Noite Feliz pra viagem: como passar o Natal fora de casa

Mercado de Natal em Viena

Quase todo dia aparece gente perguntando sobre restaurantes para ir na véspera de Natal em ……………. (insira a cidade que quiser).

É uma dica bastante difícil de dar (eu, por exemplo, não saberia dizer quais restaurantes estarão abertos em São Paulo, onde moro; imagina em outros lugares). Mas acho que, antes mesmo da questão da dica propriamente dita, é preciso que o freguês tenha consciência do que significa essa noite quando viajamos.

Pessoal: Natal é em casa, com a família. Fora de casa, só guardará alguma semelhança com o Natal que conhecemos se tivermos levado a família junto.

Imaginar que você vai encontrar um restaurante com “ambiente natalino” onde quer que seja é criar expectativa para algo que não existe. O ambiente natalino está na presença dos amigos, na troca de presentes, nas crianças bagunçando a sala experimentando os brinquedos novos. Restaurantes que ofereçam ceias natalinas apenas estarão cobrando caro demais por um jantar numa noite em que muitos estarão fechados.

Sorte de quem passar a noite de Natal num resort, num cruzeiro, ou então numa pousada ou hotel que ofereça ceia incluída no pacote: você vai ter onde ceiar e, de quebra, vai curtir o clima de confraternização que vai rolar pelo fato de todos serem hóspedes e já terem se visto ou cumprimentado ou conversado antes.

Agora: caso você esteja sem programa para essa noite, a minha dica é: passe com a família que ficou em casa.

Como assim, Bial?

Passo a passo:

1) Passe numa delicatessen ou num supermercado bacana e compre coisinhas finas e gostosas. Compre também velas e algum enfeite.

2) Monte uma ceia-piquenique no quarto. Se estiver viajando com mais gente, centralizem num quarto só, obviamente.

3) Leve laptop e use o wifi para fazer teleconferência por Skype.

Funciona! Vai sair mais barato e divertido do que se arrumar para ir num restaurante formal…

Aproveite para registrar o mico inteiro em fotos (que podem ser subidas na hora pro Face e pro Insta…)

Querendo tornar essa noite mais especial, procure na imprensa local (ou na recepção do hotel)  informações sobre missas do Galo e concertos de Natal.

E para os solteiros: aproveitem a balada 🙂

Leia mais:

36 comentários

Uma vez passamos o Natal em Miami e foi horrível. O restaurante não tinha nem adornos de Natal. Senti falta de música natalina, de luzes, de árvore de Natal, de abraços, de troca de presentes… Só não foi pior porque pelo menos estava com marido e filhos. Só quando chegamos ao quarto do hotel é que nos cumprimentamos, brincamos e rimos muito ao trocar os presentes. Natal deve ser passado com a família e, de preferência, em casa.

Irmao e eu, cariocas em Sao Francisco, nada a fazer, assistimos a Missa do Galo..
Nao pela Missa (perdao!) mas pela caminhada ate la no frio e a cantoria em ingles na igreja enfeitada, bem cheia de cachecois em xadrez vermelho
… Fiquei com essa lembranca… super fofa 🙂

Duas experiências:
1. Nas vezes que procurei um restaurante para jantar em São Paulo, só encontrei um ou dois na Liberdade, com clima nada natalino.
2. Passei um Natal, no século passado, no Caraça e tivemos uma ceia natalina de colégio interno. Foi divertido!

Tive duas experiência frustrantes em Natais fora de casa, uma em Buenos Aires , ficamos em um hotel e foi dificil e caro achar um restaurante para jantar, não conhecia o mundo dos apartamentos ainda, no dia 25 a cidade estava morta, nada aberto, achamos um restaurante para almoçar depois de procurar muito.

Outra experiência foi um cruzeiro de Natal no Splendour of the sea, o jantar foi o de sempre, a festa de Natal foi no deck da piscina, lotado, escuro em uma noite chuvosa, sem lugar para sentar, filas imensas, enfim péssima experiência, hoje para mim Natal e reveillon só na minha casa com a minha família, simples assim…..

Este ano vou passar um Natal bizarro. Vou cruzar a noite 24/25 viajando dos EUA para o Rio. Não ligo para esta data. Mas quem for de meia/terceira idade e quiser uma dica de um lugar animado para passar essa noite aqui no Rio…churrascaria Gaúcha, Laranjeiras, zona sul, metrô Largo do Machado. Não é balada, a idade média deve ser de 50/60. É mais uma confraternização.
abraço

E pra quem for passar o Natal em casa em petit comitê
fica a sugestão de convidar alguem ou alguemS
mais que esteja sózinho nesta noite.
Vale marcar hora para começar e hora para terminar
a Ceia ( evita constrangimentos ).

Adorei! Penso exatamente a mesma coisa! Moro sozinha em SP, sem família, namorado ou cachorro e nem por isso passa pela minha cabeça a idéia de passar a data em algum restaurante. Missa do galo e cama! 🙂
Pessoal,natal é com a família mesmo.

Estou recebendo varias perguntas sobre Natal em SF la no blog, e hoje é dia de ligar pra alguns restaurantes pra pegar as informacoes pra fazer um post. Mas, posso adiantar que aqui nos EUA, o Natal é celebrado no dia 25 e nao na noite de 24. Quer dizer, que se vc for jantar fora dia 24, sera um jantar super normal. Vou confirmar direitinho essa ultima parte e fazer o post asap.

concordo plenamente! natal é pra ficar em casa. eu lembro do natal quando eu tinha uns 10 anos, em que fomos (eu, meu pai e minha irmã) para Gramado durante o natal. foi uma experiência frustrante para mim. eu estava ansiosa para ver as apresentações de natal, mas não haviam mais apresentações nos dias 23, 24 e 25 de dezembro. eu estava ansiosa por momento inesquecível de natal, e acabamos jantando “galeto” no único restaurante aberto com preço razoável. até os presentes foram frustrantes, porque meus pais não quiseram levar todos na mala de viagem… enfim, a ideia pode ser sido muito bem intensionada, mas o resultado não agradou…

Já passamos o Natal em restaurantes, à bordo, voando para algum destino, mas nada é igual, realmente, ao Natal em família. Se você não estiver voando em cia. aérea brasileira, esqueça o Feliz Natal!!! Por isso, se a viagem for inevitável (como sempre, no meu caso), tente ao máximo tornar esse momento intimista o suficiente para que ele se torne especial para você e para quem te acompanha. Feliz Natal!!!! Esse ano, espero que o comandante, ao menos, nos diga Happy New Year!!!!

    Ano passado indo para Londres pela Tam acho que ninguém da tripulaçao sabia que era natal.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito