Noite Feliz pra viagem: como passar o Natal fora de casa

Mercado de Natal em Viena

Quase todo dia aparece gente perguntando sobre restaurantes para ir na véspera de Natal em ……………. (insira a cidade que quiser).

É uma dica bastante difícil de dar (eu, por exemplo, não saberia dizer quais restaurantes estarão abertos em São Paulo, onde moro; imagina em outros lugares). Mas acho que, antes mesmo da questão da dica propriamente dita, é preciso que o freguês tenha consciência do que significa essa noite quando viajamos.

Pessoal: Natal é em casa, com a família. Fora de casa, só guardará alguma semelhança com o Natal que conhecemos se tivermos levado a família junto.

Imaginar que você vai encontrar um restaurante com “ambiente natalino” onde quer que seja é criar expectativa para algo que não existe. O ambiente natalino está na presença dos amigos, na troca de presentes, nas crianças bagunçando a sala experimentando os brinquedos novos. Restaurantes que ofereçam ceias natalinas apenas estarão cobrando caro demais por um jantar numa noite em que muitos estarão fechados.

Sorte de quem passar a noite de Natal num resort, num cruzeiro, ou então numa pousada ou hotel que ofereça ceia incluída no pacote: você vai ter onde ceiar e, de quebra, vai curtir o clima de confraternização que vai rolar pelo fato de todos serem hóspedes e já terem se visto ou cumprimentado ou conversado antes.

Agora: caso você esteja sem programa para essa noite, a minha dica é: passe com a família que ficou em casa.

Como assim, Bial?

Passo a passo:

1) Passe numa delicatessen ou num supermercado bacana e compre coisinhas finas e gostosas. Compre também velas e algum enfeite.

2) Monte uma ceia-piquenique no quarto. Se estiver viajando com mais gente, centralizem num quarto só, obviamente.

3) Leve laptop e use o wifi para fazer teleconferência por Skype.

Funciona! Vai sair mais barato e divertido do que se arrumar para ir num restaurante formal…

Aproveite para registrar o mico inteiro em fotos (que podem ser subidas na hora pro Face e pro Insta…)

Querendo tornar essa noite mais especial, procure na imprensa local (ou na recepção do hotel)  informações sobre missas do Galo e concertos de Natal.

E para os solteiros: aproveitem a balada 🙂

Leia mais:

36 comentários

Vcs poderiam me indicar um restaurante que tem uma ceia de Natal, bem caprichada, pra passar com a família, em Munique, Alemanha?
Obrigada

    Olá, Silvia! Não sabemos. Justamente o texto é para orientar quem não ache um restaurante assim. É muito raro encontrar, e quando se encontra, bem caro. Seu hotel pode ajudar.

Somos eu e minha filha. Não temos mais ninguém de família. N podemos viajarvpor causa do Covid. Tenho problemas de saúde. Ela já tem 15 anos, queria fazer algo diferente na cidade mesmo e depois ir pra casa. Mas estou sem ideias pq ela já é adolescente.

Olá! Pela primeira vez estarei sozinha no natal deste ano e gostaria de passá-lo viajando. Alguma boa sugestão de alguma cidade europeia ou americana?
Obrigada!

    Olá, Lilian! Não faz sentido escolher o destino da viagem por causa do Natal, a não ser que você viaje antes do Natal e vá à países de cultura germânica, que têm mercados natalinos. Mas você deveria viajar para algum lugar que esteja na sua lista de desejos, devidamente preparada para o anticlímax da véspera de Natal. Nos Estados Unidos é menos sofrido, porque o Natal é comemorado no almoço do dia 25 e a noite de 24 é normal.

Não concordo. Há dois anos passo as festas de fim de ano viajando com meu marido. Meus pais já falecidos e da família de meu marido cobram em torno de 2 mil reais . Optamos por viajar . No primeiro ano fomos a Vitória um hotel à beira mar com ceia no hotel simples mas animada . Ano passado fomos a ceia no Sheraton pagamos 800 reais comida boa e muita alegria. Este ano irei a Gramado e já reservei a ceia e vários espetáculos para assistir .

Oi Bóia,
Estou indo passar o Natal em Maceió, ficarei no Hotel Ponta Verde.
Tenho encontrado dificuldade de informação nos sites alagoanos, vc
saberia algum local para a ceia de Natal?
Obrigada.

    Olá, Sônia! Informe-se com seu hotel se será servido algo. Eles saberão indicar também se existe alguma opção aberta. Por favor leia o texto e conforme-se: quando a gente está fora de casa, não pode achar que vai passar um Natal como se passa em casa.

Adoramos passar o Natal em outros países e o ritual é sempre o mesmo: missa de Natal em igreja próxima – vale mesmo para agnósticos, pois é realmente uma experiência antropológica – e jantar.
Em Punta, os restaurantes costumam fechar nesse dia, mas conseguimos reserva para um pertinho do nosso hotel Atlântico, na Península: o basco Gure Etxe – http://www.ilovepunta.com/en/restaurants/gure-etxe/.
Boa viagem!

olá pessoal, chegarei em montevideu no dia 25/12, é meu aniverversário e gostaria de saber se alguém sabe de algum restaurante que abre nesse dia para almoço ou jantar, ou alguma outra sugestão para não passar o dia em branco 🙂

Olá, Bóia e viajantes,

Mais uma pergunta da série “Natal e Ano Novo na Europa”. Eu queria saber até que dia, mais ou menos, funcionam as feirinhas de Natal na Alemanha. Em algum lugar, eu li que elas terminam alguns dias antes do Natal. Mas até que dia, extamente? Se eu chegar em Munique no dia 21 ou 22 de dezembro, será que eu ainda consigo aproveitar o clima das feiras natalinas?

Outra coisa, em Munique, especificamente, há missa noturna de Natal no dia 24/12? Já que a recomendação para quem vai nessa época para a Europa é fazer uma ceia particular no próprio quarto de hotel, eu acho que seria interessante pelo menos assistir a tal missa (eu sou atéia, ok, mas nessas circustâncias, a missa de Natal em uma catedral bonita acho que é uma das poucas opções para esse dia). obs: em Munique já é difícil encontrar alguma coisa aberta depois das 21h em dias normais, imagina no dia de Natal! Hehe

Eu também tentei pesquisar por vôos exatamente no dia do Natal, pois li aqui no VnV que geralmente é um dia de tarifas mais baixas. Mas não encontrei tarifas mais baixas para o dia 24/12 do que nos outros dias de dezembro não, em nenhuma companhia, e inclusive a Lufthansa nem tem vôos nesse dia saindo do Brasil para a Europa! Não sei se os vôos já estão completos ou estão ainda bloqueados, ou se a companhia alemã realmente não voa nesse dia.

Abs,

Cris

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito