Palácio da Alvorada

Guia de Brasília

Intrigas palacianas: Palácio da Alvorada x Palácio do Catetinho

Depois de fechado à visitação durante todo o governo Bolsonaro, o Palácio da Alvorada deve reabrir ao público em algum momento de 2023 – pelo menos, é o que prometeu a primeira-dama Janja.

É um bom momento para relembrar a visita comparada que fizemos em 2012 aos dois palácios presidenciais de Brasília: o oficialíssimo Alvorada e o simpático Catetinho, que hospedou Juscelino Kubitschek durante a construção da capital.

A propósito – caso você viaje a Brasília antes de reabrirem o Alvorada, visite o Catetinho de todo jeito. Vale muito a pena.

Palácio da Alvorada x Palácio do Catetinho

Visitar palácios e instituições em Brasília é muito mais divertido do que a expressão ‘turismo cívico’ pode sugerir.

Ao vivo os prédios clássicos de Brasília são ainda mais impressionantes do que nas (melhores) fotos. E por dentro sempre são surpreendentes (e repletos de obras de artistas emblemáticos da época).

Muitos palácios estão abertos à visitação pública, pelo menos em algum dia semana.

Vale uma comparação entre o palácio presidencial provisório (o Catetinho) e o definitivo (o Alvorada).

Onde ficam os palácios

O Palácio do Alvorada está na região central de Brasília, a menos de dez minutos de táxi da Praça dos Três Poderes. Quem estiver hospedado nos hotéis à beira do lago, como o Brasília Palace e o Golden Tulip, pode ir a pé.

Já o Catetinho foi erguido bem longe do Plano Piloto. Fica na saída sul da cidade, passando o trevo do Gama, a 30 km da Praça dos Três Poderes. Um UberX vai custar quase R$ 50 (ida).

Como visitar os palácios

O Alvorada segue fechado para visitação. Mas até 2018 recebia 240 visitantes às quartas-feiras à tarde. A distribuição de senhas começava às 14h e os visitantes entravam em grupos de 30 pessoas de cada vez.

O Catetinho também está fechado neste começo de 2023, por motivo de fortes chuvas em dezembro de 2022. Mas assim que os reparos forem feitos, vai reabrir. (Você pode acompanhar pelo Instagram do museu.)

Quando estiver funcionando novamente, vai poder ser visitado de 3ª a domingo, das 9 às 17h. A entrada é gratuita.

A visita ao Palácio da Alvorada

A visita ao Alvorada é uma diversão. Nesse mundo pós-Bin Laden, foi uma delícia poder praticamente invadir a casa da presidente de um dos Brics, fotografando tudo o que vi pela frente. Até flash deu pra usar!

O trajeto entre o portão e o palácio é feito de ônibus, e o grupo é acompanhado o tempo todo por um segurança. Começa-se pelo melhor: um tête-à-tête com As Iaras (na verdade, As Banhistas), de Alfredo Ceschiatti – para mim, a mais bonita das esculturas de Brasília.

Fomos então recebidos no saguão do palácio, com sua rampa vermelha e parede dourada. Uma coisa assim meio Abu Dhabi, se me permitem.

De lá passamos pela capelinha – um caracol com duas aberturas, uma para o leste e outra para o oeste, para receber luz natural ao longo do dia.

Continuamos pelos fundos do prédio, bisbilhotando os salões públicos pelo lado de fora. A área íntima do palácio não faz parte do itinerário, evidentemente.

E a piscina? Com as colunas niemeyerianas ao fundo, é páreo para a do Copacabana Palace…

Na saída, todos ganham presentinho: um livreto sobre o palácio e cartões postais.

A visita ao Museu do Catetinho

A visita ao Catetinho, como não poderia deixar de ser, é muito mais singela. Mas é bonito ver como podia o peixe vivo do Juscelino viver uma vida de campanha nas suas temporadas por lá.

Construído em apenas dez dias, o Catetinho é um alojamento de pedreiros mais bem acabado – e mobiliado com peças autênticas dos anos 50.

(Já a cozinha é mineira de fazenda.)

Uma coisa é certa: o Catetinho pode não ter colunas de Niemeyer, banhistas de Ceschiatti ou piscina cinematográfica – mas que a decoração é muito mais charmosa que a do Alvorada, ah é 🙂

24 comentários

Olá! Estou indo com a família à Brasilia semana que vem…a partir do dia 25/07/23.
Saberia informar se o Congresso, Planalto, Alvorada, STF, Itamaraty… reabriram para VISITAS INTERNAS?

Caso sim, como agendar para a Alvorada? Ainda é por distribuição de senhas na hora? e o Planalto, como agendar atualmente?
Desde já grata pela atenção

    Olá, Lilian! Tem que entrar nos sites dos palácios para ver. Por causa dos atentados de 8 de janeiro acredito que continuem fechados à visitação.

    Estou em Brasilia: no congresso, como estão em recesso parlamentar, tem visita todo dia, de meia em meia hora – e vale a pena para conhecer. Quando acabar o recesso, tem alguns dias especificos da semana que pode fazer e em outros tem que agendar antes. O catetinho também está aberto para visitas a qualquer hora

    O Alvorada eu fui até lá e perguntei e não está permitido visitas ainda.

    O Itamaraty, pelo que vi no site deles, você tem que mandar um email com um documento especificado lá para agendar – eu não tive paciência, então nem tentei. STF e Planalto nem fui atrás para ver se é possível.

Olá! Estamos pensando em ir a Brasília em julho de 2023 e gostaria de saber como faço para agendar a visitação ao palácio da alvorada e se está aberto para visitação nessa época.
Obrigada.

    Olá, Léia! Por causa da tentativa de golpe de 8 de janeiro não há previsão para retomada da visitação.

Estive em Brasilia na semana passada e não é possivel qualquer visitação interna, seja no congresso, planalto, alvorada, stf. Esta tudo cercado com grades. Fotos só de longe. Catetinho tb fechado.

Ola.
Estou pensando em ir a Brasilia lá por Julho e vejo que todos os palácios de governo parecem fechados, é isto mesmo?
Aqui fala do Alvorada, Planalto e Catetinho fechados.
Na pagina do congresso parece fechado tambem. Sobra o que deste tipo de visitta? Pensei no Itamaraty e talvez o STF – tem visita em algum deles?

Obrigado

    Olá, Alex! O Catetinho já reabriu, andou fechado em razão de chuvas. É provável que mude a política de visitação dos palácios. Mas o novo governo é muito recente e alguns palácios foram recentemente vandalizados por terroristas. Vamos ver o que acontece nos próximos meses.

    Boia, no instagram do catetinho ainda estão falando que está fechado.
    E tinha até esquecido que o stf e até o itamaraty foram vandalizados também, credo!
    Pior que pensando nisso, tem é razão de deixar tudo fechado.
    Bom: até Julho tem muito tempo ainda. Obrigado,

Muito bom esse post, na infância meus pais nos levavam muito ao Catetinho. Ao fundo do Palácio de Tábuas tem ainda uma cascatinha , água fresquinha e bem límpida. Uma delícia!

Amei conhecer o Catetinho!!! Ele é original e a sua decoração me encantou. Sou mineira. Fiquei muito emocionada e tive uma saudade imensa do grande e inesquecível JK .

Estive em junho de 2015, em Brasília tive a oportunidade de visitar muitas construções e locais ,ligados ao trabalho dos três Poderes , além outros pontos turísticos . Realmente Brasília vale a pena ser conhecida , pois nos enche de orgulho , por sermos Brasileiros e amar o nosso imenso Brasil

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito