Cerro Castor

Inverno em Ushuaia: passeios e atividades

Centros de inverno: muito além de Cerro Castor

Ushuaia

Nem só do Cerro Castor vive o inverno de Ushuaia. A cidade é uma ótima opção para quem está em busca de atividades de inverno sem ficar confinado ao ambiente de uma estação. Além das opções no centro da cidade e da infra do Cerro Castor, você também pode aproveitar os centros de inverno que cercam a cidade de atividades lúdicas na neve.

Ushuaia
Raposa em Ushuaia
atividade na neve em Ushuaia

Os centros são todos administrados pela iniciativa privada e neles você encontra atividades como patinação no gelo, snowcat, caminhada com raquetes, trenós puxados por cachorros, escaladas, patinação e passeios de 4×4. Para os aventureiros também é possível fazer mergulhos nas águas geladas, canoagem, cavalgadas, trecking e tours de bike. Sem falar que Ushuaia também atrai os apaixonados pela pesca esportiva.

O site do Turismo de Ushuaia traz a descrição (em português!) e o link para os sites de quase todos esses centros (clique aqui).

Centros de Inverno m Ushuaia

Ao chegar em Ushuaia, você provavelmente vai ouvir falar de uma outra modalidade de esqui chamada “esqui de fundo” ou “esqui cross-country”. Ainda não tive a oportunidade de testar na prática essa variação do esqui, mas conversei com a minha instrutora no Cerro Castor e ela garantiu que é mais fácil se aventurar no esqui de fundo do que no alpino. Essa modalidade é indicada para percorrer longas distâncias e os centros de inverno de Ushuaia são famosos por conta das suas grandes áreas esquiáveis para quem pratica esqui de fundo.

Parque Nacional da Terra do Fogo Argentina

Como a distância entre um centro e outro é relativamente pequena, quem viaja em família ou em grupo pode optar por fazer a atividade que mais lhe agrade sem se separar muito dos seus companheiros. Por exemplo: o maridão pode passar o dia no Cerro Castor esquiando, enquanto a esposa, que prefere um passeio mais light, faz uma caminhada com raquetes em Ushuaia Blanca.

IMG_8104
Ushuaia

E como chegar aos centros? Assim como no Cerro Castor, o turista que escolher visitar a região durante a temporada de neve, deve contratar um táxi, uma agência de receptivo ou um trânsfer sugerido pelo hotel. Em outras condições climáticas, o aluguel do carro também seria uma opção viável.

Ouvi alguns poucos e perdidos comentários dizendo que era possível esquiar (esqui alpino, aquele com as pistas que estamos acostumados) também no Glaciar Martial. Viajandões da neve, vocês já conferiram as condições de esqui desse centro? Conta pra Boinha, porfi 🙂

Llanos del Castor

Se eu tivesse mais dois dias livres na cidade, teria feito o sobrevôo de helicóptero, o passeio de 4×4 e a caminhada noturna. São passeios com propósitos distintos mas que foram muito bem recomendados pelos turistas com quem conversei e que já haviam feito esses tours.

Passeios Panorâmicos em Ushuaia

Passeio de catamarã – navegação pelo Canal de Beagle

Ushuaia

Assim que a navegação começou, a primeira frase que a guia lançou foi: “não vamos avistar pingüins. Atenção, não vamos avistar pingüins.” Tudo bem, snif. Tudo bem. Entendi o recado 😉 Pinguins fofinhos que dão vontade de apertar não são vistos durante o inverno em Ushuaia. (A temporada vai de meados de outubro a meados de março.)

Os passeios de barco são vendidos na rua do porto, próximo à famosa placa do “Fim do Mundo”. No verão, as saídas são mais frequentes, já no inverno as empresas costumam operar apenas em dois horários diferentes. Os preços são praticamente tabelados entre as empresas. Atente que, no inverno, algumas rotas não são oferecidas. E mesmo assim vale a pena? Claro! É um passeio de contemplação e admiração da mãe natureza (ops).

Ushuaia Passeio de Barco
Ushuaia Passeio de Barco
Ushuaia no Inverno
Ushuaia Passeio de Barco

Museus e História

centro de Ushuaia

Para quem tem curiosidade e interesse em conhecer um pouco mais sobre a história de Ushuaia, seus povos antigos, sua relação com as navegações e a famosa história do cárcere do fim do mundo, conhecer os museus que ficam na cidade pode ser uma boa opção: Museu Yamana, Museu Marítimo e do Presídio, Museu do Fim do Mundo e Museu da Cidade.

Trem do Fim do Mundo – Parque Nacional da Terra do Fogo

Trem do Fim do Mundo

Também conhecido como o trem dos prisioneiros, o trem leva os visitantes para conhecer alguns trechos do Parque Nacional Terra do Fogo. O passeio é breve, com direito a uma parada para fotografar a região. Ao longo da viagem, a história da construção da ferrovia e de como viviam os presos daquela região é contada. Muitos consideram esse passeio um micão, outros ficam encantados com a paisagem forrada de neve. Você que conhece esse trem, o que acha? É um programa de índio comparado com os outros passeios oferecidos em Ushuaia, mesmo contando com a pequena caminhada que fazemos depois do passeio de trem dentro do parque nacional?

Consulte os horários e valores do Trem do Fim do Mundo.

Certificado do Fim do Mundo

Ushuaia

Para quem viaja com os pequenos, não deixe de passar na secretaria de turismo de Ushuaia e pedir seu certificado por ter visitado a cidade mais austral do mundo. É uma daquelas coisas simples das viagens, que deixam a garotada toda pimpona. Tá, confesso… não resisti e pedi um pra mim também 😛

Agora conta pra gente uma coisa: você acha a paisagem de neve monótona? Você tem algum segredinho para suportar fortes temperaturas negativas? Você prefere viajar para estações de esqui que fiquem perto das cidades para aproveitar outras atrações ou prefere as mais isoladas?

Cruzeiros para a Antártida: só no verão

Ushuaia

Para quem sonha em se aventurar pelos águas da Antártida, o caminho mais rápido é embarcar nos cruzeiros que partem de Ushuaia. Três diferentes rotas, incluindo uma que vai até as Ilhas Malvinas, são oferecidas e comercializadas por diversas agências locais e operadoras internacionais.

Esse roteiro não é um dos roteiros mais baratos que você vai se deparar, mas um valor assim é esperado devido aos custos da logística dessa aventura. Se você quiser apimentar ainda mais essa viagem e economizar alguns obamas, uma possibilidade é embarcar para Ushuaia e tentar comprar o cruzeiro na própria cidade. É arriscado, tendo em vista que esse roteiro é muito cobiçado por europeus e americanos. Eu faria isso? Humm só se a economia valesse muito a ansiedade e expectativa de não saber se o embarque seria possível. Lembre-se de que esse tipo de cruzeiro só parte no verão 😉

Viagem feita a convite da Secretaria de Turismo de Ushuaia.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    141 comentários

    Oi Bóia, vamos para Ushuaia em Lua de Mel em 20 de Junho, preciso comprar botas específicas para neve ou com as de couro normal já serve?
    Sabes me informar se devo levar casacos quentes mas roupas leves para usar dentro dos restaurantes e lugares fechados ou consigo ficar de blusão dentro dos lugares fechados.
    Tentei acessar aquele site que vc passou o link no seu post mas não está funcionando, vi algumas atividades para se fazer na neve e gostaria de ver valores e saber se em Junho já consigo fazer esses passeios.

      Olá, Juliane!

      O site do turismo de Ushuaia está em manutenção, mas você pode encontrar os links para os centros invernais na página O que fazer em Ushuaia do nosso novíssimo Guia de Ushuaia:

      https://www.viajenaviagem.com/destino/ushuaia/o-que-fazer-ushuaia

      Qualquer calçado que não seja 100% impermeável poderá ser estragado pela neve. Vale a pena investir numa bota de caminhada.

      Nos lugares fechados você poderá ficar só de blusão ou mesmo de camiseta, dependendo da intensidade do aquecedor.

    Olá. Pesquisando informações sobre Ushuaia encontrando seu blog. Encontrei várias informações úteis; eu (56) e meu filho (28), estamos planejando uma viagem num total de 28 ou 29 dias agora em junho/2016 até o Ushuaia partindo de São Paulo, vamos fazer esta viagem de carro. A minha principal preocupação é com a neve no trajeto. não encontrei informações quanto a possibilidade de chegar bem ao destino ou seja se as estradas são transitáveis para carros de passeio nesse período.
    Muito obrigada pela atenção

      Olá, Eunice! Procure foruns específicos em espanhol e inglês. Não entendemos desse tipo de viagem, e talvez até por não entendermos, não recomendamos. A Patagônia é uma região erma, com sinal esparso de celular e postos de gasolina distantes uns dos outros. Os dias são curtos, o frio no inverno é intenso, não é um lugar indicado para o seu carro quebrar no meio do caminho. Mas você encontrará na net quem tenha espírito de rali; a gente não tem.

    Com relação ao mês de abril não estará aberto nenhum estação para esquiar, porque não pegaremos neve? é isso mesmo? Adoro a neve.
    Obrigada!

      Olá, Marcia! Os centros de inverno abrem no fim de junho. Nesta época é mais provável que só haja gelo, não neve.

    Bom dia Bóia!

    Estamos com nossa viagem já definida, somos brasileiros, estamos viajando em 2 casais no dia 11/04/2016. Vamos chegar em Ushuaia dia 12/04/16 ficaremos 5 noites, depois pegaremos um voo para El Calafate.
    Dúvidas: a moeda real é aceita no comércio (restaurantes e lojas) ou levarmos somente dollar, peso e cartão?
    Fomos para Barriloche há uma ano e meio atrás, e aceitava real em todos os lugares, tanto em Buenos Aires e Barriloche.
    Agora com as mudanças do Governo, estou com dúvidas?
    Obrigada pela atenção!

      Olá, Marcia! Só leve reais se puder trocar em Buenos Aires. Para Ushuaia e El Calafate, leve dólares.

    Olá…
    estou pensando em ir a ushuaia e el calafate em agosto deste ano… os passeios de trekking estão disponíveis ou a época propicia somente esportes de neve…?

      Olá, Lucas! Se ainda não comprou passagem, deixe para ir no verão. É quando os melhores passeios acontecem. O inverno é para quem quer esquiar em Ushuaia. El Calafate e Torres del Paine não valem a pena nessa época. Estamos respondendo isso em todos os comentários, por favor dê uma lidinha nas perguntas anteriores.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito