Nascida como uma rede de hotéis duas-estrelas para viagens a negócio de pequenos empresários e executivos pouco graduados em suas empresas, a bandeira Ibis se transformou, de dez anos para cá, numa grife da hotelaria econômica. O preço fixo (e transparente) e o padrão constante da rede acabaram conquistando também um público cansado de se decepcionar com quatro-estrelas envelhecidos ou três-estrelas sem padrão. Depois de repaginar os apartamentos (que ganharam um aspecto escandinavo e TVs de tela plana) e trocar o logo (que desapareceu com as antigas duas estrelas da marca...), a rede agora investe em camas de última geração e num extreme makeover dos lobbies dos hotéis.
A divulgação do novo padrão aconteceu num coquetel semana passada, no Ibis Paulista. Minha primeira reação ao entrar no hotel foi -- caramba, o Ibis virou hotel-design! A primeira vez que você se sente hip por estar num bar do Ibis a gente nunca esquece...
Nos releases de divulgação, a grande estrela deste upgrade é a nova cama Sweet Bed, que tem colchão de espuma especialmente desenvolvido para a rede, agora recoberto por um topper (cobre-colchão) e complementado por travesseiros maiores.
Mas quer saber? Por mais que a nova cama turbine a experiência de dormir num Ibis, acredito que é o novo layout do lobby e das áreas sociais que vai valorizar mais a marca -- e justificar tarifas cada vez menos econômicas (o painel da recepção do Ibis Paulista anuncia tarifas de até... R$ 349).
Ibis Paulista
O primeiro hotel totalmente repaginado é o Ibis Paulista. A intenção é que o novo padrão se estenda a toda a rede até o final de 2014.
A concorrência: mais hotéis "expressos"
O sucesso do Ibis no Brasil levou outras redes a investir no nicho econômico. São hotéis com apartamentos clean e frigobar vazio: o hóspede compra o que quiser no lobby e leva consigo para o quarto, agilizando os procedimentos de check-out. Alguns incluem o café da manhã na diária -- algo que nem o Ibis, nem o Ibis Budget fazem (já o Ibis Styles, que ainda não estreou no Brasil, tem café incluído).
Veja alguns hotéis com pegada business e econômica onde me hospedei ultimamente:
GO INN, Manaus
GoInn Manaus
A bandeira supereconômica da rede Atlântica se posiciona entre o Ibis Budget e o Ibis. Os quartos são apertados, com a área da pia fora do banheiro, mas conseguem espaço para uma mesa de trabalho. O café da manhã (inferior ao do Ibis) está incluso na diária, o que torna o seu preço difícil de ser batido.
GoInn Manaus
Até o momento existem 3 Go Inn: em Goiânia (dentro da estação rodoviária), São Paulo (na região industrial do Jaguaré, na zona oeste) e em Manaus, onde já me hospedei por três vezes. A localização de Manaus é perfeita para turistar pelo centro; o Teatro Amazonas está a três quarteirões, e à noite há lugares simpáticos no entorno, como sujinho Bar do Armando, o pub O Chefão e a champagneria Viúva Negra.
EXPRESS VIEIRALVES, Manaus
Express Vieiralves
Hotel econômico da rede Manaus Hotéis, o Express Vieiralves tem quartos bastante compactos mas com aspecto classudo. Fica num complexo cujo outro prédio é um flat de ótimo padrão. Fica a 10/15 minutos de táxi do centro histórico, mas compensa isso com o fato de estar numa rua com vários bares -- e próximo ao shopping Millenium. O bairro também tem muitos restaurantes (mas você vai precisar ir de táxi). O café da manhã, muito bom, é cobrado à parte.
SOFT INN, Belém
Soft Inn Batista Campos, Belém
A bandeira supereconômica da rede BHG (Golden Tulip, Solare, Tulip Inn) tem uma loja de conveniência com enorme variedade, mas quartos são micro -- pelo menos é assim em Belém, onde me hospedei. (O outro hotel da bandeira é em São Luís.) É um hotel para concorrer com o Ibis Budget.
Soft Inn Batista Campos, Belém
A localização em Belém é ótima, no Batista Campos, região central bem servida por restaurantes e próxima das atrações turísticas.
HPLUS ST. MORITZ EXPRESS, Brasília
St. Moritz, Brasília
Numa cidade onde os hotéis ou são caríssimos ou são detonadões, os hotéis tipo expresso são mais do que bem-vindos. O St. Moritz, da rede HPlus, tem apartamentos superbem-divididos, onde cabem uma mesa de trabalho e uma minicozinha (e a pia fora do banheiro nem chega a incomodar). Há também suítes com sala e quarto. O café da manhã está incluído. O hotel é o mais próximo do Conjunto Nacional no Setor Hoteleiro Norte.
ST. PAUL, Brasília
St. Paul, Brasília
Hotel tipo express da rede de hotéis de Paulo Octavio, o St. Paul tem apartamentos de bom tamanho, com mobiliário leve e mesa de trabalho. O chuveiro é elétrico e a internet é cobrada, mas o café da manhã está incluso. Tem piscina no terraço.
St. Paul, Brasília
Está no Setor Hoteleiro Sul a duas quadras da avenida W3 e do shopping Pátio Brasil.
23 comentários