Para entender o Jalapão

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Duna do Jalapão e Serra do Espírito Santo

Duna do Jalapão e Serra do Espírito Santo

No quesito férias na natureza, o Jalapão é a última bolacha do pacote. Até a virada do milênio, os únicos forasteiros que se aventuravam por ali eram jipeiros. O turismo mais comercial começou apenas em 2001, quando a Korubo montou seu acampamento e adaptou um caminhão para transportar grupos.

O número de visitantes, porém, ainda é muito pequeno e não altera em nada a densidade demográfica da região. Não há hotéis -- só umas poucas pousadas num ou noutro vilarejo. Apesar de muito falado, o Jalapão é pouco explicado. Aqui vai minha contribuição.

Cachoeira do Formiga, Jalapão

Cachoeira do Formiga

Como é (e como não é) o Jalapão?

Muita gente imagina o Jalapão como uma filial dos Lençóis Maranhenses onde as lagoas e dunas são emolduradas por paredões tipo Chapada Diamantina; um vasto território virgem, sem estradas definidas, desbravado por veículos off-road.

Não é bem assim mrgreen

Aquele cenário de duna + lagoa + paredão de chapada existe, sim, mas num lugar específico: a Serra do Espírito Santo. Não é uma topografia que se repita em outros pontos.

Tampouco o Jalapão é um "deserto": a região combina paisagens de cerrado com campos gerais. Escondidos no território estão rios (com prainhas e corredeiras), veredas (belíssimos oásis de vegetação densa em torno de nascentes), cachoeiras e fervedouros (poços com areia finíssima em suspensão que impede que você afunde).

Ah, sim: e as estradas são arenosas e mal sinalizadas, mas existem, e é por elas que se trafega.


View Jalapão in a larger map

Onde fica e como se chega?

O Jalapão ocupa uma área de 34 mil km² (para comparar: Sergipe tem 22 mil km²) no centro-leste do Tocantins, fazendo fronteira com Bahia, Piauí e Maranhão. A principal porta de entrada da região é a cidadezinha de Ponte Alta do Tocantins, que está a 190 km da capital, Palmas, por estrada asfaltada. Dali em diante, só estradas de terra. Itinerários circulares usam a cidade de Novo Acordo, a 110 km de Palmas (também por asfalto) para entrar ou sair. A maior quantidade de atrativos está em torno do povoado de Mateiros, a 160 km de Ponte Alta (ou 240 km de Novo Acordo). Os povoados de Ponte Alta e São Félix do Tocantins (a 90 km de Mateiros e 150 km de Novo Acordo) também servem como base para visitar outros atrativos.

Caminhão da Korubo

Caminhão da Korubo

Como se percorre o Jalapão?

O solo arenoso -- fofo na seca, lamacento na estação chuvosa -- torna a viagem recomendável apenas para veículos com tração 4x4. O caminhão da Korubo no qual viajei rodava a 30 km/h. É provável que jipes andem mais rápido, mas acredito que não muito.

Indo com seu jipão por conta própria, você pode pernoitar em Ponte Alta, Mateiros e São Félix do Tocantins, contratando guias localmente ou usando os mapas fornecidos pelas pousadas. (Veja aqui o relato do Edison, que vai virar post, sobre como ir ao Jalapão com carro próprio sem passar por Palmas.)

Os tours organizados oferecem três jeitos distintos de explorar a região.

A pioneira Korubo hospeda seus passageiros por quatro noites num (superconfortável) acampamento permanente (ou safari camp) à beira do rio Novo, 60 km antes de Mateiros (ou 100 km depois de Ponte Alta). Os deslocamentos são feitos num caminhão transformado em ônibus, inspirado em overlands africanos, com um deck de observação em cima da cabine. O itinerário entra e sai por Ponte Alta. A vereda Suçuapara é visitada no dia da vinda de Palmas; a Cachoeira da Velha (combinada com sua prainha) é visitada no dia da volta. Nos três dias inteiros de permanência no safari camp são feitos bate-voltas à Duna do Jalapão (ao entardecer); ao Fervedouro, à Cachoeira do Formiga e ao mercado de capim-dourado de Mateiros (um tour de dia inteiro); e ao Mirante da Serra do Espírito Santo (um trekking ao amanhecer). Fiz essa viagem (com a parte terrestre a convite da Korubo) e na seqüência vou postar o relato completo. O mesmo roteiro também é vendido pela Freeway.

A NorteTur faz o itinerário circular, com duração de 3 a 6 dias, usando jipes Ford Amazon ou Toyota Land Cruiser. O roteiro de 4 dias entra por Novo Acordo; no caminho de ida há uma parada na Praia do Borges e outra na Pedra da Catedral, com pernoite em pousada em São Félix do Tocantins. No segundo dia visita-se a Cachoeira do Formiga, o Fervedouro, o povoado de Mumbuca (a comunidade que se dedica ao artesanato de capim-dourado) e a Duna do Jalapão ao entardecer, voltando um pouco na estrada para pernoitar em pousada em Mateiros. O terceiro dia começa com o trekking ao Mirante do Espírito Santo no amanhecer e continua até a Cachoeira da Velha (com sua prainha), com pernoite em pousada em Ponte Alta do Tocantins. No último dia vai-se à vereda Suçuapara e ao Morro da Pedra Furada, voltando a Palmas.

A Venturas tem o roteiro mais longo -- e aventureiro. São 6 dias, incluindo 3 dias de rafting pelo rio Novo e pernoites em diferentes acampamentos ao longo do percurso. Os deslocamentos por terra são feitos no Mamute, um caminhão adaptado. A entrada é por Novo Acordo; no primeiro dia visita-se a Serra do Gorgulho. O segundo dia é passado entre São Félix do Tocantins, a Cachoeira do Formiga e o povoado de Mumbuca (produtor do capim-dourado). No terceiro dia visita-se o Fervedouro, o povoado de Mateiros e a Duna do Jalapão ao entardecer. Nos três dias seguintes você faz um rafting pelo Rio Novo, com dois pernoites em acampamentos à beira-rio; o trajeto termina na Cachoeira da Velha, de onde o grupo volta a Palmas via Ponte Alta do Tocantins.

Capim-dourado

O capim-dourado fica dourado em setembro e é colhido no fim do mês

Quando ir ao Jalapão?

Ao contrário do que eu imaginava, o Jalapão é visitável o ano inteiro. Entre maio e setembro quase não chove e o céu estará azulzíssimo (pelo menos até as queimadas do Cerrado começarem, em meados de setembro). Para ver o capim-dourado em seu estado dourado, visite em setembro. Durante a época seca os dias são quentes (quanto mais perto de setembro, mais quente) e as noites, frescas.

Na época chuvosa faz menos calor de dia, mas em compensação de noite não esfria.

Leve em conta que os grupos são pequenos e, em feriados e nas férias, lotam com antecedência.

Cachoeira da Velha

Cachoeira da Velha

O que levar?

Repelente, boné, óculos de sol, dinheiro vivo e talão de cheque. Pra lá de Ponte Alta do Tocantins, o celular serve apenas para tirar fotos. (Mas em Mateiros tem sinal da Vivo.)

Leia mais:

129 comentários

Lillian Brandão

Belas fotos e ótimo resumo do Jalapão! É um dos lugares que eu pretendo conhecer! smile

Diego Sommer
Diego SommerPermalinkResponder

Olá Lilian,

Quando quiser conhecer o Jalapão é só entrar em contato, que organizamos !!!

Eduardo
EduardoPermalinkResponder

Ia viajar, realizei algumas busca nesse site e recomendo. Excelentes preços! http://www.zarpanet.com.br/ Tenta lá. Bjus!

Fernanda
FernandaPermalinkResponder

Há anos meus pais querem ir pra lá, mas sempre desistem por falta de informação ou pelos preços altos. Vamos ver se agora essa viagem sai!

Ronaldo Campos

Tempos atrás tentei ir,quando vi os preços,achei alto pela pouca estrutura do local.Fui para o Sudoeste Americano,maravilhoso,pouco mais caro.

Daniel
DanielPermalinkResponder

Ótima matéria. Minha esposa sempre me questionou sobre esse destino.

Uma dúvida, onde você cita "São Félix do Araguaia" não seria "São Félix do Tocantins" ?

abs.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Daniel! Obrigada por corrigir.

Vitor J. Nunes

Era disso que eu (e milhares, tenho certeza) precisava!

Oscar | MauOscar.com

Jalapão, Lençois Maranhenses e Fernando de Noronha são 3 destinos que um dia tenho que ticar da minha Bucketlist Brasileira

Rosi
RosiPermalinkResponder

ótimos destinos! para mim só falta o Jalapão.

ana
anaPermalinkResponder

só faltou uma parcial de custo de viagem.

kellen Bittencourt

Olá Ricardo, bacana ler seus relatos e aceitar agora que não estou pronta p tal aventura rsrs, cogitei mas já passou rsr abraços

FÁTIMA REGINA DE SOUZA ALVES

Quer dizer que se eu for sem carro, consigo pousada para ficar, transporte e guia para fazer os passeios?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fátima! Reserve sua pousada com antecedência e combine os passeios. Chegar sem carro não deve ser fácil, informe-se com a pousada sobre ônibus de linha.

Tatiana Wolff
Tatiana WolffPermalinkResponder

Fomos pra lá esse ano com a Norte Tur e AMAMOS, uma das melhores viagens da vida!!!! Não achei caro porque o pacote incluía tudo, exceto o aéreo. O guia (Flávio) é um figuraça e virou amigo! A Korubo é bem mais cara, e imagino que a Venturas também. Recomendo a Norte Tur de olhos fechados, gostei muito do jogo de cintura para alterar o roteiro quando necessário e fugir ao máximo da muvucada. Fomos no carnaval e o único lugar que não teve escapatória foi a cachoeira do formiga, o resto conseguimos pegar no dia e hora certa, sem muvuca!

Ai, preciso fazer um relato dessa viagem, estou devendo!

Ah, e não recomendo ir por conta própria, a não ser para os jipeiros experientes, porque as estradas não são mole não! Vimos mais de uma pessoa em apuros pelo caminho, aí sobra pros guias que estão sempre por lá socorrerem os desavisados!

Luciana
LucianaPermalinkResponder

Tem relatos interessantes que nos dão uma noção por onde começar.
Por aqui, já vi duas opiniões positivas sobre a Norte Tur. Vou nessa toada. Obrigada pelo site nota dez e por todas as pessoas que contribuíram para nos tirar do escuro.

Kleuber
KleuberPermalinkResponder

Pretendo conhecer o Jalapão no meiado do ano que vem, preciso saber sobre quantos km tem todo percurso, se tem posto de combustivel e por onde devo entrar.
Vamos em 04 veiculos proprios todos 4x4.

No aguardo,

Kleuber.

monica
monicaPermalinkResponder

gostaria de sabe quanto custa o pacote para quarto pessoas no jalapao .

Bruna
BrunaPermalinkResponder

Olea Ricardo, existe algum serviço de passeios de 1 ou 2 dias apenas?
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Bruna! Quem responde é A Bóia. Gasta-se praticamente um dia no percurso entre Palmas e as portas do Jalapão. Com pouco tempo, opte pela Chapada dos Guimarães ou pela Chapada dos Veadeiros, que ficam próximas a Cuiabá e Brasília, respectivamente.

Leonardo
LeonardoPermalinkResponder

Compramos as passagens para Palmas nas férias de meu pai. De 17/02 até 24/02. Gostaríamos de ir preferencialmente pro Jalapão, mas não tinha ideia de que as opções de agências/datas/pacotes são tão restritas. É isso mesmo? Ou não estou sabendo pesquisar.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Leonardo! A Korubo e a Nortetur têm saídas o ano inteiro. Mande um email que eles respondem.

alexandre
alexandrePermalinkResponder

boa tarde, parabéns pelo site, ótimas informações pois nos passam uma realidade como ele é, o que nos estimula a conecer o local, temos aqui em volta redonda/rj um grupo de aventureiros todos de 4x4 que estamos planejando conhecer o Jalapão na época do capim dourado, porém prtendemos viajar acampando, a região oferece opções legais para acampamento? devemos reservar pousadas caso não haja campingas adequados, com antecedencia ou podemos viajar sem reservas?
garto
Alexandre

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alexandre! A época do capim dourado, meados de setembro, é fora de temporada. Vocês só teriam problema para achar acomodações no fim de semana. Mas mesmo assim, é interessante ligar para as pousadas.

Veja um relato de um aventureiro como vocês:
https://www.viajenaviagem.com/2013/07/de-brasilia-ao-jalapao-via-veadeiros-de-jipe-o-relato-do-edison/

Cristina Oliveira

Olá, fiquei super animada, e a tempos venho pensando nessa viagem. Já fiz algumas viagens de carro pelo Brasil (sp > nordeste / sp > Norte / sp > Sul) e também para Bolivia, Peru, Chile e Argentina, então, gostamos muito de aventura. Porém pela leitura acima nao estamos neste momento com o carro apropriado para essa viagem. A pergunta é:é possivel alugar um 4x4 em Brasilia e ir até o Jalapão? Obrigada!!
Cristina

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cristina! Se você conseguir alugar um 4x4, pode ir com ele para qualquer lugar. As grandes locadoras alugam.

Ivonildes
IvonildesPermalinkResponder

Seria possivel e sem carro por conta propria
e como eu deveria proceder indo desta forma
chegando no aeroporto de Palmas

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ivonildes! Há dois jeitos de visitar: ou de carro, por conta própria, ou em um tour organizado. Indicamos as empresas no post acima.

Paulo Adriano
Paulo AdrianoPermalinkResponder

Olá pessoal, moro em umas das cidades que compõem o jalapão, garanto pra voces . . . é lindo... compensa os transtornos da viagem. . . . é a pura natureza!

carlos gomes
carlos gomesPermalinkResponder

Qual o valor do passeio de tres dias pela nortetur ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carlos! Desculpe, não fazemos orçamentos! Entre em contato com a NorteTur.

bety
betyPermalinkResponder

Boa tarde!Gostaria de saber qual a agencia que cobra mais barato para irmos só eu e meu filho de 07 anos.Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Bety! Somos um site independente, não fazemos cotação e nem sabemos indicar a agência que tem o melhor preço. A melhor maneira de conseguir o melhor preço é pesquisando.

Patricia Silva

Em agosto de 2013 fui com mais sete amigos conhecer este lugar.
Fiquei impressionada com a beleza do lugar, o lugar é inacreditável, lindo demais
O Jalapão é Bruto mas é lindo... Vale a pena conhecer

http://www.jalapao.com/Guia.html

maria madalena dias

oi gostaria de saber se eu for de carro mil de palmas a sao felix da pra chegar.grata

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria Madalena! Não é recomendável, mas se quiser, consulte o mapa que está no texto.

Mariana
MarianaPermalinkResponder

Oi Maria, fui em Agosto para o Jalapao e amei! Cogitei ir de carro tambem, mas acredito que só vale a pena se vc tiver e realmente souber usar um 4x4. Acabei indo com guia mesmo, e teve uma situacao que nosso guia teve que socorrer um casal que atolou, mesmo com um 4x4. Sorte que nós estavamos atrasados, caso contrario acho que eles iam ter que dormir no carro aquela noite. grin

Fábio Tavares

Gostaria de fazer uma expedição de Mountain Bike pelo Jalapão, em julho de 2015. Agradeço desde já sugestões.
Obrigado e um forte abraço!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fábio! A época é boa, mas infelizmente esta não é a nossa praia. Procure forum de bikers e/ou entre em contato com as pousadas da região.

Amanda Nazare
Amanda NazarePermalinkResponder

Olá, boa noite!
Estou pretendendo ir no feriado de Abril, é indicado? Chove muito?
Qual é o melhor mês para ir?
Abraços e Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Amanda! Abril deve marcar o começo da estiagem. A época seca vai de abril/maio a setembro/outubro.

Graça Alves
Graça AlvesPermalinkResponder

Surpresa-encantada-deslumbrada- Eu conheci um pedaço do Paraíso terrestre..Ainda estou delirando com tanta grandeza- imponência deste lugar. Parece que viajei num longo sonho que não quer não terminar. Fascinada. Todos Brasileiros deve conhecer este paraiso ..Graça Alves -Afonso Martins.

Graça Alves
Graça AlvesPermalinkResponder

Recomendamos a Norte Tour como agência- o Sr.Nelito é uma pessoal especial-divertida e nos propos momentos que ficarão eternizados na nossas vidas. É bruto! Diz o Sr. Nelito quando o 4x4 quase saia do chão , ficou na história seu modo de ser..
Graça Alves e Afonso Martins ..nós fomos..nos vimos .. nos voltaremos com a Norte Tour .Obrigado Sr. Nelito -Valeu!

BERNARDO MARTINS

Gostaria de ir no feriado de abril, chegaria em Palmas na sexta a noite 17 e saindo na madrigada da terca 21.
Dá pra fazer considerando noites 18 / 19 / 20 no jalapao?
Fico no aguardo do retorno, obrigado! abs

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Bernardo! Gasta-se praticamente um dia no percurso entre Palmas e as portas do Jalapão.

Adriana Duarte

Olá,

meu marido e eu passaremos este carnaval no Jalapão (de 14/2 a 18/2), mas estamos meio perdidos sobre hospedagem. Mandei um e-mail para a Norte Tur para saber mais sobre a expedição. Fora as agências, alguém indicaria alguma pousada ou albergue?

Obrigada.

Abraços,

Adriana.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Adriana!

Veja como o Edison foi por conta própria:
https://www.viajenaviagem.com/2013/07/de-brasilia-ao-jalapao-via-veadeiros-de-jipe-o-relato-do-edison

Entenda que o Jalapão é muito longe e isolado e tem capacidade mínima de hospedagem, que a essa altura do ano já deve estar totalmente comprometida para o carnaval com reservas para avulsos e agências.

Adriana Duarte

Obrigada pela resposta, A Bóia.
Consegui fechar a hospedagem na Pousada Panela de Ferro, ufa!
Agora, resta-me arrumar o transfer Palmas/Mateiros/Palmas e alguns passeios, o que está meio difícil, pois as agências não retornam meus e-mails (nem minhas ligações). Se eu conseguir o transfer, já está de bom tamanho. Aí tentarei fechar alguns passeios diretamente com os guias locais.
Espero ter sorte, estou louca para conhecer esse paraíso!

cerech
cerechPermalinkResponder

E aí? conseguiu ir por conta própria ao Jalapão? Fiquei curiosa eu também gostaria de fazer isto

Raphael
RaphaelPermalinkResponder

Sou tocantinense e conheço bem essa região e concordo com tudo que disse. Melhor resumo que já vi sobre o Jalapão. Mas da sim pra ir lá por conta própria, não é tão difícil.

Bruno Fiuza Aiala

Bom dia, vou me casar dia 23/02/2015 e gostaria de passar a lua de mel no Jalapão mas não conheço muitas coisas na região gostaria de entrar em contato com alguem que possa me fornecer informações.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Bruno! Nós podemos te ajudar. É só perguntar. wink

Vania
VaniaPermalinkResponder

Olá, já fui para a Chapada dos Veadeiros (Alto Paraíso) com minha filha de 4 anos, gostaria de saber, o Jalapão também pode ser frequentado por crianças sem grandes problemas? Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Vania! Leve em conta que você estará a umas 5 horas de um bom hospital, e que a filhota enfrentará três a cinco horas de viagem de carro por dia para ir aos atrativos.

adriano
adrianoPermalinkResponder

Turismo em reservas se tornou extensão dos camarotes vips com altas margens de lucro das cias de viagem. O que era pra se tornar um trabalho ambiental para o usufruto comum já que possibilitado por verbas públicas virou uma mina de ouro para enriquecimento e disfrute de poucos.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Adriano! Desfrute é com "e"!

Hélio Chaves
Hélio ChavesPermalinkResponder

Já pesquisei, vi viagens de conhecidos e pra quem gosta de fotografar beleza natural o Jalapão é 1000. Quem sabe daqui uns 2 anos vou pra lá bota o Jomny 4 ALL na terra/areia/lama/água smile

OSWALDO MARCOS RIBEIRO

Vou deixar um recado. Tenho veículo 4x4 e gostaria de participar de uma viagem no Jalapão. Como não tenho ninguém com quem formar um grupo (pequeno de preferência) fico na expectativa de um convite.

Cicero Paes
Cicero PaesPermalinkResponder

Realmente, informações bastante úteis. Já visitei o Jalapão em 2013, de moto, mas como não sou "bom de braço", este ano quero retornar de Jipe, afinal disse que um dia voltaria.

Vânia Ribeiro Ferreira

Bom dia,
Muito legal o texto. Só fiquei com uma duvida em relação a melhor época para conhecer. Quais as vantagens e desvantagens de ir em dezembro?? Calor, muita chuva??...Agradeço se puder me ajudar nessa dúvida.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Vânia! Fará um calor mais abafado, com noites quentes. Haverá mais dias nublados e haverá chuva, que assentará os caminhos mais arenosos mas criará trechos de lama nas estradas principais. Em qualquer época do ano, um 4x4 se faz necessário.

Luiz Bedi
Luiz BediPermalinkResponder

NORTE TUR, NORTE TUR, NORTE TUR!!! E não se esquecam, o relato do post é fato: é extremamente arriscado e difícil de fazer sozinho. Jalapao melhor viagem de todas!

vera
veraPermalinkResponder

Gostaria de saber quais os meses nos quais - a umidade do ar- fica baixa no Jalapão para evitar devido complicações na planta do pé (bursas inflamam quando a umidade é baixa) , tenho lido os comentários curiosos e positivos, parabéns pelo blog A Bóia

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Vera! A umidade é baixa durante toda a época seca, de maio a setembro. Desce a níveis preocupantes em agosto e setembro.

Roberto Carlos (da Silva)

Agredeço muito as dicas de voces! acabei de voltar do Jalapão, estive lá de 6 a 12/01/2016 com minha esposa. Apesar de ser o Janeiro mais chuvoso dos ultimos tempos, rodei com meu Duster 4 x 2 sem maiores problemas, entrei pela "Garganta" (Dianópolis) por uma estrada que não está no mapa e, sai por Ponte Alta, tendo me perdido quando procurava a cachoeira do rio Soninho. Fico a disposição para ajudar quem pretende ir para la!

Athena Meincke

Olá! Fui para o Jalapão passar a virada do ano, fui com a empresa Ourique. Foi uma viagem MARAVILHOSA! Conheci lugares inimagináveis, comi comidas muito saborosas, foi atendida em todos os lugares com muita hospitalidade. Indico muito! Além disso, a companhia pela qual eu viajei foi ótima! Parceirona, desenvolvendo um roteiro inteligente e respeitando a vontade do turista! Top!

Angela
AngelaPermalinkResponder

Sou sua fã.

Manoel Ourique

Especialistas em Jalapão !!!
Ourique Adventure Trips
whats App 63 9982 0404

Roberta
RobertaPermalinkResponder

Olá Ricardo. Somos do Rio, mas moramos em Palmas há 4 anos. Já fomos ao Jalapao algumas vezes, inclusive com as crianças pequenas. Acho interessante compartilhar que lá, diferentemente de outros pontos turísticos ecologicos, não existe uma vila para passeio a noite kkkkk ... é realmente ecológico e os "restaurantes" devem ser agendados no começo do dia.
Para os que gostam de natureza, é um paraíso escondido. Fugir dos feriados torna a viagem ainda mais especial. Fora das férias, existe grande chance de estar sozinho nas atrações, o que torna o lugar muito mais incrível.

paula
paulaPermalinkResponder

eu fui pela OURIQUE VIAGENS, e foi simplesmente a melhor de todas. recomendo muito e eles tem página no fb e postam no instagram e é muito legal mesmo.

MARIA BERNADETE BARBOSA BRITO

Estive lá é exatamente como descreve uma viajem inesquecível. Muito boa a reportagem. Vale a pena conhecer.

Juliana Correa de Moraes

Realmente ajudou bastante as informações, mas ainda precisamos de mais informações, pois tudo é muito escasso ainda sobre o Jalapão.

Kledione
KledionePermalinkResponder

Estive no Jalapao esse final de semana,realmente os pontos turísticos são maravilhosos.
Mas falta muito a colaboração do governo ,as estradas principal que dá acesso Ponte Alta a mateiros está uma calamidade é um sofrimento.
A pousada que ficamos foi pousada santa Helena muito boa pessoal muito aconchegante.
Quanto a comida é bom levar porque o pessoal dos pontos turísticos ainda são despreparados.Tem lugar que eles faz por encomenda outros não.
Fica a dica .Quem tiver dó de carro não vai ,aluga.
Mas ,mesmo com sofrimento é ótimo muito lindo.
E fica um apelo.Senhor governador vamos arrumar as estradas principal ...
Porque as que dão acesso ao pontos é só o ouro rally direto.

Sandra
SandraPermalinkResponder

Estive do dia 02 a 06 de julho. O lugar é fantástico, mas as estradas são péssimas, um verdadeiro rally .Contratamos um guia, com carro próprio, foi a melhor opção, pq o lugar é pouco sinalizado e precisa saber dirigir um veículo 4por 4. Levem dinheiro vivo, pq cartão não aceitam. O deslocamento de uma atração para a outra é em média de tres horas, achei muito sofrimento.

Mônica Nunes
Mônica NunesPermalinkResponder

Em agosto estarei realizando o meu sonho de conhecer esse paraíso.
Vou comemorar o meu aniversário por lá.
Estou em contagem regressiva...Rsrs
Irei pela Korubo e depois volto aqui para compartilhar com vcs a minha experiência.

Nélio Machado

Olá.
Inicialmente, parabéns pelo site. Parada obrigatória antes de qualquer viagem!
No meu caso, vou passar 18 dias em Palmas a trabalho e terei dois finais de semana para ir ao Jalapão. Como não terei 4 dias seguidos, o que vc me recomendaria fazer? Se pudesse me sugerir um roteiro, seria ótimo. Como não vai dar para ver tudo, vou precisar deixar alguma coisa pra uma outra oportunidade. Agradeço de antemão e mais uma vez parabéns pelo site maravilhoso.
Abs

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Nélio! Passe numa agência local e organize um fim de semana em Mateiros; os principais atrativos (o filé do Jalapão) estão por lá.

Izelia gomes
Izelia gomesPermalinkResponder

Ola eu sou brasileira mas moro na suiça, e gostar de levar meu esposo para conheçer um pouco do jalapão,chegando em ponte alta posso alugar um jemp 4x4 com um guia para nós mostrar alguns pontos do jalapão??? Abraço Izelia von Arx Gomes

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Izelia! Organize isso antes de viajar. Se você deixar para ver só quando chegar em Ponte Alta, pode não haver nenhum guia com jipe disponível.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar