Toscana de carro: um dia pelo Val d'Orcia (Pienza, Montalcino & cia.) 1

Toscana de carro: um dia pelo Val d’Orcia (Pienza, Montalcino & cia.)

Se você só tem um dia para rodar pelo interior da Toscana, programe esse dia no Val d’Orcia.

Pienza
Val d'Orcia

A região do vale do rio Orcia, ao sul de Siena, entrega (embrulhada para presente!) aquela Toscana que você tem na cabeça.

O Val d’Orcia é puro deleite visual, sem intervalos comerciais. Entre uma cidadezinha e outra você não passa por nenhum arrabalde industrial. Não tem que cruzar nenhum bairro novo para chegar a qualquer centro histórico.

Montepulciano
Montepulciano


(Não que isso seja um problema em outras áreas da Toscana — mas quando você se dá conta de que passou um dia inteiro sem passar por absolutamente nenhum lugar feioso, não dá pra não valorizar.)

Montepulciano
Montepulciano
Montepulciano
Montepulciano
Montepulciano
Montepulciano
Montepulciano
Montepulciano

Mas não só sou eu, ou quem me deu as dicas da região (obrigado, Lu Gomes! obrigado, Renato Carone!), que acha isso. A Unesco chegou um pouquinho antes — e desde 2004 classifica o Parco Naturale, Artistico e Culturale della Val d’Orcia como patrimônio da humanidade.

Montichiello
Montichiello
Monticchiello
Montichiello

Espalhados pelo vale — e sempre a uma distância fotogênica um do outro — os vilarejos ou são pequeninos (Pienza, Montalcino, Montepulciano) ou minúsculos (tutti gli altri).

(A bem da verdade, porém, é preciso deixar claro Montepulciano vai incluído aqui por licença poético-geográfica; a cidade pertence na verdade a outro vale, o Valdichiana; mas entra muito redondinho num itinerário pelo vale vizinho.)

pienza-3
Pienza
Pienza
Pienza
Pienza
Pienza

Pienza
Pienza
Pienza

legenda Pienza
Não existe uma fórmula para explorar a região. O mais bacana pode ser simplesmente seguir qualquer placa marrom (que indica lugar de interesse histórico-artístico-turístico) para ver no que vai dar. Você dificilmente vai se decepcionar.

Castiglione d'Orcia
Castiglione d’Orcia
Roteiro Montepulciano-Pienza-Montalcino com desvio

Como eu só tinha um dia para passar na região (e precisava ter certeza de que o passeio daria um post, hehe), bolei um roteirinho super papai-mamãe: basicamente, fiz o eixo Montepulciano-Pienza-Montalcino, passando por Montichiello (um bibelozinho de cidade, e de onde se tem as melhores vistas de Pienza — aquela do alto do post) e fazendo um desvio até Castiglione d’Orcia (que ocasionou lindos pit stops em Bagno Vignoli e San Quirico d’Orcia).

Bagno Vignoli
Bagno Vignoli
Bagno Vignoli
Bagno Vignoli
Bagno Vignoli
Bagno Vignoli

Não se deixe enganar pelas distâncias. Este roteiro aí de cima tem menos de 60 km (incluindo o desvio!), e levou um dia inteiro para ser percorrido. Isso que a gente nem almoçou de verdade: como em todas as saídas desta viagem, lanchamos panini de mercearia feitos com crudo fatiado na hora e mozzarella fresquinha.

Val d'Orcia

Fale com qualquer pessoa que tiver feito esse passeio, e ela virá com uma lista diferente de lugarejos — e sobretudo com um “ponto alto” próprio (normalmente, um lugar de que nunca tinha ouvido falar, e que causou a melhor surpresa do trajeto). O que todo mundo vai dizer, e com razão, é que você não deve deixar de passar por Pienza, uma cidade inteiramente remodelada por Pio II, e por isso tida como o berço do urbanismo renascentista.

San Quirico d'Orcia
San Quirico d'Orcia
San Quirico d’Orcia
San Quirico d'Orcia
Montalcino
Montalcino
Montalcino
Montalcino


O Val d’Orcia é um passeio mais cômodo de fazer a partir da região de Siena, mas fica puxado se você sai de Florença.

Roteiro basiquinho do Val d'Orcia a partir de Siena

Um bom roteiro circular é pegar a E 78 (Raccordo Siena-Bettolle) e sair da auto-estrada em Sinalunga, voltando de Montalcino por dentro. Dá 180 km no total.

(Vindo de Florença o trajeto percorrido quase dobra.)

Val d'Orcia

O Val d’Orcia também é excelente como base para uma viagem mais tranqüila, com hospedagem de charme, almoços demorados e passeios esparsos para descobrir os lugarzinhos onde nossos coleguinhas turistas não vão…

Val d'Orcia

Esta viagem teve o apoio de Pestana, Pousadas de Portugal, Accor, Mobility e Mondial.

277 comentários

Humm, entendi, Bóia!
Obrigada pelos toques, vou repensar meu roteiro e ver se tem como colocar mais um dia em Siena ou se é melhor deixar o Val D’Orcia para uma próxima viagem… 😉

Bóia, obrigada pela dica! Realmente, do jeito que você sugeriu, ficaria bem mais tranquilo; o problema é que acho que só vou dormir uma noite em Siena… 🙁

Será que mesmo perdendo essas horas preciosas o roteiro seria factível?

Pensei em aproveitar o Val D’Orcia até o final da tarde e, quando começasse a anoitecer, seguir para Roma (a propósito, tem algum problema pegar essa estrada à noite?).

Mais uma vez agradeço a ajuda!

    Olá, Carol! O Ricardo Freire sempre diz que fazer viagens corridas de carro com compromisso no mesmo dia não é bacana. Essa é a nossa recomendação técnica. Se você só tiver esses dois dias, não terá tempo de visitar Siena…

Riq / Bóia / Trips,

estou pensando em alugar um carro ao final de minha estada em Florença e gostaria de saber se é viável ou se fica muito puxado:

1) Sair de Florença de carro, passar por San Gimignano para conhecer e seguir para Siena, onde montarei base.

2) No dia de ir embora de Siena, sair cedinho e fazer o roteiro pelo Val D’Orcia para depois seguir de carro até Roma, entregar o carro no aeroporto (para não pegar o trânsito da cidade) e chegar no hotel só para dormir – e explorar a capital italiana a partir do dia seguinte.

Qualquer ajuda e pitacos são bem vindos! 😉

    Olá, Carol! Se você for dormir duas noites em Siena, faça o passeio do Val d’Orcia no dia seguinte. Deixe para visitar os lerês de Siena no terceiro dia (dá para matar até o começo da tarde), e daí sim ir a Roma para entregar o carro. Se você usar o mesmo dia para zanzar o Val d’Orcia e seguir para Roma, vai perder duas a três horas preciosas na estrada.

Riq,
Volto hoje para agradecer pelas dicas, principalmente a deste post, fiz este roteiro e achei o maximo. Fomos a Monticchiello, que realmente é uma cidade “fofuchinha”. Chegamos lá por volta das 13 horas e todos estavam dormindo……a cidade estava deserta……foi muito legal! Montepulciano, Pienza, Montalcino…..todas lindas e aconchegantes……dormi em Montalcino e recomendo muito um jantar no restaurante do Hotel Giglio. Enfim, adoramos explorar as cidades do interior da Itália. mais uma vez, obrigada.

Ola bóia e ricardo, pretendo ir à italia no início de novembro e tenho parente em perugia. Tenho uns 12 para ficar lá e queria me concentrar na toscana. Tenho 7 diárias de hotéis a escolher e Teria os demais dias para aproveitar, preferencialmente em lugares interessantes que possa ir de carro tomando perugia como base. Você poderia me dar algum norte? Obrigada!

Eu e minha esposa ficamos na Toscana em 2010 e escolhemos ficar 3 noites em Florença e 3 noites em Siena, aluguei um carro no dia que fui de Florença pra Siena (fomos pela Via Chiantigiana, passa por várias estradas lindas cheia de vinículas por todos os lados) e para nossa alegria estava tendo um festival, que por sorte descobrimos, exatamente nestes dias que ficamos na Toscana, é o Festival do Chianti Classico https://www.classico-e.it/
Recomendamos para todos, é muito legal, várias cidades abrem tendas dos produtores de vinho da região e você paga geralmente 10 euros e ainda leva uma taça pra provar os vinhos. Acredito que foi uma das melhores experiências que tivemos na viagem, pois estavam todos muito felizes, acho que pelo vinho hehehe. Abraços para todos.

Dica para degustação de vinho: Le Cantine di Greve in Chianti. É onde nosso grupo de bike parou para uma degustação (www.thechaingang.co.uk). Várias estações onde você insere um cartão pré-pago para a degustação do vinho escolhido. Meio turístico, mas tem uma variedade incrível. E é possivel inclusive provar uns Brunellos.

https://www.lecantine.it

Eu fiz um roteiro bem semelhante, saindo de Siena, onde me hospedei (no excelente Aia Matonatta, que recomendo enfaticamente). Só acho o roteiro um pouco corrido para fazer em um único dia. Melhor mesmo é ir no ritmo da Toscana, curtindo com calma as cidades e aproveitando as degustações de vinhos, como no Castello Banfi em Montalcino.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito