Anguilla para mortais: as dicas do Marcio

Shoal Bay, Anguilla
O Dionisio, figurinha carimbada na caixa de comentários, perguntou outro dia sobre Anguilla, a ilha-satélite de St. Maarten que é esconderijo de gente-fina discreta (o oposto de St.-Barth, aonde se vai para badalar). Em Anguilla estão algumas das praias mais bonitas do Caribe, acessíveis de avião (Anguilla Air) ou lancha (GB Express, Funtime) a partir de St. Maarten, ou de ferry boat a partir de St.-Martin.

O Comandante por enquanto só esteve por lá de passagem, mas A Bóia conseguiu resgatar alguns comentários valiosos de leitores sobre a ilha. O Marcio, que passou alguns dias em Anguilla em 2011, deixou ótimas dicas:

Vale a pena ficar uns 3 dias em Anguilla. As praias são lindas. Pelo menos umas 10 são quase surreais. Nunca vi nada igual. Em 2010 ganhou como Melhor Praia do Caribe e Lugar Mais Romântico do Trip Advisor, por isso incluí em minha viagem. Fui a Barbados (5 dias), St. Maarten / St.-Martin (5 dias) e Anguilla (3 dias). Minha namorada disse que foi a melhor estratégia, porque depois de Anguilla todos os outros lugares perderiam a graça.

Dirigir em Anguilla

A capital The Valley é basicamente uma rua com poucas quadras. Não existe transporte público, só táxi, por isso não estranhe as pessoas pedindo carona na estrada. É normal, e com a criminalidade baixa ninguém tem medo de pedir ou dar carona.

O legal é pegar o carro e ficar um tempo em cada praia. Dirigir na mão inglesa lá não é complicado. Nos carros de locadora a direção fica no lado direito e a velocidade máxima na ilha é de 60 km. Se você passar disso vai ser como colocar 100 km em um estacionamento; vai chamar muita atenção. Todos respeitam o limite de velocidade.

Hospedagem

Os hotéis são caros porque a ilha tem poucos moradores; praticamente são só hotéis, restaurantes e condomínios de luxo.

Eu fiquei no Anacaona, em Meads Bay. Recomendo, mas Anguilla tem outros hotéis muito bons, só depende de seu gosto pessoal ($$$$$). Os hotéis são normalmente mais caros que os de St. Maarten, mas como você vai ter que se deslocar de carro alugado, dá para pegar um mais simples e curtir todas as praias com calma.

Restaurantes

Para comer, o que mais tem na ilha são restaurantes de primeira qualidade. São pequenos, por isso é bom reservar — principalmente os com vista para o mar.

Praias

Os passeios de catamarã vindo de St. Maarten param em algumas praias de Anguilla, mas o legal é ficar na ilha uns 3 dias e passar por todas com calma.

Anguilla tem praias maravilhosas, do nível de Mullet Bay para cima. As melhores são Shoal Bay East, Shoal Bay West, Rendezvous Bay, Meads Bay e Maundays Bay – a praia do hotel Cap Juluca.

Para chegar nas praias a melhor maneira é pegar o mapa (todo lugar tem revistas com mapas da ilha), ver o nome da praia que você quer ver, achar o hotel mais próximo e, quando vir a placa na estrada (do hotel, não da praia), estacionar ao lado do hotel. No Cap Juluca o estacionamento público é passando da portaria do hotel. Shoal Bay East é a mais sinalizada. Não tem como errar.

Ótimas dicas, Marcio!

Leia também:

41 comentários

Tenho 15 dias de viagem
5 em St Marteen, como
Compor os outros 10 dias entre Anguilla e St Barth ?

    Olá, Iara! Não há limite para quantos dias você quer aproveitar numa praia. Recomendamos deixar St. Barth para o final.

Olá,

é uma honra participar deste site, depois de tantos e tantos anos consultando-o em tantas e tantas viagens. Foram muitas reportagens e comentários e dicas importantes que usamos em vários lugares ao redor do mundo.Queria poder fazer, finalmente, minha primeira participação no site para falar de algo positivo. Mas não será: venho para falar sobre a época de furacões do Caribe.

O fato é: sairemos em lua-de-mel agora em Setembro e, em meio a tantas outras coisas a serem pensadas para o casamento, escolhemos StMaarten e Anguilla para comemorar. Passagem comprada há meses. E agora, desistimos?

No pior dos cenários, o que acontece de fato? Uma forte chuva, vidros quebrando e tempo feio? Ou devo me preparar para o pior?

Outra coisa: em Anguilla, onde se hospedar? Vi pelo TripAdvisor algumas boas opções, o Riq e alguns leitores aqui já comentaram sobre o Ku Anguilla. Mas existe alguma informação mais recente sobre onde ficar? Provavelmente ficaremos 1 semana em StMaarten e 1 semana entre Anguilla e/ou StBarths.

Muito obrigado por tudo o que fizeram por nós até agora.

Um abraço,

Gustavo

    Não pense duas vezes, conheça Anguilla em um bate e volta de St. Maarten e gaste o seu tempo em St. Barth, preferencialmente fazendo St. Barth depois de St. Maarten para não sofre com downgrade, se fizer o contrario.

    Anguilla é lindíssimo, mas St. Barth é bem mais civilizado.

    Mas Anguilla é mais “roots” e charmoso, não? StBarths é mais pra Búzios, não?

    Olá, Gus! Anguilla é mais discreta e britânica, St.-Barth é mais charmosa e francesa.

Olá… No final do ano passado fui com meu marido para St. Maarten e a minha principal intenção era visitar Anguilla, depois de pesquisar muito e ver vários relatos ótimos de lá. Fizemos um passeio que compramos no próprio hotel de passar o dia.
Realmente, depois de Anguilla (fizemos o passeio no quarto dia, de uma semana que ficamos na região), as praias de St. Maarten ficaram meio ofuscadas pela beleza ímpar das praias e do mar, especificamente Shoal Bay West.
Recomendo deixar para os últimos dias, mas em hipótese alguma deixar de fora esse passeio.
Para entrar em Anguilla basta ter o passaporte e você passa pelo setor de imigração quando entra e quando sai… Muito tranquilo.
Abraço,
Marciane.

Andei lendo muito e confesso que não cheguei a uma conclusão. Eu, brasileiro, hospedado em Sint Maarten, precisarei de visto para fazer um passeio de um dia em Anguilla?

Pessoal,

Valeu pela lembrança.

Anguilla é realmente impressionante. Fora o Straw Hat, vale a pena comer comida mexicana no PICANTE.

Outro dia vi uma entrevista de Patrícia Schultz, autora do livro 1000 Lugares para Conhecer antes de Morrer que disse -” Não sou uma pessoa de praia, mas fiquei impressionado com as de Anguilla, no Caribe.”

E possível pegar um barco em Marigot,pela manha,e passar o dia em Anguilla. Pegamos um taxi no Porto,que e bem pequeno e possue estrutura para atender o turista,pagamos uma taxa e passamos o dia em shoal bay East.foi maravilhoso ,a areia branquinha e o mar azul piscina.almoçamos no gwen’s reggae grill,e imperdível.
Fiquem atentos com o horário da volta,o ultimo barco parte de Anguilla no final da tarde.

Anguilla é incrível! Mas é um lugar descanso mesmo, nada badalado como St. Barth.

Ficamos, no início do ano, no La Vue. Foi um grandiosíssimo achado: bom, bonito e barato mesmo!
E central na ilha, ou seja, tanto fazia ir para as praias ao norte ou ao sul.

Todos nos indicaram Shoal Bay East, mas a praia que surpreendeu mesmo foi Meads Bay. Maravilhosa!
Comendo no Straw Hat, você ainda ganha as chaises e guarda-sol.

A culinária em Anguilla é um capítulo a parte: divina!! Basta ir fuçando os restaurantezinhos premiados (que muitas vezes são, sim, pequenos). Você vai comer maravilhosamente bem e gastar muito menos que o Mangos ou Cap Juluca.

    Olá, Carina!

    Adorei seu post porém, este hotel que você se hospedou, não consegui encontrar… vc pode me passar mais detalhes?

    Obrigada!

Anguilla é uma ilha sensacional, porém, como eu disse em um dos inúmeros comentários que deixei sobre St. Maarten e St. Barths, o passeio de ferry boat é uma grande furada!!! Caro e horrível! Não recomendo mesmo!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito