Às piscinas naturais de Taipu de Fora, em Maraú

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Taipu de Fora

Já estive umas seis ou sete vezes em Taipu de Fora (aprendi agora que "Taipus", no plural, é errado) e nunca tinha dado sorte com a piscina natural.

Nas primeiras vezes, inexperiente, fui na maré errada (ou acreditei na lábia de quem queria faturar um passeio). Depois, quem atrapalhou foi São Pedro mesmo: era só eu querer ir a Taipu, que o tempo nublava.

Taipu de Fora

Dessa vez, finalmente, eu fiz o que sempre recomendo aos outros: dormi em Taipu. Dormir em Taipu permite que você esteja perto da piscina natural na hora certa (a maré baixa) e possa contemplar essa belezura à primeira abertura de sol. Vale a pena inclusive dividir a estada entre Barra Grande e Taipu (ou entre Itacaré e Taipu).

Taipu de ForaTaipu de ForaTaipu de Fora

Programar a ida para a lua certa também ajuda. Nas luas cheia e nova a maré seca mais (e acontece de manhã). Programei a minha ida para dois dias de lua nova.

Taipu de Fora

Estar em Taipu também é bacana para chegar às piscinas antes dos excursionistas de Itacaré. Lá pelas 10h15 eles chegarão em várias vans e irão todos para os corais da direita, que vêm até a beira da praia e por isso são os mais facinhos de percorrer.

Taipu de Fora

Se você não é de mergulhar, como eu, aproveite toda a extensão da piscina, que é enorme e uma gostosura de tomar banho. (Inclusive na lua errada, e até mesmo na maré cheia: a barreira de corais torna as ondas neste trecho muito mais suaves; se você curte um banho de mar, nunca vai perder a viagem.)

Taipu de Fora

O objetivo principal desta vez era ter boas fotos próprias da piscina natural. Mas não pude fazer a foto clássica, que requereria subir nos corais, porque agora não pode mais. Ponto para Taipu.

Pousada Taipú de ForaPousada Taipú de ForaPousada Taipú de Fora

Fiquei hospedado em Taipu a convite da Pousada Taipú de Fora, que há muito tempo recomendo.

Pousada Taipú de ForaPousada Taipú de ForaPousada Taipú de Fora

Comprovei na prática as qualidades que já identificava. A localização, especialíssima: muito perto da piscina natural, mas num ponto da praia sem nenhuma muvuca (e com uma praia semiprotegida em frente). Querendo ver gente, você vai até ali o Bar das Meninas. Querendo sossego, escolhe uma rede, uma espreguiçadeira ou uma cama no gramado e vai contar nos dedos os gatos pingados que passarão pela areia.

taipudefora-ap

Os apartamentos, mesmo os standard, são amplos; as suítes são bem gostosas.

Pousada Taipú de ForaPousada Taipú de Fora

Mas o que eu ainda não sabia: a cozinha é ótima e em momento nenhum deixa você arrependido por não ter ficado em Barra Grande.

Pousada Taipú de ForaPousada Taipú de ForaPousada Taipú de Fora

Vai por mim: se quer curtir Taipu, durma em Taipu...

Taipu de Fora

Leia mais:

56 comentários

Lívia Mochileira

1 mês em Itacaré e não acredito que não fui em Taipu!!!!!!!

val
valPermalinkResponder

Morri! que lindeza!

Sandrissima
SandrissimaPermalinkResponder

Ave, nunca dormi em Taipu. O dono da Pousada Galeão Sant'Anna, um médico amigo meu, toda vez que me encontra, cobra isto. Também nunca vi a maré totalmente baixa...

Vitor J. Nunes

Poxa, quanto saudosismo Ricardo está me trazendo esses dias! Das vezes que fui a Barra Grande e Taipu nem havia esse passeio vindo de Itacaré. Até me causou estranheza esse povo agrupado e de colete.
Próxima vez, programarei uma quarta-feira ou coisa do tipo. Essa praia é linda demais pra ter muvuca.

Carmen
CarmenPermalinkResponder

Eu divido meu tempo entre Taipu de Fora e Itacaré. Eu recomendo, também, dividir a viagem. Taipu de Fora é calma, se você quer dormir ou um ruído pouco mais você tem que ir para Barra Grande (em agosto quando fui, pela chuva, as estradas estavam cheias de buracos profundos). Você come bem em Barra Grande. Fomos à final da viagem a Itacaré. Tem muito mais divertido. Muitas praias para visitar e boa acomodação, também mais barullo...

Aline
AlinePermalinkResponder

Como faço para ir de Itacaré até Taipu de Fora? Vou ficar quatro dias em Taipu de Fora e depois vou para Itacaré.

Eduardo Dias
Eduardo DiasPermalinkResponder

Buraco acho que tem sempre: eu fui em março/14 e era só buraco!
E isto é de propósito pra não facilitar o acesso...
Tanto vindo de Barra Grande (aonde cheguei por Camumu), quanto voltando a Itacaré, aonde eu estava hospedado.

Tiago
TiagoPermalinkResponder

Como eu gosto dos posts dessa série #VnVBrasil. Me sinto na época do Freire's. grin

Marcelo
MarceloPermalinkResponder

Eu também, Tiago! Fico feliz em rever aqui esses lugares tão especiais, que tive o prazer de conhecer graças às informações do Ricardo. Um viva a este nosso país tão belo!

Rosane
RosanePermalinkResponder

Eu e meu marido fomos para Marau há 5 anos atras e foi sensacional, ficamos 5 dias. Descemos de teco teco na pista do Kiaroa, vindos de Morro de Sao Paulo(nunca senti tanto desespero...., avião bimotor, na chuva!!!!!! Só abri os olhos em terra firme!), o hotel chamava Encanto da Lua, em Taipu de Fora. Adorei!!! O filho dos donos era chef, cada comida.... Cada drink diferente.... Conciliamos lua e tábua de marés, e fomos na piscina de corais umas 7 da manha, fantástico!!!! Tem material de mergulho para alugar. E o hotel ficava na praia mesmo, pertinho.

cristiane ribeiro

Eu fui em dez de 2011...me programei bem e fui na maré baixa...fiquei em Barra Grande , mas fui 2 dias pra Taipu de fora na maré baixíssima... Como adoro snorkel, aquilo fui tudo que eu queria!!! Me empolguei tanto, fiz toda a volta pelos corais de snorkel...a noite tive que dormir de bruços pois as minhas costas torraram!!!rsrsrsr...mas valeu muito a pena.. lá tem a maior piscina natural do brasil...na beirinha da praia...1000m x 500m...recomendadíssimo!!!!

Silvia
SilviaPermalinkResponder

Estive em Itacaré em janeiro e fui à Taipu de Fora...amei...mergulhei e vi peixinhos, coisa que jamais imaginei que faria. O silêncio quando se está dentro d'água é simplesmente maravilhoso. Amei! Vale a pena. a próxima vez que for pra lá também quero ficar em Taipu de Fora.

Douglas
DouglasPermalinkResponder

Boia ou Riq,

Duvida: qual a maneira mais facil para ir para Taipu de Fora saindo de Sao Paulo??

É facil chegar la com criança pequena (2 anos)??

Valeu

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Douglas! Voe a Ilhéus e contrate um trânsfer com a sua pousada. Custará entre R$ 200 e R$ 250 e levará duas horas e meia.

Michele - PlanejandoaViagem

Quando eu fui também não pude aproveitar a piscina. Fui meio de sopetão sem saber que ela existia, contratei o passeio em Itacaré meio sem saber o que esperar. Que peninha! Mas me consolei com o chimarrão que o dono de uma pousada onde passamos o dia, gaúcho também, fez pra mim. Muito atencioso da parte dele.

Mirella (@mikix10)

Ai que coisa linda... quanto mais vejo o Brasil pelos posts dos outros, mais vontade tenho de explorar tudo smile

Marcio Cimatti

Olha que bacana!! Anotado!

Isabela Blanco

Morri de saudade agora! Ficamos hospedados no Aytyaram, foi maravilhoso! Taipu é mesmo incrível!

Bertrand Oliveira

Pasamos, eu e minha namorada, 7 dias em Taipu de Fora. Réveillon 2012.2013. Foi uma semana maravilhosa. Inesquecivel.

Nelson
NelsonPermalinkResponder

Olá!
É possível fazer contato com alguém que postou uma nota em 15 de agosto de 2012 às 22:14, de nome Fauze? Ele pediu dicas para ir de Vitória/ES a Taipu de Fora em janeiro/2013, com um veículo 4x4. Também moramos em Vitória e pretendemos (minha esposa e eu) ir a Taipu e Barra Grande no próximo dia 04/04/2013. Também temos um 4x4, mas os comentários sobre a estrada (BR-030) não são os melhores. Resumindo: alguém passou por lá nos últimos dias e pode nos dar algumas dicas sobre o estado das estradas, de uma maneira geral?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Nelson! O Ricardo Freire esteve em parte desta estrada agora há pouco e achou em condições bem melhores do que imaginava. Na época seca está dando sim para passar com carro comum. Agora em abril devem começar as chuvas, mas em 4x4 deve ser tranqüilo. A melhor fonte de informação são os pousadeiros. Dê uma ligadinha para a sua pousada antes de viajar ou perto de chegar, para ver se você entra com o carro na península ou deixa o carro em Camamu.

Rafael Victor
Rafael VictorPermalinkResponder

Quando morava em Salvador passei um carnaval todo em Taipus (até hoje acreditava que era assim heheheh).

É simplesmente a praia mais bonita que conheci no Brasil e olha que já fui em muitas. Uma estadia inesquecível, sem dúvidas.

Danielle
DaniellePermalinkResponder

Oi Ricardo, estou planejando minha viagem para Janeiro , com meu marido e meus filhor de 11 e 13 anos. Inicialmente faria,Rio- Itacaré 4 dias - morro de sao paulo 4 dias-2 dias em Salvador_Rio.
Vc acha que valeria a pena ir a Taipu, ou até dormir lá. Quais as praias e cachoeiras mais bonitas de Itacaré.

Môni
MôniPermalinkResponder

Olá, estamos de viagem eu e meu marido a Taipu em novembro dia 22. Ouvimos a respeito que a luz acaba as 20:00 hs. Vocês sabem me dizer se esta informação procede? Nesta época os restaurantes de Barra Grande funcionam por ser baixa temporada? Vamos ficar sete dias e muito? Alguma dica em especial? Budha bar será funcionando? Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Môni! Pode ser que na temporada a luz falte, como falta em muitos pontos do litoral. Mas a luz funciona 24 horas.

O Ricardo Freire acha a coisa mais esquisita essas perguntas de quantos dias ficar na praia. Quem tem a felicidade de poder ficar numa praia bacana por uma semana devia agradecer a possibilidade de descanso, e não ficar se perguntando se vai enjoar da boa vida.

Julio
JulioPermalinkResponder

Moni,
A luz em Barra Grande não acaba não. Em tempestades pode ocorrer queda de poste mas a Coelba tem equipe na região, em Marau.
Não deixe de ir no restaurante TAPERA da Naiá e provar o Camarão com Palmito, ou Risoto de Polvo e Queijo Coalho.
Alguns restaurantes fecham , mas em fim de novembro certamente tá tudo abrindo pro verão.
Outra dica é o bar Tikao em Algodões pegando um passeio de taxi/camionete. Um lounge a beira-mar com DJ e ceviche !
Pousada pra indicar: eu indicaria a DNada da italiana Valentina e ficaria em Barra e não em Taipu. Ir a Taipu na maré baixa quando coincidir com sol alto é imperdivel mas ficar lá não é tão legal como perto do vilarejo e o por do sol na Ponta do Mutá é 1000 !

Môni
MôniPermalinkResponder

Muito obrigada pela atenção! Quanto a estranheza da minha pergunta, moro numa praia em Floripa, como toda uma estrutura ao redor! Sou sulista e bem acostumada c vida boa e não enjoo! Obrigada mais uma vez.

cristiane ribeiro

Eu, na primeira vez que fui a Taipu, peguei maré baixa, pois conferi antes na tabua de marés como aprendi aqui no VNV. Foi maravilhoso, pois adoro mergulhar...o melhor lugar para snorkel que eu já fui...

Tatiana
TatianaPermalinkResponder

Oi! Somos um casal com dois filhos( de 5 e 7 anos) e vamos pra Taipu em 26/10/14, mas ainda estou confusa onde é melhor se hospedar... Em Taipu mesmo, pertinho das piscinas naturais?A Pousada Taipu de Fora tem crianças? Ou na vila? A praia do vilarejo é boa? Tem piscina natural? Tem pousada pé na areia no vilarejo? Desculpe a minha ignorância, mas ainda não consegui entender direito a geografia da península.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Tatiana! A praia da vila não tem piscinas naturais. As pousadas de Taipu são bem estruturadas. A Taipu de Fora tem uma sala de recreação infantil para os dias nublados e as noites.

Jane
JanePermalinkResponder

Olá, Tatiana
Estamos indo dia 08/11, sábado.
Pode contar suas experiências por lá. E o tempo?

Deborah
DeborahPermalinkResponder

EStou indo para Barra Grande e queria dicas de camping. Pensei em ficar em Barra Grande porque estou com adolescentes que querem agito também.
Grata

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Deborah! Uma boa idéia para dicas de camping é consultar o pessoal do site Mochileiros: http://www.mochileiros.com/barra-grande-perguntas-e-respostas-t23704.html

Eduardo
EduardoPermalinkResponder

Olá,
gostaria de saber se os preços das refeições da pousada Taipu de Fora são salgados! as diárias estão razoáveis até, mas pelo jeito tudo tem que ser feito na pousada, e isso deve encarecer bem a viagem.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Eduardo! O que é salgado para uns, não é para outros. O ideal é entrar em contato com a Pousada Taipu e se informar sobre os preços no cardápio. wink

Paulo Reis
Paulo ReisPermalinkResponder

De Ilhéus para Taipus de Fora, penso em ir de táxi. É uma boa opção?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Paulo! A estrada é muito ruim para chegar em Barra Grande. A melhor idéia é estacionar em Camamu e pegar uma lancha até Barra Grande, e daí uma jardineira a Taipu de Fora. Funciona melhor se você for se hospedar em Taipu de Fora.

Daniela
DanielaPermalinkResponder

Olá Ricardo e Bóia,
Estarei em Barra Grande na Lua Nova e espero aproveitar a maré baixa para mergulhar em Taipú. Ficarei hospedada na pousada Denada. É fácil chegar em Taipú pela manhã? Desde que horas passam as jardineiras? Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Daniela! As jardineiras saem coordenadas com o horário da maré baixa.

Fred
FredPermalinkResponder

Parabéns !!! Pessoas como vc nos possibilitam planejar viagens com um melhor aproveitamento. Agora no fim de setembro estarei passando três dias em Itacaré - um deles farei mais 140 km para conhecer o centro de Ilhéus e ir à praia dos milionários na mesma cidade - e dois dias em Barra Grande, saindo de Camamu para conhecer as praias de Barra Grande, Ponta do Mutá e Taipu de Fora.

As informações aqui me ajudaram muito (pena que apenas fiquei sabendo das fases da lua depois de fechado os dias com as pousadas). Sucesso com o site e parabéns !!!

Ana Paula
Ana PaulaPermalinkResponder

Para quem quer se hospedar em Taipu de Fora há algumas opções de pousadas muito boas: Pousada Encanto da Lua, Aytyaram, Pousada Bambu Dourado, Pousada Taipu de Fora. Porém, nem todas tem piscina. Há a opção de casas para veraneio com piscina também. É só acessar o BarraGrande.net. Só confira a fase da lua para desfrutar das piscinas naturais em Taipu de Fora. A questão das estradas é que a prefeitura de Maraú patrola no verão. No inverno é impraticável para carros pequenos, somente 4x4.

Ana Cury
Ana CuryPermalinkResponder

Fui em Junho/2014 (temporada de chuva), mas tivemos 7 dias de puro sol.
E o melhor foi q tinhamos Barra Grande para nós e os locais. Pegamos a festa de Santo Antonio, que foi lindo.
E 4 dias passando o dia inteiro em Taipu de Fora, perfeito!!
Recomendo muito!!!

Cristiane
CristianePermalinkResponder

Queimei minhas costas fazendo snorkel em toda extensão dos corais da direita. São 500 metros de corais e uma vida marinha fantástica. Não dá vontade de tirar a cabeça da água.

Arlene Maia
Arlene MaiaPermalinkResponder

Ficamos na Pousada Taipu de Fora e, mesmo com o temporal na chegada, aproveitamos muito. A comida é realmente ótima, com bons vinhos no cardápio, e funcionários eficientes e acolhedores. Os jardins com espreguiçadeiras é maravilhoso, e as piscinas naturais estão ali na sua frente, para vc aproveitar na hora que quiser. Recomendo e gostaria de voltar.

Janielli Sotolani

Arlene estamos indo mês que vem pra lá, escolhi a lua certa e vamos ficar na Pousada Taipu de Fora, (espero q São Pedro colabore) queria saber se tem fotógrafos por lá ou se temos q levar câmera subaquática? sabe me dizer? obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Janielli! Contacte a pousada, dá menos trabalho e traz uma resposta mais garantida do que jogar uma pergunta na internet e esperar que a pessoa certa leia e responda.

lina m o goulart

Ricardo, ficar em Barra Grande é furada?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lina! Quem responde é A Bóia. A maioria dos visitantes à região fica em Barra Grande, que tem boa praia, restaurantes e alguma vida social. Na hora de ir às piscinas naturais, pegam a jardineira a Taipu.

https://www.viajenaviagem.com/2012/12/praias-bahia-itaparica-morro-sao-paulo-boipeba-barra-grande-marau-itacare-ilheus-una-comandatuba-canavieiras

Alessandra Rodrigues da Cunha Fonseca

Bom dia, Bóia, tudo bem? Na tábua das marés, nos horários de maré mais baixa, por quanto tempo as piscinas ficam melhor de fazer snorkel? Por exemplo, se na tábua, um dos horários de maré baixa é 8:08 h, até que horas eu poderia chegar para encontrar a maré ainda baixa? Obrigada!

Malu
MaluPermalinkResponder

Oi, moro em Fortaleza e quero muito ir conhecer a Bahia.. Taipú de fora, barra grande.
Mas não encontrei uma pousada com valores acessíveis?
Ah, tbm quero ir no mês de Desembro, será q vou dar sorte de ver piscinas naturais?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Malu! Para aproveitar as piscinas naturais, vá durante uma época de lua cheia ou lua nova.

Veja nosso guia completo:
https://www.viajenaviagem.com/2012/12/praias-bahia-itaparica-morro-sao-paulo-boipeba-barra-grande-marau-itacare-ilheus-una-comandatuba-canavieiras/

Ana Carol
Ana CarolPermalinkResponder

Olá! As pousadas de Taipu de Fora que possuem restaurantes próprios costumam abrir para não-hospedes? Só para saber se dá para variar o jantar nos dias em que estiver hospedada por lá.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana Carol! Fazendo reserva antecipada, atendem sim.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar