Alter que enfim :-)

Alter-do-Chão, Pará

Anteontem finalmente preenchi a lacuna mais importante do meu currículo praieiro. Conheci pessoalmente a praia de rio mais famosa do Brasil, Alter-do-Chão, no Pará.

Alter-do-Chão, Pará

Alter-do-Chão, Pará

Eu já deveria ter vindo para cá em 2008, quando fiz uma maratona litorânea para compilar o guia 100 praias que valem a viagem. Na hora de decidir a praia a ver no Pará, acabei escolhendo a ilha do Algodoal. Fiz besteira; Algodoal é rústica e exótica, mas a praia tem aquele mar toddynho característico do Norte. Contrariando o título do livro, só vale a viagem se você estiver perto.

Alter-do-Chão, Pará

Já Alter-do-Chão é realmente outra história. A Ilha do Amor, principal praia do lugar — um banco de areia que emerge entre agosto e dezembro — fica rente ao centrinho, e é uma praia gostosíssima.

Alter-do-Chão, Pará

Alter-do-Chão, Pará

Alter-do-Chão, Pará

Seu maior trunfo, como todo mundo antes de mim já realçou, são as águas azuis do rio Tapajós. Daí vem o apelido Caribe amazônico — por oferecer as águas azuis que você não encontra no litoral nortista.

Alter-do-Chão, Pará

Alter-do-Chão, Pará

Mais do que a praia, porém, estou conferindo o que o Tony Gálvez apontou, e que não tinha visto em lugar nenhum: que Alter-do-Chão provavelmente proporcione a mais redondinha experiência amazônica, com possibilidade de hospedagem em conta e perrengues mínimos.

Alter-do-Chão, Pará

Alter-do-Chão, Pará

Enquanto isso, fiquem com esse pôr-do-sol marromenos…

Alter-do-Chão, Pará

Alter-do-Chão, Pará

Leia mais:

94 comentários

Muito show!!!

Pelo jeito é um lugar perfeito para descansar e relaxar do stress da cidade. Um lugar, onde, a vida anda devagar.

Me lembra a cidade/aldeia “paz e amor” Trindade-RJ, onde, a gente chega, para o carro, curte 4 praias, pequenas trilhas, uma cachoeira com a famosa “Pedra que Engole”, showzinho de forró ou reggae à noite, ligando o carro só na hora de voltar pra casa.

Me Amarrei no post!!!

Também uso o Booking e agora vou entrar pelo VnV!!!

só eu não vi as águas azuis nas fotos? será que depende da época do ano?

    Olá, Cristina! As águas são azuis, sim, sobretudo ao longe. Não são nem transparentes nem caribenhas, mas azuis são sim.

    lembre que é um rio e não o mar!
    se comparar com o rio de manaus ou qualquer outro, vai ver que o tapajós é o mais clarinho.
    de resto, a cidade é bem agradável. eu fui há muito tempo, em época de fim de cheia/início da seca, portanto sem turistas. vale a pena.

Na segunda foto vocês podem ver a serra da Piroca (Pira = peixe, oca=casa) . Do alto dela (trilha fácil) tem-se uma vista espetacular de Alter-do-chão, da Ilha do Amor e da paisagem tapajônica.

A festa do Sairé também é espetacular

Alter-do-Chão recebe a visita de Cruzeiros estrangeiros

As praias brasileiras têm esse componente que faz você se sentir como se estivesse em casa. São praias animadas, divertidas, mas também relaxantes.
Corro para anotar esta praia, apenas no caso de eu ter a sorte de ir um dia…

Beleza de fotos!

Voltei ontem de Santarem. Como dito o pior mesmo é chegar e sair de Santarem. Voos muito longos, cansativos e carissimos. No entanto, nada tira o encantamento e beleza daquele lugar. Lindo demais.
Só gostaria que as autoridades em Alter do Chao primassem por esse paraíso. Faltou limpeza nas praias, banheiros quimicos, lixeiras nas praias e propagaçao de conscientizaçao ambiental aos moradores e turistas.
Recolhi muito lixo da praia.
Mas como disse, nada disso retirar o esplendor deste lugar agraciado por Deus.
Voltaremos.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito