Anguilla para mortais: as dicas do Marcio

Shoal Bay, Anguilla
O Dionisio, figurinha carimbada na caixa de comentários, perguntou outro dia sobre Anguilla, a ilha-satélite de St. Maarten que é esconderijo de gente-fina discreta (o oposto de St.-Barth, aonde se vai para badalar). Em Anguilla estão algumas das praias mais bonitas do Caribe, acessíveis de avião (Anguilla Air) ou lancha (GB Express, Funtime) a partir de St. Maarten, ou de ferry boat a partir de St.-Martin.

O Comandante por enquanto só esteve por lá de passagem, mas A Bóia conseguiu resgatar alguns comentários valiosos de leitores sobre a ilha. O Marcio, que passou alguns dias em Anguilla em 2011, deixou ótimas dicas:

Vale a pena ficar uns 3 dias em Anguilla. As praias são lindas. Pelo menos umas 10 são quase surreais. Nunca vi nada igual. Em 2010 ganhou como Melhor Praia do Caribe e Lugar Mais Romântico do Trip Advisor, por isso incluí em minha viagem. Fui a Barbados (5 dias), St. Maarten / St.-Martin (5 dias) e Anguilla (3 dias). Minha namorada disse que foi a melhor estratégia, porque depois de Anguilla todos os outros lugares perderiam a graça.

Dirigir em Anguilla

A capital The Valley é basicamente uma rua com poucas quadras. Não existe transporte público, só táxi, por isso não estranhe as pessoas pedindo carona na estrada. É normal, e com a criminalidade baixa ninguém tem medo de pedir ou dar carona.

O legal é pegar o carro e ficar um tempo em cada praia. Dirigir na mão inglesa lá não é complicado. Nos carros de locadora a direção fica no lado direito e a velocidade máxima na ilha é de 60 km. Se você passar disso vai ser como colocar 100 km em um estacionamento; vai chamar muita atenção. Todos respeitam o limite de velocidade.

Hospedagem

Os hotéis são caros porque a ilha tem poucos moradores; praticamente são só hotéis, restaurantes e condomínios de luxo.

Eu fiquei no Anacaona, em Meads Bay. Recomendo, mas Anguilla tem outros hotéis muito bons, só depende de seu gosto pessoal ($$$$$). Os hotéis são normalmente mais caros que os de St. Maarten, mas como você vai ter que se deslocar de carro alugado, dá para pegar um mais simples e curtir todas as praias com calma.

Restaurantes

Para comer, o que mais tem na ilha são restaurantes de primeira qualidade. São pequenos, por isso é bom reservar — principalmente os com vista para o mar.

Praias

Os passeios de catamarã vindo de St. Maarten param em algumas praias de Anguilla, mas o legal é ficar na ilha uns 3 dias e passar por todas com calma.

Anguilla tem praias maravilhosas, do nível de Mullet Bay para cima. As melhores são Shoal Bay East, Shoal Bay West, Rendezvous Bay, Meads Bay e Maundays Bay – a praia do hotel Cap Juluca.

Para chegar nas praias a melhor maneira é pegar o mapa (todo lugar tem revistas com mapas da ilha), ver o nome da praia que você quer ver, achar o hotel mais próximo e, quando vir a placa na estrada (do hotel, não da praia), estacionar ao lado do hotel. No Cap Juluca o estacionamento público é passando da portaria do hotel. Shoal Bay East é a mais sinalizada. Não tem como errar.

Ótimas dicas, Marcio!

Leia também:

41 comentários

Qual a moeda que devo levar(dólar ou euro?) preços de hoteis etc etc.Nao seria legal ir a SanMartan e fazer os passeios a Anguilla?.Qual o idioma? falam espanhol?. grato.

    Olá, Carlos Alberto! Leve dólares. Falam inglês (francês em St. Maarten, no lado francês). Tem barco rápido de Anguilla a St. Maarten.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito