No ar | O mundo se encontra no Brasil: venha celebrar a vida


E com a Olimpíada de Londres o turismo brasileiro finalmente deslancha os seus esforços de divulgação internacional.

O novo comercial da Embratur, apresentado em cerimônia comandada pela presidente Dilma, investe em dois ótimos motes.

Um deles, “O mundo se encontra no Brasil”, tem absolutamente tudo a ver com a perspectiva de sediar os dois eventos esportivos mais importantes do planeta nos próximos seis anos.

E o outro, “Venha celebrar a vida”, tem validade permanente. Exprime o melhor do espírito brasileiro.

(Outro dia, por curiosidade, eu estava lendo o livro do Larry Rother — aquele do New York Times — sobre o Brasil, e precisei concordar com uma de suas tiradas. Os franceses podem ter inventado a expressão “joie de vivre”, mas nenhum povo busca tanto viver a vida com alegria como o brasileiro.)

As imagens, muito bonitas e bem produzidas, deixam a praia em segundo plano e levam o espectador à Amazônia, a Foz, ao bumba meu boi de São Luís, ao Pantanal, a estradas de terra, à colônia italiana, à noite de São Paulo. O mar só aparece como cenário para windsurf (kite seria mais apropriado) e para caracterizar o Rio de Janeiro.

As melhores cenas são as que mostram o Brasil sendo invadido — por skydivers, jipeiros, ciclistas, motoqueiros, e por uma esquadra de balões. (Vai ter neguinho pensando que tem passeio de balão na Amazônia e no Rio… taí uma oportunidade de negócio.)

Já as cenas de almoço de negócio e da noite são bobinhas, têm cara de vídeo institucional. Mas não chegam a comprometer.

Estranhei a locução final em inglês britânico. Espero que tenha sido por causa do lançamento da campanha na Inglaterra (e não por um antiamericanismo). Uma locução em inglês americano seria mais apropriada para o mercado internacional (inclusive o europeu).

Não acho que o vídeo tenha característica para viralização, mas é boa publicidade, gostoso de ver, deixando um resíduo que acredito ser positivo. O que você achou?

No meio de agosto retomo minhas viagens do Brasil (falo melhor disso semana que vem), e ver esse vídeo me deixou ainda mais animadão 🙂

Leia mais:

Índice Brasil A-Z no Viaje na Viagem

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


31 comentários

Ó, ainda não vi o video, não.
Mas já fiquei animadão com a notícia de que o Riq vai retomar as viagens pelo Brasil!!! Nenhuma propaganda pode ser melhor do que essa! 😉
Será que vem ES por aí? #natorcida

Como eu sou um ufanista incorrigível, gostei pra caramba!

Pode ser melhor? Sempre pode, o que é mais um sinal do nosso gigantesco potencial (dava pra fazer uma infinidade de vídeos diferentes muito bons).

Espero que a melhoria da infraestrutura realmente, e finalmente, chegue!

Clichê ou não, o vídeo é de muito bom gosto. Gostei da ideia de mostrarem vários lugares que a maioria dos estrangeiros sequer considera visitar.
Alguns tempos atrás, li que o Brasil recebia pouco mais turistas ao ano que a Irlanda!!! Nada contra este belo país, o qual pude visitar dias atrás, mas Nós temos atrativos bem mais interessantes, a começar pelo clima!!!
Já passou da hora do governo investir em turismo, leia-se infraestrutura (e não só propaganda) para atrair o estrangeiro.
Nas últimas 3 viagens ao exterior que fiz, notei uma admiração enorme dos gringos pelo Brasil. Não falo só de futebol, mas de tudo, gastronomia, cinema, economia. Estou cada dia mais impressionado como os clichês e esteriótipos do Brasil estão (felizmente) indo por terra, ainda que lentamente.
Não podemos perder esta oportunidade única, afinal, salvos os EUA (que nem precisam disto) tiveram a honra e a chance de ser sede, na sequência Copa e Olimpíadas.
Vamos torcer para tais eventos darem uma melhorada na situação.

Putz, Rick, não gostei.
Achei muito cheio de clichês, planos que não surpreendem, atores que não convencem e uma idéia que não emociona. Um filme, no máximo, correto.
Acho que gente podia bem mais. Podia ter sido um filme no nível do da Nike, esse novo que saiu.
Ou até uma coisa mais simples, como estão pipocando na Internet, 2 exemplos parecidos. https://vimeo.com/20187108 ou esse: https://vimeo.com/45343831
Abs!

Acho longo para ser viral. Eu me emocionei ao assistir. E também acho que o foco central deve estar nas pessoas, o que já é uma tendência antiga na promoção turística, que vem sendo re-apresentada desde 2003, por outros destinos.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito