Às piscinas naturais de Taipu de Fora, em Maraú
Já estive umas seis ou sete vezes em Taipu de Fora (aprendi agora que “Taipus”, no plural, é errado) e nunca tinha dado sorte com a piscina natural.
Nas primeiras vezes, inexperiente, fui na maré errada (ou acreditei na lábia de quem queria faturar um passeio). Depois, quem atrapalhou foi São Pedro mesmo: era só eu querer ir a Taipu, que o tempo nublava.
Dessa vez, finalmente, eu fiz o que sempre recomendo aos outros: dormi em Taipu. Dormir em Taipu permite que você esteja perto da piscina natural na hora certa (a maré baixa) e possa contemplar essa belezura à primeira abertura de sol. Vale a pena inclusive dividir a estada entre Barra Grande e Taipu (ou entre Itacaré e Taipu).
Programar a ida para a lua certa também ajuda. Nas luas cheia e nova a maré seca mais (e acontece de manhã). Programei a minha ida para dois dias de lua nova.
Estar em Taipu também é bacana para chegar às piscinas antes dos excursionistas de Itacaré. Lá pelas 10h15 eles chegarão em várias vans e irão todos para os corais da direita, que vêm até a beira da praia e por isso são os mais facinhos de percorrer.
Se você não é de mergulhar, como eu, aproveite toda a extensão da piscina, que é enorme e uma gostosura de tomar banho. (Inclusive na lua errada, e até mesmo na maré cheia: a barreira de corais torna as ondas neste trecho muito mais suaves; se você curte um banho de mar, nunca vai perder a viagem.)
O objetivo principal desta vez era ter boas fotos próprias da piscina natural. Mas não pude fazer a foto clássica, que requereria subir nos corais, porque agora não pode mais. Ponto para Taipu.
Fiquei hospedado em Taipu a convite da Pousada Taipú de Fora, que há muito tempo recomendo.
Comprovei na prática as qualidades que já identificava. A localização, especialíssima: muito perto da piscina natural, mas num ponto da praia sem nenhuma muvuca (e com uma praia semiprotegida em frente). Querendo ver gente, você vai até ali o Bar das Meninas. Querendo sossego, escolhe uma rede, uma espreguiçadeira ou uma cama no gramado e vai contar nos dedos os gatos pingados que passarão pela areia.
Os apartamentos, mesmo os standard, são amplos; as suítes são bem gostosas.
Mas o que eu ainda não sabia: a cozinha é ótima e em momento nenhum deixa você arrependido por não ter ficado em Barra Grande.
Vai por mim: se quer curtir Taipu, durma em Taipu…
Leia mais:
Comentários
Olá, obrigado pelas muitas dicas do site – estão sendo muito úteis! Estamos planejando Península de Maraú e Boipeba para outubro/novembro de 2024 e teremos um período bom de Lua Nova. Devo priorizar as piscinas de Taipu de Fora ou de Boipeba (Moreré, Bainema, Castelhanos)? Gostamos bastante de snorkel e vamos com meu filho pequeno também (que curtiu as piscinas de Maragogi e São Miguel dos Milagres)
Olá, Daniel! As piscinas de Taipus e Algodões estão à beira-mar. Em Boipeba você precisa pegar um passeio de barco.
Mentira, aceita hehehe o booking.com me enganou