Mesquita de Córdoba como pit-stop de trem entre Madri e Sevilha

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Mesquita Córdoba

Colaborou | Mariana Amaral

Se você tem dias sobrando no seu roteiro pela Espanha, Córdoba, na Andaluzia, vale fácil um ou dois pernoites.

Mas se você tem poucos dias e destinos em excesso a visitar, vale a pena fazer de Córdoba um pit-stop entre Madri e Sevilha.

Córdoba como pit-stop entre Madri e Sevilha

córdoba ponte romana

Ponte romana

Apesar de ser encantadora, Córdoba não é tão vibrante como Sevilha nem tão pitoresca como cidadezinha de pueblo blanco. E sua maior atração, a Mesquita, não demanda o tempo e o esforço físico requeridos pela visita à Alhambra de Granada. (Por isso achamos que em Granada, sim, o pernoite é indispensável).

Este esquema fica irresistível por causa do trem de alta velocidade que liga Madri, Córdoba e Sevilha. Os 400 km entre Madri e Córdoba, que na vida real levariam mais de 4 horas para ser percorridos de carro, levam apenas 1h40 de trem AVE.

E os 150 km entre Córdoba e Sevilha, que acarretariam 3 horas de estrada (uma hora e meia em cada direção) num bate-volta chatinho de Sevilha, levam apenas 45 minutos, sem precisar voltar pelo mesmo caminho. É perfeito!

Como você não precisará de carro em Sevilha (reserve pelo menos três noites para a cidade; idealmente, quatro), só precisará alugar o carro ao sair, para então percorrer os caminhos mais bonitos da Andaluzia.

Os preparativos para o pit-stop

Os melhores horários

Para fazer o roteiro completo, em ritmo tranquilo, programe o trem de Madri a Córdoba às 8h (chegada às 9h43). Siga viagem, de Córdoba a Sevilha, às 17h25 (chegada às 18h10).

Se só quiser visitar a Mesquita, pegue o trem das 9h (chegada às 10h52). Marque a continuação, de Córdoba a Sevilha, para 15h45 (chegada às 16h32).

Como comprar as passagens de trem

Você vai precisar comprar as duas passagens separadas, com horário fixo -- para subir num trem de alta velocidade você precisa de reserva de assento. Compre no site da Renfe o quanto antes, para aproveitar as tarifas promocionais. As passagens costumam entrar no sistema com antecedência entre 90 e 60 dias.

Veja o tela a tela completo no post Como comprar passagens de trem na Espanha.

Nosso parceiro Viator oferece passeio particular com guia em português. Passagens de trem Madri-Córdoba-Madri e ingresso para Mesquita estão incluídos.

Onde guardar as malas em Córdoba

Córdoba: guarda-volumes

Este é o truque que torna possível o pit-stop. Tem uma pegadinha: não existe guarda-volumes na estação de trem de Córdoba. Mas existe guarda-volumes na estação de ônibus de Córdoba. Que fica... do outro lado da rua.

Atravesse, entre na estação de ônibus, procure os lockers à direita. Você vai precisar comprar ficha, que custa 4 euros.

Viaje mais leve: se você estiver com uma mala tamanho M, não vai passar aperto para fazer a mala caber no armário.

Dá pra fazer no sentido Sevilha-Córdoba-Madri?

Sim, sem problemas. Se quiser fazer o roteiro completo, pegue o trem das 8h50 em Sevilha (chegada em Córdoba às 9h33). Continue a Madri no trem das 16h56 (chegada às 18h41).

Se quiser conhecer apenas a Mesquita, vá no trem das 9h50 (chegada às 10h40). Prossiga a Madri no trem das 15h29 (chegada às 17h15).

Pit-stop em Córdoba: o passeio

Como ir da estação ao centro histórico

As estações vizinhas de trem e ônibus ficam na parte moderna de Córdoba. A Mesquita, como não poderia deixar de ser, está no coração da cidade antiga, a menos de 10 minutos de táxi, ou o a pouco mais de 20 minutos combinando ônibus e caminhada.

De táxi você vai pagar cerca de 7 euros em cada direção.

Tendo tempo para ir de ônibus, pegue o número 3, desça na parada San Fernando. Sai 1,30 euro cada trecho.

Primeira parada: Alcázar

cordoba alcazar de los reyes cristianos

Alcázar de Los Reyes Cristianos

Comece o seu dia em Córdoba pelo Alcázar de Los Reyes Cristianos, uma das residências de Isabel de Castela e Fernando de Aragão. Aqui, a atração não é nem tanto o palácio, mas os jardins, que são lindos de morrer.

Alcázar de los Reyes Cristianos
  • Endereço: Caballerizas Reales, s/n
  • Horários: abre 3ª a dom
    • 16/jun a 15/set: 8h30-15h (dom e feriado 8h30-14h30)
    • 16/set a 15/jun: 8h30-20h45
  • Ingressos:
    • inteira: 4,50 euros
    • até 15 anos e 65+: grátis
    • outros descontos aqui
  • Site oficial

cordoba juderia

Judería

Saindo do Alcázar, caminhe até a ponte romana para uma primeira vista do rio Guadalquivir, que você vai encontrar de novo em Sevilha. Passe pela Puerta del Puente e siga para o centrinho da judería, o bairro medieval onde moravam os judeus. Procure pelas sacadas e pátios enfeitados com gerânios, e perca-se entre as casas de fachada branquinha.

córdoba qurtubah restaurante

Qurtubah

Para o almoço, o Qurtubah (Céspedes 8, tel. 957 49 01 14) é uma ótima pedida: um árabe que não chega a ser sofisticado, mas que tem pratos apresentados com capricho, e está num predinho lindo.

Guarde para o final a visita à Mesquita. Calcule estar na bilheteria três horas antes do seu trem partir, para dar tempo de comprar as entradas, fazer a visita calmamente, buscar as malas e se dirigir à estação de trem. As entradas não são vendidas antecipadamente, mas as filas não costumam ser demoradas.

Segunda parada: a Mesquita

Mesquita Córdoba

Construída a partir do ano 786 no local de um antiga igreja cristã, a Mesquita é, junto com o Alhambra de Granada, um dos símbolos da ocupação moura na Península Ibérica.

Mesquita Córdoba

Suas colunas replicadas ao infinito evocariam as palmeiras da Síria, lugar de onde veio o emir Abderramão I. (Se bem que a Wikipedia espanhola diz que arqueólogos dizem que o 'bosque de colunas' seria de um templo animista anterior inclusive à igreja cristã.)

Mesquita Córdoba

Espere encontrar nas paredes entalhes nas paredes com aquela beleza alucinante das grandes obras do Islã.

Mas a doideira do monumento é esse trabalho ter sido mantido até hoje, já que, depois da retomada da expulsão dos árabes, a mesquita foi transformada em catedral católica.

Mesquita Córdoba

A nave central do templo foi convertida em igreja cristã -- à qual você só chega depois de passar pelo que foi conservado da mesquita.

Mesquita de Córdoba
  • Endereço: Cardenal Herrero, 1
  • Horários: abre diariamente
    • mar a out: 2ª a sáb 10-19h, dom e feriado 8h30-11h30 e 15h-19h
    • nov a mar: 2ª a sáb 10h-18h, dom e feriado 8h30-11h30 e 15h-18h
  • Ingressos: só na bilheteria (não há venda antecipada)
    • inteira: 10 euros
    • 10-14 anos: 5 euros
    • outros descontos aqui
  • Site oficial

Leia mais:

142 comentários

Fred
FredPermalinkResponder

Olá, Bóia! Vou fazer o bate-volta de Sevilha a Córdoba e estou pesquisando no site da Renfe, mas não vi nenhuma variação nos preços do AVE. Simulei várias datas (daqui a 90, 60, 30 dias e até uma semana) e os preços são rigorosamente os mesmos. Lembro que comprei passagens de TGV bem mais baratas com 60 dias de antecedência. A Renfe não faz esse tipo de promoção?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fred! Você já foi até a segunda página? Primeiro selecione o trem, então aparecerão as tarifas descontadas! (Quanto mais antecedência, melhor.)

Carol
CarolPermalinkResponder

Ol´´a, fiquei na dúvida no momento de comprar a passagem de trem de Madrid a Córdoba.
A estação "Córdoba Central" é a mesma que vocês utilizaram? Notei que fica afastada da cidade...

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carol! A estação fica no centro novo de Córdoba, que está a 8 minutos de táxi ou 30 minutos a pé do centro histórico.

Fábio G
Fábio GPermalinkResponder

Olá! Há algum pit stop estratégico indo de trem entre Madri e Barcelona?
Vi que Zaragoza fica no meio do caminho... Mas não sei ao certo se vale a parada...

Mariana
MarianaPermalinkResponder

Olá.
Gostaria de saber o tamanho do guarda-volumes na estação central de Córdoba. Cabe uma mala grande?
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mariana! Não viaje de trem com mala grande. Você vai se arrepender. Viaje com mala tamanho M, de até 65 cm de pé.

Manuela
ManuelaPermalinkResponder

Olá

Tenho outra duvida sobre o guarda volumes de Córdoba. Estamos indo de mochilão somente para que eles caibam neste guarda volumes. Nossa viagem é longa (18 dias), estará um pouco frio e estaremos em 3 pessoas, sendo que uma delas é uma criança pequena.
Desta forma nos organizamos para levar duas mochilas grandes...
O motivo principal é podermos deixar as mochilas neste guarda volumes... Mas se malas grandes não cabem, estamos cogitando ir de malas de rodinhas mesmo e ficarmos carregando pra la e pra cá... paciência ne?
O que você sugeriria neste caso? as passagens já estão compradas e pernoitamos em Sevilla (saímos de Madri pela manhã, almoçamos e passamos o dia em Córdoba).
Muito Grata!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Manuela! Se a mochila não couber, vocês podem alugar outros armários e retirar roupas e necessaires para diminuir o espaço ocupado pela mochila.

http://otracordobaesposible.wordpress.com/2012/04/19/por-fin-consignas-para-equipajes-en-la-estacion-de-tren-de-cordoba/

Manuela
ManuelaPermalinkResponder

Querido Ricardo!!!

Vale pela resposta rápida e inteligente!
Fiz nosso roteiro desta viagem muito especial (economias, planejamentos, sonhos.... primeira vez fora da América... enfim tanta coisa importante) muito com a ajuda do seu site!
Muita Gratidão!

Obrigada de todo coração!

Manuela

Lu
LuPermalinkResponder

Oi, Bóia!
Vi que Sevilla tem várias estações de trem.
Qual a estação que faz Córdoba/Sevilha e Sevilha/Granada?
Obrigada.
Beijos

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lu! A estação central é Santa Justa.

Lu
LuPermalinkResponder

Obrigada!!!!

Simone carinhena gomes

Pretendo visitar a Espanha em setembro tenho apenas 10 dias gostaria que me dessem dicas de quais cidades e o que visitar em cada. Pretendo conhecer Barcelona e Madri e outras cidades que não sei como decidir. Obrigada. Simone

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Simone! Veja o que o Ricardo Freire recomenda para 9 dias na Espanha:

https://www.viajenaviagem.com/2012/03/roteiro-9-dias-europa/

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Perfeito ???

Antonio
AntonioPermalinkResponder

Olá Boia e Ricardo
As passagens para os trechos Madri- Cordoba - Sevilha acabaram de ser disponibilizadas pela RENFe.
No entanto, os horários que você sugere no posto não estão disponíveis.
Por exemplo, no trecho Cordoba-Sevilha só há as 13:20 e depois as
20:32.
Pensei em sair às onze de Madri e depois sair para Sevilha as 20:32.
O que acha?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Antonio! Para que dia você está vendo? Pode ser que os outros horários ainda não tenham entrado no sistema.

Antonio
AntonioPermalinkResponder

É para 11 de janeiro.
Entrou ontem para venda
Inclusive as passagens promocionais nem entraram para muitos horários.
Será que é por causa do período? Inverno.
Obrigado pela presteza da resposta

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Antonio! Calma, que os outros horários e as ofertas aparecerão.

Flavio
FlavioPermalinkResponder

Olá, chego em Madri dia 23/12 e dia 25/12 inicio o roteiro de 7 dias em Andaluzia aqui sugerido, seguindo o na risca!
No 25/12, o primeiro trem de Madri a Córdoba chega 11:35h e a mesquita tem horário de funcionamento 9:30h as 11:30h.
Duvidas: 
1) Ainda aguardo novos horários de Madri a Córdoba, será que ainda aparece ou por ser feriado deve ter menos opções?
2) Justifica a parada em Córdoba sem ter horário para visitar a mesquita?
3) Ir no dia 24 não ficaria nada em Madri, justificaria voltar a Córdoba no dia 26/12 fazendo bate volta de Sevilla?
4) Pensei em alugar o carro em Madri, sair cedinho no dia 25 para chegar em Córdoba antes das 10h e visitar a Mesquita. Acha que é uma boa?
Qualquer dica para solucionar no meu 25/12 será super bem vindo! Obrigado!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Flavio! Vá direto a Sevilha, cedo. Tire uma manhã ou tarde para fazer o bate-volta à mesquita a partir de Sevilha.

lu
luPermalinkResponder

Córdoba é simplesmente maravilhosa, para quem viajar com tempo, vale a pena ficar uma noite.

Paulo H Manso
Paulo H MansoPermalinkResponder

Olá Boia!
Farei uma viagem com a família para a andaluzia, e teremos 1 dia vago entre Jerez de la Frontera e Ronda. Vc acha que compensa ir a Gibraltar ou atravessar o mediterrâneo e ir para Ceuta?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Paulo! Dois programas de índio 6 tacapes.

Veja nosso roteiro:
https://www.viajenaviagem.com/2014/02/andaluzia-roteiro-7-dias/

Roma
RomaPermalinkResponder

Ola, Bóia, em primeiro lugar, obrigado pelas ótimas dicas. Tenho uma pergunta:
vou fazer o pit-stop em Cordoba, indo para Madrid no dia 11/3. Caso não haja vaga no guarda-volumes da Estación de Autobuses (já me disseram que vive lotado) haveria alguma alternativa? Carregar mala pela cidade não dá, né mesmo?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Roma! Em março não estará lotado. As pessoas que disseram para você que "vive lotado" por acaso fizeram o pit-stop e não puderam usar o armário? O povo exagera. Damos essa dica há anos e ninguém nunca apareceu para reclamar...

Juliana Duarte

Olá! Obrigada pelas dicas, site maravilhoso! Acabei de voltar de uma viagem a Espanha, na qual segui muitas das dicas encontradas por aqui. Umas das minhas maiores preocupações era sobre o tal locker de Córdoba, se caberiam nossas malas tamanho M. Cabe uma mala M e sobra espaço. Tirei fotos para deixar a dica aqui para o pessoal, mas não consigo postar nos comentários (se quiserem mando por e-mail para repostarem). Além disso, caso sua bagagem for maior, pode deixar diretamente no balcão com funcionários. Chegamos depois das 11:00 e tinha bastante armário sobrando. Fomos no dia 16/12/18, época que não tem tanto movimento.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Origada, Juliana!

Felipe
FelipePermalinkResponder

Juliana,

Então existe além do locker um balcão que guarda bagagens? Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Felipe! Segundo a leitora, sim.

Felipe
FelipePermalinkResponder

Olá! Estive em Córdoba no início de março de 2019. Existe o locker, que é limitado, acredito que uns 45, coube uma mala média, uma pequena e uma mochila. Peguei o último, mas existe um balcão de bagagens ao lado, onde há possibilidade de deixar as bagagens. Cuidar apenas o horário da retirada, pois eles fecham no horário da "siesta", entre 14 e 17 h.

Rebecca Moreira

Olá Ricardo,
Você sabe dizer o tamanho desse guarda volumes que fica na estação rodoviária em Córdoba e se eles tem algum site ou outra forma de contato para que eu possa tentar pegar informações como preço e melhor horário de chegada para conseguir vaga?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rebecca! Quem responde é A Bóia. Não tem como reservar, não.

Este é o site:

http://www.estacionautobusescordoba.es/index.php/consigna

Daiane
DaianePermalinkResponder

Dicas ótimas, estou me baseando nelas para montar meu roteiro! Só me bateu uma dúvida: me parece que o guarda volumes da estação é pequeno, você acha que caberia uma mala M+ uma mala P? Ou então duas malas P?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Daiane! Cabe mala M sim. Se precisar, use dois cacifos.

Eduardo
EduardoPermalinkResponder

Olá Bóia,
Pesquisando na internet vi diferentes informações a respeito dos horários gratuitos para visita ao Alcázar de Los Reyes Cristianos. Você saberia me dizer quais são os horários gratuitos de visitação?
Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Eduardo! De 2ª a 6ª das 8h30 às 9h30, exceto feriados. Nos outros horários, o ingresso é baratinho, 4,50 euros.

Eduardo
EduardoPermalinkResponder

Obrigado pela resposta Bóia.
Sobre a mesquita-catedral, sei que ela abre para visitação gratuita de 8:30-9:30. Você sabe se este tempo seria suficiente para a visitação ou se eu deveria reservar um tempo maior (nos horários pagos)?
Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Eduardo! Uma hora pode ser suficiente, sim.

Denise
DenisePermalinkResponder

Oi, estive em janeiro em Cordoba. Deixei apenas um dia para visitar a cidade e me arrependi. Além da mesquita/Catedral existem vários lugares para visitar. Hoje , com certeza ficaria pelo menos duas noites nesta cidade deliciosa de apreciar. Acabamos fazendo tudo com pressa, só o alcazar dos Reis Cristãos merece de 2 a 3 horas, a mesquita é magnífica e a ponte Romana deslumbrante. Ainda voltarei para aproveitar mais dessa cidade .

renata
renataPermalinkResponder

Olá, ao invés de fazer o pitstop entre sevilha e madrid, é possível fazer granada>córdoba≥madrid? Não encontrei trem de alta velocidade para o primeiro trecho...

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Renata! Explicamos o pit-stop desde Granada aqui:
https://www.viajenaviagem.com/destino/granada/#chegar

Felipe
FelipePermalinkResponder

Estive em Córdoba em março de 2019 e agradeço dica do restaurante Qurtubah. Uma experiência muito interessante. Abração

Eduardo
EduardoPermalinkResponder

Olá Bóia,
Tentei entrar no site que vocês sugeriram para comprar ingressos para o Alcázar de los Reyes Cristianos, mas ao entrar naquele site só há opção de comprar tours guiados. Você saberia me dizer se existe outra maneira de comprar tais ingressos?
Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Eduardo! Pode comprar o ingresso na hora. Pela internet, não estão sendo vendidas entradas avulsas, realmente -- só os tours guiados que você encontrou.

José Francisco Eloi

Dicas excelentes: esclarecedoras e incentivadoras...!

Antonio Ferreira da Silva

Olá Bóia,
Farei um roteiro de carro pela Andaluzia e Algarve saindo de Madrid e gostaria de fazer um pit-stop na ida em Córdoba na ida de Madrid para Granada. Tem algum estacionamento público próximo às atrações? Esse pit-stop em Córdoba, saindo cedo de Madrid e tendo Granada como destino é factível?
Desde já obrigado pelas informações e parabéns pelo site!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Antonio! O parking Victoria é coberto, está no Centro e fora da zona de tráfego restrito. Não deixe nenhuma bagagem aparecendo. Leve com vocês dinheiro e documentos em doleiras.

https://parclick.es/parking-cordoba/parking_paseo_de_la_victoria

Dito isso, é um roteiro muito, muito, muito puxado. No total, são pelo menos 6 horas de estrada, sem contrar o tempo para sair de Madri ou se locomover dentro de Granada. Você teria que sair bastante cedo, de preferência tendo alugado o carro na véspera. Lembre-se de que os procedimentos de retirada de um carro numa locadora podem demorar, porque há filas, sobretudo de manhã (e você naturalmente já gasta tempo de viagem indo do hotel até a locadora).

O ideal é dormir uma noite em Córdoba. O pit stop é confortável de trem por causa da alta velocidade e pelo sossego de não precisar dirigir.

Ricardo
RicardoPermalinkResponder

Um detalhe importante quando for pegar o ônibus em Cordoba para o centro. O ponto da linha 3 q fica na saída da estação de ônibus (após deixar a bagagem no guarda volume) vai para o sentido oposto.
Para o centro deve-se atravessar a rua e pegar a linha 3 no ponto em frente ao estacionamento.
Não perguntamos ao motorista e fomos parar no fim de linha.

Edgar
EdgarPermalinkResponder

Prezada Bóia, pretendo fazer um bate-volta de Sevilha para Córdoba. Você aconselha que compre quais horários de trem de ida e volta? Tenho medo de comprar um horário de volta muito tarde e acabar me delongando bastante em Córdoba... Agradeço desde já.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Edgar! Planejem entre 4 e 6 horas em Córdoba. É o que está recomendado no texto.

Edgar
EdgarPermalinkResponder

Aliás, Bóia, somos 5 pessoas. Será que compensa alugar um carro só para fazer o bate-volta para Córdoba? A maior complicação que acho é em relação ao estacionamento. É fácil estacionar por lá ou melhor ir de trem rápido mesmo?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Edgar! Usem o trem.

Amanda
AmandaPermalinkResponder

Boa noite. Se tivermos com malas grandes vc tem dica de onde deixar?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Amanda! Viaje com mala M. Você vai me agradecer.

https://www.viajenaviagem.com/2018/06/malas-viaje-leve/

Maria Inês
Maria InêsPermalinkResponder

vou chegar em Madri às 5h15. Pretendo ir para Andaluzia. O que vc sugere. Ir para Córdoba, dormir lá e depois ir para Sevilla e fazer bate volta para os arredores? Depois vou voltar para Madri direto. Total: 7 dias.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria Inês! Quem responde é A Bóia. Eu dormiria em Madri o dia da chegada, iria a Córdoba e Sevilha no segundo dia, dormiria duas ou três noites em Sevilha, partiria para Granada, dormiria uma noite em Granada, voltaria para Mdri, dormindo duas ou três noites em Madri.

Veja:
https://www.viajenaviagem.com/destino/madri/o-que-fazer-madri/
https://www.viajenaviagem.com/destino/sevilha/
https://www.viajenaviagem.com/destino/granada/

silvana Goncalves

Olá Bóia,

Estamos programando nossa viagem para Andaluzia utilizando todo o seu roteiro, mas estamos nos deparando com um problema que se chama Renfe. Estamos tentando comprar as passagens de trem e o site não finaliza a compra, dá erro...já liguei....passei e-mail....enfim.
Os horários atuais não batem com as suas sugestões e pra ajudar o horário das 8:30 acabou. Você sabe nos informar se costumam abrir mais horários para dezembro? Nossa data é 28/12. Queríamos fazer o roteiro completo de 1 dia.

Abs e obrigada pelas suas dicas mara!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Silvana! Os horários de dezembro ainda não estão no sistema.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar