#VnVBrasil | Mar de Brasília

Lago Paranoá

vnvbrasilQuando morei em Brasília, há 40 anos (!), o Lago Paranoá era só uma curiosidade — um enorme lago artificial que servia para elevar a umidade do ar e tornar a cidade habitável. Me lembro de atravessar o lago (só tinha uma ponte!) apenas para visitar um ou outro amiguinho muito rico que morava praquelas bandas, ou então para tomar uma banana split no (centro comercial) Gilberto Salomão. No mais, o lago era um negócio que ficava nos fundos do clube e servia para o tedioso esporte da pesca.

Lago Paranoá

Hoje redescubro uma cidade totalmente voltada para o seu lago. O cartão-postal da Brasília do século 21 é a sua linda ponte, que descreve o movimento de uma pedrinha quicando n’água. É um tal de lancha pra cá, paddling pra lá, que o lago quase chega a ter trânsito.

Ponte JK

Shoppings de entretenimento, como o lindíssimo Pontão do Lago Sul (e o feioso Pier 21), instalaram-se à beira-lago. Até um centro cultural importante, o CCBB, está instalado no caminho para o Paranoá.

Royal Tulip

Passei o feriado testando como é divertido brincar de resort num dos hotéis à beira do lago e fazer a turistagem disponível. (Brasília é um grande passeio de fim de semana ou feriado; sobretudo na seca, de maio a setembro — apenas beba bastante água.)

 

Agora estou me dedicando a resolver a vida de outro visitante — o que fica no setor hoteleiro central, não vai alugar carro e precisa de dicas certeiras para não ir à falência com táxi.

Palácio do Planalto

Tá divertido, pípols 🙂

Mar de Brasília
  • Saídas:
    • Sáb 12h: Hotel Royal Tulip (SHTN Trecho 1)
    • Sáb e dom 16h e 17h30: Pontão do Lago Sul (em frente ao Bier Fass)
    • Preço:
      • A partir de 13 anos: R$ 45
      • 4-12 anos: R$ 30
      • Até 3 anos: grátis
    • Reservas:
      • tel. (61) 98452-7785 / (61) 98221-4446/ (61) 39641296
    • Site

35 comentários

Oi Riq, somos leitores assíduos do seu blog e por coincidência, essa é a 2ª vez que estávamos visitando o mesmo lugar que vc. Quem sabe um dia a gente se encontra por aí. Passamos o feriado hospedados no SESC 913 SUL, uma opção barata, mas bem simples. Para quem é associado do SESC e não se importa com muito luxo é uma boa alternativa. Quanto a transporte tem que ser de carro e, apesar do GPS, até que é divertido se perder na sopa de letrinhas.

É Riq, vc vai ter trabalho!!! Transporte público em Brasilia é o fim! Caso se queira utilizar ônibus o mais fácil é ir pra rodoviária central e perguntar aos motoristas, porque informação oficial é inconsultável…

Uma dica pra quem tem tempo sobrando é visitar o CCBB, citado por vc aí em cima, local agradável com programação cultural e ônibus gratuito passando no setor hoteleiro, ver paradas e horários aqui https://www.bb.com.br/portalbb/page509,128,10656,0,0,1,1.bb?codigoNoticia=18052&codigoMenu=10676

Olá viajantes e Bóias:

preciso de dicas sobre hotéis de 4 estrelas e sem carpete em Brasília. Meu marido e eu sairemos do Rio aproveitando uma promoção da Gol. Alugaremos um carro com GPS no aeroporto. Não conhecemos Brasília. Ah! Sugestões de restaurantes também são bem vindas.

Beijos e obrigada

Olá Ricardo ! Sou leitora assídua do seu blog. Estive uma semana em Brasília visitando meus tios. É impressionante como Brasília está renovada e conta com uma excelente gastronomia. O buffet de almoço do Coco Bambu é maravilhoso.

Hotel BBB em Brasília? Isso existe?????

    Rola uns preços interessantes (de vez em quando) nos hotéis mais antigões do setor hoteleiro norte… tô olhando lá….

    Olá, Magrinelli! A saída para economizar infelizmente é essa mesma. O “Ibis” da região (bom preço, básico e funcional) é o Naoum Express, no setor hoteleiro sul; além dele, o Imperial e o Esplanada estão renovados. Os outros baixinhos estão caídos, mesmo.

    tem sim, final de semana e feriado hotel em bsb é barato mesmo! semana passada fiquei no The Sun, eu meu marido e filho de dois anos. apartamento com vista para o lago com dois quartos, dois banheiros, cozinha e sala, por 250 a diária, incluido cafe da manha e estacionamento… o hotel fica beira lago mesmo, tem piscina e parquinho… para nós foi um achado… E sei de muita gente que adora ficar no Tulip, tambem a beira lago… lá o lazer é mais interessante, mas os apartamentos são menores… e encontra-se diaria para final de semana no mesmo preço

Falando nisso Riq, uma atualização dos hoteis bacaninhas (bbb) rolava. Vou para a semana nacional de ciência e tecnologia em outubro e os preços das diárias me arrebentam. Alguma dica hoteleira nova?

Riq, não sabia que você tinha morado em Brasília também! 😀
Passei minha infância lá e seu relato inicial me fez voltar ao passado. Era assim mesmo! O Gilberto Salomão era um point da época e o único local com uma discoteca decente, portanto todos adolescentes sempre queriam ir para lá. Eu também só atravessava a ponte para ir ao clube ou a casa de algum amigo com mais grana. Bons tempos! 😀

Quando vim morar aqui achava essas diversões no Lago Paranoá meio surreais… Sério que alguém compra uma lancha pra passear no lago? Mergulha de cilindro lá? Qual é a graça?
Eu também não curtia a ideia (bem comum aqui) de festa em barco, pq se a festa estiver chata não dá pra ir embora… Mas aí um dia eu me rendi e fui, e foi bem divertido! A vista da ponte JK é bem bonita mesmo, do Pontão tb, e rolou até um tchibum perto da barragem. Diversão de gente chique daqui! 🙂

Ah! Tenho uma dica pros turistas do Setor Hoteleiro… Meu boteco preferido de Brasília é o Armazém do Ferreira, na 202 Norte. Eles capricham até no copo do chopp e tem um caldo de abóbora com gorgonzola que é show!

[]s!
Camila

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito