[Mapa: Paraturismo]
Outro dia a Loanda entrou num post de Belém para pedir dicas sobre a ilha do Marajó. Pois bem -- o Marajó está entre os destinos brasileiros com menos informações disponíveis na rede. É um segredo que os paraenses ainda guardam para si.
Minto: o site da Paraturismo tem três seções dedicadas à ilha -- um capítulo para a ilha como um todo, outro para Soure e outro para Salvaterra, as duas principais cidades.
Não consigo encontrar, porém, relatos de blogueiros em português. As duas melhores peças que garimpei são escritas em inglês: um relato do brazuca honorário Seth Kugel no New York Times e uma página da Patricia Ribeiro no About.com.
Pelo que eu entendi: você pega o barco no terminal hidroviário de Belém e em três horas chega a Porto Camará, no Marajó, de onde continua de ônibus a Soure ou Salvaterra, ou de trânsfer ao seu hotel-fazenda. Soure é maior do que Salvaterra, mas não consegui entender em qual é mais indicado ficar. Estando onde estiver, no entanto, você se encaixa em passeios para ver as belezas da ilha.
Vou colar aqui os primeiros links. Depois a gente edita as contribuições dos trips.
Salvaterra no site da Paraturismo
Itinerários de tours organizados no site da Paraturismo
Amazônia econômica e uma ilha-paraíso, por Seth Kugel no NYT (em inglês)
Marajó, onde o Amazonas encontra o Atlântico, por Patricia Ribeiro no About.com (em inglês)
E você? Já foi ao Marajó? Deixe as dicas pra Loanda e pros colegas da Bóia!
Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire
Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem
Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email
49 comentários