Passes turísticos de Berlim: compare e escolha o seu

  • 0
Mariana Amaral
por Mariana Amaral

Berlim

Ganhar tempo e economizar usando passes turísticos em Berlim não requer prática nem tampouco habilidade. Basta identificar o seu estilo de viagem e aproveitar os descontos. Vai passar até quatro dias na cidade e adora museus? Ou quer curtir outras atrações e não dispensa um hop-on hop-off? Tem uma semana para aproveitar Berlim com toda a calma? As opções são simples de usar, sem pegadinhas. Conheça o melhor passe para o seu caso e dê um descanso para a calculadora.

Para 3 ou 4 dias em Berlim

Berlin WelcomeCard Museuminsel

Livreto do Berlin Welcome Card

O passe turístico Berlin WelcomeCard oferece transporte público ilimitado e descontos em uma série de atrações – algumas culturais, outras não. São 12 versões diferentes do passe, que variam em duração e área de abrangência. Para 3 ou 4 dias de passeio, recomendamos a versão de 72 horas que inclui a Ilha dos Museus (Museuminsel) e é válida nas zonas ABC.

Onde comprar
Online; em pontos de informação turística; em guichês ou máquinas de auto-atendimento nas estações de metrô (U-Bahn), trem (S-Bahn), ônibus ou bonde, ou nos aeroportos Tegel e Schönefeld.

Como funciona
O passe é habilitado após o primeiro uso, seja em uma atração, seja para transporte, e sua validade termina após 72 horas corridas. As zonas A e B compreendem toda a área da cidade que você vai visitar turistando; a zona C inclui Potsdam e o aeroporto Schönefeld. Todas as modalidades de transporte público estão inclusas.

Além de a entrada ser gratuita para quem tem o passe na versão Museuminsel, o cartão pode ser usado também como fura-fila em três dos museus da ilha (Bode, Altes e Alte Nationgalerie). Já para entrar mais rápido no Pergamon e no Neues é preciso agendar antecipadamente seu horário de visita pelo site do Staatlichen Museen. Caso deseje ver alguma exposição temporária, porém, será necessário entrar na fila da bilheteria, mas o ticket terá desconto.

Complemente com um passe de transporte de 1 dia (7 euros zona AB) se for passar 4 dias na cidade.

Quanto custa

  • Museum Island 72 horas, zonas ABC - 46 euros
  • Museum Island 72 horas, zona AB - 44 euros

Como aproveitar o passe
Vá ao Pergamon (a ala onde está o altar de Pergamon permanecerá fechada até 2019, mas os portões de Ishtar e Mileto podem ser vistos), ao Neues Museum (Nefertite, coleção de papiros e egiptologia) e ao Bode (numismática) – inclusos no valor do passe. Escolha um passeio (de barco pelo Spree, tour de bicicleta, ônibus hop-on hop-off; 25% de desconto em cada). Inclua a Torre de TV Berliner Fernsehturm (25%) e Potsdam (3,80 euros de desconto no Premium Ticket, ingresso conjugado do Palácio de Sanssouci com os palácios Charlottenburg e Cecilienhof, entre outras atrações). Faça reserva no Bundestag (grátis). Complemente com atrações culturais (Museu do Muro no Checkpoint Charlie, 25%; Museu Judaico, 50%; Museu da DDR, 25%) ou divertidas (Aqua Dom & SEA Life, 30%; Zôo de Berlim, 25%; etc.).

Mais informações
No site da BVG e no Visitberlin.de. Lista de todas as atrações, aqui.

 

Berlin WelcomeCard All Inclusive

Berlin WelcomeCard All Inclusive, divulgação

Adicionando uma pegada mais turistona às tradicionais opções culturais da cidade, o Berlin WelcomeCard All Inclusive só é interessante para quem gosta/está com disposição para aproveitar atrações como tour hop-on-hop-off pela cidade, passeio de barco, de bicicleta e a pé (guiados), todos inclusos. O cartão também oferece entrada gratuita para 30 atrações e descontos em outros pontos turísticos, restaurantes e lojas, além de transporte público ilimitado, incluindo o metrô (U-Bahn), o trem (S-Bahn), ônibus e bondes. Há quatro tipos do ingresso (com ou sem a opção de transporte público, de 48h, 72h e de 4 dias). Escolha o de 4 dias para dar tempo, sem ser maratonista, de fazer o valor valer a pena.

Onde comprar
Online e nos pontos de informação turística dos aeroportos Tegel e Schönefeld, da estação central de trens, do Hotel Park Inn, do Portão de Brandemburgo e do shopping Europa-Center.

Como funciona
O passe é habilitado após o primeiro uso, seja em uma atração, seja para transporte, e sua validade termina após as horas corridas do cartão de sua escolha. As zonas A e B compreendem toda a área da cidade que você vai visitar turistando; a zona C inclui Potsdam e o aeroporto Schönefeld. Todas as modalidades de transporte público estão inclusas.

Além de a entrada ser gratuita para quem tem o All Inclusive, o cartão pode ser usado também como fura-fila em três das atrações da Ilha dos Museus (Bode, Altes e Alte Nationgalerie). Já para o Pergamon e o Neues é preciso agendar antecipadamente seu horário de visita pelo site do Staatlichen Museen. Caso deseje ver alguma exposição temporária, porém, será necessário entrar na fila da bilheteria, mas o ticket terá desconto. O Berlim WelcomeCard All Inclusive também oferece a função de cortar a fila para a Torre de TV.

Quanto custa

  • Versão de 72 horas - 109 euros
  • Versão de 4 dias - 129 euros

Como aproveitar o passe
Aproveite os passeios nas opções de hop-on hop-off, conheça locais a pé em tours guiados, faça o passeio de barco pelo rio Spree ou o Havel e aproveite o tour de bicicleta, todos inclusos no valor.

Visite o Pergamon (a ala onde está o altar de Pergamon permanecerá fechada até 2019, mas os portões de Ishtar e Mileto podem ser vistos), o Neues Museum (Nefertite, coleção de papiros e egiptologia) e o Bode (numismática). Vá também à Torre de TV Berliner Fernsehturm e faça reserva no Bundestag (grátis).

Aproveite atrações culturais (Museu do Muro no Checkpoint Charlie; Museu Judaico; Museu da DDR) e use os descontos nos valores dos ingressos de outros atrativos divertidos para a família (Aqua Dom & SEA Life, desconto de 30%; Legoland Discovery Centre Berlin, desconto de 30%, entre outras).

Mais informações
No site Visitberlin.de. Lista de todas as atrações e parceiros aqui.

Berlin CityTour Card

Combina transporte público ilimitado com atrações, como o Berlin WelcomeCard, mas tem melhor custo/benefício para quem não dá muita bola para museus. Há 10 versões do passe. Escolha a versão de 72 horas.

Onde comprar
Em pontos de informação turística; em guichês ou máquinas de auto-atendimento nas estações de metrô (U-Bahn), trem (S-Bahn), ônibus ou bonde, ou no aeroporto Schönefeld.

Como funciona
Uma vez habilitado em metrô, ônibus ou alguma atração, o passe tem validade por 72 horas corridas. Ele permite o transporte dentro das zonas A e B, suficiente para visitar todos os pontos principais da cidade, ou ABC, que inclui transporte até Potsdam e o aeroporto Schönefeld.

Não há nenhuma atração gratuita inclusa, mas o passe vale a pena pelos descontos para passeios, hop-on hop-off e Madame Tussauds. Alguns museus são também contemplados pelo passe, mas os descontos podem ser menores que os oferecidos pelo Berlin WelcomeCard.

Quanto custa

  • Passe de 72 horas, zonas ABC - 24,70 euros
  • Passe de 72 horas, zonas AB - 23,70 euros

Como aproveitar o passe
Conheça a cidade a bordo de um ônibus hop-on hop-off, passeie de barco pelo Spree ou faça o tour de bicicleta (todos com 25% de desconto). Visite o Madame Tussauds (25%), o Aqua Dom & SEA Life (30%) e a Torre de TV Berliner Fernsehturm (25%). Reserve a visita ao Bundestag (grátis). Também está incluso no passe o DDR Museum (15%).

Mais informações
No site oficial.

A partir de 5 dias em Berlim

Cartão de transporte de 7 dias zonas AB + Passe de Museus

Cartão do Museum Pass Berlim

O Berlin Museum Pass garante entrada gratuita em quase 60 museus da cidade. Para quem planeja ficar uma semana ou mais em Berlim e quer dedicar um tempo a atrações culturais, vale a pena combinar o cartão com um passe de transportes de 7 dias.

Onde comprar
O Museum Pass é vendido online; em pontos de informação turística e nas bilheterias dos museus participantes. O passe de transportes, nos guichês e máquinas de auto-atendimento apenas das estações de metrô, embora seja aceito também em ônibus e bondes.

Como funciona
Você pode visitar quantos museus quiser entre os participantes do Museum Pass durante 3 dias consecutivos, sem pagar entrada ou pegar fila. O ticket para exposições temporárias deve ser comprado à parte, mas tem desconto. Nesse caso, será necessário entrar na fila da bilheteria para pagar.

O passe de 7 dias para as zonas AB dá direito a viagens ilimitadas pela cidade inteira. A validade se encerra à meia noite do sétimo dia. Para visitar Potsdam, compre dois "extension tickets" à zona C.

Quanto custa

  • Berlin Museum Pass - 29 euros
  • Passe de transporte para 7 dias - 30 euros (contra 7 do passe diário, ou seja: já vale a pena mesmo se usado só por 5 dias)

Como aproveitar o passe
Visite o Pergamon (a ala onde está o altar de Pergamon permanecerá fechada até 2019, mas os portões de Ishtar e Mileto podem ser vistos), Neues Museum (Nefertite, coleção de papiros e egiptologia), Bode (numismática), Museu Judaico e Catedral de Berlim – o passe já se paga. Agende a visita no Bundestag (grátis sem o passe).

Mais informações
No site da BVG (passe e extension ticket) e no Visitberlin.de.

Leia mais:

34 comentários

Cris
CrisPermalinkResponder

Poxa vida, a única coisa meio triste nesses passes de Berlim é que as modalidades para museus são apenas passes de 72 horas (3 dias consecutivos).

Não há outra opção de tempo para passes de museus? Eu planejei 5 dias em Berlin justamente para poder aproveitar tudo de forma mais relaxada, sem correrias, para poder ver um museu (ou no máximo 2)+ outras atrações leves para cada dia, para não ter uma overdose de museus em pouco tempo!

O Berlim Welcome card tem uma versão de 5 dias, mas essa versão não vem com a Ilha dos Museus incluída!

Agora é quebrar a cabeça para montar a melhor opção! sad

Camila Torres - Colecionando Ímãs

Cris,
Os museus de Berlim não são tão grandes como o Museu do Prado, por exemplo. Dá pra ver dois em um dia tranquilamente. A não ser que você queira ler cada plaquinha smile
Nos outros dias você pode aproveitar as atrações gratuitas da cidade, como a East Side Gallery, o Topografia do Terror, o Reichstag.
Quando eu fui comprei o passe de transporte de 5 dias, porque meu hotel era longe do centro, e comprei as entradas do Pergamon, Neues e da Catedral separadas, porque só fui nesses. Não me lembro muito bem do valor, mas acho que depois descobri que dava muito pouca diferença pro passe de museus.
Tem que fazer as contas, mas acho que o passe vale a pena sim.

[]s
Camila

A. L.
A. L.PermalinkResponder

Cris, uma alternative é vc comprar um "area pass" de 1 dia que dá direito a visitar os museus da MuseumInsel à parte, e usar o Berlin Museum Pass para visitar os outros em 3 dias.

Cris
CrisPermalinkResponder

Camila, obrigada por dar essa ajudinha aí. Eu fiz as contas, e estou entre duas opções, já que eu gosto de museus:

A) Berlim Museum Pass (19,00 EUR) + cartão de transporte 7 dias AB (28,00 EUR) = Total 47,00 EUR

B) Berlim Museum Pass (19,00 EUR) + Berlin City Tour Card 5 dias (29,90 EUR) = Total: 48,90 EUR

Estou inclinada a ficar com a segunda opção, porque é só 1,90 euros mais cara, mas o Berlin City Tour Card me dará alguns descontos em algumas atrações, como a Torre de Televisão da Alexander Platz, passeio no rio Spree e hop-on/hop-off

Ou seja, será uma mescla das opções que a Mariana Amaral indicou! smile

Fernanda
FernandaPermalinkResponder

e ai Cris, já viajou? Comprou qual no final das contas? Estou pesquisando pra próxima viagem! Tb fiquei "chateada" de não ter um passe dos museus por mais de 3 dias...

Marcia
MarciaPermalinkResponder

Apesar da minha dica não ser de museus eu gostaria de recomendar o http://www.neweuropetours.eu/. É um tour gratuito feito por jovens que vale a pena. Fiz o tour com eles em Berlim, Praga,Amsterdã e Munique. Eu recomendo.

Leandro
LeandroPermalinkResponder

O melhor passeio turístico de Berlim, na minha opinião (e o mais barato também) é pegar o ônibus da linha 100 e percorrer toda a extensão da linha (que é circular). Ele percorre todo o centro da cidade, passando por quase todos os pontos turísticos de Berlim. E, para variar um pouquinho este roteiro único, o ônibus da linha 200 faz um roteiro alternativo, mais amplo, que abrange algumas outras áreas.
http://wp.me/pb5B6-17r

Tatiana
TatianaPermalinkResponder

Olá,

Adorei as dicas de Berlim. Agora, em relação ao Berlin WelcomeCard Museuminsel, fiquei com uma dúvida ao ler o site oficial. Lá está escrito que "fre entry to the Museum Island museums once a day". Desculpe-me se a pergunta parece boba, mas com isso eles querem dizer que só pode entrar em cada museu uma vez ao dia, né? Porque, se não for isso, só se pode visitar 3 museus... Alguém que usou este passe pode esclarecer a dúvida??

Obrigada!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá. Tatiana! Você pode entrar uma vez por dia em cada um dos museus por três dias consecutivos.

Tatiana
TatianaPermalinkResponder

Obrigada pela rápida resposta.

Este site, além de ser ótimo na busca de informações, também é super prestativo. Obrigada por todos os serviços que vocês prestam para nós, viajantes.

ane
anePermalinkResponder

Gostaria de algumas orientações:1- chegarei pelo aeroporto Tegel por volta das 17h. Irei para o apartamento alugado e ficarei em torno do mesmo para me familiarizar.(para este primeiro "dia" pensei então em comprar um bilhete unitário);2-ficarei 5 dias inteiros na cidade(compro o Wellcome card 5 dias ou bilhete de 7 dias?);3- depois destes 5 dias completos volto também via Tegel e pensei em comprar outro unitário.
Minhas questões: está certo assim?; consigo comprar estes bilhetes no Tegel(no setor de Informações Turísticas ou em máquinas)?;não achei no site opção de bilhete 7 dias(como é chamado?). Obrigada.

João Alberto
João AlbertoPermalinkResponder

Olá pessoal!

Pretendo viajar para a Alemanha em 2015 e gostaria de saber quantos dias será necessário para conhecer bem a cidade de Berlim. Abraços

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, João Alberto! O mínimo ideal são 4 dias inteiros.

Anna
AnnaPermalinkResponder

Sou clastrofobica Tem muitos tuneis em Berlim?
Qual o. Melhor lugar perto do centro p se alugar um bed and brekfaest?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Anna! Neste caso, prefira o ônibus ao metrô.

Leia sobre onde ficar:
http://www.viajenaviagem.com/destino/berlim

Tania janin
Tania janinPermalinkResponder

Gente, so lembrando que o unico museu que tinha fila de espera( de 2 a 3 horas informacao fornecida pela administracao do museu no local) em agosto/2014 foi o Pergamon. Para fugir dela,no unico jeito e fazer a compra da entrada pela internet com hora marcada e da pra fazer de um dia pro outro.

A. L.
A. L.PermalinkResponder

O altar de Pergamon fecha em 2 semanas e fica fechado até 2019. Fonte oficial: http://www.smb.museum/museen-und-einrichtungen/pergamonmuseum/home.html

Talvez seja interessante acrescentar essa info no post smile

Caio Sepúlveda

Olá. Adorei o blog, está me dando ótimas ideias. Mas fiquei com uma dúvida. É o seguinte, vou ficar um mês em Berlim fazendo um curso e tenho vontade de visitar o maior número de museus possível. Mas todos esses passes são de curta duração então eu teria que ver tudo de uma vez sendo que eu vou ter um tempo relativamente grande pra fazer isso. A minha pergunta é : Alguém sabe se existe um passe mensal de museus e atrações?

Fernanda Scafi

Eu fiquei 1 mês e meio estudando em Berlim e contei aqui minha estratégia pra visitar os museus e algumas atrações, mas claro que ficou faltando coisa: http://www.taindopraonde.com.br/2015/07/berlin-welcome-card-museum-pass-berlin.html.

ADRIANA ROCHA
ADRIANA ROCHAPermalinkResponder

Oi gente,
Tenho uma dúvida. Viajarei com 2 adolescentes que tem carteira de estudante internacional, eu tb tenho, li que até 18 anos eles não pagam museus. Somos 1 casal e 2 filhos 14 e 15 anos. Pretendemos comprar os passes de transporte e os museus.
Qual seria a melhor opção para nós?

2 Berlim Museum Pass (19,00 EUR) + 3 cartão de transporte 7 dias AB (28,00 EUR) = Total 47,00 EUR ( 3 porque li que até 14 anos não se paga transporte)
Correto isto?
Obrigada!
Adriana

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Adriana! Menores de 18 anos entram de graça em museus do sistema estatal, sim. Mas isso não tem nada a ver com a carteira de estudante internacional.

Não há gratuidade no transporte público. Vocês podem comprar um passe diário de pequeno grupo:
http://www.s-bahn-berlin.de/en/tickets-fares/

Marco Dias
Marco DiasPermalinkResponder

Parece que o Neues Museum está fechado por tempo indeterminado desde janeiro de 2015. O altar do Pergamon também está fechado até 2019. Ainda vale a visita à Ilha dos Museus mesmo assim? E comprar o passe também?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marco! Onde você viu sobre o fechamento do Neues Museum? Não encontro essa informação. O Pergamon está aberto, só a sala do altar está fechada.

val
valPermalinkResponder

o que fechou em Janeiro de 2015 foi o Neue Nationalgalerie, o Museum está aberto

Fernanda Scafi

O Neues Museum está aberto e o Pergamonmuseum ainda tem muito a ser visto além do altar (que está fechado). Veja neste post mil e um motivos pra vc visitar a Ilha dos Museus: http://www.taindopraonde.com.br/2016/03/blogagem-coletiva-museum-week-2016-ilha-museus-berlim-alemanha-museumsinsel.html.

Cristiano
CristianoPermalinkResponder

Fiz o welcome card e não recomendo. Em todas as atrações voce tem apenas descontos de 10 a 20%. Pra mim não valeu a pena

Guilherme
GuilhermePermalinkResponder

Eu acho importante avisar que, crianças de 6 a 15 anos, que estejam com um adulto junto, este viajando com o CityTour zone ABC, não pagam o transporte publico!

Cezar Pelegrini

Tentei realizar a compra pela internet e mesmo tentando na opção de compra por voucher (imprimo o voucher aqui e retiro o cartão lá), ele não dá opção de compra para o Brasil, impossibilitando que eu antecipe a compra. Alguém tentou fazer a compra do BWC aqui no Brasil e efetuou com sucesso?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cezar! Vamos compartilhar sua pergunta no Perguntódromo. Havendo resposta, aparecerá aqui.

Gabriela Sarti

O trabalho de comprar aqui e retirar lá é maior que comprar lá, pois a retirada é em pontos específicos já lá vc pode comprar em qualquer maquina de bilhete de metrô, pode pagar em dinheiro ou cartao. Eu comprei numa maquina de vender tickets do metrô de berlim. Foi extremamente facil.

marta k
marta kPermalinkResponder

Assim que você descer no aeroporto você já terá guichês de turismo com todos os cartões disponíveis e uma pessoa simpática a fim de te auxiliar a descobrir qual dos cartões é o mais apropriado a você.

SELMA DOS SANTOS

Comprei no site aqui no Brasil. Sem problemas. Imprime o voucher, ao chegar em Berlim , na estação ferroviária troquei pelo passe propriamente dito, Comprei para as áreas A,B,C . Se usar o aeroporto tem que ter área C, caso use o trem que vai de Berlin ao aeroporto , (Schonefeld flughafen), transporte que recomendo , com o transporte público não usei táxi.

João
JoãoPermalinkResponder

O museum pass não pula a fila d entrada do pergamon e não permite entrar no Dom (+7 euros em outubro d 2016).

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar