Cerro Castor, Ushuaia: a estação de esqui do fim do mundo

Natalie Soares
por Natalie Soares

Ushuaia, Argentina

O Cerro Castor é a estação de esqui mais austral da América do Sul. A cada nova temporada, tem atraído mais turistas e praticantes de esportes de neve. A estação fica a 26 km do centro de Ushuaia e para chegar lá são apenas 30 minutos de carro por uma estrada totalmente asfaltada.

Cerro Castor, Ushuaia

Devido à sua localização estratégica, no fim do mundo, o Cerro Castor conta com uma das temporadas de esqui mais longas da América do Sul, que começa em meados de junho e se estende até o começo de outubro. Em tempo de mudanças climáticas, apocalipse zumbi e fim do mundo segundo o calendário maia, é delicado afirmar com certeza absoluta -- mas se você pretende esquiar logo no começo da temporada e não quer correr o risco de encontrar apenas neve artificial, pouca neve ou não encontrar neve nenhuma, o Cerro Castor em Ushuaia é o local ideal.

Cerro Castor, Ushuaia

A infra

O Cerro Castor é composto por 31 pistas para todos os níveis. A área para quem está aprendendo conta com o apoio de quatro magic carpets, aquelas esteiras que facilitam a nossa vida quando estamos começando; além disso a estação também tem seu snowpark, esqui e snow fora da pista para os mais aventureiros, 12 meios de elevação, 650 hectares esquiáveis e um jardim infantil.

Cerro Castor, Ushuaia

A estação conta com duas lojas de aluguel de equipamentos para esqui e snowboard, todos novos e de boa qualidade. Os preços dos tickets para os lifts podem ser consultados direto no site do Cerro Castor.

Equipamentos Cerro Castor

O Cerro Castor ainda oferece 7 restaurantes e lanchonetes diferentes, mas infelizmente só tive a oportunidade de conhecer o restaurante 480, um tipo de self-service “vá aproveitar a montanha agora, menina”. Para os que se alimentam de wi-fi, a base da estação e toda a vila do Cerro Castor têm wifi liberado, para a alegria do nosso Instagram de cada dia smile

Cerro Castor, Ushuaia

Quando você começar a se informar sobre o Cerro Castor, duas características provavelmente serão citadas: a jovial idade da estação e a qualidade da neve da região. O Cerro Castor é famoso por ser forrado de neve “powder”. É tipo um algodão doce? Nham. Nham. Neve powder, ou neve em pó, é aquela neve que acabou de cair, bem fresquinha, com floquinhos saltitantes que formam uma camada flofite, bem macia, nas pistas de esqui. Isso dá uma sensação de leveza ao esquiador.

Cerro Castor, Ushuaia

Mesmo que você já esteja mais acostumado com o esqui ou com o snowboard, não deixe de fazer uma aula. Além de bem capacitados, os professores da escola podem lhe ajudar a aprimorar a sua técnica de Bóia-que-saiu-rolando e, quem sabe, você também não consegue se aventurar por pistas mais avançadas?

Cerro Castor, Ushuaia

Para chegar ao Cerro, você provavelmente terá que recorrer aos trânsfers oferecidos pelo seu hotel ou pelas agências de receptivo que colocam inúmeras vans e microônibus à disposição do turista; mas também dá para ir de táxi. Não recomendo alugar um carro, porque a experiência de dirigir na neve pode não ser muito divertida caso você não esteja acostumado.

Como bem lembrou o leitor Hugo Loureiro, o ponto mais alto da estação tem apenas 1057 metros de altitude, o que faz toda a diferença no momento da prática dos esportes de neve. Assim, você não conta com a altitude jogando contra e lhe fazendo lembrar dos dias que você resolveu faltar à academia razz (quem nunca)

Cerro Castor, Ushuaia

O Cerro Castor foi a sede do Interski de 2015 e promoveu a primeira Copa do Mundo de Free Style na América do Sul. Mas o que isso significa para nós que queremos apenas nos familiarizar com o esqui e fazer anjinhos na neve?

Cerro Castor Ushuaia

Significa que, mesmo sendo considerada uma estação pequena se comparada às outras estações da América do Sul, o Cerro Castor apresenta uma ótima infraestrutura: muita neve “fofa”, meios de elevação rápidos e usualmente sem filas, bons equipamentos disponíveis para aluguel, uma equipe de instrutores qualificados e opções de atividades e lazer em outros centros de inverno próximos, para aqueles que não querem resumir seus dias de férias apenas à prática de esqui ou snow wink

Leia mais:

161 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Marcus Costa
Marcus CostaPermalink

Há algum outro local próximo à Ushuaia pra se conhecer? Por exemplo como Villa La Angustura e San Martin de Los Andes que estão bem perto de Bariloche. Pretendo passar 12 a 14 dias lá em julho ou agosto com minha esposa e 2 filhos (10 e 8 anos de idade). É muito tempo? Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marcus! O alto inverno em Ushuaia é para esquiar. Para outras finalidades, vai-se no verão.

Leia sobre a Patagônia:
https://www.viajenaviagem.com/2015/01/patagonia-deslocamentos-onibus-aviao-dicas

Talita Morais
Talita MoraisPermalink

Olá, estou querendo ir em Março. Consigo pegar a estação de Ski aberta?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Talita. O Cerro Castor conta com uma das temporadas de esqui mais longas da América do Sul, que começa em meados de junho e se estende até o começo de outubro.

IRACI SANTOS XAVIER
IRACI SANTOS XAVIERPermalink

ESTOU QUERENDO CONHECER A PATAGONIA CHILENA E ARGENTINA ESSES LUGARES SAO MUITO DISTANTES DE BARILOCHE

Thiago Castro
Thiago CastroPermalink

Oi Iraci. Escrever em caixa alta (Caps Lock) significa gritar. Além de não ser de bom tom na web, seu comentário pode ser deletado, segundo as regras do blog.
Além disso, vc não fez uma pergunta, mas acho que o Neftalí respondeu o que era possível.
Abs

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Iraci! Ushuaia está longe, sim. Mas é fácil combinar Bariloche e Villa La Angostura com os lagos andinos chilenos (Puerto Varas, Puerto Montt, Osorno e região), ou mesmo unir San Martín de los Andes com Pucón.

Neftalí
NeftalíPermalink

Oi Iraci, não precisa gritar. Na verdade os argentinos consideram que Bariloche fica na Patagônia Argentina. Mas a Patagônia real fica bem longe, Torres del Paine (Chile) deve ficar a uns 1.700 kms de distância por terra, Ushuaia a 2.200 kms. Só indo de avião com escala em Buenos Aires ou Santiago, dependendo do destino, fica bem caro saindo de Bariloche. Talvez seja melhor combinar com San Martin de los Andes ou os Lagos Andinos.

Larissa
LarissaPermalink

Olá. Gostaria de saber se em Novembro e Dezembro a estação funciona?
Pois vou casar e quero passar minha lua de mel em Ushuaia.
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Larissa! Em dezembro não há neve. Os passeios são outros: de barco, visita a pingüineras e estâncias. Para quem não esquia, o verão é a época mais aproveitável.

Malu Darcie
Malu DarciePermalink

Agradeço se puderem deixar alguma dica sobre preço de tickets para Cerro Castor (temporada 2014), para que poder fazer estimativas aproximadas e planejar uma estadia de 4 a 6 dias. Muito Grata

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Malu! Os preços para a temporada de 2015 ainda não saíram. Em 2014 os preços foram de 540 pesos argentinos para adultos e 370 pesos argentinos para crianças. Hoje, seria em torno de 60 dólares para adulto e 40 para crianças. Mas os preços podem mudar na nova temporada. Acompanhe o site oficial que em breve os preços devem estar disponíveis:
http://www.cerrocastor.com/index.php?seccion=medios_tickets&idioma=po&load=1

Augusto
AugustoPermalink

Olá!

Eu e minha noiva estamos planejando passar nossa lua de mel em Ushuaia, muito por conta da estação de ski. Porém, chegaríamos no dia 28 de Setembro e ficaríamos até o final da primeira semana de Outubro. Durante esse período é certo que encontraremos a estação aberta e boa neve para o snowboard ou é um tanto arriscado contar com isso?

Obrigado, as dicas do site são muito úteis!

Att.,
Augusto

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Augusto! Em 2014 a estação tinha previsto abrir até 5 de outubro:
https://www.viajenaviagem.com/neve-2014/

Andrea
AndreaPermalink

Ola, qual o custo de alimentação la em Cerro castor? é em conta um bom almoço ou jantar?
Grata
Andrea.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Andrea! Infelizmente o site da estação de esqui não traz os cardápios dos restaurantes, mas há desde opções de comida rápida até cozinha mais sofisticada. Vale ler: https://www.viajenaviagem.com/2011/03/quanto-vou-gastar-em-alimentacao

Bruno
BrunoPermalink

Estou indo para Ushuaia agora em março. Vale a visita ao Cerro Castor?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Bruno!

Veja passeios no verão:
https://www.viajenaviagem.com/2015/02/ushuaia-passeios-verao

Livia
LiviaPermalink

Olá, estou planejando ir no segundo semestre de agosto. Você recomendaria para quem, além de esquiar, quer conhecer o lugar? Estou perguntando por que fiquei na dúvida entre Ushuaia ou San Martin de los Andes.
Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Livia! A região dos lagos argentinos, onde estão Bariloche, Villa La Angostura e San Martín de los Andes, oferece mais o que ver e fazer nesta época do que a Patagônia austral. Vá para Ushuaia para esquiar. Se quiser curtir os outros aspectos da Patagônia austral, a melhor época é o verão.

Thais
ThaisPermalink

Ei Livia, fui esquiar em agosto do ano passado em San Martin, e super indico. Fomos para Bariloche (somente para conhecer e chegamos e saimos por lá), depois para Villa la Angostura (linda, charmosa) de depois para San Martin. A estação tem uma ótima infraestrutura, mas alugue os equipamentos na cidade, e não na estação.
Esse ano vamos para Ushuaia, pois só queremos esquiar smile

Roberta
RobertaPermalink

Thaís,

Vocês vão quando? Depois de 4 anos seguidos no eixo Bariloche - Villa la Angostura - S Martin, iremos para Ushuaia.

Roberta
RobertaPermalink

Oi Livia, Também estaremos indo no final de Agosto, 29/08. Depois de 4 anos indo direto para Bariloche e região, resolvemos variar esse ano,

debora neves silva
debora neves silvaPermalink

Oi Livia , estive em agosto do ano passado em ushuaia , cerro do castor otimo pra esquiar , além de ser lindo lá, olha amei tudo em ushuaia tem muitas opções de passeios , se for vai amar , além de que em agosto cai muita neve, no cerro do castor não aceita moeda real do brasil, apenas dolar e pesos, comida não é caro , vc ira amar.

Ana Cardoso
Ana CardosoPermalink

Há hotelaria com "pe na neve" ou "ski in ski out"? Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ana! O Castor Ski Lodge oferece:
http://www.castorskilodge.com/index.php?seccion=lodge&idioma=en

Alexandre Enéas de Sá Freire

Estou indo sozinho e pela primeira vez para o Cerro Castor. Vou há anos para o Cerro Catedral, esse ano o vulcão Chileno atrapalhou. Não gosto do esquema "pé na neve". A opção de ficar na cidade tem as mesmas facilidades como temos em Bariloche?
Variedade de hotéis, restaurantes e facilidade de translado para montanha?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Alexandre! Ushuaia não é tão fofinha quanto Bariloche, mas dá para se hospedar na cidade e sair todos os dias para esquiar, sim.

Mônica Serra de Araujo Cunha

Como vai Eneas? Acho que tem uns 28 anos que não nos vemos kkkk coincidência... Espero que a viagem tenha sido interessante. Abraços antigos... Mônica

Eraldo Moreira Lemes
Eraldo Moreira LemesPermalink

Há neve em Cerro Castor no verão?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Eraldo! Não tem não.

Ricardo
RicardoPermalink

Gostaria de saber se é possível esquiar em Janeiro em Ushuaia?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ricardo! A estação funciona entre meados de junho e início de outubro. Em janeiro só há gelo.

Deborah
DeborahPermalink

Pretendo ir à Ushuaia em fevereiro. Será que eu encontro neve para esquiar? Qual a temperatura?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Deborah! A temporada de esqui vai de junho a outubro. Em fevereiro espere encontrar temperaturas abaixo de 10ºC.

Eduardo Barros Leal
Eduardo Barros LealPermalink

Estou em duvida acerca de minha próxima viagem, estive em setembro/15 em Bariloche, Vila la Angustura e San Martin de los Andes, simplesmente maravilhoso !
Foi tudo o que esperava e mais um pouco, este ano, mesmo período, ptretendo conhecer El Calafate, mas, com a situação política atual da Argentina, (greves, protestos nas ruas, dolar disparado em relação ao peso, instabilidade política), não sei se o momento é conveniente, o que me diz ?
Devo programar uma viagem para outro país ? tipo Peru ?
Ou posso relaxar e programar minha viagem a Patagonia ?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Eduardo! É um momento muito melhor para voltar à Argentina, porque não há mais necessidade de câmbio paralelo. A Argentina volta a ser um país normal, e isso é excelente. O Peru, porém, sairá bem mais em conta do que a Patagônia.

erika
erikaPermalink

estava pensando em ir para Ushuaia na ultima semana de junho ou ultima semana de julho... a estação de esqui em Cerro Castor estará aberta? Tem como ir a El Calafate / Glaciar Perito Moreno ficando em Ushuaia? obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Erika! A estação de esqui normalmente começa a funcionar na última semana de junho. A melhor época para ir a El Calafate é o verão. Em qualquer época, pense em no mínimo dois pernoites por lá.

Tassi
TassiPermalink

Olá, é minha primeira viagem para Patagônia, estou em dúvida entre junho ou setembro, pelo que li, em junho é melhor somente para ski, pois a maioria dos passeios não opera, certo? em setembro teria possibilidade de ter estação de ski aberta e fazer os passeios?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Tassi! El Calafate é mais problemático em junho do que Ushuaia. Setembro deve estar menos frio que em junho, mas os pingüins só chegam em outubro.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Tassi! El Calafate é mais problemático em junho do que Ushuaia. Setembro deve estar menos frio que em junho, mas os pingüins só chegam em outubro. A estação de esqui abre de fim de junho até começo de outubro.

Tassi
TassiPermalink

Se eu for em meados de setembro há chance de pegar neve na estação de ski e conseguir fazer a maioria dos passeios em Calafate?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Tassi! Sim.

Lydiane Takimoto
Lydiane TakimotoPermalink

Bom dia !
Estou pensando em ir em junho, mas no início... será q pego neve? As estações já estarão abertas?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Lydiane! Haverá neve, mas as estações só abrem no fim de junho.

Gralliky
GrallikyPermalink

Bom dia !
Estou em férias nas 2 primeira semanas de agosto e estou dúvida quanto a ir para Ushuaia ou retornar a região de San Martin, Bariloche e Villa Angostura lugar onde já estivemos 1 vez e adoramos.
Somos um casal e uma menina de 9 anos.
Na sua opinião, onde aproveitaríamos mais?
Vale a pena ir a Ushuaia por não conhecermos ainda ou retornar à região de Bariloche e arredores?

Atenciosamente,

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Gralliky! A vantagem de Ushuaia é oferecer neve com certeza e em abundância. Mas a cidade não é um vilarejo alpino gracioso como os da região dos lagos. Vá a Ushuaia se você quiser esquiar seriamente. Os passeios típicos da Terra do Fogo são feitos no verão, quando a navegação não é sacrificada e há pingüins.

Johnny Matos
Johnny MatosPermalink

Olá Gralliky, concordo com a Bóia, se o foco é esquiar, Ushuaia vale a pena, mas a cidade tem construções bem típicas, bons restaurantes, e o nascer do sol é lindo (o sol nasce depois das 08:30h no inverno...não precisa madrugar não...rs...rs...), acho que vale a visita. Quando eu fui, também em agosto, fiz Ushuaia + El Calafete com certa facilidade, os voos são amigáveis... Em El Calafate, você pode ver a geleira, passeio de barco, mas não é possível fazer o trecking na mesma....em compensação, o lago da cidade estava com uma parte congelada e uns malucos andando em cima (eu só vi isso no último dia...se não teria mais um maluco lá também kkkk), ahhh e como é baixa temporada lá em El Calafete, os hotéis estão com preços ótimos, dá para cacifar um super hotel a preços de banana.

Gralliky
GrallikyPermalink

Olá Bóia, olá Johnny Matos,
Interessantes observações a de vocês !
Fiz uma cotação de vôos com múltiplos destinos, no caso, como este que você, Johnny, mencionou: Ushuaia + Calafate, e achei interessante. No entanto tenho algumas perguntas que talvez vocês possam me responder:
1 - Tenho interesse em conhecer a região de Calafate, incluindo Cerro Fitz Roy, Perito Moreno e Torres del Paines, porém de uma forma mais superficial, sem fazer aquele circuito W e outras coisas "Hard", pois estando com uma criança e tendo os dias de "certa forma" contado, já que estarei indo primeiramente para Ushuaia e pretendo passar alguns dias esquiando. Dessa forma: Quantos dias preciso ficar na Região de Calafate ? Existem estes passeios supracitados de 1 dia cada um ? Saindo de Calafate ?
2 - O local para levar minha filha ver os pinguins, "Ilha Esmeralda" seria viável de ser acrescentado no roteiro acima? Quanto tempo a mais seria necessário para este passeio ?
3 - Johnny, Qual hotel você recomenda ?

Atenciosamente,

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Gralliky! Preços de hotel à parte, o inverno REALMENTE não é a época mais indicada para ir à região de El Calafate e Torres del Paine. Não ache que será igual à região de Bariloche-San Martín-Angostura que você conheceu. É baixa temporada em El Calafate e baixíssima temporada em El Chaltén e Torres del Paine, e não por acaso: é frio demais (máximas de 2ºC) e as condições atmosféricas não colaboram para os passeios. Muitos passeios simplesmente não são oferecidos, e estará frio demais para caminhadas. O glaciar Perito Moreno continuará a postos e poderá ser visto, mas pense em El Calafate apenas como uma extensão pontual a uma temporada de esqui em Ushuaia. Os pingüins só podem ser vistos (em Ushuaia e Punta Arenas, nunca em Torres del Paine ou El Calafate) entre meados de outubro e março.

Johnny Matos
Johnny MatosPermalink

Olá Gralliky, perdoe me pela demora, só retornei a essa página do VnV agora...fiquei hospedado no Xelena El Calafate, é lindo, de frente para o lago, com piscina aquecida e um restaurante ótimo.Eu fiquei em Calafate por 2 noites apenas, mas meu foco era só ver o Perito Moreno, e vou te dizer, não me arrependo não...o lugar é lindo, vi o Perito das Passarelas e ainda fiz aquele passeio de barco que chega bem perto da geleira...e desculpe-me descordar da Boia, mas não é tão cidade fantasma não...é baixa temporada sem dúvida...mas entre baixa temporada e altíssima temporada, sou mais a primeira....boa sorte

Antonio
AntonioPermalink

Olá, já fui pra Bariloche, Villa Angustura e San Martin, realmente é um passeio maravilhoso, pra passear e esquiar. Fui algumas vezes pra Valle Nevado, inclusive ano passado, fiquei lá só pra esquiar ( o esquema do Valle pra esquiar é?).
Esse ano quero levar minha mulher e uns amigos que os homens esquiam e as mulheres não fazem a menor questão. Aí vai a pergunta: Pra quem não esquia tem o que fazer ( passeios, centrinho e etc em agosto ? ). Minha ideia era passar 06 dias lá, 3 na estação e 03 passeando com a mulher , tem o que fazer 3 dias lá pra quem não vai esquiar?
Só for sem futuro, vou fazer minha snowtrip com os amigos em outro lugar.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Antonio! Ushuaia é indicada no inverno pelo esqui. Não é uma cidade graciosa nem alpina. As grandes atrações fora o esqui estão em cartaz no verão.

suzana forcato
suzana forcatoPermalink

Olá Boia, no site do cerro castor, não encontrei a opção e nem preço, para usar o meio de elevaçao como pedestre (peaton), pois gostariamos apenas de subir apreciar e descer, pois não somos esquiadores. No cerro Catedral, em Bariloche tem esta possibilidade. Voce saberia me dizer se tem e o valor pra temporada de 2016? Obrigada

Natalie Soares
Natalie SoaresPermalink

Oi, Suzana.

Tudo bem?

No Cerro Castor, não é possível subir nos meios de elevação sem um ticket ou passe de um dia. A tabela de valores do site oficial não indica não um tipo de tarifa especial para pedestres. Acho que isso não é muito comum por lá, apesar da vista do restaurante no meio da montanha ser bem bonita.

Eles também informaram a abertura de uma nova pista de patinação no gelo na base da montanha perto do restaurante Morada del Águila. Pode ser uma outra opção divertida wink

Em Ushuaia também são oferecidos diferentes passeios para quem quer ter contato com a neve, mas não quer esquiar como caminhadas com raquetes, passeios de trenó, motos de neve etc.

Boa viagem!

Caio Castagna
Caio CastagnaPermalink

Olá pessoal. Alguém saberia me dizer se, em alguma época do ano, é possível esquiar E ver os pinguins em Ushuaia? Ou realmente não existe uma mistura entre as estações? Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Caio! Os pingüins começam a chegar em outubro, mas os passeios regulares a pingüineras começam em novembro.

Priscila
PriscilaPermalink

Olá! Pretendo ir a Ushuaia com o propósito principal de esquiar. Tenho opção de ir no fim de junho ou no início de setemebro. Qual das duas opções é mais garantida de ter neve? Alguém aqui já foi nessas datas? Estava bom?
Obrigada desde já.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Priscila! Em 2017 a temporada abre dia 2 de julho. Vá em setembro.

Gabriela Varoni
Gabriela VaroniPermalink

Olá, pretendo ir à Ushuaia em Setembro/2017. É uma boa época para conhecer a cidade e ver neve? Não apenas para esquiar, mas também na cidade é possível? Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Gabriela!

O novo guia de Ushuaia está super completo, passe lá:

https://www.viajenaviagem.com/destino/ushuaia