No ar | O mundo se encontra no Brasil: venha celebrar a vida


E com a Olimpíada de Londres o turismo brasileiro finalmente deslancha os seus esforços de divulgação internacional.

O novo comercial da Embratur, apresentado em cerimônia comandada pela presidente Dilma, investe em dois ótimos motes.

Um deles, “O mundo se encontra no Brasil”, tem absolutamente tudo a ver com a perspectiva de sediar os dois eventos esportivos mais importantes do planeta nos próximos seis anos.

E o outro, “Venha celebrar a vida”, tem validade permanente. Exprime o melhor do espírito brasileiro.

(Outro dia, por curiosidade, eu estava lendo o livro do Larry Rother — aquele do New York Times — sobre o Brasil, e precisei concordar com uma de suas tiradas. Os franceses podem ter inventado a expressão “joie de vivre”, mas nenhum povo busca tanto viver a vida com alegria como o brasileiro.)

As imagens, muito bonitas e bem produzidas, deixam a praia em segundo plano e levam o espectador à Amazônia, a Foz, ao bumba meu boi de São Luís, ao Pantanal, a estradas de terra, à colônia italiana, à noite de São Paulo. O mar só aparece como cenário para windsurf (kite seria mais apropriado) e para caracterizar o Rio de Janeiro.

As melhores cenas são as que mostram o Brasil sendo invadido — por skydivers, jipeiros, ciclistas, motoqueiros, e por uma esquadra de balões. (Vai ter neguinho pensando que tem passeio de balão na Amazônia e no Rio… taí uma oportunidade de negócio.)

Já as cenas de almoço de negócio e da noite são bobinhas, têm cara de vídeo institucional. Mas não chegam a comprometer.

Estranhei a locução final em inglês britânico. Espero que tenha sido por causa do lançamento da campanha na Inglaterra (e não por um antiamericanismo). Uma locução em inglês americano seria mais apropriada para o mercado internacional (inclusive o europeu).

Não acho que o vídeo tenha característica para viralização, mas é boa publicidade, gostoso de ver, deixando um resíduo que acredito ser positivo. O que você achou?

No meio de agosto retomo minhas viagens do Brasil (falo melhor disso semana que vem), e ver esse vídeo me deixou ainda mais animadão 🙂

Leia mais:

Índice Brasil A-Z no Viaje na Viagem

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


31 comentários

Mas para podermos recebe-los de acordo, o Brasil precisa entender umas regrinhas: Os estrangeiros não estão nem ai para coisas “sofisticadas”, pois eles sabem para onde estão indo. O simples e bem feito é o correto.
Campanha para sites de hoteis e pousadas em dois idiomas, com PRECOS. Sem aquela horrorosa frase “Entre em contato”

Gostei muito! O vídeo é lindo, mas ainda prefiro o do RJ como candidato às Olimpíadas. Abraços

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.