Alvorada
Atenção: Palácio da Alvorada fechado para visitas
A tradicional visita ao Palácio da Alvorada foi suspensa com a chegada da família Bolsonaro. Ainda não foi anunciada uma data de retomada das visitas.
Visitar palácios e instituições em Brasília é muito mais divertido do que a expressão "turismo cívico" pode sugerir. Ao vivo os prédios clássicos de Brasília são ainda mais impressionantes do que nas (melhores) fotos. E por dentro sempre são surpreendentes (e repletos de obras de artistas emblemáticos da época). Muitos palácios estão abertos à visitação pública, pelo menos em algum dia semana.
O Congresso abre todos os dias; o Itamaraty também. O Palácio do Planalto tem visitas aos domingos. O Alvorada, às quartas à tarde. Mas não fique só nos prédios monumentais. Dê um jeitinho de incluir na sua visita o Catetinho, primeira residência construída em Brasília, para hospedar Juscelino Kubitschek durante as primeiras obras, antes da inauguração.
Vale uma comparação entre o palácio presidencial provisório e o definitivo
Distância
View Alvorada x Catetinho in a larger map
O Alvorada está na região central de Brasília, a menos de dez minutos de táxi da Praça dos Três Poderes. (Quem estiver hospedado nos hotéis à beira do lago pode ir a pé.)
Já o Catetinho, coitado, está na saída sul da cidade, passando o trevo do Gama, a 30 km da Praça dos Três Poderes. Vá se tiver alugado um carro, ou se um amigo brasiliense se oferecer para levar. Não sei o preço do táxi, mas acredito que seja mais negócio cacifar um city-tour privado...
Como visitar
O Alvorada recebe visitantes todas as quartas-feiras, entre 14h30 e 16h50. Apenas 240 pessoas são admitidas por semana, divididas em grupos de até 30 visitantes. A visita é gratuita. As senhas começam a ser distribuídas às 14h. Eu cheguei às 14h30 e consegui senha para o grupo E, que saiu às 16h. A espera é numa área coberta, com bancos e boa ventilação.
Alvorada
(Uma boa pedida é combinar a visita ao Alvorada com um almoço antes no excelente restaurante Oscar, que fica ali pertinho no histórico Brasília Palace, o primeiro hotel da capital.)
Todas as visitas são guiadas. À diferença do Planalto, do Itamaraty e do Congresso, aqui não há dress code: dá para entrar de bermuda.
Catetinho
O Catetinho pode ser visitado de 3ª a domingo, das 9 às 17h. A entrada é gratuita. Fui na hora do almoço de um dia de semana e não havia ninguém por lá.
A experiência
Alvorada
O trajeto entre o portão e o palácio é feito de ônibus, e o grupo é acompanhado o tempo todo por um segurança. Começa-se pelo melhor: um tête-à-tête com As Iaras (na verdade, As Banhistas), de Alfredo Ceschiatti -- para mim a mais bonita das esculturas de Brasília.
Alvorada
Somos então recebidos no saguão do palácio, com sua rampa vermelha e parede dourada. Uma coisa assim meio Abu Dhabi, se me permitem.
Alvorada
Alvorada
De lá passamos pela capelinha -- um caracol com duas aberturas, uma para o leste e outra para o oeste, para receber luz natural ao longo do dia.
Capelinha do Alvorada
Continuamos pelos fundos do prédio, apreciando os salões públicos pelo lado de fora. A área íntima do palácio não faz parte do itinerário, evidentemente.
Alvorada
E a piscina? Com as colunas niemeyerianas ao fundo, é páreo para a do Copacabana Palace...
Alvorada
Na saída, todos ganham presentinho: um livreto sobre o palácio e cartões postais (um deles já devidamente enviado para a Mariluce, fornecedora da charada da 6ª; alô, Aline Alves, não recebi seu endereço!).
Lembrancinha do Alvorada
A visita ao Catetinho, como não poderia deixar de ser, é muito mais singela. Mas é bonito ver como podia o peixe vivo do Juscelino viver uma vida de campanha nas suas temporadas por lá.
Construído em apenas dez dias, o Catetinho é um alojamento de pedreiros mais bem acabado -- e mobiliado com peças autênticas dos anos 50. (Já a cozinha é mineira de fazenda.) O lugar está tinindo: passou por uma restauração recente.
Catetinho
Catetinho
Uma coisa é certa: o Catetinho pode não ter colunas de Niemeyer, banhistas de Ceschiatti ou piscina cinematográfica -- mas que a decoração é muito mais bonita que a do Alvorada, ah é
Catetinho
15 comentários