Anguilla para mortais: as dicas do Marcio

Mariana Amaral
por Mariana Amaral

Shoal Bay, Anguilla
O Dionisio, figurinha carimbada na caixa de comentários, perguntou outro dia sobre Anguilla, a ilha-satélite de St. Maarten que é esconderijo de gente-fina discreta (o oposto de St.-Barth, aonde se vai para badalar). Em Anguilla estão algumas das praias mais bonitas do Caribe, acessíveis de avião (Anguilla Air) ou lancha (GB Express, Funtime) a partir de St. Maarten, ou de ferry boat a partir de St.-Martin.

O Comandante por enquanto só esteve por lá de passagem, mas A Bóia conseguiu resgatar alguns comentários valiosos de leitores sobre a ilha. O Marcio, que passou alguns dias em Anguilla em 2011, deixou ótimas dicas:

Vale a pena ficar uns 3 dias em Anguilla. As praias são lindas. Pelo menos umas 10 são quase surreais. Nunca vi nada igual. Em 2010 ganhou como Melhor Praia do Caribe e Lugar Mais Romântico do Trip Advisor, por isso incluí em minha viagem. Fui a Barbados (5 dias), St. Maarten / St.-Martin (5 dias) e Anguilla (3 dias). Minha namorada disse que foi a melhor estratégia, porque depois de Anguilla todos os outros lugares perderiam a graça.

Dirigir em Anguilla

A capital The Valley é basicamente uma rua com poucas quadras. Não existe transporte público, só táxi, por isso não estranhe as pessoas pedindo carona na estrada. É normal, e com a criminalidade baixa ninguém tem medo de pedir ou dar carona.

O legal é pegar o carro e ficar um tempo em cada praia. Dirigir na mão inglesa lá não é complicado. Nos carros de locadora a direção fica no lado direito e a velocidade máxima na ilha é de 60 km. Se você passar disso vai ser como colocar 100 km em um estacionamento; vai chamar muita atenção. Todos respeitam o limite de velocidade.

Hospedagem

Os hotéis são caros porque a ilha tem poucos moradores; praticamente são só hotéis, restaurantes e condomínios de luxo.

Eu fiquei no Anacaona, em Meads Bay. Recomendo, mas Anguilla tem outros hotéis muito bons, só depende de seu gosto pessoal ($$$$$). Os hotéis são normalmente mais caros que os de St. Maarten, mas como você vai ter que se deslocar de carro alugado, dá para pegar um mais simples e curtir todas as praias com calma.

Restaurantes

Para comer, o que mais tem na ilha são restaurantes de primeira qualidade. São pequenos, por isso é bom reservar -- principalmente os com vista para o mar.

Praias

Os passeios de catamarã vindo de St. Maarten param em algumas praias de Anguilla, mas o legal é ficar na ilha uns 3 dias e passar por todas com calma.

Anguilla tem praias maravilhosas, do nível de Mullet Bay para cima. As melhores são Shoal Bay East, Shoal Bay West, Rendezvous Bay, Meads Bay e Maundays Bay – a praia do hotel Cap Juluca.

Para chegar nas praias a melhor maneira é pegar o mapa (todo lugar tem revistas com mapas da ilha), ver o nome da praia que você quer ver, achar o hotel mais próximo e, quando vir a placa na estrada (do hotel, não da praia), estacionar ao lado do hotel. No Cap Juluca o estacionamento público é passando da portaria do hotel. Shoal Bay East é a mais sinalizada. Não tem como errar.

Ótimas dicas, Marcio!

Leia também:

39 comentários

Elisa Barros
Elisa BarrosPermalinkResponder

Anguilla é uma ilha sensacional, porém, como eu disse em um dos inúmeros comentários que deixei sobre St. Maarten e St. Barths, o passeio de ferry boat é uma grande furada!!! Caro e horrível! Não recomendo mesmo!

Lívia Mochileira

Agora tá na lista!

Carina
CarinaPermalinkResponder

Anguilla é incrível! Mas é um lugar descanso mesmo, nada badalado como St. Barth.

Ficamos, no início do ano, no La Vue. Foi um grandiosíssimo achado: bom, bonito e barato mesmo!
E central na ilha, ou seja, tanto fazia ir para as praias ao norte ou ao sul.

Todos nos indicaram Shoal Bay East, mas a praia que surpreendeu mesmo foi Meads Bay. Maravilhosa!
Comendo no Straw Hat, você ainda ganha as chaises e guarda-sol.

A culinária em Anguilla é um capítulo a parte: divina!! Basta ir fuçando os restaurantezinhos premiados (que muitas vezes são, sim, pequenos). Você vai comer maravilhosamente bem e gastar muito menos que o Mangos ou Cap Juluca.

Letícia
LetíciaPermalinkResponder

Olá, Carina!

Adorei seu post porém, este hotel que você se hospedou, não consegui encontrar... vc pode me passar mais detalhes?

Obrigada!

Dionísio
DionísioPermalinkResponder

Obrigado pelo post!

Sergio
SergioPermalinkResponder

E possível pegar um barco em Marigot,pela manha,e passar o dia em Anguilla. Pegamos um taxi no Porto,que e bem pequeno e possue estrutura para atender o turista,pagamos uma taxa e passamos o dia em shoal bay East.foi maravilhoso ,a areia branquinha e o mar azul piscina.almoçamos no gwen's reggae grill,e imperdível.
Fiquem atentos com o horário da volta,o ultimo barco parte de Anguilla no final da tarde.

Marcio
MarcioPermalinkResponder

Pessoal,

Valeu pela lembrança.

Anguilla é realmente impressionante. Fora o Straw Hat, vale a pena comer comida mexicana no PICANTE.

Outro dia vi uma entrevista de Patrícia Schultz, autora do livro 1000 Lugares para Conhecer antes de Morrer que disse -" Não sou uma pessoa de praia, mas fiquei impressionado com as de Anguilla, no Caribe."

Nildete
NildetePermalinkResponder

Vou incluir nos próximos roteiros!

Dionísio
DionísioPermalinkResponder

Andei lendo muito e confesso que não cheguei a uma conclusão. Eu, brasileiro, hospedado em Sint Maarten, precisarei de visto para fazer um passeio de um dia em Anguilla?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Dionísio! Não vai precisar não.

Dionísio
DionísioPermalinkResponder

Obrigado!

Leide Maria Rosini

Vou precisar de visto para entrar em Anguila?

Grata

Leide

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Leide! Não precisa! Mais informações aqui: https://www.viajenaviagem.com/2010/09/caribe-para-principiantes/

Marciane
MarcianePermalinkResponder

Olá... No final do ano passado fui com meu marido para St. Maarten e a minha principal intenção era visitar Anguilla, depois de pesquisar muito e ver vários relatos ótimos de lá. Fizemos um passeio que compramos no próprio hotel de passar o dia.
Realmente, depois de Anguilla (fizemos o passeio no quarto dia, de uma semana que ficamos na região), as praias de St. Maarten ficaram meio ofuscadas pela beleza ímpar das praias e do mar, especificamente Shoal Bay West.
Recomendo deixar para os últimos dias, mas em hipótese alguma deixar de fora esse passeio.
Para entrar em Anguilla basta ter o passaporte e você passa pelo setor de imigração quando entra e quando sai... Muito tranquilo.
Abraço,
Marciane.

GusLot
GusLotPermalinkResponder

Olá,

é uma honra participar deste site, depois de tantos e tantos anos consultando-o em tantas e tantas viagens. Foram muitas reportagens e comentários e dicas importantes que usamos em vários lugares ao redor do mundo.Queria poder fazer, finalmente, minha primeira participação no site para falar de algo positivo. Mas não será: venho para falar sobre a época de furacões do Caribe.

O fato é: sairemos em lua-de-mel agora em Setembro e, em meio a tantas outras coisas a serem pensadas para o casamento, escolhemos StMaarten e Anguilla para comemorar. Passagem comprada há meses. E agora, desistimos?

No pior dos cenários, o que acontece de fato? Uma forte chuva, vidros quebrando e tempo feio? Ou devo me preparar para o pior?

Outra coisa: em Anguilla, onde se hospedar? Vi pelo TripAdvisor algumas boas opções, o Riq e alguns leitores aqui já comentaram sobre o Ku Anguilla. Mas existe alguma informação mais recente sobre onde ficar? Provavelmente ficaremos 1 semana em StMaarten e 1 semana entre Anguilla e/ou StBarths.

Muito obrigado por tudo o que fizeram por nós até agora.

Um abraço,

Gustavo

Fabio de Rezende

Não pense duas vezes, conheça Anguilla em um bate e volta de St. Maarten e gaste o seu tempo em St. Barth, preferencialmente fazendo St. Barth depois de St. Maarten para não sofre com downgrade, se fizer o contrario.

Anguilla é lindíssimo, mas St. Barth é bem mais civilizado.

GusLot
GusLotPermalinkResponder

Mas Anguilla é mais "roots" e charmoso, não? StBarths é mais pra Búzios, não?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gus! Anguilla é mais discreta e britânica, St.-Barth é mais charmosa e francesa.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gus! Quem responde é A Bóia. O que temos de mais atual sobre Anguilla é este relato do Márcio.

Leia sobre furacões:
https://www.viajenaviagem.com/2010/06/furacoes-no-caribe-um-balanco/

Iara
IaraPermalinkResponder

Tenho 15 dias de viagem
5 em St Marteen, como
Compor os outros 10 dias entre Anguilla e St Barth ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Iara! Não há limite para quantos dias você quer aproveitar numa praia. Recomendamos deixar St. Barth para o final.

marco francioli

Prezados:
Vai ser nossa primeira viagem ao exterior. Aqui no Brasil fazemos tudo com antecedência e pagamos as reservas bem antes, para garantir os preços! Tenho mantido contato com hotéis e pousadas em St. Maarten, St. Barth e Anguilla e temos que confirmar a reserva mediante aporte antecipado. Posso confiar? Alguém já relatou algum problema desse tipo, como chegar no local e a reserva não estar confirmada?
Desculpe a pergunta!
Desde já, agradeço a atenção!
Sds,
Marco Francioli

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marco! Como se daria este pagamento? Com cartão de crédito? Pesquise também por hotéis em sites de reserva como o Booking. Você vai certamente encontrar vários que permitem pagamento ao chegar. Talvez até os mesmos que você já selecionou.

Não faça nenhum pagamento antecipado por transferência bancária:
https://www.viajenaviagem.com/2011/12/vai-alugar-ape-no-exterior-nao-faca-transferencia-bancaria/

Aline
AlinePermalinkResponder

Olá. Pretendo ficar 3 dias e meio em Anguilla, mas não dirijo. Queria saber o melhor local para se hospedar, pois a indicação que li aqui do Ku Anguilla ele não existe mais.
Gostaria de saber também quais praias frequentar além de showan bay, Meads Bay e se elas são muitos distantes uma da outra, pois pretendo fazer transfer ou táxi. Obrigada e parabéns pelo site! Sempre pesquiso aqui, embora não comente muito!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Aline! Anguilla é uma ilha pequena, com 16 quilômetros de comprimento e quilômetros de largura. O deslocamento entre uma praia e outra é muito fácil. Leia com atenção o post acima para ver as indicações das melhores praias.

Também no post, recomendamos o Anacaona Boutique Hotel mas você também pode procurar outras opções em sites como o Booking.

Priscila
PriscilaPermalinkResponder

Se eu optar por ir de ferry boat para Anguilla a partir de Saint Martin, precisarei do visto francês?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Priscila! Não precisa. Para mais informações, leia: https://www.viajenaviagem.com/2010/09/caribe-para-principiantes/

Ana Carolina Corso

Olá, estou programando minhas ferias para fevereiro. Vou a Anguilla, saindo de st. Marteen e pretendo alugar um carro. Olhei em vários sites de aluguel de carro, mas o local de retirada dos veículos é no aeroporto. Alguem sabe me dizer se tem locadora de automóveis no Porto onde irei desembarcar ou realmente é necessário ir até o aeroporto?
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana! Procurando anguilla port car rentals, achei esta:
http://www.andyrentals.com/

Provavelmente haja outras.

Ana Carolina Corso

Muito obrigada pela dica!

Fabiana
FabianaPermalinkResponder

No porto há varias locadoras, eu aluguei com antecedência com a andyrentals, para pedir um carro que não fosse com a direção na mão inglesa.

Janaina
JanainaPermalinkResponder

Há outra cia aérea pra ir de St Barth para Anguilla ? A Anguilla Air esta muito cara ...

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Janaina! Veja se a St Barth Commuter e a Air Caraïbes estão fazendo a rota.

Janaina
JanainaPermalinkResponder

Não, infelizmente nenhuma das duas fazem ... Se alguém puder me ajudar eu agradeço ...
Obrigada

janaina
janainaPermalinkResponder

Alguem tem ai o site do ferry de Anguilla para St martin ? e de St Barth para Anguilla ?

VH
VHPermalinkResponder

Anguilla tem prais fantásticas, ainda mais bonitas que as de St Martin. Maundays Bay, Meads Bay , Rendezvouz e Shoal Bay East são nota 10.
O táxi do aeroporto holandês de St Martin até o ferry em Marigot leva uns 20 minutos e custa em torno de 30 doláres.

Marjorie
MarjoriePermalinkResponder

Esqueceu a praia Little Bay... na minha opinião mais linda!!!

Elle
EllePermalinkResponder

Você não precisará de visto, mas de Carteira internacional de Vacinação (febre am@rela) é indispensável!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar