Europa: como lidar com a insegurança? 1

Europa: como lidar com a insegurança?

Hotel na Gare de l'Est, Paris

Dá para viajar para a Europa com tanto terrorismo?

O recente alerta de viagem emitido pelo Departamento de Estado americano em 1º de maio de 2017, alertando os turistas americanos para os perigos de uma viagem à Europa, confirma: não é só você que está paranóico com terrorismo. Até hoje esse tipo de alerta era reservado para destinos conturbados, como o Egito (ou o Brasil).

O problema é que temos aí o roto falando do esfarrapado: os Estados Unidos, além de alvo de atos isolados de terrorismo (lembre-se da maratona de Boston e das recentes explosões malfadadas em Nova York), também sofre com a praga dos atiradores solitários — o caso mais recente foi a boate gay de Orlando.

Se bem que… quem somos nós para falar? Morar no Brasil ainda é muitíssimo mais perigoso do que passar férias em Paris. A probabilidade de você ser envolvido num atentado terrorista não é muito maior da probabilidade de o seu avião cair (toc toc toc). Qualquer um de nós está mais sujeito a desenvolver trombose durante um vôo ou se envolver num acidente de carro durante a viagem do que estar no lugar onde explodam a próxima bomba.

Deixar de viajar à Europa por causa de terrorismo é como não viajar à Califórnia ou ao Chile por medo de terremoto (podem acontecer a qualquer momento e fazem efeito em áreas muito maiores). Acredite: fazer passeio de bugue ‘com emoção’ em Natal é mais perigoso que visitar Istambul.

De todo modo, é como eu sempre digo: o único conselheiro que realmente conta é o travesseiro. Viajar serve para alimentar sonhos (antes) e relaxar (durante). Se uma viagem está tirando o seu sono, é porque você não deve fazer.

Europa: outras questões de segurança

Antes dos atentados, as perguntas que apareciam aqui no site sobre segurança na Europa normalmente eramassociadas a hospedagem. A região tal é perigosa? Dá para sair sozinha à noite?

A questão da insegurança na Europa é que ela não está onde imaginamos que esteja.

Entornos de estações ferroviárias, bairros habitados por colônias de imigrantes, ruas que ficam ermas à noite — tudo isso parece inseguro, tudo isso traz sensação de insegurança, mas é muito mais seguro do que aparenta. Não existe a cultura de violência que esperamos desse tipo de ambiente no Brasil. Não há lugares “barra pesada” nas regiões centrais das cidades (a não ser que estejam ocupados por drogados).

Os larápios da Europa, tanto nativos quanto importados, agem à luz do dia, em aglomerações, em momentos que você esteja distraído ou aberto à interação.

Ou seja: o perigo não mora naquelas três quadras que você vai percorrer à noite entre o metrô e o seu hotel, com a antena ligadíssima ao menor movimento suspeito. O perigo mora na maior atração turística da cidade, debaixo do sol, quando você está com as duas mãos ocupadas segurando a câmera e seu olhar está atento apenas no enquadramento da foto. Ei, cadê minha carteira que tava no bolso de trás?

4 tipos de lugar em que você não deve bobear:

1. Dentro de estações de trem e aeroportos

Ao desembarcar, não dê trela a ninguém que venha oferecer transporte. É pirata. Todos os aeroportos e estações ferroviárias têm pontos oficiais de táxi. Procure a sinalização, entre na fila.

Antes de embarcar, nunca deixe nenhum item de bagagem de bobeira; ele pode desaparecer. Dispense qualquer papo com quem se aproxime para perguntar ou pedir coisas — sobretudo se estiverem em dupla (espertinhos trabalham em equipe: um distrai, o outro subtrai).

2. No transporte público

Metrô e ônibus são os ambientes de trabalho favoritos dos batedores de carteira. Não carregue nada nos bolsos de trás. Ao entrar e sair do vagão, mantenha a mão dentro do bolso onde está seu dinheiro. Use mochila e bolsa à sua frente. Para total paz de consciência, guarde cartões de crédito/débito/identidade na doleira. (Deixe o passaporte no cofre do hotel!)

3. Nas atrações turísticas

Junte as recomendações do transporte público com as do embarque na estação de trem: tenha cuidado com bolsos e bolsa, e não dê trela para quem venha puxar papo ou pedir informação. As atrações mais visitadas são o playground natural dos golpistas — deixe para fazer amigos em lugares menos turísticos.

Em Roma e em Barcelona, tome cuidado também nas ruelas onde passem motos — como há trombadinhas motorizados, use bolsa e cãmera a tiracolo, voltadas para o lado do comércio, não da rua.

4. Nos estacionamentos e postos de gasolina

Nunca deixe bolsas, sacolas ou malas à mostra. Há quadrilhas especializadas em arrombar carros ou em subtrair malas do banco de trás enquanto você está abastecendo.

Leia mais:

148 comentários

Mês passado estive com minha esposa em Amsterdan, Berlin, Munich, Stuttgard, Garmisch, Potsdam, Praga, Roma, Vaticano, Paris, Versailles e Brugges e não tivemos nenhum problema, tanto de dia quanto a noite ou madrugada. Somente em Paris por duas vezes umas mulheres tentaram dar o golpe da aliaça. Simplesmente olhei na cara delas, dei risada e segui meu caminho. De resto andava com uma máquina pequena na mão e minha esposa com uma profissional pendurada no pescoço. Mesmo na estação de trem e aeroportos sempre estávamos com as máquinas a mostra e nenhum problema. Evidentemente que sempre alertas, afinal, gato escaldado de SP tem medo d’agua.

    Em Paris eu só tive medo quando peguei o trem errado e fui parar, sozinho, na periferia da periferia, à noite, num bairro de argelinos – eu dormi no trem sem querer. Mas pode ser neura minha porque eu perguntei como voltar e uma moça super paciente e muito educada me explicou com detalhe como chegar até o meu hostel.

A respeito de Portugal e Espanha falo com propriedade de residente! Não parem pra falar com os Romenos! As crianças são muito bonitinhas, mas são as “iscas”, infelizmente!

Um dos motivos de eu não ter “apreciado” tanto assim Roma foram os pickpockets! Principalmente na região do Termini! Nossa, os caras são muito cara de pau! Eles tropeçam, esbarram em ti e ficam te tocando, tentando pegar coisas nos bolsos! Ou então quando tu espera pra atravessar a rua, nas filas, até na fila do Museu do Vaticano! Em Barcelona não tive problema algum, mas também sempre procuro andar como uma “local”, mesmo que esteja meio perdida fico firme e sigo andando hahaha aí entro em alguma loja, abro o mapa e me localizo! No Porto, PT, nunca teve problemas com assaltos e tal, sempre foi tranquilo. Quando a coisa começou a ficar feia mesmo, financeiramente, as tentativas de assalto começaram. Exemplo: tu andava na rua e vinha em direção um cara bem vestido, que te pedia um cigarro ou falava algo bem baixo que tu não entendia; quando tu parava pra falar com ele ou caminhava mais devagar pq ele vinha a teu encontro, chegava outro cara por trás e pegava o que tu tinha de valor. A primeira vez eu parei e falei com ele, aí vi o cara se aproximando por trás e saí andando; nas outras duas tentativas eu corri e atravessei a rua… O Porto é delicioso e sempre me senti mto segura lá, pegava onibus a meia-noite, sem medo. Depois…
Ah, na Espanha e Portugal tem que ter muito cuidado também com uns ciganos romenos que tem por toda parte! Eles sao muito espertos, te furtam e tu nem ve! E chegam falando contigo, te deixando meio perturbado, e quando tu ve tem uns cinco ao teu redor! Cuidado mesmo! Eles andam com uns panfletos pra distribuir. Quando tu pega eles te cercam!

Apesar dos perigos não podemos comparar com nada no Brasil. Acho Paris perigosa principalmente no metrô e perto de Montmartre de noite.

No ano passado, em Paris, aconteceu comigo o golpe da aliança. Na mesma hora lembrei de alguns alertas, e baixou em mim meu lado “sem educação” e sem compaixão com aquela figura tão “nobre” que tinha achado “minha” aliança. Falei alto e num português bem marrento, que não era minha, que não tava entendendo nada e fui embora deixando a mulher falando sozinha.

Na mesma viagem, em Lisboa, ao subir o Castelo de São Jorge, vi uma escultura engraçada escrito “Urinol”. Notei uma moça sentada no banco e outra a alguns metros de distancia de boina vermelha que parecia esperar alguém. Só que eu notei que tinham um biotipo parecido, não eram portuguesas, mas tbm não pareciam ser turistas.

Seguimos em frente. Passamos um tempão lá no castelo.
Na descida, como minha mãe se afastou de mim, rapidamente tirei uma foto do tal “urinol” com uma câmera compacta. Justamente pra ser rápida e não mostrar que tinha outra câmera maior na mochila. Aparentemente não tinha ninguém no local.

Mas acho que, em viagem meu instinto fica mais aguçado pra certas coisas. Pois nesse local, de repente pressenti alguém perto de mim, numa rua de paralelepípedos larga, clara e com poucas pessoas. Eram as tais duas moças do começo, já bem perto de mim, mirando minha mochila, direto no ziper mais externo (tolinhas, só iam achar caneta e lenços de papel. Meu lado “sem educação” aflorou novamente e tasquei bem alto: “Ei, p$%$#, que susto! Sai pra lá!” Elas se assustaram mais do que eu. risos
Mais tarde almoçando ali perto, o garçom falou pra tomar cuidado com umas ucranianas que ficavam por ali. Falei o que tinha acontecido, e ele.. “Elas mesmo e alertem quem for passar por ali.” Cá estou, alertando vcs…

    Esse da aliança é impressionante como tem gente que cai. É muito na cara, e depois que você dispensa eles nem esperam você dispersar pra tentar com outra pessoa!

    Concordo, Camila.
    O mais incrível é que para cair nesta ( ficar com o que não é seu) tem que ser muito desonesto!!!!!

Duas vezes tentaram bater minha carteira em Madri, uma no metro na saída da Plaza de Toros e a outra quando caminhava pelo Paseo do Prado. Outra vez, em Colônia, tentaram me aplicar um golpe quando eu caminhava em direção aos prédios guindastes. Enfim, não dá para dormir no ponto.

Cai no famoso golpe de Istambul (TAXISTAS)… vc da uma nota de 50,00 e mais alguma outra (tipo a corrida deu 60,00).. ai o cara consegue te distrair falando algo do lugar ou fala cuidado ao sair, enfim.. (e a esta altura o cara de pau virou seu amigão puxando a assunto a corrida inteira)… ai, ele vira, e te mostra uma nota de 5,00… e cai nessa..pedi desculpas ainda para o “fdp”.. e deu outra de 50…. portanto em taxis, nao custa alertar , de a grana pedindo conferencia.. em Istambul principalmente nos taxistas que ficam parados pertos das atrações… abs.

Nas grandes cidades da Europa sempre ocorreram furtos dentro de metrô e ônibus, mas raramente a gente escuta falar de assalto (moro em Milão há 22 anos). A zona da estação de trem de Milão, Stazione Centrale, não é perigosa, tem muitos hotéis com bons preços, mas tem umas 2 ruas que eu não recomendaria por exemplo pra mulheres sozinhas.

No metrô de Paris o que não falta é aviso. Barcelona e Roma é para os mais atentos. Para os homens, dinheiro miúdo no bolso da frente da calça. O resto na doleira. Dessa forma, nunca tive problemas. Outra coisa, acabei de me hospedar ao lado da Centraal Station em Amsterdam. Super tranquilo. Já em Montmartre vi gente sendo presa aos montes dentro da estação do metrô. Evite.

Boia ou alguem que posso ajudar…é perigoso voltar a noite do trem que faz Eurodisney / Paris? Sera q sempre tem movimento, todos os dias? grato

    Como o próprio post diz, é nos trens, ruas e locais mais movimentados que há maior perigo.

    Tem que ficar atento, mas vc não estará sozinho, tem sempre muita gente voltando, o trem não volta vazio.

    Eu achei bem tranquilo. Ja voltei duas vezes em um dos últimos trens. Mtas familias voltando.
    É o que disseram em cima, é só ficar atenta às mochilas e bolsas.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito