Noite Feliz pra viagem: como passar o Natal fora de casa

Mercado de Natal em Viena

Quase todo dia aparece gente perguntando sobre restaurantes para ir na véspera de Natal em ……………. (insira a cidade que quiser).

É uma dica bastante difícil de dar (eu, por exemplo, não saberia dizer quais restaurantes estarão abertos em São Paulo, onde moro; imagina em outros lugares). Mas acho que, antes mesmo da questão da dica propriamente dita, é preciso que o freguês tenha consciência do que significa essa noite quando viajamos.

Pessoal: Natal é em casa, com a família. Fora de casa, só guardará alguma semelhança com o Natal que conhecemos se tivermos levado a família junto.

Imaginar que você vai encontrar um restaurante com “ambiente natalino” onde quer que seja é criar expectativa para algo que não existe. O ambiente natalino está na presença dos amigos, na troca de presentes, nas crianças bagunçando a sala experimentando os brinquedos novos. Restaurantes que ofereçam ceias natalinas apenas estarão cobrando caro demais por um jantar numa noite em que muitos estarão fechados.

Sorte de quem passar a noite de Natal num resort, num cruzeiro, ou então numa pousada ou hotel que ofereça ceia incluída no pacote: você vai ter onde ceiar e, de quebra, vai curtir o clima de confraternização que vai rolar pelo fato de todos serem hóspedes e já terem se visto ou cumprimentado ou conversado antes.

Agora: caso você esteja sem programa para essa noite, a minha dica é: passe com a família que ficou em casa.

Como assim, Bial?

Passo a passo:

1) Passe numa delicatessen ou num supermercado bacana e compre coisinhas finas e gostosas. Compre também velas e algum enfeite.

2) Monte uma ceia-piquenique no quarto. Se estiver viajando com mais gente, centralizem num quarto só, obviamente.

3) Leve laptop e use o wifi para fazer teleconferência por Skype.

Funciona! Vai sair mais barato e divertido do que se arrumar para ir num restaurante formal…

Aproveite para registrar o mico inteiro em fotos (que podem ser subidas na hora pro Face e pro Insta…)

Querendo tornar essa noite mais especial, procure na imprensa local (ou na recepção do hotel)  informações sobre missas do Galo e concertos de Natal.

E para os solteiros: aproveitem a balada 🙂

Leia mais:

Comentários

Vcs poderiam me indicar um restaurante que tem uma ceia de Natal, bem caprichada, pra passar com a família, em Munique, Alemanha?
Obrigada

    Olá, Silvia! Não sabemos. Justamente o texto é para orientar quem não ache um restaurante assim. É muito raro encontrar, e quando se encontra, bem caro. Seu hotel pode ajudar.

Somos eu e minha filha. Não temos mais ninguém de família. N podemos viajarvpor causa do Covid. Tenho problemas de saúde. Ela já tem 15 anos, queria fazer algo diferente na cidade mesmo e depois ir pra casa. Mas estou sem ideias pq ela já é adolescente.

Já Passei O Natal Na Casa Do Meu Vovô, madrinha

Olá! Pela primeira vez estarei sozinha no natal deste ano e gostaria de passá-lo viajando. Alguma boa sugestão de alguma cidade europeia ou americana?
Obrigada!

    Olá, Lilian! Não faz sentido escolher o destino da viagem por causa do Natal, a não ser que você viaje antes do Natal e vá à países de cultura germânica, que têm mercados natalinos. Mas você deveria viajar para algum lugar que esteja na sua lista de desejos, devidamente preparada para o anticlímax da véspera de Natal. Nos Estados Unidos é menos sofrido, porque o Natal é comemorado no almoço do dia 25 e a noite de 24 é normal.

Não concordo. Há dois anos passo as festas de fim de ano viajando com meu marido. Meus pais já falecidos e da família de meu marido cobram em torno de 2 mil reais . Optamos por viajar . No primeiro ano fomos a Vitória um hotel à beira mar com ceia no hotel simples mas animada . Ano passado fomos a ceia no Sheraton pagamos 800 reais comida boa e muita alegria. Este ano irei a Gramado e já reservei a ceia e vários espetáculos para assistir .

Oi Bóia,
Estou indo passar o Natal em Maceió, ficarei no Hotel Ponta Verde.
Tenho encontrado dificuldade de informação nos sites alagoanos, vc
saberia algum local para a ceia de Natal?
Obrigada.

    Olá, Sônia! Informe-se com seu hotel se será servido algo. Eles saberão indicar também se existe alguma opção aberta. Por favor leia o texto e conforme-se: quando a gente está fora de casa, não pode achar que vai passar um Natal como se passa em casa.

Adoramos passar o Natal em outros países e o ritual é sempre o mesmo: missa de Natal em igreja próxima – vale mesmo para agnósticos, pois é realmente uma experiência antropológica – e jantar.
Em Punta, os restaurantes costumam fechar nesse dia, mas conseguimos reserva para um pertinho do nosso hotel Atlântico, na Península: o basco Gure Etxe – http://www.ilovepunta.com/en/restaurants/gure-etxe/.
Boa viagem!

olá pessoal, chegarei em montevideu no dia 25/12, é meu aniverversário e gostaria de saber se alguém sabe de algum restaurante que abre nesse dia para almoço ou jantar, ou alguma outra sugestão para não passar o dia em branco 🙂

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito