Viagem a trabalho: o que você faz quando afrouxa a gravata?

Mercure SP Alamedas

Ao contrário das férias, que planejamos em detalhes durante meses, as viagens a trabalho costumam aparecer de uma hora para outra. Entre uma planilha de Excel e uma apresentação de Power Point, não sobra muito tempo para pesquisar sobre o destino. Por isso, muitos tripulantes já deixaram comentários no site perguntando o que fazer para aproveitar um pouco da cidade visitada ao final de uma reunião.

O que dá para conhecer em uma tarde ou uma manhã não é muito, e depende da localização do hotel e do escritório — mas sempre vale o esforço de ir além da piscina do hotel ou do happy hour com o pessoal “da firma”. Em algumas cidades, junto ao centro financeiro existem prédios antigos com arquitetura preservada, museus e outras atrações culturais. Assistir ao pôr do sol em um mirante pode ser um programão; correr em um parque pela manhã, também.

Queremos saber: você viaja a trabalho com freqüência? Que cidades conheceu? Como costuma aproveitar o seu tempo livre?

Aos comentários!

Siga o Viaje na Viagem no Twitter – @viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter – @riqfreire

Visite o VnV no Facebook – Viaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por email – VnV por email


23 comentários

Prefiro fazer programas ao ar livre do que me enfiar em museus porque já fiquei muito tempo “indoor”qdo estou a trabalho.

Viagem de trabalho nunca é a mesma coisa, por mais que consiga aproveitar, não é o lugar que vc quer, com quem vc quer e na época que vc quer 🙁
Depois de muito tempo indo pros EUA consegui aproveitar alem das compras, viajando nos finais de semana. Afinal o mais complicado é estar sempre com o pessoal do trabalho. 24h por dia! No meu caso piora por não saber dirigir.

Eu sempre consigo acrescentar um ou dois dias às minhas viagens de trabalho. Sempre procuro, em ordem de prioridades: museus, livrarias, supermercados (adoro checar as embalagens das coisas), papelarias.

A trabalho só São Paulo. Mas, o ritmo é tão alucinante, que acabo o dia exausta! À noite, ao encerrarmos o dia de andanças nas feiras do nosso ramo (sou comerciante, loja de presentes e decoração), procuramos sempre jantar em um lugar bacana. Este ano conseguimos ir ao Museu do Banco do Brasil, ver a exposição dos Impressionistas! E consegui sair um sábado à noite para um barzinho de salsa com amigas que fiz em uma viagem! Em 1 semana que passo em SP, consigo fazer 1 ou 2 programinhas “turísticos”.

Não consigo otimizar muito essas oportunidades. Acho que fico tão focada que até os programas “extras” são ligados ao trabalho, como garimpar livros. A única coisa que dá pra aproveitar mesmo é a hora da refeição, aí tento incluir restaurantes legais. No início de novembro farei uma viagem a trabalho diferente do usual (sou procuradora autárquica), irei fiscalizar parques eólicos Como ficam em praias, né, depois conto se deu pra fazer alguma coisa… 😉

Viajar a trabalho é bom, mas não é a mesma coisa do que viajar de férias com a família.
A trabalho vc acaba ficando preso a compromissos e, mesmo no horário de folga, nunca pode ser esquecido que vc está ali representando a empresa/orgão onde vc trabalha. Visitar alguns pontos turisticos e conhecer bons restaurantes são boas pedidas, mas sem excessos.

Depende do destino — quando vou a São Paulo, por exemplo, as noites são sempre para rever amigos da faculdade ou meus parentes que moram lá.

Já viajei para cursos e congressos no exterior. Quando é assim, eu tento negociar com meus chefes para conseguir ampliar um pouco a folga e ter dias livres; assim, as noites dos dias de evento ficam dedicadas a socializar com o próprio pessoal do evento e fazer contatos importantes.

Meu dia a dia. Viajo umas 100x a trabalho para cada viagem 100% férias que consigo.
Tenho várias técnicas, mas a de incluir fins de semana no roteiro para quando a viagem é fora do país sempre é uma boa idéia. Sem planejamento, você vai enfrentar museus fechados, e atrações fechadas. Contudo a sorte é companheira dos viajantes a trabalho, uma vez na mesma semana assisti a abertura do Natal Luz em Gramado e do Natal de Curitiba no prédio do HSBC.
Eventos esportivos também são uma ótima cia, já assisti jogos do meu time (Internacional) em vários lugares, por sorte do acaso.
O Rio de Janeiro é fora de questão, pois estando na Zona Sul é como estar de férias em uma viagem a trabalho.
Contudo em São Paulo a situação é caótica. Pois com o trânsito do jeito que é, toda vez que passo na frente do Pacaembu lembro que não fui no Museu do Futebol, toda vez que passo na frente da Estação da Luz, sofro por não visitar o museu da Língua Portuguesa, além de ficar horas parado em frente a Pinacoteca, sem nunca ter entrado. Já o MASP sempre passo correndo mesmo e nem da pra ter pensamentos de entrar lá dentro.
Mas São Paulo oferece as infinitas opções gastrônomicas.

Espero mais dicas de companheiros engravatados olhando praias que não terão nossos pés descalços.

Meu destino principal é o Rio de Janeiro e aproveito pra andar no calçadão e sempre conhecer um restaurante ou bar novo. Faço uma lista deles e dependendo da vontade das cias sugiro alguns.

Meu marido sempre viaja a trabalho, e em 2009 ele passou duas semanas na India. Já que em Bangalore não tinha muito que fazer durante a semana, ele aproveitava os finais de semana para turistar pela India. Conhecer templos, paisagens, cultura…

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito