Noite Feliz pra viagem: como passar o Natal fora de casa

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Mercado de Natal em Viena

Quase todo dia aparece gente perguntando sobre restaurantes para ir na véspera de Natal em ................ (insira a cidade que quiser).

É uma dica bastante difícil de dar (eu, por exemplo, não saberia dizer quais restaurantes estarão abertos em São Paulo, onde moro; imagina em outros lugares). Mas acho que, antes mesmo da questão da dica propriamente dita, é preciso que o freguês tenha consciência do que significa essa noite quando viajamos.

Pessoal: Natal é em casa, com a família. Fora de casa, só guardará alguma semelhança com o Natal que conhecemos se tivermos levado a família junto.

Imaginar que você vai encontrar um restaurante com "ambiente natalino" onde quer que seja é criar expectativa para algo que não existe. O ambiente natalino está na presença dos amigos, na troca de presentes, nas crianças bagunçando a sala experimentando os brinquedos novos. Restaurantes que ofereçam ceias natalinas apenas estarão cobrando caro demais por um jantar numa noite em que muitos estarão fechados.

Sorte de quem passar a noite de Natal num resort, num cruzeiro, ou então numa pousada ou hotel que ofereça ceia incluída no pacote: você vai ter onde ceiar e, de quebra, vai curtir o clima de confraternização que vai rolar pelo fato de todos serem hóspedes e já terem se visto ou cumprimentado ou conversado antes.

Agora: caso você esteja sem programa para essa noite, a minha dica é: passe com a família que ficou em casa.

Como assim, Bial?

Passo a passo:

1) Passe numa delicatessen ou num supermercado bacana e compre coisinhas finas e gostosas. Compre também velas e algum enfeite.

2) Monte uma ceia-piquenique no quarto. Se estiver viajando com mais gente, centralizem num quarto só, obviamente.

3) Leve laptop e use o wifi para fazer teleconferência por Skype.

Funciona! Vai sair mais barato e divertido do que se arrumar para ir num restaurante formal...

Aproveite para registrar o mico inteiro em fotos (que podem ser subidas na hora pro Face e pro Insta...)

Querendo tornar essa noite mais especial, procure na imprensa local (ou na recepção do hotel)  informações sobre missas do Galo e concertos de Natal.

E para os solteiros: aproveitem a balada smile

Leia mais:

30 comentários

Debora
DeboraPermalinkResponder

Já passamos o Natal em restaurantes, à bordo, voando para algum destino, mas nada é igual, realmente, ao Natal em família. Se você não estiver voando em cia. aérea brasileira, esqueça o Feliz Natal!!! Por isso, se a viagem for inevitável (como sempre, no meu caso), tente ao máximo tornar esse momento intimista o suficiente para que ele se torne especial para você e para quem te acompanha. Feliz Natal!!!! Esse ano, espero que o comandante, ao menos, nos diga Happy New Year!!!!

Fabio de Rezende

Ano passado indo para Londres pela Tam acho que ninguém da tripulaçao sabia que era natal.

Maria
MariaPermalinkResponder

concordo plenamente! natal é pra ficar em casa. eu lembro do natal quando eu tinha uns 10 anos, em que fomos (eu, meu pai e minha irmã) para Gramado durante o natal. foi uma experiência frustrante para mim. eu estava ansiosa para ver as apresentações de natal, mas não haviam mais apresentações nos dias 23, 24 e 25 de dezembro. eu estava ansiosa por momento inesquecível de natal, e acabamos jantando "galeto" no único restaurante aberto com preço razoável. até os presentes foram frustrantes, porque meus pais não quiseram levar todos na mala de viagem... enfim, a ideia pode ser sido muito bem intensionada, mas o resultado não agradou...

Maryanne
MaryannePermalinkResponder

Estou recebendo varias perguntas sobre Natal em SF la no blog, e hoje é dia de ligar pra alguns restaurantes pra pegar as informacoes pra fazer um post. Mas, posso adiantar que aqui nos EUA, o Natal é celebrado no dia 25 e nao na noite de 24. Quer dizer, que se vc for jantar fora dia 24, sera um jantar super normal. Vou confirmar direitinho essa ultima parte e fazer o post asap.

Patricia
PatriciaPermalinkResponder

Adorei! Penso exatamente a mesma coisa! Moro sozinha em SP, sem família, namorado ou cachorro e nem por isso passa pela minha cabeça a idéia de passar a data em algum restaurante. Missa do galo e cama! smile
Pessoal,natal é com a família mesmo.

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

E pra quem for passar o Natal em casa em petit comitê
fica a sugestão de convidar alguem ou alguemS
mais que esteja sózinho nesta noite.
Vale marcar hora para começar e hora para terminar
a Ceia ( evita constrangimentos ).

Julio Corrêa
Julio CorrêaPermalinkResponder

Este ano vou passar um Natal bizarro. Vou cruzar a noite 24/25 viajando dos EUA para o Rio. Não ligo para esta data. Mas quem for de meia/terceira idade e quiser uma dica de um lugar animado para passar essa noite aqui no Rio...churrascaria Gaúcha, Laranjeiras, zona sul, metrô Largo do Machado. Não é balada, a idade média deve ser de 50/60. É mais uma confraternização.
abraço

bernardette amaral

Tive duas experiência frustrantes em Natais fora de casa, uma em Buenos Aires , ficamos em um hotel e foi dificil e caro achar um restaurante para jantar, não conhecia o mundo dos apartamentos ainda, no dia 25 a cidade estava morta, nada aberto, achamos um restaurante para almoçar depois de procurar muito.

Outra experiência foi um cruzeiro de Natal no Splendour of the sea, o jantar foi o de sempre, a festa de Natal foi no deck da piscina, lotado, escuro em uma noite chuvosa, sem lugar para sentar, filas imensas, enfim péssima experiência, hoje para mim Natal e reveillon só na minha casa com a minha família, simples assim.....

Carmem
CarmemPermalinkResponder

Duas experiências:
1. Nas vezes que procurei um restaurante para jantar em São Paulo, só encontrei um ou dois na Liberdade, com clima nada natalino.
2. Passei um Natal, no século passado, no Caraça e tivemos uma ceia natalina de colégio interno. Foi divertido!

Vera Alves
Vera AlvesPermalinkResponder

Irmao e eu, cariocas em Sao Francisco, nada a fazer, assistimos a Missa do Galo..
Nao pela Missa (perdao!) mas pela caminhada ate la no frio e a cantoria em ingles na igreja enfeitada, bem cheia de cachecois em xadrez vermelho
... Fiquei com essa lembranca... super fofa smile

Maryanne
MaryannePermalinkResponder

Vera, vc fou em que igreja em SF? Lembra onde era?

Maria
MariaPermalinkResponder

Uma vez passamos o Natal em Miami e foi horrível. O restaurante não tinha nem adornos de Natal. Senti falta de música natalina, de luzes, de árvore de Natal, de abraços, de troca de presentes... Só não foi pior porque pelo menos estava com marido e filhos. Só quando chegamos ao quarto do hotel é que nos cumprimentamos, brincamos e rimos muito ao trocar os presentes. Natal deve ser passado com a família e, de preferência, em casa.

Lilian
LilianPermalinkResponder

Bem, minha família e eu sempre passamos o Natal fora de casa, por opção. Dá muito menos trabalho e não tem nada pra limpar depois. No Rio, as dicas são os restaurantes Porcão Gourmet, que servem uma ceia interessante, e as churrascarias. Na Barra, recomendo a Baby Beef, que cobra o mesmo preço dos outros dias pelo jantar.

Michele - PlanejandoaViagem

Já passei em Livigno uma cidade/estação de esqui na Itália. Gostei mais pelo dia do que pela noite. Lembro q no 24, exausta, consegui aguentar até as 23:45 antes de apagar. No 25 foi dia de não fazer nada, a estação estava fechada, assim como todas as lojas. O programa era caminhar pela cidadezinha e e tomar chocolate quente.

Também passei em Budapeste. Cheguei no 24, por volta das 14 e a cidade já estava parando. Saímos para caminhar um pouco antes da meia-noite e na Basílica de Santo Stefano estava acontecendo a missa de Natal. Em frente da basílica um mercadinho de natal charmosinho com alguns turistas confraternizando.

Acho que o segredo é não ter expectativas e também não idealizar tanto o Natal. Nem sempre é possível ter aquele natal perfeito como o das propagandas de TV seja viajando ou não.

rejane vasconcelos

Uma dica é, os grandes hotéis fazem ceias de natal, e é possível vc pagar a parte para participar da ceia. Sempre viajo no Natal e sempre faço isso.

Sonia Pompermaier

Passamos o ultimo em Roma! Difícil pois fomos na Missa do Galo, mesmo tendo enviado o pedido 3 meses antes nao tivemos resposta do Vaticano. transito difícil, ficamos no apartamento para jantar....o imprevisto foi nao saber de Santo Estefânia - o santo patrono da Itália e tudo, mas tudo mesmo estava fechado.....graças a minhas neuras tinha "comidas" estocadas e passamos um bom momento com diversos amigos erguidos por lá!.,.,
Informação e necessidade absoluta!

Marcelo | Alemanha! Por que não?

Para quem nos pergunta sobre passar o Natal aqui na Alemanha, a resposta é sempre a mesma: nao vai encontrar a mesma animacao que existe em sua própria casa, com sua família.

É muito legal até um ou dois dias antes, quando ainda funcionam as Feiras de Natal. Vale mesmo a viagem.

Mas na noite de 24 é difícil encontrar restaurante aberto (as melhores opcoes sao restaurantes de hotéis), e nos dias 25 e 26 (que também é feriado por aqui!) até mesmo museus e outras atracoes ficam fechados, com poucas excecoes.

A.L.
A.L.PermalinkResponder

Meu pitaco pessoal: se Natal é uma data absolutamente imporante para você, do tipo "se não tiver comemoração, foi passar um mês inteiro triste", é melhor nem sair para viajar nessa época, exceto se for com a própria família. É algo, pessoal, há quem valorize muito a data, há quem não ligue. Eu pertenço ao grupo dos que não ligam, é algo pessoal, meu mundo não desaba sem uma ceia memorável ou troca infindável de presentes.

Isso posto, adiciono uma observação: em vários países da Europa, a "data crítica" de Natal é dia 25, não dia 24, tanto que dia 26 é feriado em vários países.

Para os que pertencem ao clube do "Xmas is overrated" como eu, resta o benefício de aproveitar muitas vezes tarifas aéreas mais baixas ou então, às vezes, simplesmente ir cedo dia 25 em uma área/monumento em geral lotadíssima e cheia de turistas e vendedores de souvernis, só para observá-la quase vazia.

LEANDRO
LEANDROPermalinkResponder

Num feriado em que quase todo mundo fica em casa, o melhor conselho que posso dar é: saia! Pra mim a melhor data em dezembro pra viajar pelo Brasil é o Natal, muito melhor que ano novo. Você encontra vôos e hotéis com preços muito mais convidativos, além de estradas e atrações mais vazias e tranquilas. Geralmente escolho uma praia bacana, levo a esposa e o filho e deixo pai/mãe/tios/irmãos/primos espumando de raiva com mais uma ausência natalina. Depois costumo voltar e passar o Reveillon nos arredores de casa. Mas já emendei os dois feriados, funciona também.
Experimentem!

Natal em São Francisco – Onde ir, o que fazer | Hotel California Blog

[...] vai um link pra um post bem  interessante no Viaje na Viagem, pra você saber o que esperar do Natal fora de [...]

Mariana Pereira

Oi Riq, bóias e trips! Eu e a Amanda Mormito, do Buenos Aires Para Chicas nos unimos para armar um guia prático e simpático com um monte de dica boa sobre Natal e Ano Novo em Buenos Aires! Tem toda a info de como fica a cidade nesta época e ainda restaurantes (com detalhes do cardápio, valor por pessoa e telefones para reservas), bares que abrem e festinhas para seguir a noite. Esperamos que ajude quem tá atrás de dicas bacanas de fim de ano em terras portenhas! http://goo.gl/7xBKW

Eneida
EneidaPermalinkResponder

Oi Boia,

Eu escrevi um post com algumas ideias para quem for passar o Natal em Londres. Como o transporte público não funciona na cidade no dia, fica tudo muito parado e é preciso planejar com antecedência! http://bit.ly/VmkuNL

Natal em New York: atracões imperdíveis « Enquanto não sou rica

[...] para você que vai passar o Natal longe de casa, esse post do Viaje na Viagem é leitura [...]

Cris
CrisPermalinkResponder

Olá, Bóia e viajantes,

Mais uma pergunta da série "Natal e Ano Novo na Europa". Eu queria saber até que dia, mais ou menos, funcionam as feirinhas de Natal na Alemanha. Em algum lugar, eu li que elas terminam alguns dias antes do Natal. Mas até que dia, extamente? Se eu chegar em Munique no dia 21 ou 22 de dezembro, será que eu ainda consigo aproveitar o clima das feiras natalinas?

Outra coisa, em Munique, especificamente, há missa noturna de Natal no dia 24/12? Já que a recomendação para quem vai nessa época para a Europa é fazer uma ceia particular no próprio quarto de hotel, eu acho que seria interessante pelo menos assistir a tal missa (eu sou atéia, ok, mas nessas circustâncias, a missa de Natal em uma catedral bonita acho que é uma das poucas opções para esse dia). obs: em Munique já é difícil encontrar alguma coisa aberta depois das 21h em dias normais, imagina no dia de Natal! Hehe

Eu também tentei pesquisar por vôos exatamente no dia do Natal, pois li aqui no VnV que geralmente é um dia de tarifas mais baixas. Mas não encontrei tarifas mais baixas para o dia 24/12 do que nos outros dias de dezembro não, em nenhuma companhia, e inclusive a Lufthansa nem tem vôos nesse dia saindo do Brasil para a Europa! Não sei se os vôos já estão completos ou estão ainda bloqueados, ou se a companhia alemã realmente não voa nesse dia.

Abs,

Cris

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cris! Os mercados vão no máximo até a véspera. Alguns acabam dois dias antes.

Tudo o que você precisar saber sobre mercados achará aqui:
http://www.germany-christmas-market.org.uk/

Neste forum do TripAdvisor recomendam uma igreja:
http://www.tripadvisor.com/ShowTopic-g187309-i118-k4057633-Christmas_Masses-Munich_Bavaria.html

Certamente a Angela do Alemanha por que não saberá recomendar outras:
http://www.alemanhaporquenao.com

Roberta
RobertaPermalinkResponder

olá pessoal, chegarei em montevideu no dia 25/12, é meu aniverversário e gostaria de saber se alguém sabe de algum restaurante que abre nesse dia para almoço ou jantar, ou alguma outra sugestão para não passar o dia em branco smile

Cecilia
CeciliaPermalinkResponder

Adoramos passar o Natal em outros países e o ritual é sempre o mesmo: missa de Natal em igreja próxima - vale mesmo para agnósticos, pois é realmente uma experiência antropológica - e jantar.
Em Punta, os restaurantes costumam fechar nesse dia, mas conseguimos reserva para um pertinho do nosso hotel Atlântico, na Península: o basco Gure Etxe - www.ilovepunta.com/en/restaurants/gure-etxe/.
Boa viagem!

Sônia Cristina

Oi Bóia,
Estou indo passar o Natal em Maceió, ficarei no Hotel Ponta Verde.
Tenho encontrado dificuldade de informação nos sites alagoanos, vc
saberia algum local para a ceia de Natal?
Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sônia! Informe-se com seu hotel se será servido algo. Eles saberão indicar também se existe alguma opção aberta. Por favor leia o texto e conforme-se: quando a gente está fora de casa, não pode achar que vai passar um Natal como se passa em casa.

Agnes
AgnesPermalinkResponder

Não concordo. Há dois anos passo as festas de fim de ano viajando com meu marido. Meus pais já falecidos e da família de meu marido cobram em torno de 2 mil reais . Optamos por viajar . No primeiro ano fomos a Vitória um hotel à beira mar com ceia no hotel simples mas animada . Ano passado fomos a ceia no Sheraton pagamos 800 reais comida boa e muita alegria. Este ano irei a Gramado e já reservei a ceia e vários espetáculos para assistir .

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar