Morro de surpresa: o calçamento ficou bom

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Segunda Praia, Morro de São Paulo

Segunda Praia

No fim do ano passado, quando vi pela primeira vez uma foto da pracinha de Morro de São Paulo toda calçada, com lajotas tapando a areia, pensei: acabou de acabar. R.I.P. Morro de São Paulo. Ruazinhas de areia faziam parte do DNA da ilha, e mudar isso seria o sacrilégio final.

Morro de São Paulo

Pracinha da igreja

Qual não foi a minha surpresa, semana retrasada, ao pôr minhas Havaianas pela primeira vez sobre o novo piso do Morro e... achar que ficou mó ajeitadinho.

Morro de São Paulo

Pracinha do alto

Não, a reforma não foi de mau gosto. E sim, a qualificação urbana é um direito humano mrgreen

Fui deslizando minha maleta de quadro rodinhas ladeira abaixo pelo piso lisinho e, se tivesse alguma dúvida de que estava gostando do resultado, um trechinho de 50 metros não-urbanizados, logo antes da escadaria da Segunda Praia, me convenceria de que o calçamento veio para o bem de todos. Aquele trechinho de areião é um souvenir da Morro antiga -- um equivalente ao pedaço do Muro de Berlim que preservaram sem derrubar.

Morro de São Paulo

Último trecho entre a Primeira e a Segunda Praias

A Segunda Praia me aguardava com mais (boas) surpresas.

Morro de São Paulo

Segunda Praia

Uma passarela de madeira (igualmente própria à rolagem de maletas) faz as vezes de calçadão. Os restaurantes aproveitaram a larguíssima faixa de areia para instalar mesas sobre a areia, que ficam muito charmosas à noite.

Morro de São Paulo

Segunda Praia à noite

A calçada da Terceira Praia -- primeira obra de requalificação urbana da ilha -- também continua bonitona (não sei se mexeram) e tem agüentado firme as maiores marés.

Terceira Praia

Terceira Praia

Claro que os pioneiros e saudosistas dirão que a Morro de São Paulo que eles conheceram acabou. E têm razão. Só que não acabou agora, com as obras. Aquela Morro acabou quando foi descoberta. Num primeiro momento, a ilha não soube administrar o crescimento, e ficou à beira da favelização. Mas a decadência foi revertida e, se Morro não é mais o que era, pelo menos continua a ser um destino de praia com personalidade própria. A ilha tomou um banho de loja à la Praia do Forte, mas não encaretou.

Morro de São PauloSegunda Praia

Píer | Segunda Praia

Fiquei feliz de encontrar o lugar lotado de argentinos e italianos. E de ver preços camaradas nos bares e restaurantes -- dá para comer picanha ou camarão por 25 ou 30 reais por pessoa; é difícil uma caipiroska que custe mais de R$ 10. É uma beleza perceber o turismo independente funcionando a milhão: meios de hospedagem pequenos, gringos e brasileiros desempacotados, transporte fácil, passeios compráveis na hora.

Garapuá

Garapuá

Talvez Morro de São Paulo não seja mais a sua praia. Mas é a praia de muita gente que adora. Eu curti mrgreen

Leia mais:

95 comentários

Paula Ribeiro
Paula RibeiroPermalinkResponder

Olá,
A minha mãe é idosa e deficiente física. Não é cadeirante. Usa um triciclo, mas não consegue caminhar na areia. Fomos pra Aracaju no ano passado e ela não foi à praia em frente ao Hotel, já que não sabíamos da enorme faixa de areia.
Por favor, em Morro de São Paulo, ela conseguirá aproveitar ?
Estamos pensando em ficar no Patachocas. É uma boa escolha ? Também tenho uma filha de 3 anos e, depois de ler todas as suas dicas, pensei neste resort.
Obrigada,
Paula Ribeiro

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Paula! O hotel é perfeito para sua filha. Morro de São Paulo, no entanto, não é um destino amigável para quem tem problemas de locomoção. Caso a idéia seja apenas descansar no hotel, a faixa de areia em frente é estreita, sim, sobretudo na maré alta.

Leila Cordeiro

Morro de SP é realmente muito bonito, mas o lance do catamarã é exatamente como vi as pessoas descrevendo aqui, um verdadeiro pesadelo. Eu gostaria muito de voltar com mais tempo, mas não tenho coragem de desenbolsar 300 para a passagem de avião.. meu marido vomitou a viagem INTEIRA, assim como metade das pessoas do barco... eu só consegui aguentar por 1 hora e meia, depois comecei a botar TUDO pra fora também, e olha que não costumo ter esse tipo de problema não..

Elisabete Hilário

Ricardo, ouço suas dicas na rádio e leio seu post. Já estava interessada em viajar para Morro de São Paulo nas minhas próximas férias (as deste ano fui para Maceió e estou em Jeri - paraíso), depois dessas dicas, gostaria de ir amanhã. Como sempre sigo as suas orientações antes de programar as minhas viagens, gostaria que você me dissesse em qual (is) meses do ano não chove lá.
Abraços, Elisabete.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Elisabete! Consulte o nosso Praiômetro: https://www.viajenaviagem.com/2012/10/praiometro-nordeste-caribe/

marco aurélio damião

Olá. Eu e minha esposa pretendemos tirar uma semana de férias no início de outubro e estou pensando em conhecer Morro de São Paulo - gostamos da combinação: praia com um certo agito noturno. É muito tempo para ficar somente em Morro? Você sugere outro local próximo para dividir estadia?
Qual a melhor opção de pousada na segunda praia?

Abraços

Marco Aurélio

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marco Aurélio! Você pode combinar Morro de São Paulo com alguns dias em Salvador ou Boipeba. Veja todas as dicas de hospedagem e passeios aqui: https://www.viajenaviagem.com/2012/12/praias-bahia-itaparica-morro-sao-paulo-boipeba-barra-grande-marau-itacare-ilheus-una-comandatuba-canavieiras

Alair Alves
Alair AlvesPermalinkResponder

Olá,

Gostaria de ir em Morro de São Paulo no mês de março/2015, bem no início, lá pelo dia 1 ou 2 até 5. Vou com meu esposo e gostamos de lugares tranquilos, porém com algum movimento. Você acha que nesta época será bom

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alair! Em março o auge da temporada já passou, o que significa menos agito, mas começa a temporada de chuvas: https://www.viajenaviagem.com/2012/10/praiometro-nordeste-caribe/

Alair Alves
Alair AlvesPermalinkResponder

Muitíssimo obrigada. Valeu a dica.

Marina
MarinaPermalinkResponder

Olá,
Eu e mais quatro amigas, todas com 18 anos, estamos planejando uma viagem em Julho de 2015 e ouvi um comentário de que Morro de São Paulo é um lugar animado para os jovens. Gostaria de uma dica uma região ou local para me hospedar ou talvez uma outra cidade do nordeste mais aconselhável.
Atenciosamente, Marina.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marina! Para dicas e Morro de São Paulo, veja:
https://www.viajenaviagem.com/destino/morro-de-sao-paulo

Para pesquisar hotéis ou pousadas, use sites como o Booking.

Emerson Fernandes

Olá Ricardo, em maio comemorarei 5 anos de casado, e quero lugar com praia e preguiça total, o Morro de SP é este lugar? É um mês bom?

abraços
Emerson

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Emerson! Aqui quem responde é A Bóia. Morro é um lugar simples, animado e com muita azaração. E maio é um mês com muitas chuvas. Para entender mais, veja o nosso Praiômetro:
https://www.viajenaviagem.com/2012/10/praiometro-nordeste-caribe

Luciana Freire

Estou planejando minha férias para ir a Boipeba. Minha ideia é ir por Morro de São Paulo, ficar em morro uns 3 ou 4 dias e depois ir para Boipeba e ficar mais 01 semana.
Já ouvi falar que dá para ir no passeio de volta a ilha e ficar por lá. Isso procede? Posso ir para Boipeba no passeio de volta a ilha com as malas e ficar por lá? A ideia é depois voltar normal por Valença rumo a Salvador de volta a realidade.....

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luciana! Confirme com o operador do passeio se haverá lugar seco para transportar as malas. O melhor trajeto entre Morro e Boipeba é indo de lancha a Valença e seguindo de lancha de lá a Boipeba. Passeios pelo mar aberto ou de jardineira são bastante sacrificados.

Luciana
LucianaPermalinkResponder

Obrigada! Vou verificar!

Tais Gaspar
Tais GasparPermalinkResponder

Olá Ricardo, adoro suas dicas e estou passando apenas para atualizá-lo, o trecho de areia entre a primeira e segunda praia também já foi calçado desde o último verão. Morro de São Paulo, apesar de alguns problemas, principalmente no quesito acesso, continua sendo um lugar espetacular! Abç

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar