Pena: visto eletrônico vetado para a Copa

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Jornal da BóiaEstou viajando, e por isso com pouco tempo para o noticiário, e acabei só notando hoje uma notícia já velha de três dias.

Junto com a regulamentação de meia-entrada e o abate de um projeto que criava um "ingresso popular", a presidente Dilma vetou o artigo da Lei Geral da Copa que criava a concessão de vistos eletrônicos aos portadores de ingresso para a Copa do Mundo.

O veto foi recomendado pelo Itamaraty, que já tinha mandado parar tudo lá em março por conta deste artigo.

Na verdade, para o evento Copa do Mundo, a questão do visto é de menor importância. Vir à Copa não é uma decisão de viagem por impulso e não há nenhuma outra Copa realizada no mesmo momento; os americanso (por incrível que pareça, há muitos) ou japoneses que quiserem assistir à Copa do Brasil não vão se deter por isso. Conseguir ingresso é muito mais complicado, e o visto, nessas circunstâncias, passa a ser um mero detalhe.

O que o Itamaraty deve ter visto no projeto é o que ele realmente significava: a possibilidade de abertura de uma brecha na legislação.

Depois que o sistema estivesse funcionando e aparecessem os primeiros gringos com visto eletrônico e a gente descobrisse que o Brasil não perdeu a soberania nem foi rebaixado à ralé das nações, talvez quem sabe oxalá who knows quiçá poderia ser que ficasse mais fácil flexibilizar a concessão de vistos.

Voltemos à casa zero.

Enquanto isso, o visto eletrônico do México faz os brasileiros voltarem a invadir Cancún. E o déficit da conta-turismo no Brasil chega a 14 bilhões de dólares.

Brasiuuuu!


Leia mais:

Quando o Brasil vai ser um Bric do turismo?

Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire

Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email


5 comentários

Clarissa
ClarissaPermalinkResponder

kkkk, qdo li somente o titulo no facebook, pensei que era o visto eletrnico para a Copa Air q estava vetado..levei um susto pois pela Copa Air esta sendo a forma mais rapida de se chegar a Cancun..duplo sentido..kkkkk..

Fran
FranPermalinkResponder

Clarissa,
Pensei a mesma coisa e levei o mesmo susto!! Infelizmente, viajar para o exterior ainda é a melhor opção custo X benefício X segurança...

Rita
RitaPermalinkResponder

Como o governo sabe que nossa infra é uma M gigantesca, prefere não liberar geral mesmo, pois aí a coisa iria implodir e todo mundo ia ficar sabendo do nosso despreparo e incompetência. E a nossa "reputação" de emergente?

Marco
MarcoPermalinkResponder

Visto como se fosse um turista normal. Mas ouvi alguém que trabalhou na candidatura para os Jogos Olímpicos que em outros eventos desse porte noutros países, as pessoas se credenciam para trabalhar no evento (ex. jornalistas) e têm uma espécie de visto automático. É como se a credencial fosse o visto. E perder a credencial é como se tivesse perdido o passaporte. Espero que façam isso aqui também.
abs Marco

Marcos Vinicius

Mesmo problema aqui smile Li só título e achei que a Copa Air tinha perdido o direito de aceitar o visto eletrônico para o México.

Escreve "Copa da Mundo" nesse título aí e não nos mate mais de susto smile

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar