Às piscinas naturais de Taipu de Fora, em Maraú

Taipu de Fora

Já estive umas seis ou sete vezes em Taipu de Fora (aprendi agora que “Taipus”, no plural, é errado) e nunca tinha dado sorte com a piscina natural.

Nas primeiras vezes, inexperiente, fui na maré errada (ou acreditei na lábia de quem queria faturar um passeio). Depois, quem atrapalhou foi São Pedro mesmo: era só eu querer ir a Taipu, que o tempo nublava.

Taipu de Fora

Dessa vez, finalmente, eu fiz o que sempre recomendo aos outros: dormi em Taipu. Dormir em Taipu permite que você esteja perto da piscina natural na hora certa (a maré baixa) e possa contemplar essa belezura à primeira abertura de sol. Vale a pena inclusive dividir a estada entre Barra Grande e Taipu (ou entre Itacaré e Taipu).

Taipu de ForaTaipu de ForaTaipu de Fora

Programar a ida para a lua certa também ajuda. Nas luas cheia e nova a maré seca mais (e acontece de manhã). Programei a minha ida para dois dias de lua nova.

Taipu de Fora

Estar em Taipu também é bacana para chegar às piscinas antes dos excursionistas de Itacaré. Lá pelas 10h15 eles chegarão em várias vans e irão todos para os corais da direita, que vêm até a beira da praia e por isso são os mais facinhos de percorrer.

Taipu de Fora

Se você não é de mergulhar, como eu, aproveite toda a extensão da piscina, que é enorme e uma gostosura de tomar banho. (Inclusive na lua errada, e até mesmo na maré cheia: a barreira de corais torna as ondas neste trecho muito mais suaves; se você curte um banho de mar, nunca vai perder a viagem.)

Taipu de Fora

O objetivo principal desta vez era ter boas fotos próprias da piscina natural. Mas não pude fazer a foto clássica, que requereria subir nos corais, porque agora não pode mais. Ponto para Taipu.

Pousada Taipú de ForaPousada Taipú de ForaPousada Taipú de Fora

Fiquei hospedado em Taipu a convite da Pousada Taipú de Fora, que há muito tempo recomendo.

Pousada Taipú de ForaPousada Taipú de ForaPousada Taipú de Fora

Comprovei na prática as qualidades que já identificava. A localização, especialíssima: muito perto da piscina natural, mas num ponto da praia sem nenhuma muvuca (e com uma praia semiprotegida em frente). Querendo ver gente, você vai até ali o Bar das Meninas. Querendo sossego, escolhe uma rede, uma espreguiçadeira ou uma cama no gramado e vai contar nos dedos os gatos pingados que passarão pela areia.

taipudefora-ap

Os apartamentos, mesmo os standard, são amplos; as suítes são bem gostosas.

Pousada Taipú de ForaPousada Taipú de Fora

Mas o que eu ainda não sabia: a cozinha é ótima e em momento nenhum deixa você arrependido por não ter ficado em Barra Grande.

Pousada Taipú de ForaPousada Taipú de ForaPousada Taipú de Fora

Vai por mim: se quer curtir Taipu, durma em Taipu…

Taipu de Fora

Leia mais:

61 comentários

Obrigado por nos ajudar a preservar esse patrimônio da humanidade chamado taipa de fora. Alertar as pessoas que e proibido subir nos corais.

Olá! Pretendo ir à península de Maraú em Janeiro/2019. Na data que pretendo ir, será lua crescente. Só há piscina natural nas luas cheia e Nova? ou em outras luas também forma-se as piscinas na maré baixa, porém a beleza eh inferior às luas nova e cheia…. Alguem poderia tirar minha duvida?

    Olá, Kamila! Nessas luas a praia fica comum, bonita mas sem piscinas naturais na maré baixa. A maré não baixa o suficiente para que a barreira de coral represe a água.

Olá! As pousadas de Taipu de Fora que possuem restaurantes próprios costumam abrir para não-hospedes? Só para saber se dá para variar o jantar nos dias em que estiver hospedada por lá.

Oi, moro em Fortaleza e quero muito ir conhecer a Bahia.. Taipú de fora, barra grande.
Mas não encontrei uma pousada com valores acessíveis😔
Ah, tbm quero ir no mês de Desembro, será q vou dar sorte de ver piscinas naturais?

Bom dia, Bóia, tudo bem? Na tábua das marés, nos horários de maré mais baixa, por quanto tempo as piscinas ficam melhor de fazer snorkel? Por exemplo, se na tábua, um dos horários de maré baixa é 8:08 h, até que horas eu poderia chegar para encontrar a maré ainda baixa? Obrigada!

Ficamos na Pousada Taipu de Fora e, mesmo com o temporal na chegada, aproveitamos muito. A comida é realmente ótima, com bons vinhos no cardápio, e funcionários eficientes e acolhedores. Os jardins com espreguiçadeiras é maravilhoso, e as piscinas naturais estão ali na sua frente, para vc aproveitar na hora que quiser. Recomendo e gostaria de voltar.

    Arlene estamos indo mês que vem pra lá, escolhi a lua certa e vamos ficar na Pousada Taipu de Fora, (espero q São Pedro colabore) queria saber se tem fotógrafos por lá ou se temos q levar câmera subaquática? sabe me dizer? obrigada

    Olá, Janielli! Contacte a pousada, dá menos trabalho e traz uma resposta mais garantida do que jogar uma pergunta na internet e esperar que a pessoa certa leia e responda.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.