-recomendados/

https://www.viajenaviagem.com/category/toscana

Cássia Bruno
Cássia BrunoPermalink

Boa noite,

Sigo o site e adoro as postagens com dicas maravilhosas!

Gostaria de te pedir uma ajuda em relação a qual cidade/caminho devo priorizar e conhecer.

dia 12/09 - Sairemos de Veneza, pensei em passar por Verona, para dormir em Florença.

Dia 13/09 - Ficaremos em Florença

Dia 14/09 - Sair de Florença para dormir em Roma. Quais destes lugares seria melhor conhecer no caminho? Val d'Orcia, Siena, Arezzo ou alguma outra?

Ficaremos em Roma de 15/09 a 19/09 (quando partiremos para a França). Seria melhor diminuir um dia em Roma e ficar mais um dia nesta região?

Muito obrigada por ajudar a transformar um sonho em realidade!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Cássia! Não há hierarquia entre os destinos, escolha os que mais te apetecerem. Ficar um dia a mais na região ajuda.

Cássia Bruno
Cássia BrunoPermalink

Olá Bóia,

Resolvemos ficar uma noite em Cortona para poder apreciar e aproveitar mais a região!

Obrigada pela ajuda.

Jane R
Jane RPermalink

Olá.
Sou seguidora do site e, antes de preparar qualquer viagem, sempre dou uma passadinha por aqui para ver as dicas.
Bom, estou programando viagem de 7 dias pela Toscana e aí surgiu a dúvida. Como somos 4 pessoas, estamos sem saber se alugamos um carro maior (tipo zafira) ou 2 menores, já que ouvimos falar que as estradinhas são tortuosas, etc.
Vocês podem me informar?? Help!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Jane! Alugue um carro só, não há problema nenhum com as estradas.

Jane R
Jane RPermalink

Oi, Bóia!
Obrigada pela informação. Seguiremos seu conselho.
Outra coisa: dormiremos 2 dias em Montalcino no hotel Barlanzone, vc conhece? Optamos por ficar na cidade mesmo, por conta das degustações, seja na cidade, seja nos arredores....
Entendi que o hotel é fora da fortaleza. Vc sabe?
A dúvida é porque há o problema de entrar de carro nas cidades, não é?
Grande abraço.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Jane! É fora da fortaleza mas é dentro do centro histórico. Certifique-se com o hotel sobre onde estacionar.

Jane R
Jane RPermalink

Obrigada mais uma vez, Bóia! Preciosa ajuda!

Izabel Soppa
Izabel SoppaPermalink

Olá Boia! Minha mãe e eu iremos passar 4 noites na Toscana, em outubro. Com base no post acima montamos um roteiro, que infelizmente terá que ser um pouco picado pelo curto período que temos.

1- Chegada à noite em Florença (iremos de trem a partir de Roma) - pernoite em Florença
2 - Dia destinado a Florença - pernoite em Florença
3 - Alugaremos um carro com sentido à Siena, que será nosso local de hospedagem pelas próximas duas noites. Desviaremos um pouco da rota para conhecer San Gimignano e após, tocaremos para Siena, onde dormiremos
4 - Dia para fazer de carro o roteiro do Val d’Orcia - retorno para dormir em Siena
5 - Retorno para devolver o carro em Florença e viagem para Alemanha

Não nos encantamos muito com Siena, preferimos lugares pequenos, onde nossos amigos turistas não costumam ir. Por isso não dedicamos uma tarde, ou dia a Siena, nos contentaremos já com o fato de ficar hospedados por lá.

Muito obrigada smile

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Izabel! Então está redondo smile

Monica
MonicaPermalink

Ola, eu e meu esposo ficaremos hospedados por 4 dias em Firenze e alugaremos um carro. Gostariamos de acompanhar uma colheita da uva. Voce pode nos dar uma dica para estes dias

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Monica! Pegue um tour organizado:
http://www.ariannandfriends.com/grape-harvest-experience-tuscany.htm

Florença não é um bom lugar para entrar e sair de carro todos os dias. Os arredores de Siena funcionam muito melhor para quem está de carro.

Aldo
AldoPermalink

Boa Noite!!!
estarei em Roma dia 9/10 e fico ate dia 13/10, pretendo ir a te Firenze e Piza de carro. Minha pergunta é ha necessidade de ter o PID Permissão Internacional para Dirigir?

Pretendo ir pela costa o que acha?

Obrigado e boa semana.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Aldo!

Leia sobre PID:
https://www.viajenaviagem.com/2010/09/habilitacao-internacional-precisar-nao-precisa-mas-e-bom-ter/

Infelizmente não temos roteiros pela costa toscana.

Simule o seu no http://www.viamichelin.com .

Juliana
JulianaPermalink

Olá bóia! Adoro o site! Eu e me marido vamos ficar do dia 05 ao dia 10 de novembro em Florença e região. A idéia é ficar 2 noites em Florença e de lá pegar um carro pra ficar mais 3 noites montando base em Siena e visitando San Geminiano, Volterra, Cortona, Montepulciano, Pienza e Monterigoni. Seria melhor ir de trem pra Siena e pegar o carro lá? Tenho q devolver o carro dos 10 e seguir pra Milão para retornar, mas como ainda não alugamos o carro estou em dúvida onde seria melhor pegar e devolver pra depois seguir pra Milão de trem, trecho q tb não comprei. Outra pergunta nesses dois dias e meio q tenho de carro dá pra conhecer as cidades q mencionei? Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Juliana! Pegue o carro ao sair de Viena, visite Volterra e San Gimignano já nesse dia a caminho de Siena. Devolva o carro em Florença e siga de trem a Milão. No segundo dia visite Siena e no terceiro o Val d'Orcia. De Siena a Milão são 4 horas de viagem de carro. Você pode visitar Cortona, devolver o carro em Arezzo e seguir de trem.

Juliana
JulianaPermalink

Digo dia 10.

Isabella
IsabellaPermalink

Bóia, tudo bem?

Preciso de ajuda, vou viajar dia 28 de Outubro e volto dia 11 de Novembro, a principio ia para roma e toscana, mas agora me deu na telha que quero ir para Veneza, será que é muita correria?

28 ao 31 – ROMA ( 3 noites)
31 ao 3 – Firenze ( 3 noites)
3 ao 5 – Veneza (2 noites)
5 ao 10 - Cidadezinhas da toscana, to em dúvida se faço base em SIENA E LUCCA, ou com base em SIENA, consigo rodar bastante?

Super obrigada,
Bella

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Bella! Veja as recomendações do Ricardo Freire sobre quantos dias ficar em cada lugar:
https://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar/

O Ricardo Freire sempre sugere Siena como a melhor base para explorar a Toscana de carro.

https://www.viajenaviagem.com/category/toscana/

Douglas
DouglasPermalink

Olá,

Parabéns pelo site! Ótimas dicas!
Ficarei na Toscana por 5 dias (de 6-10 de Fevereiro).
Bolei um roteiro e gostaria de compartilhar e ver se está "redondo" smile
6 - Florença (chegando à tarde de Roma)
7 - Florença
8 - Lucca e Pisa (de trem, dormindo em Florença)
9 - Cortona, Montepulciano, Pienza (de carro, dormindo em Pienza ou por perto)
10 - Montalcino, San Gimignano, Florença (de carro, pegando trem para Veneza à tarde)

Muito obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Douglas! O dia 10 vai ser puxadinho. O ideal seria dormir em Florença e pegar o trem para Veneza na manhã seguinte.

Elaine
ElainePermalink

Olá Bóia, parabéns pelas preciosas dicas!!!

Vamos passar o Natal na Itália;
Roma, Florença e estamos querendo dar um passeio pela Toscana, mas sabemos q essa época é MUITO frio... Minha dúvida é em relação às estradas, vc acha que podemos pegar neve e ter problemas na estrada?
Sei q é impossível prever a temperatura, mas quero dizer, se nevar as estradas ficam intransitáveis?

Obrigada, abraços!

Neyde
NeydePermalink

Bom dia Bóia,
No dia 02/05/2014 estarei chegando em Milão e no dia 08/05/14 embarco numa viagem de navio em Veneza. Gostaria de fazer a Toscana do dia 03 ao dia 07 de carro e montei este roteiro. Poderia me informar se acha que está adequado e se o lugar que pesquisei para ficar é legal ou tem outra dica? O hotel ainda não está reservado.
Dia 02, chego em milão , pego carro no aeroporto e sigo para hotel
Dia 03 Mião - Pisa - Lucca e Sinalunga para hospedagem no Locanda Dell´Amorosa( este hotel será a base)
Dia 04 San Gimignano e Siena, volta para hotel
Dia 05 Montepulciano - Pienza - Montalcino, volta para hotel
Dia 06 Cortona - Arezzo, volta para hotel
Dia 07 Sinalunga ( sai do hotel) e vai para Florença, onde pego um trem e pouso em Veneza para no outro dia pegar o navio.
OBS: Em outra viagem já fiquei 3 dias em Florença e mais 3 em Veneza.
Obriga e no aguardo da avaliação e recomendação.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Neyde! O Ricardo Freire acha que San Gimignano e Siena num mesmo dia não rola. Para Siena você precisa de um dia inteiro se quiser fazer uma visita decente.

Renata
RenataPermalink

Olá!
Vou para as cidades abaixo na Toscana de carro e gostaria de saber informações sobre rotas e estradas para os seguintes trechos.

De Roma para Pienza
Pienza - Montalcino
Montalcino - Montepulcciano
Montelpuccino - Gaiole in Chiati
Gaiole in Chianti - Siena
Siena - Sam Gimignano
Sam Gimiginano - Florença

Muito Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Renata! Jogue os trechos no http://maps.google.com ou no http://www.viamichelin.com .

Os roteiros que já temos destrinchados estão nesta página:

https://www.viajenaviagem.com/category/toscana

Beatriz Sobral
Beatriz SobralPermalink

Olá, Bóia, a pergunta que vou fazer talvez não caiba neste fórum, mas não encontrei outro lugar mais adequado. Vou em maio de 2014 para a Itália, especialmente região da Toscana. Vou com minha mãe, que é deficiente física. Preciso estacionar perto das atrações, já que ela não consegue fazer caminhadas (anda distâncias bem curtas, com ajuda de muleta). Perguntas:
(i)a que cidades eu não devo ir, por exigirem ser conhecidas totalmente à pé? Já me falaram para excluir Cinque Terre, por exemplo (apesar de saber que não é na Toscana, mas é só um exemplo)
(ii) a que cidades não devo ir porque, mesmo podendo entrar de carro, não pode circular de carro para as atrações?
(iii) como obter o cartão de estacionamento para deficientes? Se for possível ter este cartão, posso parar dentro das zonas limitadas das cidades? Tirando Florença, que sei que é cheia de restrições de circulação e estacionamento, as demais cidades pequenas da Toscana também são assim? Ou consigo estacionar com facilidade?

Muito obrigada pela ajuda.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Beatriz!

Segundo esta página, é preciso solicitar à polícia local, com 24 horas de antecedência, a permissão para entrar na zona de trânsito restrito:
http://tuscany.angloinfo.com/information/healthcare/people-with-disabilities/disability-services/

Considere alugar uma "mobility scooter", cadeira de rodas elétrica, que ajuda a vencer terrenos inclinados:
http://blog.contexttravel.com/where-to-rent-a-wheelchair-in-italy/

Este site de turismo acessível na Itália recomenda este hotel em Arezzo, bem situado para visitar a Toscana, onde todos os apartamentos estão adaptados. Certamente eles terão know-how para indicar estratégias de visita às cidades da região.

http://italiaccessibile.altervista.org/blog/proposte-vacanze-accessibili/toscana/

3 dias no interior da Toscana (por Diana Carvalhinho)

[...] nós seguimos o roteiro que o Ricardo Freire, nosso papa do Viaje na Viagem, sugeriu nesse post aqui. Porém, ao contrário dele, nós começamos por Montalcino, onde, claro, compramos o famoso vinho [...]

Neyde
NeydePermalink

Boia,
por favor, sabe me dizer uma locadora de carro para pegar e devolver perto da estação de trem de florença ( SMN)? Estarei indo de carro para a Toscana.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Neyde! O melhor é devolver no aeroporto, porque a estação está perto do centro e você pode passar por alguma zona de tráfego controlado e ser multada.

Recomendamos fazer cotações com o nosso parceiro Rentalcars, que compara preços entre várias locadoras com desconto.

Neyde
NeydePermalink

Boia, obrigada pela resposta.É que estarei chegando em Florença de trem e estarei partindo também de trem para Veneza.
Aproveito para perguntar se vc acha qual a melhor opção das abaixo considerando que vou ficar hospedada ( base ) em Rapolano Terme:
Ida: Florença - pisa - lucca - Volterra e Rapolano e
Volta: Rapolano - Castelinna in Chianti - Greve in Chianti - Florença
OU
Ida: Florença - Greve in Chianti - Castellina in Chianti - Siena- Rapolano Terme
Volta: Rapolano Terme - Pisa - Lucca - Firenze
Tirando o dia de ida e volta vou ficar mais 3 dias fazendo outras regiões como San Gimigno, arezzo , montepulciano, etc

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Neide! Você não vai ficar nem um pouquinho em Florença? O ideal é passar dois a três dias em Florença para fazer Florença e, de trem, Pisa e Lucca. Daí você pode alugar um carro e ir a Rapolano via o Chianti ou San Gimignano e Montiriggioni. Separe também um dia exclusivo para visitar Siena.

Carolina
CarolinaPermalink

Olá, Bóia! Estou indo com meu marido em abril pra Itália-Suíça em abril e teremos 30 dias. Estou montando nosso roteiro e coloquei:
- 6 dias pra Roma;
- 5 pra Florença (sendo 3 com carro pra passear pela Toscana);
- 2 pra Veneza;
- 2 pra Verona;
- 5 pra Milão;
- 7 pra Suíça;
- os demais para deslocamentos.

Você acha que está ok ou vai ficar muito corrido? Me preocupo por ser uma viagem longa e não quero ficar cansada demais e acabar não aproveitando.
Tenho algumas dúvidas e espero que vc possa me ajudar:
1. Vi que a circulação de carro é complicada em Florença. Assim, em que região da cidade seria melhor eu me hospedar pra evitar multas ao chegar e sair de carro?
2. Pelo Google Bolonha fica a apenas 1h de Florença. Vale a pena conhecer a cidade no esquema bate-volta? De quantos dias eu precisaria pra ver as principais atrações de Bolonha? Tem como estacionar no centro ou lá a circulação é restrita também?
3. No passeio pelas pequenas cidades da Toscana, como descubro quais são as áreas de curculação restrita? Pelo que vi as placas de trânsito são diferentes das brasileiras e estou com medo de ser multada em todos os lugares!
4. Vc tem ideia do preço do estacionamento nessas pequenas cidades?

Desculpa perguntar aqui, mas já li todos os posts da Toscana no VNV e não achei resposta pra essas perguntas... Ou talvez eu tenha lido e não me lembre, porque já li tanta coisa que estou embaralhando tudo! rs

Fabiana S
Fabiana SPermalink

Olá Carolina
Fiz parte do seu roteiro em 2012 e vou dar alguns pitacos:
- Roma: a quantidade de dias está boa. Roma é linda! Super recomendo hospedagem na região de Campo dei Fiori. Alugamos um apê bárbaro, mas apenas para um casal ficará muito grande.
- Florença: Apenas 2 dias em Florença em si é muito, muito pouco. Nós alugamos uma casinha por uma semana, na verdade era parte da casa de uma italiana, e com 3 dias inteiros para a cidade achei bem corrido. A região que ficamos era na Via Boccaccio, fora do centro histórico e no meio do campo. No fim da nossa rua tinha o ponto do ônibus que nos levava para o centro, onde não podíamos andar de carro. O carro, que tínhamos alugado, usávamos para nos locomover pelas outras regiões, para ir jantar em Fiesole e fazer as cidades da Toscana. Mesmo com tanta cautela tomamos uma multa. Sinceramente acho muito difícil andar de carro em Florença sem ser multada!
Se quiser ver a hospedagem - super recomendada:
http://www.homelidays.pt/firenze/apartamento-285531pt1.htm
- Veneza: É deslumbrantemente bela e, pessoalmente, acho que merece mais um dia. Diminuiria 2 dias de Milão e acresceria 1 em Veneza e outro em Florença.
Hotel recomendado: Al Ponte Mocenigo (preferencialmente a ala anexa. Observe que existem quartos minúsculos no prédio principal, que não são recomendados)
- Verona: 2 dias inteiros está de bom tamanho, muito embora você vá ficar com vontade de mais.
Fiquei em um B&B ótimo: http://www.cortedellepigne.it/sito/
- Milão: Se não for fazer os lagos, 3 dias estão de bom tamanho.
Mas sugiro você reavaliar a locação do carro. De repente locá-lo na Toscana, pois em Roma, Veneza, Florença e Verona o carro será inútil.
Sobre a Suíça ainda não conheço, então vou deixar para os especialistas opinarem.
Boa viagem

Carolina
CarolinaPermalink

Oi Fabiana, obrigada pela resposta!

Coloquei tantos dias em Milão por termos família na cidade, e quero passar 1 dia em Como.

O plano de alugar carro em Florença é só pra rodar pela Toscana, pois deixaremos os primeiros dias na cidade para conhecê-la a pé. Por isso não entendi quando você sugere para alugá-lo na Toscana!

Eu ficarei de carro apenas durante 3 dos dias que estarei em Florença, e nesses dias não andarei pela cidade, será apenas para sair de Florença para passear pelas estradas da Toscana e voltar à noite. Os demais deslocamentos farei de trem.

Em que lugar de Florença vc sugere a hospedagem pra quem quer estar próximo ao centro mas possa também usar o carro só pra entrar e sair da cidade?

Fabiana S
Fabiana SPermalink

Neyde
Perto da estação de trem (acho que da Santa Lucia) tem uma loja da Hertz. E não foi aqui que tomei a multa...kkkk

Carolina
CarolinaPermalink

Oi Fabiana, obrigada pela resposta!

Coloquei tantos dias em Milão por termos família na cidade, e quero passar 1 dia em Como.

O plano de alugar carro em Florença é só pra rodar pela Toscana, pois deixaremos os primeiros dias na cidade para conhecê-la a pé. Por isso não entendi quando você sugere para alugá-lo na Toscana!

Eu ficarei de carro apenas durante 3 dos dias que estarei em Florença, e nesses dias não andarei pela cidade, será apenas para sair de Florença para passear pelas estradas da Toscana e voltar à noite. Os demais deslocamentos farei de trem.

Em que lugar de Florença vc sugere a hospedagem pra quem quer estar próximo ao centro mas possa também usar o carro só pra entrar e sair da cidade?

Fabiana S
Fabiana SPermalink

Carolina, a base em Florença terá que ser fora do centro histórico, onde o trânsito é só para moradores.
O local que te sugeri acima era assim. Jogue o endereço no Google para ter uma ideia.
Minha amiga ficou em Fiesole, acima de Florenca, e quando ia de carro descia até o limite do centro histórico, estacionava e ia de ônibus. Minha base era em Florença mesmo e parte da cidade fazia de carro e o restante de ônibus.
Eu tinha entendido que você ficaria de carro toda a estada na Itália, por isso da minha sugestão de reavaliar.

Marise
MarisePermalink

Oi, Carolina,
Dois blogs que me ajudaram a dirigir na Itália e evitar multa smile
http://www.viajenodetalhe.com.br/2011/08/dirigir-italia-evitar-multas/
http://www.noticiasdabota.com/2011/05/o-que-voce-deve-saber-antes-de-dirigir.html
Acho que você deveria repensar a idéia de carro em Florença. Aluguei o carro em Siena para conhecer a Toscana e toda noite era muuito difícil achar o hotel. Apesar dele ficar fora da ZTL, toda hora o gps nos mandava entrar em ruas que não podíamos. Para evitar todo este stress hoje ficaria num agriturismo.
O estacionamento noturno ficava sempre mais de 10 euros.

Carolina
CarolinaPermalink

Fabiana e Marise, muito obrigada pelas dicas!

Já modifiquei o roteiro e botei 6 dias pra Florença, 3 pra Veneza, e incluí mais 1 dia pra Verona pra poder brincar em Gardaland.

Meu hotel em Florença fica fora do Centro histórico (a leste do Palácio Pitti) e tem estacionamento, o que já facilita bastante. Mas vou reconsiderar diminuir a estadia em Florença e passar 3 noites em algum hotel no interior.

Alguém aí já fez o bate-volta entre Florença e Bolonha?

Obrigada!

Cecilia Stahl
Cecilia StahlPermalink

Olá boa noite! Parabéns pelo blog! Os psts tem ajudado bastante a escolher meu roteiro pela Toscana, mas ainda tenho algumas dúvidas!
Vou no final de Abril e reservei 4 noites (24 a 28 de abril) para Florença. Depois quero rodar pela toscana e achei um hotel agriculturismo nas redondezas de San giminiano chamado Tenuta Mormoraia, onde iria ficar umas 2 ou 3 noites para relaxar e visitar, bem lentamente os arredores. Porém teremos ainda até o dia 07 de maio para chegarmos em veneza, nosso destino final na Itália. Sobraram ai uns 6 dias para rodar na toscana. Acredito que sair de San giminiano seja uma boa idéia para curtirmos mais ao sul, como Monteriggioni, Siena, Montepulciano, Montalcino e Pienza. Gostaria de uma dica de qual cidade, depois de San giminiano, você indicaria para montar base, lembrando que provavelmente iremos beber vinhos todos os dias, o que traz a problemática de ficar andando de carro. Mas estaremos motorizados! Desculpe a enorme dúvida! é que existem tantos hotéis encantadores nessa região...Abraços!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Cecília! Os arredores de Siena e as cidadezinhas do Val d'Orcia são as bases mais recomendáveis. Quem estiver na direção deverá parar na primeira taça de vinho.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2013/05/hoteis-interior-toscana-recomendados/

Marcela Rosolen
Marcela RosolenPermalink

Bom dia,
Parabéns pelo site!! Muitas informações para minha viagem eu pego aqui.

Desculpa se alguém já perguntou isso, mas você saberia me informar se eu consigo alugar carro só com a habilitação brasileira??? Reservei pela Auto Europe e estou com essa dúvida... algumas pessoas dizem que sim, outras dizem que tem que tirar a internacional... Fico com medo de chegar lá e não conseguir.

Agradeço pela atenção!!

Antonio Júnior
Antonio JúniorPermalink

Passei por essas estradas agora em julho de 2013. Não estava no roteiro de viagem de 30 dias que fizemos, mas foi uma inesquecível surpresa tudo que vimos.
Estávamos indo de Tuoro Sul Trasimeno em busca do caminho para o Monte Amiata. Resolvemos ir pelo caminho que cruza estas terras. É muito mais do que vemos por foto. Só estando lá para se sentir em um cenário de cinema.

Pretendo algum dia passar alguns dias nessas terras para aproveitar toda beleza, gastronomia e paz desse lugar.

marzorati cruz
marzorati cruzPermalink

Ola boa noite, estou indo para italia com minha familia , esposa e 2 filhas adolescentes, e vamos de mochileiros e gostariamos de alugar um carro na toscana, e necessario a PID? qual roteiro poderia nos indicar para 3 dias e vinhedos , muito obrigado

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marzorati!

Leia sobre PID:
https://www.viajenaviagem.com/2010/09/habilitacao-internacional-precisar-nao-precisa-mas-e-bom-ter/

Além do Val d'Orcia, a outra região vinhateira é o Chianti. Pegue a estrada Chiantigiana.

Maruzia
MaruziaPermalink

Olá Bóia

Iremos para Roma em maio e ficaremos 6 dias. Gostaríamos de num desses dias alugar visitar alguma cidade ou região próxima. O Val d´orcia seria possível? O que você sugere?
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Maruzia! Sem pernoitar, você perderia muito tempo no trajeto e não teria tempo suficiente para fazer o roteiro do vale.

Lembre-se que os procedimentos para ir até a locadora, pegar o carro, sair de Roma, e depois entrar de volta em Roma, ir até a locadora, devolver o carro, tomam um naco precioso demais do seu dia. Seria um programa bastante conturbado e com pouco aproveitamento líquido.

Recomendamos este bate-volta desde Roma:
https://www.viajenaviagem.com/2009/07/passo-a-passo-bate-volta-de-roma-a-pompeia-e-napoles/

Montepulcino e Monticchiello | Viagem com a Thathá

[...] o dia prometia! Seguindo a receita de bolo do Viaje na Viagem fomos conhecer o Val d’Orcia que é uma região belíssima da Toscana. Inclusive, o Ricardo [...]

priscila
priscilaPermalink

Ola Boia... vou a Itália e Abril/14 e estarei sozinha , assim tenho receio de alugar carro e sair por aeh e também pq acho q ficará caro , então gostaria de saber se Há algum tipo de agencia que faz este Tour pelo Val Dórcia, e outras regiões como Chianti, garfagnana . Se sim parte de Siena ou Firenze? Vc aconselha?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Priscila! No seu hotel em Siena você encontrará folhetos de tours.

Se quiser, pode reservar por aqui:
http://www.viator.com/tours/Siena/Small-Group-Montepulciano-and-Pienza-Day-Trip-from-Siena/d944-5493MONTEPULCIANO