Final feliz: ela voltou!!!

A mala

Juro que eu já tinha desistido dela. Mas ela acabou de chegar.

A novela é boa. Querendo saber da saga inteira, aí vai:

I

Dia 28 de junho, embarquei em Nova York com destino a Amã, na Jordânia, com escala em Paris. O primeiro vôo era American Airlines. O segundo, Royal Jordanian.

O vôo da American saiu duas horas atrasado de Nova York — e duas horas era exatamente o intervalo que eu teria em Paris entre vôos. Perdi a conexão, claro.

A remarcação do vôo em Paris demorou um tempinho, e acabei perdendo o único outro vôo direto do dia a Amã, pela Air France. A American acabou me remarcando com a Lufthansa, com uma nova conexão em Frankfurt. Ao remarcar, a moça da American já me disse que era provável que eu não visse a minha mala naquele dia.

II

Ao chegar em Amã, às duas e meia da madrugada, esperei até a última mala aparecer na esteira. Ao constatar que a mala não tinha vindo, fui registrar o meu caso no posto de reclamações de bagagem, que era administrado pela Royal Jordanian.

Normalmente malas extraviadas em conexão reaparecem 24 ou 48 horas mais tarde no seu hotel. No meu caso, não rolou. O pessoal que estava coordenando minha viagem pela Jordânia não era lá muito prestativo, e só quando entrou um chefão na parada, no dia 2 de julho (quatro dias mais tarde) é que conseguiram descobrir onde estava a mala — ainda em Paris.

III

No dia 4 eu já tinha dado a mala por perdida para todo o sempre. Foi quando um seguidor do Twitter, que trabalha em cia. aérea e pediu para não ser identificado, achou o log do extravio, e descobriu que a mala estava sendo enviada pela Lufthansa por um vôo da Royal Jordanian que chegaria no fim da tarde em Amã.

Acionei os organizadores da minha viagem, mas nada. Segundo eles, a mala não tinha chegado em Amã naquela tarde. Foi quando escrevi a crônica que saiu publicada na sexta.

(O meu chapa do Twitter, porém, tem o log com o nome da funcionária da Royal Jordanian que recebeu a mala em Amã… É muita incompetência, Brasil.)

IV

Dia 5 embarquei de volta a Nova York, sem mala, e sem esperança.

No dia 6 saiu a crônica no Divirta-se do Estadão. No Twitter, mandei o link do texto com cópia pra @Lufthansa_BR.  Imediatamente fui procurado pelo serviço de atendimento ao consumidor da Lufthansa, que garantiu que estaria em cima do assunto.

Nem precisava. Antes mesmo disso, meu insider do Twitter tinha acessado o log do extravio e descoberto que a Lufthansa já tinha programado a viagem da mala até o meu endereço no Brasil, em vôos da United, via Chicago, chegando em São Paulo no sábado, dia 7, pela manhã.

(Já reparou quantos envolvidos? American, Royal Jordanian, Lufthansa, United, Nova York, Paris, Amã, Chicago.)

V

Desencanei e curti meus últimos dias em Nova York. Meus planos: ao desembarcar em Cumbica, procurar o balcão de malas extraviadas e ver se a mala ainda estava por lá; senão, esperar até a terça-feira (hoje, primeiro dia útil da semana aqui em São Paulo), para falar com o pessoal da Lufthansa.

VI

Cheguei na segunda de manhã, fui ao balcão da United, dei as coordenadas que o meu salvador do Twitter tinha informado e… balde de água fria. Não havia registro da chegada da mala. O funcionário foi simpático e acionou colegas para tentar localizar a mala visualmente, no depósito. Nada.

Bom. Minha última esperança era chegar em casa e o porteiro anunciar ao me ver: “Deixaram uma mala aí pro senhor”.

Mas não aconteceu.

Final feliz

Pois bem. Hoje eu estava esperando dar 9h para ligar para a Lufthansa quando, ao chegar à cozinha para tomar café da manhã, a Jô, nossa …… (insira o seu politicamente correto preferido para empregada), apontou para um embrulho gigante ao lado do fogão:

– Deixaram essa mala aí pra você.

Estava no prédio desde sábado, colegas! Mas o porteiro novo não ligou a muamba à pessoa. (E eu estava tão desanimado que não perguntei.)

A mala!A mala

[Voltou!]

Ou seja: exatamente como o meu Sherlock tinha descoberto e como a Lufthansa tinha prometido, a mala chegou no vôo de sábado da United e foi gentilmente entregue na minha casa.

Agradeço a todos os envolvidos — à Lufthansa, que entrou de gaiata na história, já que a viagem original nem era com ela; ao meu provedor de informações de cocheira do Twitter; e a vocês que mandaram vibrações positivas esse tempo todo.

Amanhã sai um post sobre como sobreviver ao extravio de malas…

Brigadíssimo, pessoal!

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


60 comentários

Fiquei até emocionada! Achei que ela tinha ido parar no buraco negro das canetas, guarda-chuva e moedas desaparecidas…

\o/ \o/ \o/ \o/ \o/ \o/ \o/ \o/ \o/ \o/ \o/ \o/
O desfecho foi ótimo! Felicidades e novas viagens juntinhos!

Tadinha das “Bóias”… a “Mala” tá querendo roubar o papel de estrela do VnV…. #nuncaserá

Nossa! Ainda bem que teve final feliz e um belíssimo reencontro. <3
E ainda vai gerar um post e história pra contar 😉

Maravilha!!!

isso pq o Riq é o Riq…!!!

avisa aí pro santo milagroso Sherlock to Twiter que tô embarcando hoje numa trip envolvendo Tam, Tap, Alitalia
#oremos!!!

( espero que “ela” tenha chegado intacta!)

Riq e bóias, acho que seria interessante algum lugar no site sendo um centro de controle de crises em viagens. Tipo um compilado de posts e dicas (e talvez com material novo de gente que entende mais do assunto – advogados, procon, cias aéreas) do se deve fazer quando ocorre algo antes, durante ou depois da viagem (extravio de mala, desastre natural, falência da cia aérea, etc.). O site tem feito um serviço excelente nesses casos (muitas vezes melhor até do que os responsáveis) e seria bacana ter essas informações com mais fácil acesso..

Aê! ô malinha viajante. Acho que ela queria dar uns bordejos sozinha, Riq, experimentar uma viagem independente hahahh
Esse post aí vai ser mt útil hein. Eu sempre levo mala de mão pronta pra aguentar dois dias sem estresse em caso de extravio, mas tantos dias assim não sei como faria.
abs,

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito