Que venha o Ano 10 :-)

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Viaje na Viagem

Obrigado por ter viajado com a gente durante 2013. Ontem, dia 30 de dezembro, o Viaje na Viagem completou 9 anos no ar. Começamos nosso décimo ano de vida.

A Bóia vai virar o ano em obras. Há quinze dias, um tapume está cobrindo a área mais movimentada do site -- a caixa de comentários. Como expliquei duas semanas atrás, é por uma boa causa. O tempo e a energia que usaríamos para responder perguntas está sendo empregado para construir as páginas necessárias para o lançamento do novo layout do site -- que, se Nossa Senhora do Template ajudar, estará o ar ainda em janeiro.


Com o novo layout, pesquisar sobre os destinos vai ficar mais simples. (Criar novas páginas de destinos, também.) E finalmente vamos poder incorporar a função de compartilhar posts no Facebook, coisa que não podemos no template atual, que é de outra geração. O querido Zé-JET criou o template em 2008, e eu só pus no ar no finzinho de 2009. É um milagre que tenha agüentado firme até hoje.

(A propósito: quer saber onde anda o Zé? Tá nos Estados Unidos ainda, e abriu uma agência online, a Aeterna, que oferece ao viajante brasileiro as viagens mais bacanas das operadoras americanas. Em 2014 vamos falar muito dele!)

Penedo

[Penedo, Alagoas]

2013 foi um ano de muito, muito, mas muito trabalho. Posso falar? Fazer o Viaje na Viagem não é bolinho. Os posts hoje saem com um nível de detalhe que seria impensável há 9 anos (ou há 5, ou até há 3 anos). Como eu já contei por aqui, antigamente fazer um post levava duas horas. Hoje boa parte dos posts requer pelo menos dois dias de trabalho intenso. Nada é automatizado: nosso trabalho é artesanal.

E nem daria para fazer diferente. Portais, jornais e revistas não se preocupam em organizar conteúdo de viagem no ar -- os portais, porque não investem em conteúdo; os jornais e revistas, porque não têm interesse em transferir o foco para o online. Os sites de resenhas, por sua vez, têm conteúdo difuso, que carece de curadoria. Existe um espaço que só os blogs podem ocupar.

Conteúdo robusto atrai o leitor viajado, que complementa (e corrige!) as informações. E atrai, evidentemente, o leitor que ainda não viajou, que por vezes traz dúvidas que não estão esclarecidas no texto. É um círculo virtuoso, em que o campo e a pesquisa vão sendo enriquecidos pelas contribuições dos que sabem mais e dos que sabem menos do que a gente, graças à interação proporcionada pela ferramenta e ao senso de comunidade que impera na caixa de comentários.

(Tá com saudade dos comentários? Nós também. Vamos reativar as caixas assim que terminar o trabalho pesado dos bastidores.)

Muito obrigado a você que torna mais útil o conteúdo do Viaje na Viagem com seu pitaco, sua correção e sua dúvida. Desculpe se a gente não agradece cada contribuição -- não dá tempo (e provavelmente deixaria as caixas de comentários ainda mais difíceis de navegar). Sei que não é fácil -- mas, se puder, releve uma eventual resposta meio atravessada. A vida é dura ali na trincheira das perguntas, e bóias também têm TPM.

(Sei que muitos de vocês têm saudades do tempo em que a caixa de comentários era uma sessão ininterrupta de pitis assinados por mim, mas esse tempo não volta mais. Se tem uma coisa que aprendi é que nenhum leitor tem obrigação de saber quem eu sou; e cabe a nós ensinar o recém-chegado a encontrar o que precisa nessa montanha de conteúdo.)

Obrigado também a você que me reconhece pelaí e vem falar comigo para agradecer pelas dicas que encontrou no VnV. Em outras eras, quando o blog era pouco mais que uma panela, isso só acontecia com comentaristas; o leitor se identificava e eu já sabia quem era (Ah! É você!!!!). Hoje eu até esqueço de perguntar o seu nome. Não é falta de educação, não -- é que eu sei que não vou lembrar depois. Mas saiba que eu fico muito honrado pelo feedback ao vivo (e também fico aliviado de ver que tem tanta gente que consegue viajar sem precisar perguntar, haha).

Aqui na Redação (virtual), 2013 foi um ano em que a equipe brilhou. Como é bom trabalhar com gente talentosa! Com a Mariana Amaral pilotando o dia a dia e a Natalie Soares pesquisando o melhor da #viajosfera, pude zanzar pelo país fazendo campo para o conteúdo Brasil do site.

E quando esse conteúdo vai ao ar?, você pergunta. Estou começando pianinho, com miniguias, que posteriormente ganharão posts complementares. Já estão no ar os da Bahia (atualizados) e do litoral de Alagoas. Ao longo de janeiro devo postar os miniguias de outros estados do Nordeste. Em fevereiro, paro tudo para colocar Norte e Centro-Oeste no ar, a tempo de planejar as férias do meio do ano. Depois do Carnaval, começo o campo do Sudeste e do Sul.

E se o site tem equipe e eu posso passar o ano na estrada fazendo campo, é graças à competência da minha sócia e C.E.O. Elisa Araújo, que toca a parte comercial do VnV. Em 2013, veiculamos campanhas de publicidade para Accor, Air France, Aruba, Barbados, Beach Park, Blue Tree, Brand USA, Itaú Seguros, KLM, Las Vegas, Litoral Verde, Meliá, Paris Attitude, Prefeitura de Curitiba/Instituto Municipal de Turismo, Rio Quente Resorts, Sestini, Sofitel Montevidéu, TAM, TAP, Urban Suites, Valle Nevado, Visa e Vivo.E tivemos como parceiros de e-commerce Airbnb,Booking, Hostelworld, Mondial, Mundi, RentalcarsSubmarino Viagens. Muito obrigado a todos: é uma honra ter anunciantes e parceiros desta qualidade.

Dos projetos comerciais deste ano, fiquei especialmente satisfeito com duas séries patrocinadas, para Valle Nevado e Curitiba, que saíram recheadas de dicas valiosas e foram recebidas pelo leitor exatamente como queríamos: como conteúdo útil.

Galinhos, RN

[Galinhos, RN]

O êxito comercial do Viaje na Viagem nos põe numa posição privilegiada. O campo do conteúdo Brasil que estou fazendo é bancado em mais de 95% com recursos do site. Continuamos viajando também a convite, mas apenas quando o conteúdo interesse ao leitor -- e não porque esta seja a única maneira de gerarmos conteúdo.

Espero que, daqui a um ano, no post comemorativo dos 10 anos do Viaje na Viagem, a gente tenha muitos planos para compartilhar, mas nenhum tapume atrapalhando a circulação dos tripulantes (vocês, que já são da casa) e passageiros (os que chegam pela primeira vez).

Um ano novo cheio de viagens pra todos nós!  Tenho certeza de que 2014 vai ser inesquecível para todos os brasileiros. No que a gente puder ajudar, estamos aqui.

A Bóia manda beijos!

Leia mais:

Retrô da Bóia 2013: os campões das Charadas de 6a.

Retrô da Bóia 2013: as viagens dos leitores

Retrô da Bóia 2013: as enquetes

Retrô da Bóia 2013: as viagens dos enviados especiais

Retrô da Bóia 2013: na carona da #viajosfera

Retrô da Bóia 2013: os superguias

Retrô da Bóia 2013: os tutoriais

Retrô da Bóia 2013: viajando nas pensatas

Retrô da Bóia 2013: as crônicas de bordo

Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire

Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email


4 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Ana Paula
Ana PaulaPermalink

Olá, Ricardo!
Desde 2006 eu e meu marido Eduardo somos seus leitores. Ate hj ele lembra com orgulho de uma pergunta que ele fez em 2007 sobre o litoral paulista (acho q Ubatuba) e q vc transformou em post, citando o nome dele e tudo...
Enfim... De lá para cá foram muitas as viagens e muitas as perguntas e comentários por aqui!
VnV obrigada por existir!
Ana Paula

Marcia Palhares
Marcia PalharesPermalink

Muito e muito sucesso a você, Riq, o mentor e comandante, e ás bóias também!!! Haha, sou da época dos pítis, que saudade, era uma delicia mesmo!!! Todos temos certeza que 2014 será ainda melhor (e pode?).
Até a volta!!

Márcia Said
Márcia SaidPermalink

Olá Ricardo,
Adoro seus comentários e sugestões. Por isso resolvi consultá-lo. Minha filha está em Glasgow e pode passear conosco do dia 22/05 (saida do Rio) a 13/06(saída de Amsterdã). Pensei em passar uns dias com ela lá em Glasgow e depois levá-la para Paris, que já conhecemos, bem, eu e meu marido, e de Paris, partir de carro em direção à Amsterdâ e de lá voltamos para o Rio e ela para Glasgow.
Por onde devemos, passar, o que sugere? Dá para ir à colônia?

Grata,

Márcia

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marcia! Por uma questão de ordem, só podemos responder ou compartilhar perguntas quando são feitas num post de assunto relacionado.

Tente em https://www.viajenaviagem.com/europa/europa-a-z