#VnVBrasil | Mar de Brasília

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Lago Paranoá

vnvbrasilQuando morei em Brasília, há 40 anos (!), o Lago Paranoá era só uma curiosidade -- um enorme lago artificial que servia para elevar a umidade do ar e tornar a cidade habitável. Me lembro de atravessar o lago (só tinha uma ponte!) apenas para visitar um ou outro amiguinho muito rico que morava praquelas bandas, ou então para tomar uma banana split no (centro comercial) Gilberto Salomão. No mais, o lago era um negócio que ficava nos fundos do clube e servia para o tedioso esporte da pesca.

Lago Paranoá

Hoje redescubro uma cidade totalmente voltada para o seu lago. O cartão-postal da Brasília do século 21 é a sua linda ponte, que descreve o movimento de uma pedrinha quicando n'água. É um tal de lancha pra cá, paddling pra lá, que o lago quase chega a ter trânsito.

Ponte JK

Shoppings de entretenimento, como o lindíssimo Pontão do Lago Sul (e o feioso Pier 21), instalaram-se à beira-lago. Até um centro cultural importante, o CCBB, está instalado no caminho para o Paranoá.

Royal Tulip

Passei o feriado testando como é divertido brincar de resort num dos hotéis à beira do lago e fazer a turistagem disponível. (Brasília é um grande passeio de fim de semana ou feriado; sobretudo na seca, de maio a setembro -- apenas beba bastante água.)


Agora estou me dedicando a resolver a vida de outro visitante -- o que fica no setor hoteleiro central, não vai alugar carro e precisa de dicas certeiras para não ir à falência com táxi.

Palácio do Planalto

Tá divertido, pípols smile

Leia mais:

Todas de Brasília no Viaje na Viagem

Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire

Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email


34 comentários

Camila Torres - Colecionando Imãs

Quando vim morar aqui achava essas diversões no Lago Paranoá meio surreais... Sério que alguém compra uma lancha pra passear no lago? Mergulha de cilindro lá? Qual é a graça?
Eu também não curtia a ideia (bem comum aqui) de festa em barco, pq se a festa estiver chata não dá pra ir embora... Mas aí um dia eu me rendi e fui, e foi bem divertido! A vista da ponte JK é bem bonita mesmo, do Pontão tb, e rolou até um tchibum perto da barragem. Diversão de gente chique daqui! smile

Ah! Tenho uma dica pros turistas do Setor Hoteleiro... Meu boteco preferido de Brasília é o Armazém do Ferreira, na 202 Norte. Eles capricham até no copo do chopp e tem um caldo de abóbora com gorgonzola que é show!

[]s!
Camila

João M M Aguiar

O Ferreira morreu e o bar fechou?

Alessandro A.
Alessandro A.PermalinkResponder

Riq, não sabia que você tinha morado em Brasília também! grin
Passei minha infância lá e seu relato inicial me fez voltar ao passado. Era assim mesmo! O Gilberto Salomão era um point da época e o único local com uma discoteca decente, portanto todos adolescentes sempre queriam ir para lá. Eu também só atravessava a ponte para ir ao clube ou a casa de algum amigo com mais grana. Bons tempos! grin

Magrineli
MagrineliPermalinkResponder

Falando nisso Riq, uma atualização dos hoteis bacaninhas (bbb) rolava. Vou para a semana nacional de ciência e tecnologia em outubro e os preços das diárias me arrebentam. Alguma dica hoteleira nova?

Flavio
FlavioPermalinkResponder

Hotel BBB em Brasília? Isso existe?????

Magrineli
MagrineliPermalinkResponder

Rola uns preços interessantes (de vez em quando) nos hotéis mais antigões do setor hoteleiro norte... tô olhando lá....

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Magrinelli! A saída para economizar infelizmente é essa mesma. O "Ibis" da região (bom preço, básico e funcional) é o Naoum Express, no setor hoteleiro sul; além dele, o Imperial e o Esplanada estão renovados. Os outros baixinhos estão caídos, mesmo.

fabiana
fabianaPermalinkResponder

tem sim, final de semana e feriado hotel em bsb é barato mesmo! semana passada fiquei no The Sun, eu meu marido e filho de dois anos. apartamento com vista para o lago com dois quartos, dois banheiros, cozinha e sala, por 250 a diária, incluido cafe da manha e estacionamento... o hotel fica beira lago mesmo, tem piscina e parquinho... para nós foi um achado... E sei de muita gente que adora ficar no Tulip, tambem a beira lago... lá o lazer é mais interessante, mas os apartamentos são menores... e encontra-se diaria para final de semana no mesmo preço

Livia Mochileira

"Céu de Brasília, traço do arquiteto, gosto tanto dela assim"

Laura Monteiro

Olá Ricardo ! Sou leitora assídua do seu blog. Estive uma semana em Brasília visitando meus tios. É impressionante como Brasília está renovada e conta com uma excelente gastronomia. O buffet de almoço do Coco Bambu é maravilhoso.

Naila Soares
Naila SoaresPermalinkResponder

Olá viajantes e Bóias:

preciso de dicas sobre hotéis de 4 estrelas e sem carpete em Brasília. Meu marido e eu sairemos do Rio aproveitando uma promoção da Gol. Alugaremos um carro com GPS no aeroporto. Não conhecemos Brasília. Ah! Sugestões de restaurantes também são bem vindas.

Beijos e obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Naila!

Leia as dicas da Ana do Nós do Mundo de restaurantes:
http://www.nosnomundo.com.br/2012/04/roteiro-etilico-gastronomico-em-brasilia/

O Naoum Express é dos raros hotéis sem carpete:
http://www.naoumplaza.com.br/v2/naoum%20express%20brasilia/?pagina=apartamentos

fabiana
fabianaPermalinkResponder

os da rede HPlus tambem nao tem carpete, nao sao luxuosos e tem serviço tipo express, os que aceitam diária são o Saint Moritz, no centro e o The Sun, beira lago... o preço deles é muito bom no final de semana e todos aptos tem cozinha...

Naila Soares
Naila SoaresPermalinkResponder

Valeu Bóia! Fecharei minha viagem hoje mesmo!

Teresa
TeresaPermalinkResponder

É Riq, vc vai ter trabalho!!! Transporte público em Brasilia é o fim! Caso se queira utilizar ônibus o mais fácil é ir pra rodoviária central e perguntar aos motoristas, porque informação oficial é inconsultável...

Uma dica pra quem tem tempo sobrando é visitar o CCBB, citado por vc aí em cima, local agradável com programação cultural e ônibus gratuito passando no setor hoteleiro, ver paradas e horários aqui http://www.bb.com.br/portalbb/page509,128,10656,0,0,1,1.bb?codigoNoticia=18052&codigoMenu=10676

Marcio e Mariana

Oi Riq, somos leitores assíduos do seu blog e por coincidência, essa é a 2ª vez que estávamos visitando o mesmo lugar que vc. Quem sabe um dia a gente se encontra por aí. Passamos o feriado hospedados no SESC 913 SUL, uma opção barata, mas bem simples. Para quem é associado do SESC e não se importa com muito luxo é uma boa alternativa. Quanto a transporte tem que ser de carro e, apesar do GPS, até que é divertido se perder na sopa de letrinhas.

Flavio
FlavioPermalinkResponder

Agora lembrei: o Kubitschek Plaza e o Manhattan Plaza (Setor Hoteleiro Norte) costumam ter tarifas promocionais nos finais de semana se você pagar com cartão Visa. Os sites desses hotéis explicam melhor a promoção. São dois hotéis bons (o Kubitschek é melhor).

Mauro
MauroPermalinkResponder

Até que enfim uma matéria sobre Brasília que fugiu daqueles velhos e inadequados clichês.

Naila Soares
Naila SoaresPermalinkResponder

Olá viajantes:
irei para Brasília nesta quinta e vou ficar no Naoum Express por indicação da Bóia. Vou alugar um carro para dar uma circulada pela cidade(ficarei só 1 dia).
Gostaria de saber: qual o shopping mais bacana de lá? Tem algum lugar que eu não deva 'perder' de jeito nenhum?
Na volta, darei meu fidibeque sobre o hotel.]
Bjs e abs

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Naila! Você vai passar 24 horas numa cidade de arquitetura e urbanismo únicos no planeta, e quer se enfiar num shopping? Com lojas e preços iguaizinhos aos que você tem na sua cidade?

Imperdível em Brasília basicamente é tudo o que você encontrar do lado de fora dos shoppings...

Suba na Torre de TV, tente visitar o Itamaraty, visite o Congresso, visite a Catedral, vá até o Alvorada, atravesse para o Lago pela ponte JK, vá ao Pontão do Lago Sul, visite o CCBB, passeie pelas superquadras da Asa Sul para entender a parte residencial do plano de Lucio Costa, consulte o guia de restaurantes da Anna Bárbara no Nós no Mundo e, caso você vá a um shopping, por favor não nos conte grin

Naila Soares
Naila SoaresPermalinkResponder

Olá Bóia:

valeu pelas dicas! A pergunta pelo shopping era somente para que eu pudesse comprar um presente bacana, pois vou visitar uma senhora que mora em Brasília...E eu nem iria me enfiar num shopping...rs
Bjs e abs

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

mrgreen

fabiana
fabianaPermalinkResponder

Que é isso ,Boia!? Para quem vai a Bsb com crianças, notadamente mais novinhas, passear no Iguatemi é´muito bom! É um dos poucos shoppings que conheço no Brasil com uma estrutura tão boa para crianças pequenas, os serviços de carrinho e fraldario super vip são gratuitos, a brinquedoteca tem um preço ótimo e é a melhor que conheço (e já fui a várias) a programacao da livraria é sempre boa nos finais de semana... em suma vale a pena levar as crianças, especialmente as pequenas nesse shopping. E quem tem filhos menorzinhos sabe como é dificil encontrar lugares de qualidade para ir com eles...

Naila Soares
Naila SoaresPermalinkResponder

Olá:

voltei hoje de Brasília e quero deixar registradas aqui minhas impressões sobre o Hotel Naoum Express que me foi indicado pela Bóia. Muito bom! Meu marido e eu adoramos. Quarto confortável, limpo, cama ótima, staff super atencioso, educado e café da manhã delicioso. Aprovadíssimo!

Valeu pela dica!

Alessandra
AlessandraPermalinkResponder

Oi Boia! Tudo bom?
estou aqui em Braília passando o feriado e não estou conseguindo (nem pelo Google, ele me dá outro lugar...) saber o caminho para a Torre Digital, projeto do Niemeyer inaugurado este ano. A única informação que achei diz para pegar a DF001. Mas estou perdida....
Vc sabe como chegar? (O Google mostra outro lugar quando uso o maps..)

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alessandra! Saia pelo Lago Norte em direção a Sobradinho.

A Anna Bárbara do Nós no mundo dá o caminho:
http://www.nosnomundo.com.br/2012/04/torre-de-tv-digital-a-nova-atracao-turistica-de-brasilia/

Alessandra
AlessandraPermalinkResponder

Obrigada Boia!

Graça
GraçaPermalinkResponder

Olá Boia, pretendo levar meus filhos (16 e 13 anos) para conhecer Brasília. A gente pensou em fazer um bate volta (somos de Campinas SP) ou então ir no sábado e voltar domingo. Vc poderia me sugerir algo? memorial JK abre no final de semana?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Graça! No sábado peguem o City tour das 15h, que é coordenado com o passeio do catamarã Mar de Brasília ao pôr do sol. No domingo o Memorial abre, mas o programa mais educativo e divertido sobre JK é combinar com um taxista uma ida ao Catetinho, o palácio provisório onde ele morou durante a construção da cidade. No domingo também há visitas ao Palácio do Planalto (é o único dia) e ao Congresso (há todos os dias).

Leia mais sobre Brasília na nova página da cidade no Viaje na Viagem:
https://www.viajenaviagem.com/brasil/brasilia-ricardo-freire

Jeanete
JeanetePermalinkResponder

Olá! Vou a Brasília na próxima para compromissos profissionais, ficarei no Kubitschek Plaza Hotel no SHN. Enquanto estiver nos compromissos profissionais preciso ficar ali perto, buscar restaurantes e opções por ali. Após, tenho 24 horas para turismo (entre domingo e segunda) e queria ver umas dicas de como aproveitar melhor o tempo. Dizem que do meu hotel dá prá dar uma pernada até a parte da Esplanada, Planalto, STF, catedral... que é um passeio legal de fazer a pé, mas não é perigoso? E queria tb ver a ponte JK e dar uma chegada em algum lugar legal do Paranoá, para jantar de repente, será que dá? Pensei em alugar um carro, mas não sei se vale a pena... O táxi lá em bem caro, né? Algum bus? Agradeço desde já!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Jeanete! Teoricamente dá para fazer a pé, mas não é agradável; as distâncias são longas, não há a distração de vitrines nem a proteção contra o sol ou a chuva.

Recomendamos pegar o ônibus do city-tour que sai da Torre de TV:
http://www.brasiliacitytour.com.br/

Leia também nossa nova página sobre Brasília:
https://www.viajenaviagem.com/brasil/brasilia-ricardo-freire

Rejane
RejanePermalinkResponder

Gosto de ver o crescimento até mesmo numa cidade tão contemporânea! smile

Marcela
MarcelaPermalinkResponder

Moro em Brasília há 14 anos e estou adorando o posts sobre a cidade. Fazem me ver a cidade com novos olhos. Até me animei em fazer um tour pela cidade.
Uma dica de lugar que posso dar é um passeio pela orla da Ponte JK, o local é cheio de barzinhos e restaurantes, tem uma vista privilegiada do lago e da própria Ponte.
Fica próximo ao CCBB. Assim é possível visitar o centro à tarde e no finalzinho de tarde esticar até a orla. É possível ir de ônibus, da Esplanada ou Rodoviária do Plano Piloto, pegar a linha "Paranoa via JK" ou a linha " São Sebastião via JK".

Adriana
AdrianaPermalinkResponder

Nasci em Brasília e cada vez mais ocupo a orla do Paranoá. E me encanto com isso!
Acabei de escrever um post sobre a ocupação dos espaços públicos em BSB
http://goo.gl/i0Wu5P
Também tem vários programas gratuitos em Brasília
http://goo.gl/srnj66
E sobre o Lago Paranoá
http://www.atravessarfronteiras.com/2015/04/dicas-de-brasilia-2-o-mar-do-cerrado.html

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar