NY sem metrô; sul da ilha sem luz; previsão: 5 dias para voltar

MTA

Não está fácil para quem foi apanhado pelo furacão Sandy em Nova York. Ao contrário do Irene, que só molhou e sujou um pouquinho, o Sandy cumpriu suas piores ameaças: alagou as parte mais baixas de Manhattan, inundou túneis e o metrô, e provocou uma explosão numa estação de energia elétrica na rua 14 que mergulhou toda a cidade abaixo da rua 40 na escuridão desde a noite de segunda-feira.

Ao se afastar da cidade, o furacão deixou, para além das imagens-catástrofe que fazem a delícia dos editores dos programas mundo-cão, a esperança de que logo tudo voltaria ao normal rapidamente.

Hoje à tarde, porém, duas notícias funcionaram como um banho de água mais do que fria. A MTA, que controla os transportes metropolitanos, e a Con Ed, concessionária de energia, informaram que devem levar entre 4 e 5 dias para restabelecer o funcionamento do metrô e restaurar a luz para os bairros de Downtown. (Enquanto o metrô não reabrir, mais ônibus vão ser postos em circulação.)

Ou seja: pelo menos até domingo a vida de quem está acima da rua 40 vai continuar difícil; e abaixo dela, caótica.

Veja a diferença de ótica entre dois jornalistas brasileiros: o Luiz Megale, da Band, que vive acima da rua 40, e o Raul Juste Lores, da Folha, que vive abaixo da rua 40:

Luis Megale

Raul Juste Lores

(Ouça mais do Raul aqui.)

A Fernanda Cattoni, que está em Midtown, deixou o seu relato aqui:

Estamos em NY agora… desde domingo à noite o comercio e metro estão fechados. Hoje deveríamos sair daqui em direção a Vegas, mas não há previsão de vôos. O metrô, comércio e aeroportos continuam fechados. As pontes de acesso a New Jersey, Brooklyn e outros estão fechadas. Em Midtown nem sentimos a presença do Sandy, mas com o alagamento de locais em Downtown afetou o metrô e a população não tem como sair pro trabalho. Estamos hospedados no Intercontinental Times Square, na West 44th , entre a 8a. e 9a. avenidas. Maravilhoso e estão nos dando todo o suporte necessário. Fica a dica! Amanhã tento entrar novamente no site e mando notícias!

A pergunta que você já começou a fazer é: vale a pena manter uma viagem a Nova York nessas condições?

Bem: obviamente eu não iria para um hotel ou uma rua sem luz.

Mas se tivesse uma reserva para um hotel acima da rua 40, não deixaria de ir, não. E se tivesse viagem marcada para meados da semana que vem, iria mesmo se fosse para o sul da ilha.

Acredito que a cidade se recupera rápido. Tanto que a Maratona de Nova York, que acontece domingo, não foi cancelada. (Mas o desfile de Halloween do dia 31 foi, claro.)

Ver — e de certa maneira ajudar — a cidade se recuperar deve render muita história.

Eu concordo com o Megale:

Luis Megale

Leia mais:

Página-guia de Nova York no Viaje na Viagem

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


43 comentários

Eu irei no dia 5, 2ª feira, chegando bem no dia das eleições. Ficarei num ap alugado na 74 (Upper West Side). Será que até lá os supermercados estarão reabastecidos?

    Naila,
    Hoje ja tinham varios supermercados abertos. Com certeza semana que vem vai estar tudo normal.
    Venha tranquila. No Upper West Side nao houve grandes danos e quase tudo ja esta funcionando.

Meu também, mas acho que pq foi pessimista demais.

Acredito que até final desta semana muita coisa estará já em ordem, mas claro que a cidade precisara de algum tempo para recompor 100%.

Aqui na minha vizinhança já vejo transito normal, restaurantes e lojas abrindo, e, amanha os mercados financeiros reabrem.

NYC is still NYC!

Olá pessoal, vamos eu e meu marido na terça dia 06/11 e vamos ficar acima da Rua 40, acham que dá para manter a viagem?

Moro no Upper East Side e aqui esta tudo normal. Tem luz, internet, sinal de celular e varios restaurantes e comercio abertos.
Os onibus ja estao rodando e a previsao eh que amanha a maioria das linhas de onibus estajam funcionando normalmente.
O onibus eh uma excelente opcao de transporte e cobre praticamente a ilha inteira.
Voce pode comprar o Metrocard em qq deli ou banca de jornal.

Os parques ainda estao fechados, sem previsao para reabertura.

Minha sugestao eh: se comunique com o hotel, pq mesmo nos hoteis acima da rua 40 muitos estao com servico limitado pela falta de funcionarios(sem servico diario de limpeza,room service ou restaurante com menu limitado).

A maioria dos shows da Broadway vao recomecar amanha.

Venha pra NY, aproveita a cidade mais vazia e ajude a cidade a se recuperar.O Bloomberg agradece 🙂

Domingo ja vai rolar maratona.
Abracos da Big Apple.

Em Midtown onde moro e trabalho os danos não foram muito severos. A única grande preocupação agora é da grua que fica na 57th.

A situação nas regiões costeiras e no sul de Manhattan é realmente dramática, tenho vários amigos e colegas literalmente ilhados.

Previsão é de JFK abrir amanhã. LGA não sei ainda, minha esposa tinha um voo saindo na quinta de manhã que já está cancelado. Vai levar um bom tempo para normalizar a situação dos passageiros. Na Hertz e na Avis aqui perto de casa, filas gigantescas, dado que trens estão também desativados as pessoas estão tentando se locomover de carro (mas segundo as TVs as filas para combustíveis estão enormes pois as pessoas estão se abastecendo para os geradores).

Enfim, os próximos dias não serão moleza. Não ouvi nada a respeito da maratona, mas tenho certeza que muita gente não conseguira chegar a tempo.

Deixei várias fotos no instragram,

O diabos é que o aeroporto de La Guardia foi danificado, e está sem previsão de reabertura. Com isso, vôos domésticos no país inteiro devem ficar prejudicados.

Em alguns fóruns especializados, já se fala em mais de 10 dias para normalizar alguns serviços de transporte (a linha para Newark foi severamente afetada).

Estou indo no dia 15/11 pra lá. Vou ficar no Affinia Manhattan (31st com 7th) e minha única leve preocupação é se o metrô não continuará interrompido.

Viajo na quarta-feira, dia 07, e me hospedo no Meatpacking, bem perto do Hudson. A priori não tenho a menor intenção de mudar os planos. Vamos ver o que acontece nos próximos dias. Boa sorte a todos!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito