NY sem metrô; sul da ilha sem luz; previsão: 5 dias para voltar

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

MTA

Não está fácil para quem foi apanhado pelo furacão Sandy em Nova York. Ao contrário do Irene, que só molhou e sujou um pouquinho, o Sandy cumpriu suas piores ameaças: alagou as parte mais baixas de Manhattan, inundou túneis e o metrô, e provocou uma explosão numa estação de energia elétrica na rua 14 que mergulhou toda a cidade abaixo da rua 40 na escuridão desde a noite de segunda-feira.

Ao se afastar da cidade, o furacão deixou, para além das imagens-catástrofe que fazem a delícia dos editores dos programas mundo-cão, a esperança de que logo tudo voltaria ao normal rapidamente.

Hoje à tarde, porém, duas notícias funcionaram como um banho de água mais do que fria. A MTA, que controla os transportes metropolitanos, e a Con Ed, concessionária de energia, informaram que devem levar entre 4 e 5 dias para restabelecer o funcionamento do metrô e restaurar a luz para os bairros de Downtown. (Enquanto o metrô não reabrir, mais ônibus vão ser postos em circulação.)

Ou seja: pelo menos até domingo a vida de quem está acima da rua 40 vai continuar difícil; e abaixo dela, caótica.

Veja a diferença de ótica entre dois jornalistas brasileiros: o Luiz Megale, da Band, que vive acima da rua 40, e o Raul Juste Lores, da Folha, que vive abaixo da rua 40:

Luis Megale

Raul Juste Lores

(Ouça mais do Raul aqui.)

A Fernanda Cattoni, que está em Midtown, deixou o seu relato aqui:

Estamos em NY agora… desde domingo à noite o comercio e metro estão fechados. Hoje deveríamos sair daqui em direção a Vegas, mas não há previsão de vôos. O metrô, comércio e aeroportos continuam fechados. As pontes de acesso a New Jersey, Brooklyn e outros estão fechadas. Em Midtown nem sentimos a presença do Sandy, mas com o alagamento de locais em Downtown afetou o metrô e a população não tem como sair pro trabalho. Estamos hospedados no Intercontinental Times Square, na West 44th , entre a 8a. e 9a. avenidas. Maravilhoso e estão nos dando todo o suporte necessário. Fica a dica! Amanhã tento entrar novamente no site e mando notícias!

A pergunta que você já começou a fazer é: vale a pena manter uma viagem a Nova York nessas condições?


Bem: obviamente eu não iria para um hotel ou uma rua sem luz.

Mas se tivesse uma reserva para um hotel acima da rua 40, não deixaria de ir, não. E se tivesse viagem marcada para meados da semana que vem, iria mesmo se fosse para o sul da ilha.

Acredito que a cidade se recupera rápido. Tanto que a Maratona de Nova York, que acontece domingo, não foi cancelada. (Mas o desfile de Halloween do dia 31 foi, claro.)

Ver -- e de certa maneira ajudar -- a cidade se recuperar deve render muita história.

Eu concordo com o Megale:

Luis Megale

Leia mais:

Página-guia de Nova York no Viaje na Viagem

Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire

Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email


43 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Bruno Vilaça
Bruno VilaçaPermalink

Viajo na quarta-feira, dia 07, e me hospedo no Meatpacking, bem perto do Hudson. A priori não tenho a menor intenção de mudar os planos. Vamos ver o que acontece nos próximos dias. Boa sorte a todos!

Carlos Mello
Carlos MelloPermalink

Estou indo no dia 15/11 pra lá. Vou ficar no Affinia Manhattan (31st com 7th) e minha única leve preocupação é se o metrô não continuará interrompido.

A. L.
A. L.Permalink

O diabos é que o aeroporto de La Guardia foi danificado, e está sem previsão de reabertura. Com isso, vôos domésticos no país inteiro devem ficar prejudicados.

Em alguns fóruns especializados, já se fala em mais de 10 dias para normalizar alguns serviços de transporte (a linha para Newark foi severamente afetada).

Philipp
PhilippPermalink

Em Midtown onde moro e trabalho os danos não foram muito severos. A única grande preocupação agora é da grua que fica na 57th.

A situação nas regiões costeiras e no sul de Manhattan é realmente dramática, tenho vários amigos e colegas literalmente ilhados.

Previsão é de JFK abrir amanhã. LGA não sei ainda, minha esposa tinha um voo saindo na quinta de manhã que já está cancelado. Vai levar um bom tempo para normalizar a situação dos passageiros. Na Hertz e na Avis aqui perto de casa, filas gigantescas, dado que trens estão também desativados as pessoas estão tentando se locomover de carro (mas segundo as TVs as filas para combustíveis estão enormes pois as pessoas estão se abastecendo para os geradores).

Enfim, os próximos dias não serão moleza. Não ouvi nada a respeito da maratona, mas tenho certeza que muita gente não conseguira chegar a tempo.

Deixei várias fotos no instragram,

Tania Pereyra
Tania PereyraPermalink

Moro no Upper East Side e aqui esta tudo normal. Tem luz, internet, sinal de celular e varios restaurantes e comercio abertos.
Os onibus ja estao rodando e a previsao eh que amanha a maioria das linhas de onibus estajam funcionando normalmente.
O onibus eh uma excelente opcao de transporte e cobre praticamente a ilha inteira.
Voce pode comprar o Metrocard em qq deli ou banca de jornal.

Os parques ainda estao fechados, sem previsao para reabertura.

Minha sugestao eh: se comunique com o hotel, pq mesmo nos hoteis acima da rua 40 muitos estao com servico limitado pela falta de funcionarios(sem servico diario de limpeza,room service ou restaurante com menu limitado).

A maioria dos shows da Broadway vao recomecar amanha.

Venha pra NY, aproveita a cidade mais vazia e ajude a cidade a se recuperar.O Bloomberg agradece smile

Domingo ja vai rolar maratona.
Abracos da Big Apple.

Clarissa
ClarissaPermalink

Olá pessoal, vamos eu e meu marido na terça dia 06/11 e vamos ficar acima da Rua 40, acham que dá para manter a viagem?

Clarissa
ClarissaPermalink

Olá pessoal, viajamos na terça que vem, mas estamos preocupados...

Clarissa
ClarissaPermalink

comentário repetido...desconsiderar

A. L.
A. L.Permalink

comentário meu deve estar no spam sad

Philipp
PhilippPermalink

Meu também, mas acho que pq foi pessimista demais.

Acredito que até final desta semana muita coisa estará já em ordem, mas claro que a cidade precisara de algum tempo para recompor 100%.

Aqui na minha vizinhança já vejo transito normal, restaurantes e lojas abrindo, e, amanha os mercados financeiros reabrem.

NYC is still NYC!

A Bóia
A BóiaPermalink

Ambos comentários recuperados!

Naila Soares
Naila SoaresPermalink

Eu irei no dia 5, 2ª feira, chegando bem no dia das eleições. Ficarei num ap alugado na 74 (Upper West Side). Será que até lá os supermercados estarão reabastecidos?

Tania Pereyra
Tania PereyraPermalink

Naila,
Hoje ja tinham varios supermercados abertos. Com certeza semana que vem vai estar tudo normal.
Venha tranquila. No Upper West Side nao houve grandes danos e quase tudo ja esta funcionando.

FM
FMPermalink

Boa noite! Estou chegando em NY sábado, dia 03 de novembro e ficarei na rua 33 com a 5. Qual é a expectativa para esta data? Não sei se terá abastecimento de luz, comida e nem se as atrações já estarão funcionando... Agradeço a ajuda! estou preocupado...

Isabella Gomes
Isabella GomesPermalink

Ótima matéria! Passei o dia de hoje todo procurando este tipo de assunto.
Tem muito jornal por aí relatando um caos absurdo e a gente não sabe até onde é verdade e até onde é sensacionalismo para vender. Quem está com viagem marcada para os próximos dias fica no desespero de não saber se desmarca, se tenta mudar os planos para outro lugar pagando um absurdo ou se corre o risco de ir pra lá.

Estou com viagem marcada para chegar dia 03/11 em NY. Ainda não consegui decidir se mudo os planos ou não. Acredito que vou esperar até amanhã para ver se tem alguma notícia de melhoras.
Minha dúvida no momento é em relação ao quanto o metrô foi afetado e em relação aos pontos turísticos estarem funcionando normalmente. Acreditam que terei problemas com estes dois pontos entre o próximo sábado e a terça-feira? Meu hotel fica acima da rua 40.

Obrigada!

Tania Pereyra
Tania PereyraPermalink

Isabella,
Os parques ainda estao fechados, mas devem reabrir ate o fim sa semana, ja que a maratona de NY vai acaontecer no domingo. O metro vai demorar alguns dias, mas os onibus vao estar funcionando e o sistema de onibus cobre a cidade muito bem.
Quanto ao pontos turisticos, talvez a Estatua da Liberdade demora para abrir, mas museus e lojas vao estar funcionando com certeza pelo acima da rua 40.

Fabio NG
Fabio NGPermalink

Amigos hospedados na 24th viram o hotel ficar às escuras e sem água. A solução foi correr pra algo acima da 39th.

Não foi fácil: boa parte dos moradores da região sul migrou para hotéis até que a luz retorne, outros que estão hospedados não podem sair porque não há voos para ir embora...

Mas acham que o pior já passou. Com a volta do transporte, a cidade voltar a funcionar -- daí é uma questão de tempo pra colocar as coisas em ordem de novo.

Naila Soares
Naila SoaresPermalink

Fabio, e os supermercados? Estão desabastecidos?

Rogéria
RogériaPermalink

Estou na 34 e aqui não houve alagamento, nada. Apenas chuva e vento forte. Todas aquelas cenas terríveis eu só vi pela tv mesmo.
Estamos com água, energia e internet. Nessa área o problema realmente é a falta de transporte. No começo da noite eu saí, depois de dois dias sem colocar os pés na rua, para ver a situação. Praticamente todo o comércio fechado (incluindo supermercados e restaurantes), pouquíssimos ônibus circulando, estações de metrô fechadas e meia dúzia de gatos pingados na rua (a maioria turistas).
Vi também que mais para baixo continuava sem energia, tudo escuro.
Agora é torcer para a cidade se restabelecer rápido.

Carmem
CarmemPermalink

Tô chegando a NYC dia 9 e tenho hotel reservado na rua 48.
Nem pensei em cancelar a viagem. Acredito na rápida recuperação da cidade.

Marcie
MarciePermalink

Estando longe da "minha" cidade, neste momento, fico feliz com sua indicação de que todos mantenham seus planos de visitar a cidade. A recuperação vai ser bem rápida, eu garanto. E vocês terão mais uma história interessante pra contar - naquele post que o Riq abre, de vez em quando, das ziquiziras!! lol

Por outro lado, fico feliz de ver quanta gente legal vai estar na cidade em Novembro! wink

monica
monicaPermalink

Olá, devo embarcar no dia 17/11, ficaremos em Manhattan, vcs acham que vale a pena manter a viagem? Obrigada!

Marcelo Thadeu
Marcelo ThadeuPermalink

Chegaremos no dia 07/11 a noite e temos tickts pra assistir a uma partida de basquete no MSG para o dia 09/11. Onde posso buscar informação se a partida será mantida ou cancelada? Pretendemos manter nosso roteiro mesmo com todas essas notícias, que ao passar das horas se tornam mais e mais tranquilas. Sabemos que ainda pegaremos alguns "rescaldos" do Sandy. Temos certeza que será um passeio diferente, mas também gratificante, comparado ao que fizemos em abril passado.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marcelo! O site do MSG é http://www.thegarden.com . Neste momento está fora do ar.

Magda
MagdaPermalink

Nunca fui a NY, planejei minha viagem com mais quatro amigas para domingo 05/11, vamos ficar 10 dias na cidade, o hotel é o Mileniun UN plaza, localizado no East Side de manhattan, a dois quarteiroes do Grand Central Terminal, minhas amigas estao amarelando, não querem mais ir e acham que a cidade esta precaria e que vamos passar dificuldades. Como elas ja conhecem a cidade e eu estou indo pela primeira vez, estou meio "sendo levada" e nao consigo impor minha vontade que é ir assim mesmo. Me ajuda, elas tem razão???

Tania Pereyra
Tania PereyraPermalink

Magda,
Verifique no hotel qual a situacao. Alguns hoteis tem luz outros nao.Dificuldades eh muito relativo.Algumas linhas do metro vao comecar a funcionar amanha.Mas tudo muito limitado.Mas NY eh otima para andar.Boa parte de downtown ainda esta sem luz, entao mutias lojas e restaurantes vao estar fechados.
Veja quais sao os planos que voces tem. Se vcs querem ficar mais tempo em Downtown talvez nao seja uma boa ideia, mas se vcs vao ficar mais em Midtown/Uptown tudo esta quase normal.

Mari
MariPermalink

Bom dia.
Chegaremos dia 07 em NJ, aeroporto de Neward, as 6h da manhã. Não estamos pensando em cancelar a viagem não.
Acredito que até lá quase tudo já esteja restabelecido.
O que acham?
E quanto a NJ, acham que será possível ir ate lá, especialmente em Outlets, na semana que vem? Não ouvi ninguem falar nada sobre esta área em específico. Apenas ouvi os comentários de que em NJ os prejuizos e denos foram ainda maiores. Alguém pode esclarecer...?

Tania Pereyra
Tania PereyraPermalink

Mari,
A melhor maneira eh checar nos sites dos outlets.
O Jersey Gardens esta fechado hoje e Woodbury esta aberto.
O acesso ainda eh complicado por causa de alguns tuneis fechados e falta de transporte publico. Se vc pretende ir de carro programe uma hora mais no transito.
www.premiumoutlets.com/outlets/
www.jerseygardens.com/

val
valPermalink

Tá rolando um post sobre isso no Trip Advisor Forum : os regulares não estão dando muita força não, principalmente pra quem vai ficar abaixo da rua 40!

http://www.tripadvisor.com/ShowTopic-g60763-i5-k5869615-Opinions_on_whether_to_visit_NYC_soon-New_York_City_New_York.html

Michelle Oliveira
Michelle OliveiraPermalink

Saimos en nossa viagem de 5 dias em Punta Cana seguidos de 8 dias em NYC... Era para chegarmos lá hj , dia 31, mas só conseguimos alterar o voo para dia 03... Estamos torcendo para que esteja tudo normal até lá e que a gente consiga pelo menos visitar o que haviamos planejado... Agora teremos 8 dias em Punta Cana e apenas 5 em NYC... Vamos agora é aproveitar Punta Cana que por aqui está fantástico,rs...
Boa sorte a nós e aos outros que devem chegar na cidade em alguns dias!!

Karina
KarinaPermalink

Meu vôo sai do brasil na sexta, com conexão em Atlanta, depois com destino ao aeroporto La guardia, que pelas informações que tenho acompanhado, continua fechado e sem previsão de abertura; Porém recebi confirmação da Decolar do vôo, sem alterações.
Será que a empresa aérea (Delta)vai nos reacomodar em outro, para outro aeroporto em NY? Os outros aeroportos de ny, tbm fazem vôos domésticos?

Tania Pereyra
Tania PereyraPermalink

Karina,
Os outros aeroporto de NY(JFK e Newark) tem voos domesticos. Mas entre com contato diretamente com a Delta para reconfirmar seu voo.

Isabella Gomes
Isabella GomesPermalink

Uma Uma dúvida: tendo em vista que o metrô ficará fechado por 5 dias, neste período, como se daria o trajeto entre o aeroporto e os hotéis acima da rua 40? Somente de taxi?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Isabella! O metrô deve começar a funcionar parcialmente amanhã, informaremos num novo post. Já vai ser uma opção para vir do JFK.O metrô deve ser retomado amanhã, mas a linha E do aeroporto não está entre as que vão operar.

Karina
KarinaPermalink

Tania e Philipp, muito obrigada pelas infos. Caso a cia confirme nossos voos, iremos manter nossos planos de viagem.

Isabella Gomes
Isabella GomesPermalink

Karina,

Também sairei do Brasil na sexta. Boa sorte pra nós!
Estou com um pouco de receio, mas torcendo para que a recuperação lá seja boa.

Rogéria
RogériaPermalink

Alguém sabe como está a situação na Philadelphia? Será que está complicado chegar lá saindo de NY?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rogéria! A Amtrak pretende retomar o serviço de trens de/para Nova York na sexta.

Alessandra
AlessandraPermalink

Olá, estou com viagem programada para o dia 03 de novembro e, como muitos, estou bastante receosa de manter a viagem. Vou ficar hospedada no Holiday inn express madison square garden, que fica bem próximo ao Madison Square Garden, na West 29th Street. Gostaria de saber como está a situação no local, se tem ou não luz e se está ou não alagado por lá.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Alessandra! Alagado não está. Tente ligar para o hotel para ver se tem luz. Provavelmente não. A previsão para voltar a luz é domingo dia 4, mas não é garantido.