No ar | O mundo se encontra no Brasil: venha celebrar a vida

Ricardo Freire
por Ricardo Freire



E com a Olimpíada de Londres o turismo brasileiro finalmente deslancha os seus esforços de divulgação internacional.

O novo comercial da Embratur, apresentado em cerimônia comandada pela presidente Dilma, investe em dois ótimos motes.

Um deles, "O mundo se encontra no Brasil", tem absolutamente tudo a ver com a perspectiva de sediar os dois eventos esportivos mais importantes do planeta nos próximos seis anos.

E o outro, "Venha celebrar a vida", tem validade permanente. Exprime o melhor do espírito brasileiro.

(Outro dia, por curiosidade, eu estava lendo o livro do Larry Rother -- aquele do New York Times -- sobre o Brasil, e precisei concordar com uma de suas tiradas. Os franceses podem ter inventado a expressão "joie de vivre", mas nenhum povo busca tanto viver a vida com alegria como o brasileiro.)

As imagens, muito bonitas e bem produzidas, deixam a praia em segundo plano e levam o espectador à Amazônia, a Foz, ao bumba meu boi de São Luís, ao Pantanal, a estradas de terra, à colônia italiana, à noite de São Paulo. O mar só aparece como cenário para windsurf (kite seria mais apropriado) e para caracterizar o Rio de Janeiro.

As melhores cenas são as que mostram o Brasil sendo invadido -- por skydivers, jipeiros, ciclistas, motoqueiros, e por uma esquadra de balões. (Vai ter neguinho pensando que tem passeio de balão na Amazônia e no Rio... taí uma oportunidade de negócio.)

Já as cenas de almoço de negócio e da noite são bobinhas, têm cara de vídeo institucional. Mas não chegam a comprometer.

Estranhei a locução final em inglês britânico. Espero que tenha sido por causa do lançamento da campanha na Inglaterra (e não por um antiamericanismo). Uma locução em inglês americano seria mais apropriada para o mercado internacional (inclusive o europeu).

Não acho que o vídeo tenha característica para viralização, mas é boa publicidade, gostoso de ver, deixando um resíduo que acredito ser positivo. O que você achou?

No meio de agosto retomo minhas viagens do Brasil (falo melhor disso semana que vem), e ver esse vídeo me deixou ainda mais animadão smile


Leia mais:

Índice Brasil A-Z no Viaje na Viagem

Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire

Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email


31 comentários

Marcie
MarciePermalinkResponder

Eu gostei. Muito.

Patricia - Turomaquia

Acho longo para ser viral. Eu me emocionei ao assistir. E também acho que o foco central deve estar nas pessoas, o que já é uma tendência antiga na promoção turística, que vem sendo re-apresentada desde 2003, por outros destinos.

Marcos Koga
Marcos KogaPermalinkResponder

Com certeza deixaram os clichês de samba e futebol em segundo plano e apostaram na diversidade do país.

Tem um canal no Youtube com vários links de atrações do país que adicionam profundidade a diversidade apresentada.
http://www.youtube.com/user/visitbrasil?feature=results_main

Ficou bem legal.

CarlaZ
CarlaZPermalinkResponder

Eu quero andar de balão na Amazônia!

Anita
AnitaPermalinkResponder

Eu quero andar de balão na Amazônia! (2)

Lucio
LucioPermalinkResponder

Putz, Rick, não gostei.
Achei muito cheio de clichês, planos que não surpreendem, atores que não convencem e uma idéia que não emociona. Um filme, no máximo, correto.
Acho que gente podia bem mais. Podia ter sido um filme no nível do da Nike, esse novo que saiu.
Ou até uma coisa mais simples, como estão pipocando na Internet, 2 exemplos parecidos. https://vimeo.com/20187108 ou esse: https://vimeo.com/45343831
Abs!

Maria Célia
Maria CéliaPermalinkResponder

Puxa, também gostei muito! Deu mais vontade de viajar pelo nosso Brasil!

Diogo Avila
Diogo AvilaPermalinkResponder

Clichê ou não, o vídeo é de muito bom gosto. Gostei da ideia de mostrarem vários lugares que a maioria dos estrangeiros sequer considera visitar.
Alguns tempos atrás, li que o Brasil recebia pouco mais turistas ao ano que a Irlanda!!! Nada contra este belo país, o qual pude visitar dias atrás, mas Nós temos atrativos bem mais interessantes, a começar pelo clima!!!
Já passou da hora do governo investir em turismo, leia-se infraestrutura (e não só propaganda) para atrair o estrangeiro.
Nas últimas 3 viagens ao exterior que fiz, notei uma admiração enorme dos gringos pelo Brasil. Não falo só de futebol, mas de tudo, gastronomia, cinema, economia. Estou cada dia mais impressionado como os clichês e esteriótipos do Brasil estão (felizmente) indo por terra, ainda que lentamente.
Não podemos perder esta oportunidade única, afinal, salvos os EUA (que nem precisam disto) tiveram a honra e a chance de ser sede, na sequência Copa e Olimpíadas.
Vamos torcer para tais eventos darem uma melhorada na situação.

Ronaldo Giusti

Como eu sou um ufanista incorrigível, gostei pra caramba!

Pode ser melhor? Sempre pode, o que é mais um sinal do nosso gigantesco potencial (dava pra fazer uma infinidade de vídeos diferentes muito bons).

Espero que a melhoria da infraestrutura realmente, e finalmente, chegue!

Tiago
TiagoPermalinkResponder

Ó, ainda não vi o video, não.
Mas já fiquei animadão com a notícia de que o Riq vai retomar as viagens pelo Brasil!!! Nenhuma propaganda pode ser melhor do que essa! wink
Será que vem ES por aí? #natorcida

Hugo Loureiro
Hugo LoureiroPermalinkResponder

Só de não ter praia já é motivo de louvor.

Luisa Domingues

Bem q podia ser tudo verdade!
Principalmente a parte dos ciclistas invadindo São Paulo!

RosaBsb
RosaBsbPermalinkResponder

Adorei! A apresentação está ótima, o que precisa melhorar é a infraestrutura, como já foi dito. Amo viajar pelo Brasil!

mauricio
mauricioPermalinkResponder

oi ric,

deformação profissional minha, mas acho que não aguento mais ouvir este tipo de música nos filmes sobre o brasil. eu mesmo já produzi várias assim. tem que conter todos os ritmos mas não pode ser nada específico. tem que ser grandiosa mas ao mesmo tempo alegre. a mesma velha virada de tambores a la olodum. a pós de ruídos alta e desnecessária. enfim, nem é culpa do cara que fez. talvez nem da agência. com certeza é um briefing. fica uma colcha de retalhos sem personalidade. falta coragem de se fazer um filme inteligente com uma música bonita, marcante e que seja memorável. os filmes de aruba dos anos 80 já eram melhores. mas acho que o espaço pra dizer isso talvez fosse o clube de criação, né? abs

Paula*
Paula*PermalinkResponder

Eu gostei. Não achei caricato.
Eu adoro olimpíadas! E espero que o Brasil faça bonito como esse vídeo em 2016! wink

Isabela Esposito

Bravo!!!!!!!!!! Só precisa melhorar a infra... os aeroportos, então, nem se fala!!!!

Mirella (@mikix10)

Sem contar melhor os números em relação a assaltos, violência e essas coisas... isso é a única coisa que me deprime no Brasil, o resto dá para contornar!!!
#desabafei

Nívia
NíviaPermalinkResponder

Eu achei a ideia ótima! E fiquei especialmente feliz por começar aqui em Salvador, só espero que o Governo Federal lembre de dar uma ajudinha (e botar pressão) para a revitalização do Pelourinho, senão vai ter turista achando que comprou gato por lebre...

A. L.
A. L.PermalinkResponder

Mas já tinham gastado um dinheirão revilatizando na década de 1990... e o projeto falhou. Uma próxima revitalização só se removerem o crime de lá.

Nívia
NíviaPermalinkResponder

Na verdade, o pelourinho precisa se tornar um bairro de verdade, com gente morando naqueles casarões, incentivo para se tornar um bairro e não apenas um bairro cenográfico, como foi feito na década de 90. A blogueira Cyntia Campos fala bem sobre isso no http://www.fragatasurprise.com/search/label/Bogot%C3%A1.
O importante é que algo seja feito, porque ninguém mais frequenta o pelourinho, só quando é para levar um turista.

Eunice
EunicePermalinkResponder

Penso diferente. O projeto foi vitorioso; depois foi abandonado por razões políticas. Identifica-se o Pelourinho com ACM e tudo que o lembre é destruído por decisão. Enquanto houver essa associação primária não vejo chance de investimento e recuperação do Pelô.

Eunice
EunicePermalinkResponder

Só para lembrar que até a Fundação Jorge Amado foi asfixiada. Cheguei a pensar que iriam queimar os livros de Jorge Amado em praça pública.

Paula Bicudo
Paula BicudoPermalinkResponder

Eunice, estive em Salvador em janeiro e fiquei com medo de andar no Pelourinho, coisa que nunca havia acontecido antes. Acho que, como um ponto histórico tão importante do Brasil, revitalizá-lo deveria ser meta urgente do Governo Federal pra Copa.

Eunice
EunicePermalinkResponder

É isso, Paula. O Pelourinho é patrimônio da humanidade, berço de todo brasileiro . Deveria ser tratado como a jóia que é. Eu que sempre frequentei o Pelourinho - mesmo antes da revitalização dos anos 80-90 - hoje também sinto medo, não dos furtos, mas dos grupos de adolescentes sob efeito do crack.

Nivia
NiviaPermalinkResponder

Concordo totalmente que há uma questão política envolvida, absurda já que se olvida de um lugar imprescindível para a história, imagem e na vida cultural da cidade. Porém, também acho que o Pelourinho deixou de ser um lugar vivo aos poucos, tanto pelo abandono estatal como pelo fato de não ser um bairro como outro, com um comércio autossustentável, moradias, enfim, tudo o que faz um bairro sobreviver sem a marginalidade e drogas se apoderarem.

Camila Torres - Colecionando Imãs

Uau ! Ficou legal mesmo smile

Denise
DenisePermalinkResponder

O mal do brasileiro, é ser extremamente crítico. Com a Copa e as Olimpíadas, nosso país tem uma enorme oportunidade de mostrar toda sua diversidade e consequentemente, atrair todo tipo de turista.Por isso num primeiro momento, deve ser até um pouco clichê. Mas sinceramente não achei. Adorei o filme, porque mostra nosso estado de espírito em primeiro lugar, um país com povo alegre e de diversas etnias.

Thiago Augusto

Não vejo meu país assim. Não estou falando das nossas mazelas. Estou falando dessa "pegada" aventureira, esportista do filme. Ficou muito bom, mas esse não é o país que vejo. Talvez porque a paaseio costumo carimbar passaporte e por aqui só trabalho. Talvez esteja vendo pouco os atrativos do Brasil. Ou então não percebo que é esse o Brazil que o mundo vê. Vou assisir ao "Correspondentes" da Globo News pra rever meus conceitos. Mas é fato: deu uma baita vontade de conhecer esse lugar!

Maryanne
MaryannePermalinkResponder

Gostei muitissimo. O primeiro video sobre o Brasil sem nenhuma mulher gostosa de biquini, é mesmo especial. Achei os baloes muito legais, mas fazem crer que isso existe mesmo. Gostei.

Rafael Carvalho

Gostei muito! O vídeo é lindo, mas ainda prefiro o do RJ como candidato às Olimpíadas. Abraços

Ines de Carvalho

Mas para podermos recebe-los de acordo, o Brasil precisa entender umas regrinhas: Os estrangeiros não estão nem ai para coisas "sofisticadas", pois eles sabem para onde estão indo. O simples e bem feito é o correto.
Campanha para sites de hoteis e pousadas em dois idiomas, com PRECOS. Sem aquela horrorosa frase "Entre em contato"

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar