Histórico: Ministério do Turismo recebe blogueiros de viagem

Encontro no Ministério do Turismo

Sexta-feira passada fiz um bate-volta a Brasília para participar de um momento histórico: uma reunião do Ministro do Turismo com oito blogueiros de viagem brasileiros.

O pretexto do convite foi a comemoração do Dia Mundial do Turismo; não havia nenhuma medida ou programa específico a ser anunciado. Ainda assim, o fato de um grupo de blogueiros ser importado até a mesa de reuniões do Ministério do Turismo, com o ministro presente e atento, não é apenas simbólico. É um evento para a blogosfera de viagem brasileira colocar no currículo.

Eu tinha ouvido o ministro Gastão Vieira — ainda recém-empossado — durante o Fórum Panrotas deste ano, numa mesa-redonda com os ministros do turismo de México, Chile e Argentina. Percebo o quanto evoluiu de lá para cá: hoje ele fala abertamente dos desafios quantitativos (duplicar o número de turistas estrangeiros) e qualitativos (melhorar o serviço a níveis internacionais) do turismo brasileiro, sem dourar a pílula ou mascarar números como seus antecessores.

E o ministério parece finalmente ter entendido a importância da internet na decisão de viagem dos turistas, e a influência que os blogueiros têm junto aos viajantes independentes.

Ministério do Turismo

[Ítalo Mendes, diretor de estruturação, e o ministro Gastão Vieira]

Quadros top do ministério nos contaram iniciativas em processo de produção e implantação. No campo da comunicação, vem aí um novo portal de destinos, multilíngüe, e um blog do ministério, onde esperam contar com a contribuição dos blogueiros que estiverem viajando pelo Brasil.

Outras notícias interessantes: o plano Viaje Mais Melhor Idade vai voltar, desta vez desatrelado de pacotes, possibilitando ofertas diretas dos meios de hospedagem (preciso achar o texto em que eu dizia isso uns quatro anos atrás!!!).

Sabe aquela ficha de cadastro de hóspede dos hotéis? Estão estudando a sua aposentadoria: seria substituída por um cadastro eletrônico serviria para todos os meios de hospedagem.

Outra medida importante em estudos é a emissão de um selo de qualidade para os provedores de serviço em turismo.

Quando pude falar, bati naquela minha tecla de que o Brasil só vai virar um Bric do turismo se passar a se comunicar com o viajante independente. E sugeri a realização de um workshop entre o Ministério, a Embratur e as secretarias estaduais de turismo com blogueiros de viagem, para que a gente pudesse repassar aos órgãos oficiais tudo aquilo que não deve faltar num site oficial de destino, identificando boas práticas e modelos que funcionam junto aos viajantes daqui e de fora.

Achei auspicioso que o ministério se aproxime da #viajosfera justo num momento em que muitos blogueiros brasileiros (presente!) voltam a descobrir o Brasil, seja saindo para viajar país afora, seja blogando sobre o destino onde moram (acho esses blogs fundamentais!).

Eu cheguei só para o café da manhã no ministério, mas o evento durou três dias, com direito a um extenso city-tour por Brasília e a uma palestra sobre turismo sustentável com o espanhol Ángel Díaz.

No grupo que representou os blogueiros de viagem estavam a Sílvia Oliveira, do Matraqueando e presidente da ABBV; o Márcio Nel Cimatti, d’A Janela Laranja; a Érika Marques, do cearense Outros Ares; o Maurício Oliveira, do Trilhas e Aventuras (representando também a RBBV), o Luiz Júnior Fernandes, do blog Boa Viagem, o Eduardo Madeira, do Embarque na viagem, o Diego Souza do Poltrona Livre e eu.

Leia mais:

#Viajosfera: dicas para blogueiros no site da ABBV

Quando o Brasil vai ser um Bric do turismo?

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


12 comentários

Blogs e fóruns de viagem foram um dos melhores benefícios proporcionados pela internet.

Fico imaginando há 20 anos atrás como era viajar para destinos pouco batidos ou “exóticos”.

O governo federal se alinhar a esse novo modelo de informar e executar as ações pertinentes ADEQUADAMENTE, vai fazer circular muito mais gente dentro do Brasil e, de quebra, atrair mais ainda os gringos. Ciclo vicioso. À frente!

Parabéns.

Bom saber que o Ministro está fazendo alguma coisa boa, pois até agora, para mim, a gestão dele está sendo decepcionante.
É bom salientar também que o VMMI (Porgrama mais exitoso que o MTUR lançou desde sua criação)NUNCA foi atrelado somente a pacotes de viagem. Ele tinha três vertentes: Somente passagem (comercializadas pela TRIP), somente meios de hospedagem (divulgados no site portaldehospedagem.com.br) e pacotes com a Vai Brasil.

Realmente o Brasil precisa melhorar muito em relação ao turismo. O nosso país é lindíssimo com tanto a ser explorado e não tem nenhuma infra-estrutura decente. Se nós brasileiros encontramos dificuldades em explorá-lo, imagine o estrangeiro. Muita coisa tem que melhorar. Ainda tenho esperança.

    Concordo plenamente Cintia. É muito complicado para o estrangeiro viajante independente aqui no Brasil e dou força total para esta iniciativa do Ricardo com o Ministério. Ainda tenho esperança que eles incluem o blogueiro em inglês nas próximas reuniões! !

Riq, desde que vc me perguntou sobre aquele hotel da Praia das Fontes, ficou martelando na minha cabeça a ideia sobre falar a respeito do lugar em que vivo e conheço tão pouco. É muito mais prazeroso falar sobre o lugar que se está descobrindo, afinal é “diferente”.
Também a gente costuma ficar “dormente” para o que se está acostumado a ver, não enxerga mais a beleza naquilo. Acho que se o Brasil não aproveitar o momento econômico combinado aos próximos eventos (Copa e Olimpíadas), podemos ver mais uma vez o bonde passar. Cabeça fervilhando de ideias para pôr em prática…

Ótima iniciativa. Como vc disse; é muito importante que os políticos comecem a perceber a importância dos blogueiros no mercado turístico. Espero que mais reuniões como essas continuem acontecendo.

Parabéns pela iniciativa.

É realmente interessante que os órgãos oficiais do governo levar em conta onde as pessoas vão. Os blogs mais independentes sobre viagens, contribuem mais no turismo doméstico que os sites oficiais. Muitos blogs da viagens são como jornalismo de rua, els explicam ao vivo.

É uma sorte viver em um pais como Brasil, porque não todos os governos estão tão abertos a mudanças!

Tivemos um encontro com o Ministro Gastão Vieira em Londres também na época das Olimpíadas, e achei que ele está bem consciente das deficiências e dos pontos fortes do turismo brasileiro. Achei a iniciativa incrível. Quando recebi o convite fiquei pensando que era um spam de tão improvável que é um Ministro chamar blogueiros para um encontro desses. Mas foi uma conversa produtiva e ficamos sabendo que haveria um encontro também no Brasil. Fico feliz com esse tipo de atitude do governo brasileiro. Há uma luz no fim do túnel!

O Ricardo Freire, falou no café da manhã com tanto domínio do assunto, que ao usar a metáfora da abelha polinizadora, eu pensei que o Ministro iria bater palmas para ele, troquei poucas palavras com o Ricardo, mas pude perceber que, se tem uma pessoa na blogosfera que busca algo(sem pedir nada em troca), com o intuito de profissionalizar a mente do blogueiro de viagem & turismo, o Srº Freire é o cara. Prazer em conhece-lo!

Riq, acompanho e participo da caminhada dos blogs de viagem desde os primórdios acreditando que esse seria o caminho para viajar bem e cada vez melhor de forma independente. Esse é um caminho sem volta, no meu modo de ver, que só tende a se desenvolver procurando métodos e formas de se sustentar. É um formato novo e eu tiro o chapéu para você que é pioneiro, que acreditou na idéia, persistiu e está chegando lá. Continuarei dando a minha modesta contribuição.

Fico muito feliz quando vejo o ministro dizer que o plano Viaje Mais Melhor Idade vai voltar cheio de melhorias entre elas, com ofertas diretas dos meios de hospedagem. O portal Marca Brasil e Viaje Mais Melhor Idade, já nos proporcionaram uma grande viagem, fomos para Petrópolis, cidade serrana do Rio de Janeiro.
Também, tiramos o chapéu para o ministro quando ele diz: “E sugeri a realização de um workshop entre o Ministério, a Embratur e as secretarias estaduais de turismo com blogueiros de viagem, para que a gente pudesse repassar aos órgãos oficiais tudo aquilo que não deve faltar num site oficial de destino, identificando boas práticas e modelos que funcionam junto aos viajantes daqui e de fora”.

    Olá, Walter! Quem fez esta sugestão (do workshop) foi o Ricardo Freire 🙂

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito