Como sobreviver ao extravio da sua mala em 4 passos

Claimed bag

Perder malas não é incomum, sobretudo quando você precisa fazer uma conexão. Qualquer atraso e pimba: sua mala fica pelo caminho. Na maioria das vezes, a mala extraviada é entregue no seu hotel em até dois dias. São raros os casos em que desaparecem para todo o sempre.

Nesse departamento, posso me considerar um sujeito de sorte. Por mais que tenha viajado, só tive malas extraviadas em duas ocasiões. E em ambas consegui reaver minhas malinhas.

No entanto, quis o destino (ou seria Murphy?) que nas duas vezes as malas tenham sumido na pior circunstância possível. Sabe quando você desembarca num aeroporto e de lá já sai imediatamente para um lugar distante, sem estrutura nem comércio decente? Pois foi justamente em dois momentos assim que fiquei sem minha mala — e acabei viajando meio maltrapilho por uns dias.

A última experiência foi recente, há dez dias. Aproveito que o limão ainda está fresquinho para fazer um post-limonada, compilando recomendações antigas com insights que me ocorreram agora e precauções recomendadas por leitores.

Dá para resumir tudo em quatro itens.

–> 1. Pense na sua bagagem de mão como um seguro-viagem

Sua maletinha de mão precisa conter todas as coisas das quais você não pode se separar por nenhum instante.

Têm que estar nela:

– Documentos

– Remédios

– Aparelhos eletrônicos

– Cabos, carregadores e adaptadores

– Peças de roupa que você precise usar assim que desembarcar

Por razões de praticidade, eu sempre subi a bordo com uma mochila tamanho médio. Chegando ao hotel, eu tirava dela todos os eletrônicos e cabos e quetais, e a bagagem de mão então passava a servir como minha mochilinha de passeios. O problema é que, pelo volume de eletrônicos que carrego, acabava não sobrando espaço para nenhuma muda de roupa. Depois do que sofri nesta última viagem, decidi: a partir da próxima, essa mochila vai vazia na mala grande, e vou subir a bordo com uma maleta de verdade (formato “carry-on”, dimensões máximas: 55 cm x 40 cm x 20 cm), para caber alguma roupa.

–> 2. Identifique e documente a mala que você despacha

Não despache malas sem identificação. Ponha nome, endereço e telefone de contato protegidos por fita adesiva no corpo da mala ou numa etiqueta de couro presa com fivela à alça.

Aproveite que o seu celular tira fotos e fotografe a mala antes de entregar no check-in. Fotografe também o recibo do despacho (o papel é pequeninho, fica colado no canhoto do cartão de embarque e às vezes se perde no caminho). E já que está com a mão na massa, fotografe o cartão de embarque também.

O leitor Lucas sugere que você fotografe até mesmo as peças de roupa quando estiver fazendo a mala; isso facilita muito caso você processe a cia. aérea por ressarcimento de danos.

Sair de casa com seguro-assistência comprado também garante apoio e algum ressarcimento caso a mala se extravie. (No meu caso, estava viajando a convite, e os anfitriões só tinham feito seguro-saúde, não seguro-assistência… é muito Murphy, Brasil.)

–> 3. A mala não chegou? Muita atenção no preenchimento da reclamação

É um momento cruel. Você veio de longe, passou pelo stress da conexão (que deve ter sido apertada, para terem perdido sua mala), pode ser que tenha varado a noite sem pregar o olho, e no fim ainda ficou meia hora com o coração na mão esperando a mala aparecer… e agora tem que enfrentar, em outro idioma, um sujeito no balcão de malas perdidas para preencher o formulário de reclamação.

Respire fundo e tente esquecer o cansaço por dez minutos. É importante que o formulário seja preenchido com o tipo de mala mais parecido com a sua (com a foto no celular, fica mais fácil para o agente identificar corretamente), e que os seus dados estejam corretos (tenha à mão seu endereço temporário e confira se o seu telefone está com DDI e DDD corretos).

–> 4. Esteja preparado para interromper a programação

Meu conselho pessoal: não siga viagem antes de recuperar o mínimo da sua dignidade. Atrase a programação por meio dia e faça as compras necessárias para que você não pense na mala perdida da hora de acordar à hora de dormir (e ainda sonhe com a desaparecida).

Conforme o conselho do leitor Juliano, que é advogado, compre tudo o que vá precisar, juntando todas as notas, para ser ressarcido pelo seguro-assistência (conforme limites do contrato) ou pela cia. aérea (por via amigável ou judicial).

Se tem seguro-assistência ou comprou a passagem por agência de viagens, repasse a eles o número do protocolo da perda de mala. Se estiver desassistido, ligue uma vez por dia para o telefone que lhe informarem. Pedir assistência pelo Twitter da cia. aérea também ajuda (procure não ser agressivo, essas coisas acontecem e não é culpa de quem recebe a reclamação).

Espero que nunca aconteça com você. Mas se acontecer, que este guia ajude você a não perder a viagem 😀

Leia mais:

Volta (Crônica de uma mala extraviada)

Final feliz: ela voltou

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


97 comentários

Muito obrigada a Marília, Maria das Graças e Sílvia!
Vou seguir as dicas! Minha conexão para Viena é de 2hs e prefiro levar pouco roupa a ficar sem nenhuma, caso a mala não chegue!

    cnocchi, boa ideia. Você vai constatar que menos é muito, mas muito mais. Quando voltar vai me ajudar a divulgar essa forma leve de viajar que transformará a viagem de muita gente muito mais leve e prazerosa.

Gostei das dicas. Além da troca extra de roupa na mala de bordo, eu coloco do lado de fora da mala despachada uma etiqueta com datas e endereços dos hotéis. Ajuda.

que meeedo! depois de tantos relatos apavorantes, vou, desde já, deixar de dormir bem a noite mesmo ainda faltando mais de 2 meses pra minha viagem que inclui uma conexão de 1h10 do CDG antes de chegar em Milão 🙁

    1h10 é muito corrido, Mariana. Eu se fosse você já me programaria para perder a conexão. Principalmente pq vc chegará na área internacional, passará por controle de imigração, e depois irá para a área de vôos Schengen.

    A mala não vai chegar, e vc provavelmente perderá a conexão também.

    sério? tão ruim assim? sem chance alguma de as coisas darem certo? queria entender pq as companhias aéreas oferecem essas conexões apertadas se esse tipo de problema acaba sendo tão comum…
    bom, fica de aprendizado pras próximas viagens, essa será a 1ª à Europa, queria mto que fosse perfeita, mas, ao que parece, já comecei mal :/

O peso total na cabine em vôo internacional está escrito na tua passagem e costuma variar de 8 a 10 kg.
Frascos de 100ml cada podem ter 10 unidades , mas na prática basta que caibam no zip ( volume total maximo de 1 litro).

Algum advogado-leitor pode dizer o que fazer quando um bebê-conforto ou carseat é perdido pela cia? Aconteceu com a gente em Cancún, foi a maior novela, porque 1) é lei que você tem que colocar as crianças no bebê-conforto 2) mesmo que não fosse lei, eu não quero dirigir com o meu bebê no colo, não é seguro, muito menos numa estrada de alta velocidade a noite. A gente chegou em Cancún e a cia aérea tinha sumido com o carseat da Julia e o bebê-conforto do Eric, era um sábado a noite e não tinha onde comprar naquela hora. As locadoras de carro não tinham pra alugar. O que seria melhor fazer numa situação dessa?

    Leve os carseat dentro do avião e faça o check in qunando chegar a porta do avião

    Luciana,

    Sou advogado e faço muitas ações contra as Cias. Aéreas,

    Situações como a sua são bem simples de serem resolvidas:

    1) Alugue o bebê-conforto na locadora de veículos e cobre o valor da Cia. Aérea;

    2) Caso a locadora de veículos não forneça tal acessório, sem problemas, Cancún tem Wal-Mart, além de outros supermercados, ou seja, compre outro bebê-conforto e depois cobre o valor da Cia. Aérea.

    Nas 2 (duas) opções acima você também pode pleitear danos morais!

    Abraço e boas viagens!

    Luciana Bordallo Misura,

    Sou advogado e faço muitas ações contra as Cias. Aéreas,

    Situações como a sua são bem simples de serem resolvidas:

    1. Alugue o bebê-conforto na locadora de veículos e cobre o valor da Cia. Aérea;

    2. Caso a locadora de veículos não forneça tal acessório, sem problemas, Cancún tem Wal-Mart, além de outros supermercados, ou seja, compre outro bebê-conforto e depois cobre o valor da Cia. Aérea.

    Nas 2 (duas) opções acima você também pode pleitear danos morais!

    Abraço
    Boas viagens!

Meu sonho de consumo é viajar como a Maria das Graças com uma pequena mala de cabine!
A quantidade de roupas não é o problema, mas, como faço para carregar os produtos de higiene, como shampoo e cremes? colocar em frascos de 100 ml e acondicionar em saco transparente? Alguém sabe me dizer a quantidade máxima de líquidos que pode ser carregada em mala de mão? E o peso total que posso transportar na cabine em vôo internacional? Desde já agradeço a quem puder ajudar!

    Cnocchi, é um sonho realizável mas requer desprendimento e senso prático.
    Para começar vamos entender como funciona. Temos direito de levar na cabine uma mala nas dimensões citadas no post e uma sacola de mão. Se a mala pesar o mínimo possível melhor ainda. A minha pesa 2,5kg e tem quatro rodinhas. Uma beleza! O peso máximo estipulado parece-me que é 5kg. Mas como a aparência da minha é de mala vazia ela nunca foi pesada.
    As roupas, de cores neutras que combinem entre si, que não amarrotem demais e que são fáceis de lavar e secar. As minhas são assim. Roupa íntima levo 3 peças mas passo toda a viagem só com uma. Lavo à noite e pela manhã está sequinha. Minhas blusas também.
    A mudança no visual fica por conta dos acessórios (bijoux, echarpes, etc)
    Sapatos e chinelo também levo o mínimo necessário na sacola de mão.
    Não levo shampoo, creme dental e nenhum creme. O primeiro contato que tenho com o lugar de destino é sair para comprar esses itens. Pense no peso que deixamos de carregar. E quando volto deixo tudo lá.
    Viajamos eu e o marido e cada um leva a sua mala e apenas uma sacola de mão. Cabe tudo com folga.
    Para começar sugiro que na próxima viagem viaje como sempre viajou. E observe o que usou de roupa e o que voltou intacto.
    Outra coisa, quando viajamos de trem é que vemos a vantagem de carregar bagagem leve.

é bom lembrar que não é permitido apavorar na mala de mão que tem restrição de PESO e de medida.
Viajar esperto com uma roupa que vc possa reutilizar sem problemas e constrangimentos e com calçado que consiga cumprir a função social de alfândega sendo tb confortável é a receita do sucesso.
Três peças de vestuário íntimo não fazem volume algum entre fios, cabos e carregadores, se couber uma muda de roupa em tudo isso, vc vai se sentir um viajante evoluído espiritualmente no quesito bagagem.

    ah! e se vai à um destino de praia, leve um traje de banho na mala de mão.

Acho que já escrevi disto aqui no site… por enquanto, o único extravio que tive foi chegando de um carrinho de bebê que compramos em Miami ano passado – o carrinho não chegou em Sampa.

O que ocorreu é que a alfândega americana tinha resolvido abrir a caixa e não deu tempo de embarcarem para o voo. Mas no dia seguinte, por volta das 19h00, foi entregue aquela caixa gigante em casa. No final foi ate bom, porque não tivemos o trabalho de levar aquele ‘trambolho’ no carro – mas o stress é grande demais, mesmo! E olha que estava chegando em casa.

Agora, o que não pode é fazer como um ‘advogado’ que vi em Noronha – a moça do atendimento avisando que a mala ia chegar no próximo voo e o mal educado gritando e xingando feito um louco por um tempão – de repente ainda sacou a câmera e começou a filmar a moça, dizendo que era para o processo que ia mover contra a companhia e até contra ela.
Neste ponto, já estava quase me oferecendo por testemunha da atendente. Tudo bem que é estressante, mas precisa disto?

A única vez que minha mala não chegou no mesmo voo que eu foi no CDG.Minha primeira vez em Paris, eu sozinha.Vinha de Roma pela Alitalia.
Fiz todo o procedimento de reclamação, fui muito bem atendida e prometeram que até meia-noite a mala estaria no hotel. Não estava. No dia seguinte liguei para o escritório da Alitalia em Paris e não haviam localizado a mala.
Então aqui vai a dica: Fui até o escritorio da Alitalia e pedi para telefonarem para o nº dado no CDG. Falei que iria esperar lá até saber aonde estava minha mala. Sentei e fiquei. 10 minutos depois já tinham localizado a mala e ela foi entregue no Hotel 2 horas depois.
Nem precisei acionar o seguro-assistência pois tinha tudo que precisava na sacola de mão.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito