Morro de surpresa: o calçamento ficou bom

Segunda Praia, Morro de São Paulo

No fim do ano passado, quando vi pela primeira vez uma foto da pracinha de Morro de São Paulo toda calçada, com lajotas tapando a areia, pensei: acabou de acabar. R.I.P. Morro de São Paulo. Ruazinhas de areia faziam parte do DNA da ilha, e mudar isso seria o sacrilégio final.

Morro de São Paulo

Qual não foi a minha surpresa, semana retrasada, ao pôr minhas Havaianas pela primeira vez sobre o novo piso do Morro e… achar que ficou mó ajeitadinho.

Morro de São Paulo

Não, a reforma não foi de mau gosto. E sim, a qualificação urbana é um direito humano :mrgreen:

Fui deslizando minha maleta de quadro rodinhas ladeira abaixo pelo piso lisinho e, se tivesse alguma dúvida de que estava gostando do resultado, um trechinho de 50 metros não-urbanizados, logo antes da escadaria da Segunda Praia, me convenceria de que o calçamento veio para o bem de todos. Aquele trechinho de areião é um souvenir da Morro antiga — um equivalente ao pedaço do Muro de Berlim que preservaram sem derrubar.

Morro de São Paulo

A Segunda Praia me aguardava com mais (boas) surpresas.

Morro de São Paulo

Uma passarela de madeira (igualmente própria à rolagem de maletas) faz as vezes de calçadão. Os restaurantes aproveitaram a larguíssima faixa de areia para instalar mesas sobre a areia, que ficam muito charmosas à noite.

Morro de São Paulo

A calçada da Terceira Praia — primeira obra de requalificação urbana da ilha — também continua bonitona (não sei se mexeram) e tem agüentado firme as maiores marés.

Terceira Praia

Claro que os pioneiros e saudosistas dirão que a Morro de São Paulo que eles conheceram acabou. E têm razão. Só que não acabou agora, com as obras. Aquela Morro acabou quando foi descoberta. Num primeiro momento, a ilha não soube administrar o crescimento, e ficou à beira da favelização. Mas a decadência foi revertida e, se Morro não é mais o que era, pelo menos continua a ser um destino de praia com personalidade própria. A ilha tomou um banho de loja à la Praia do Forte, mas não encaretou.

Morro de São PauloSegunda Praia

Píer | Segunda Praia

Fiquei feliz de encontrar o lugar lotado de argentinos e italianos. E de ver preços camaradas nos bares e restaurantes — dá para comer picanha ou camarão por 25 ou 30 reais por pessoa; é difícil uma caipiroska que custe mais de R$ 10. É uma beleza perceber o turismo independente funcionando a milhão: meios de hospedagem pequenos, gringos e brasileiros desempacotados, transporte fácil, passeios compráveis na hora.

Garapuá


Talvez Morro de São Paulo não seja mais a sua praia. Mas é a praia de muita gente que adora. Eu curti :mrgreen:

Leia mais:

98 comentários

Conheci Morro há alguns anos, e voltei para passar este reveillon com toda a família, tá lindaaa demais, preços justos, comida boa, praias maravilhosas, visual incrível, pousadas charmosas e gente alegre!
Perfeito destino!
Agora a volta de Morro a Salvador com o Catamara é de matar, pouquíssimas pessoas voltaram sem passar mal de tanto que balançou, sorte que fui uma delas.

Eu tinha ido a Morro há 12 anos e voltei agora no carnaval, tb adorei a mudança, ficou muito legal!

Muito legal, eu mesmo sou saudosista de mão cheia, mas abro mão se é para melhorar.
O que não dá é o “progresso” destrutivo das características nativas – daí esse sou totalmente contra.

Turismo sustentável, local respeitado. Esse sim. 🙂

Assim como a Teresa, também estive em Morro pela primeira vez em 1982. A partir da 2ª Praia lembro que só tinha areia e aquele marzão. Voltei em 1996 e ainda estava praticamente igual. Nunca mais voltei … mas pelo visto vou encontrar um lugar muito diferente. Como saudosista que sou, ainda bem que conheci Morro naquela época.

Sou dos saudosistas… O que vc pensou que não haviam mexido, sim, foi mexido. O Morro continua lindo, mas a insalubridade dos becos nos baixios, pousadinhas e mais pousadinhas com janelas “vis-a-vis” não é mais minha praia. Daí tenho ido para as mais, digamos assim, naturais. E abandonando estas para os que gostam. Este sentimento me acompanha em Porto Seguro (atravesso o Buranhén, mesmo que sempre esteja a trabalho e fico do outro lado, ou vou a Sto Andre), em Itacaré, Imbassaí (cadê o Cascatinha de tanto camping que fizemos lá??? Então vou, por enquanto, para mais adiante em Sto Antonio), etc.

Estive em Morro em 1982! Uau! Só havia ocupação no morro mesmo e na 1a. praia, a travessia para a segunda dependia da maré baixa e dormimos numa cabana na areia da segunda praia…Já havia italianos e alguns bahianos descolados. Paulistas? Só nós!!!

Quando fui para Morro no começo de 2011 já tinha essa passarela na 2ª praia mas a praça central ainda era só de areia! Gostei bastante de morro mas ainda acho que quem puder, melhor viajar para lá de mochila ou com uma mala de rodinhas bem pequena e leve para carregar nas partes ainda não “asfaltadas”: evita trazer muito areia de souvenir na volta para casa 🙂

Estive em Morro em janeiro último e simplesmente amei de paixão! Charme, ótimos restaurantes, personalidade, lojas transadas, e aquele mar indescritível. O pôr do sol na Toca do Morcego é algo… Recomendo.

Que maravilha ver uma obra de melhoria turística no Brasil que deu certo! Nunca fui a Morro, tenho vontade de conhecer, é bom saber que o que eu vou encontrar um dia vai ser mais ajeitadinho 🙂

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito