Colaborou | Mariana Amaral
Se você tem dias sobrando no seu roteiro pela Espanha, Córdoba, na Andaluzia, vale fácil um ou dois pernoites.
Mas se você tem poucos dias e destinos em excesso a visitar, vale a pena fazer de Córdoba um pit-stop entre Madri e Sevilha.
Córdoba como pit-stop entre Madri e Sevilha
Ponte romana
Apesar de ser encantadora, Córdoba não é tão vibrante como Sevilha nem tão pitoresca como cidadezinha de pueblo blanco. E sua maior atração, a Mesquita, não demanda o tempo e o esforço físico requeridos pela visita à Alhambra de Granada. (Por isso achamos que em Granada, sim, o pernoite é indispensável).
Este esquema fica irresistível por causa do trem de alta velocidade que liga Madri, Córdoba e Sevilha. Os 400 km entre Madri e Córdoba, que na vida real levariam mais de 4 horas para ser percorridos de carro, levam apenas 1h40 de trem AVE.
E os 150 km entre Córdoba e Sevilha, que acarretariam 3 horas de estrada (uma hora e meia em cada direção) num bate-volta chatinho de Sevilha, levam apenas 45 minutos, sem precisar voltar pelo mesmo caminho. É perfeito!
Como você não precisará de carro em Sevilha (reserve pelo menos três noites para a cidade; idealmente, quatro), só precisará alugar o carro ao sair, para então percorrer os caminhos mais bonitos da Andaluzia.
Os preparativos para o pit-stop
Os melhores horários
Para fazer o roteiro completo, em ritmo tranquilo, programe o trem de Madri a Córdoba às 8h (chegada às 9h43). Siga viagem, de Córdoba a Sevilha, às 17h25 (chegada às 18h10).
Se só quiser visitar a Mesquita, pegue o trem das 9h (chegada às 10h52). Marque a continuação, de Córdoba a Sevilha, para 15h45 (chegada às 16h32).
Como comprar as passagens de trem
Você vai precisar comprar as duas passagens separadas, com horário fixo -- para subir num trem de alta velocidade você precisa de reserva de assento. Compre no site da Renfe o quanto antes, para aproveitar as tarifas promocionais. As passagens costumam entrar no sistema com antecedência entre 90 e 60 dias.
Veja o tela a tela completo no post Como comprar passagens de trem na Espanha.
Nosso parceiro Viator oferece passeio particular com guia em português. Passagens de trem Madri-Córdoba-Madri e ingresso para Mesquita estão incluídos.
Onde guardar as malas em Córdoba
Este é o truque que torna possível o pit-stop. Tem uma pegadinha: não existe guarda-volumes na estação de trem de Córdoba. Mas existe guarda-volumes na estação de ônibus de Córdoba. Que fica... do outro lado da rua.
Atravesse, entre na estação de ônibus, procure os lockers à direita. Você vai precisar comprar ficha, que custa 4 euros.
Viaje mais leve: se você estiver com uma mala tamanho M, não vai passar aperto para fazer a mala caber no armário.
Dá pra fazer no sentido Sevilha-Córdoba-Madri?
Sim, sem problemas. Se quiser fazer o roteiro completo, pegue o trem das 8h50 em Sevilha (chegada em Córdoba às 9h33). Continue a Madri no trem das 16h56 (chegada às 18h41).
Se quiser conhecer apenas a Mesquita, vá no trem das 9h50 (chegada às 10h40). Prossiga a Madri no trem das 15h29 (chegada às 17h15).
Pit-stop em Córdoba: o passeio
Como ir da estação ao centro histórico
As estações vizinhas de trem e ônibus ficam na parte moderna de Córdoba. A Mesquita, como não poderia deixar de ser, está no coração da cidade antiga, a menos de 10 minutos de táxi, ou o a pouco mais de 20 minutos combinando ônibus e caminhada.
De táxi você vai pagar cerca de 7 euros em cada direção.
Tendo tempo para ir de ônibus, pegue o número 3, desça na parada San Fernando. Sai 1,30 euro cada trecho.
Primeira parada: Alcázar
Alcázar de Los Reyes Cristianos
Comece o seu dia em Córdoba pelo Alcázar de Los Reyes Cristianos, uma das residências de Isabel de Castela e Fernando de Aragão. Aqui, a atração não é nem tanto o palácio, mas os jardins, que são lindos de morrer.
Alcázar de los Reyes Cristianos
- Endereço: Caballerizas Reales, s/n
- Horários: abre 3ª a dom
- 16/jun a 15/set: 8h30-15h (dom e feriado 8h30-14h30)
- 16/set a 15/jun: 8h30-20h45
- Ingressos:
- inteira: 4,50 euros
- até 15 anos e 65+: grátis
- outros descontos aqui
- Site oficial
Judería
Saindo do Alcázar, caminhe até a ponte romana para uma primeira vista do rio Guadalquivir, que você vai encontrar de novo em Sevilha. Passe pela Puerta del Puente e siga para o centrinho da judería, o bairro medieval onde moravam os judeus. Procure pelas sacadas e pátios enfeitados com gerânios, e perca-se entre as casas de fachada branquinha.
Qurtubah
Para o almoço, o Qurtubah (Céspedes 8, tel. 957 49 01 14) é uma ótima pedida: um árabe que não chega a ser sofisticado, mas que tem pratos apresentados com capricho, e está num predinho lindo.
Guarde para o final a visita à Mesquita. Calcule estar na bilheteria três horas antes do seu trem partir, para dar tempo de comprar as entradas, fazer a visita calmamente, buscar as malas e se dirigir à estação de trem. As entradas não são vendidas antecipadamente, mas as filas não costumam ser demoradas.
Segunda parada: a Mesquita
Construída a partir do ano 786 no local de um antiga igreja cristã, a Mesquita é, junto com o Alhambra de Granada, um dos símbolos da ocupação moura na Península Ibérica.
Suas colunas replicadas ao infinito evocariam as palmeiras da Síria, lugar de onde veio o emir Abderramão I. (Se bem que a Wikipedia espanhola diz que arqueólogos dizem que o 'bosque de colunas' seria de um templo animista anterior inclusive à igreja cristã.)
Espere encontrar nas paredes entalhes nas paredes com aquela beleza alucinante das grandes obras do Islã.
Mas a doideira do monumento é esse trabalho ter sido mantido até hoje, já que, depois da retomada da expulsão dos árabes, a mesquita foi transformada em catedral católica.
A nave central do templo foi convertida em igreja cristã -- à qual você só chega depois de passar pelo que foi conservado da mesquita.
Mesquita de Córdoba
- Endereço: Cardenal Herrero, 1
- Horários: abre diariamente
- mar a out: 2ª a sáb 10-19h, dom e feriado 8h30-11h30 e 15h-19h
- nov a mar: 2ª a sáb 10h-18h, dom e feriado 8h30-11h30 e 15h-18h
- Ingressos: só na bilheteria (não há venda antecipada)
- inteira: 10 euros
- 10-14 anos: 5 euros
- outros descontos aqui
- Site oficial
Leia mais:
142 comentários