Viagens no inverno: qual é a sua estratégia para não passar frio?

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Como não passar frio

Turistar no frio é uma ciência. Tão importante quanto não perder as principais atrações é manter-se aquecido. Assim que bate o primeiro vento, descobrimos que é impossível ficar muito tempo ao ar livre. Precisamos nos refugiar periodicamente em cafés, lojas, museus (ou mesmo em meios de transporte) para acumular novamente um mínimo de calor -- que se esvairá meia hora depois de voltarmos à rua.

Todos os que já zanzaram pela Europa ou norte dos Estados Unidos no inverno vão concordar em dois pontos: é preciso ter sapatos impermeáveis e estar com as extremidades protegidas; luvas e gorro são tão fundamentais quanto um bom casaco.

Mas não basta apenas estar protegido contra o frio extremo. É preciso também estar preparado para a temperatura dos ambientes fechados, que são aquecidos. A temperatura desses lugares pode variar muito: vai do agradabilíssimo inverno-no-Rio-de-Janeiro (17ºC) a socorro!-estou-em-Manaus (sensação térmica de 40ºC embaixo da sua segunda pele).

O ponto mais delicado da estratégia de como se vestir no frio é encontrar a fórmula mais confortável (e prática) para administrar essa diferença de temperatura. Eu já encontrei a minha fórmula, mas sei que cada corpo tem um termostato diferente. E tem também a questão look-do-dia, que não me afeta mas desempenha um papel importante na mala das meninas.

Então vou pinçar alguns pontos de discussão, dar a minha a opinião -- e esperar a sua, na caixa de comentários. Combinado?

Roupa de baixo de malha x Segunda pele

Segunda pele é uma roupa de baixo térmica, bastante recomendada por comentaristas do sexo feminino. Eu nunca usei, mas sei que não agüentaria. Para mim, uma camiseta de manga comprida de algodão, bem justa, já serve para otimizar o aquecimento de um suéter de lã, sem me fazer suar em ambientes fechados. Já usei ceroulas, mas acho desconfortáveis. Uso jeans e não me importo de passar um pouco de frio nas pernas (que acaba passando depois que caminho em modo acelerado).

Efeito cebola x Casaco pesado + suéter

Rodo bastante por aí, e vejo que "vestir-se em camadas" continua sendo a recomendação mais comum. Para mim, não serve. Eu não consigo ficar em ambiente aquecido com mais do que camiseta justa e suéter de lã. Sempre enfrentei o frio com um casacão pesado e pouca roupa por baixo; ao entrar num restaurante, só é preciso pendurar o casacão (e ao passear por uma loja, abrir os botões já funciona). Na última viagem, aderi a esses horrorosos casacos que deixam a gente com cara de bonequinho da Michelin ("down jacket" em inglês, "doudoune" em francês, "piumino" em italiano, "Daune Jacke" em alemão, "plumífero" em espanhol, "casaco de penas" ou "blusão" em português de Portugal). O que têm de feios, têm de práticos: você se veste para o outono, se fecha dentro daquele edredon plastificado, e o frio ficará do lado de fora.

Levar sapato social ou não?

Eu não tenho a menor preocupação (ou experiência) nesse tópico, então adoraria ouvir o que as nossas trips têm a ensinar. Como vocês fazem quando saem arrumadas no frio? Onde Carrie Bradshaw compraria botas impermeáveis? Ou o inverno é pra desencanar da sua Imelda interior?

Comprar casaco e acessórios aqui ou lá?

Eu iria com o casaco mais pesado que tivesse (mesmo que não fosse tão pesado assim) e no primeiro dia passaria numa loja de departamentos para comprar o casaco definitivo. Acessórios podem ser comprados por aqui mesmo, em lojas como a Decathlon.  Mas se você tem uma sugestão melhor, por favor, compartilhe!

Conte a sua estratégia! Obrigadinho mrgreen

Leia mais:

94 comentários

Philipp
PhilippPermalinkResponder

Riq vc esta aqui em NY? Hoje cedo a sensacao era de -8C! Brrr....

Alem das varias dicas ja dadas (merino e' mais importantes na minha opiniao), para quem for fazer caminhadas muito longas em situacoes extremas ou praticar esportes (porem nao recomendo para corrida) minha sugestao sao os aquecedores como este:
http://www.amazon.com/HotHands-Insole-Foot-Warmers-pairs/dp/B001UQXAT6/ref=sr_1_2?ie=UTF8&qid=1386766146&sr=8-2&keywords=foot+warmer

Eu utilizo eles quando vou esquiar ou quando pratico ciclismo no inverno (sim sou maluco, mas faco isto com roupa apropriada)em temperaturas extremas e funcionam bem por algum tempo. Porem jamais os utilize em contato direto com a pele.

MARLENE ALVES PEREIRA

obrigada pela dica!

Leo
LeoPermalinkResponder

Além de gorro e luva, o cachecol é essencial. Impressionante como aquece e protege a garganta, evitando (ou diminuindo a possibilidade de) resfriados e dores de garganta. Casaco impermeável tb é melhor que de lã. O de lã, só se for embaixo do impermeável. Segunda pele, além de aquecer bem, não ocupa nenhum espaço na mala, o que é ótimo...
Agora, quanto a se arrumar de modo mais social no frio, sinceramente, não tenho a mínima ideia!!! wink
Abs,

Sonia Pompermaier

Eu sou do time dos calorentos mas para o frio europeu recomendo os produtos com Gore-Tex. GORE-TEX® Fabrics - GORE-TEX® Products Tem de tudo botas, tenis de caminhada tipo montanhismo (o meu e assim da marca Clark e com ele encarei -!3C com neve nos Vosges), luvas, cachecol enfim tudo!
Agora a questao e quer sair produzida? Faca como quem mora la e leve seu sapato social numa bolsa e coloque quando chegar! De resto o que importa e estar bem confortavel! Luvas, cachecol, gorro, protetor de orelha pois para quem nao sabe perdemos aproximadamente 40% do calor corporal na cabeca e nas maos!!!

Roupa de Inverno: O que Comprar para Aquecer nas Viagens? - Viajando Online Blog

[...] saia para o seu roteiro, que seja no Norte dos Estados Unidos, e aqui inclui Nova York, o principal destino, Boston e Canadá, ou Europa, e aqui inclui os muitos [...]

Amaro - Recife

Rick,

uma camiseta esportiva, tipo 'dry-fit' da mais simples, é uma boa para usar por baixo porque afasta um pouco o suor da pele, que viria a provocar mais frio.

Boot impermeável, com solado igual a um tênis para mim é obrigatório em qualquer viagem. Serve para neve, para chuvas de verão, até nos 'splashs' de parques de diversões... O meu atual é um escuro, de nylon, que vai do Central Park ao Eataly sem comprometer o visual.

Maria Helena de Oliveira

Ja li tudo e concordo com a maioria dos q nao gostam de cebola smile . Eu levo 2 camisetas brancas da Hering, 100 % algodao, manga curta, pois nao inteferem no look se o termostato do museu enlouqueceu, pode-se lavar no hotel, pendurar num cabide perto do aquecedor e no outro dia estao prontas p/ uso e, no fim da viagem, sao deixadas p/ tras pois estao viradas num charque, kkk! Por cima das tees, um sweater de la pura pois la acrilica p/ mim da coceira e sufoco! Nas pernas nao gosto de jeans, entao levo duas calcas de la de cores neutras e muitas meias 3/4 de la q compro no exterior: ate os joelhos elas aquecem, do joelho ate o fim do casaco eu nao sinto frio. "Michelin" experimentei a primeira vez em janeiro na Patagonia, adorei: leve, nao amassa, da ate p/ jogar na bolsa no meio do passeio. E, se por acaso, o sapato molhar ou o frio nos pes aumentar eu entro no primeiro cafe, vou ate o banheiro e pego 4 toalhas de papel q sao dobradas 2 a 2 e colocadas dentro dos sapatos. Se os passeios continuarem a operacao e repetida as needed ...Boas viagens a todos! No inverno ou no verao!

MEL
MELPermalinkResponder

DICA BBB: pegue a palmilha do sapato que vai usar e use de molde para cortar cortiça ( aquele material de rolha, vende em papelaria em tamanho A4) - e use as 2, a cortiça por baixo e por cima, a palmilha normal ; protege bem, inclusive da umidade.

Outra dica boa ( mas que não tem a ver com o frio ): aproveite a ida até a Uniqlo para comprar camisas sociais masculinas, são do tipo que " quase " não precisam ser passadas a ferro depois de lavadas.

Ludmila
LudmilaPermalinkResponder

Para mim uma coisa é certa, melhor passar um pouco de frio do que morrer de calor ou virar um cabide segurando roupas nos ambientes fechados. Gorro, luva e cachecol estão sempre comigo mas não gosto de cachecol de lã pois acho eles pesados e me incomodam então uso de tecido que já protege do vento.

Quanto ao casaco uso o da michelin quando está muito frio senão prefiro um de lã ou um intermediário e aí com uma blusa mais quente por baixo. Sempre uso uma regata de algodão por baixo de tudo, acho que dá mais conforto. De qualquer forma antes de fazer a mala olho a previsão do tempo para o destino e levo um casaco apenas. E no pé, meias de algodão e botas (levo duas, uma longa e uma tipo da Timberland).

Em dias muito frio (-5C) e se vou ficar bastante na rua uso uma meia calça tipo fio 40 por baixo do jeans.

Quando escolhemos viajar no inverno sentir um pouco de frio faz parte do passeio.

Clara
ClaraPermalinkResponder

Alguém me indicaria um loja preferencialmente em Amsterdam para comprar botas de inverno com solado de borracha? Indicação em Paris como alternativa tambem serve. Vacilei em não comprar botas mais pesadas nos EUA, onde me defendo até um frio de zero graus, mas por circunstâncias, vou precisar delas com mais frequência, e tenho de comprar de qualquer jeito. Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Clara! Vamos compartilhar sua pergunta no Perguntódromo. Havendo resposta, aparecerá aqui.

Clara
ClaraPermalinkResponder

Super obrigada, Bóia. Eu realmente vou precisar de uma boa bota de frio.

Ronaldo Giusti

Clara,
a Decathlon é uma opção boa e barata, e tem lojas na Holanda (mas acho que não em Amsterdã) e em Paris!
Veja: http://www.decathlon.com/

Moises
MoisesPermalinkResponder

A Decathlon tem lojas em Paris na Madeleine e nas proximidades da estação François Miterrand em Paris. Lá é possível encontrar todo tipo de material para práticas outdoor, mas não espere encontrar marcas famosas. Talvez por isso mesmo os preços sejam baixos.
Outra alternativas para comprar casacos de boa qualidade sem ir à falência é a Uniqlo. Há casacos tipo doudoune por cerca de 100 à 150 euros, o que é em conta para Paris, por exemplo.

Maryanne
MaryannePermalinkResponder

A Uniqlo é mesmo sensacional em matéria de roupas de inverno. Para sapatos, eu nao gosto das UGG, acho muito pesadas. Uso uma bota da marca Aigle, que comprei em Paris. Preço bom e super eficiente, mantém os pés secos e quentinhos, e não tira a elegância.

Clara
ClaraPermalinkResponder

Maryanne, valeu! Consegui localizar um loja em Amsterdam que vende essa marca que você indicou. Se você ou alguém mais tiver outras dicas, por favor passem. Não estou economizando nesse artigo e poderei comprar 2 pares.de botas diferentes. Um par de couro com pele por dentro também estou aceitando... smile

Alessandra
AlessandraPermalinkResponder

Comprei a minha e de minha família nesse site: http://www.fieroshop.com.br/ e usei em janeiro em NY, lã interna e solado para neve. Para mim foi muito bom pois ela é bem confortável.

Thiago Augusto

De -5ºa 5º fiquei tql com um fleece/segunda pele + sueter + casaco de lã pesado ou desse michelin e ceroula por baixo da calça jeans ou lã. Acima de 5º uma basica hering nova justa mais sueter e jaqueta forrada ate mesmo camisa social, tirando as ceroulas embaixo. Calçado: couro impermeavel e solado de borracha.

Clara
ClaraPermalinkResponder

Sua dica fala em comprar casaco durante a viagem, sempre tive a esperança de fazer isso, mas acho que nunca viajei em uma boa época para fazer isso. Até o momento todas as minhas roupas de frio foram compradas no Brasil ou na internet pq nunca encontrei boas roupas de frio (qdo digo boas, quero dizer quentes)quando viajo, ou pq já chego no frio ou pq vou no verão.
Então minha pergunta é, qual a melhor época para comprar roupas de frio?

Maryanne
MaryannePermalinkResponder

Vc consegue comprar roupas de frio no outono ou inverno do Hemisferio Norte. O maximo é tipo fevereiro/março no final das liquidaçoes. Mas em outlet tem quase o ano todo.

Clara
ClaraPermalinkResponder

Tenho uma tática para o frio, sou muito friorenta então preciso usar 500 mil peças de roupa para conseguir ficar em uma temperatura que não me dê vontade de ficar o dia inteiro debaixo de cobertas.
Primeiramente, posso estar usando a roupa mais quente que for, mas se meus pés, orelha, pescoço e mãos não estiverem aquecidos passo frio do mesmo jeito.
O que geralmente faço é levar comigo uma daqueles mochilas/sacolas dobradas dentro da minha bolsa e quando entro dentro de uma loja, tiro as roupas mais pesados e coloco dentro dessa sacola, assim fico com os braços livres para poder olhar e pegar roupas e não morro de calor.
O meu sapato de viagem, já testei vários, mas não tem jeito, pode ser feio o quanto for, mas tem que ser tênis. Geralmente caminho muito para aproveitar cada segundo, sem um sapato confortável não dá para aproveitar.
Quanto as luvas procuro comprar as mais finas, com antiderrapante, para não perder o movimento das mãos e poder tirar fotos.
É isso...

Ronaldo Giusti

Na minha primeira Eurotrip, no outono, mas com direito a temperaturas bem próximas de zero, usei a tática das camadas, e no auge do frio foram muitas.

Quando fui no invernão mesmo acabei me informando melhor e a combinação segunda pele x-warm + fleece + casaco/jaqueta foi fundamental pra suportar temperaturas de até -15ºC! Além disso, botas impermeáveis e acessórios pra cobrir todas as extremidades fecharam o pacote.

Fiz até um post sobre isso, com fotos, links e preços dos itens mais importantes: http://www.ronaldogiusti.com/2013/08/o-que-vestir-no-inverno-da-europa-um.html

Raíssa
RaíssaPermalinkResponder

Sempre levo umas roupinhas mais arrumadas pra sair à noite. Em Berlim, já encarei -16o de salto heheh. A questão é que, se vc vai sair à noite p/ algum lugar mais legal, vc provavelmente vai passar no hotel pra se arrumar, pegar o carro/táxi/ônibus etc e se dirigir ao local. Como não se vai passar muuuito tempo exposto ao frio, não é preciso se agasalhar igual a um esquimó.

Então, no meu caso, eu aposto em vestido de manga longa, meia-calça fio 80 de acrílico (por cima coloco uma fininha, fio 15, pra disfarçar o arrepiado da meia de acrílico), algum sapato de salto fechado (ankle boots pretas são ideais) e um casacão! Se vc vai numa balada, é só deixar o casaco na chapelaria. No restaurante, o garçom vai guardar pra vc. Depois disso, hotel de novo e pronto!

Erika - Próxima Trip

Sempre levo comigo camisetas e calças segunda pele ( da Solo e da North face, tenho da loja Casa de Pedra tb, que são boas tb). Uso casacos de fleece e se estiver muito frio casacos da North Face. Tenho alguns desses exemplares "michelin", alguns mais fininhos da Uniqlo e outros mais estufados, da North Face. Apesar de todo mundo achar que esses casacos sao feios, eles nao deixam a gente passar frio de jeito nenhum!

Viviane
VivianePermalinkResponder

Eu nâo viajo pera lugar frio, porque frio pra mim é sinônimo de sofrimento, já vivo no Sul e basta. Prefiro a liberdade de temperaturas primaveris/outonais (e olha que ja peguei outono/primavera frios na europa, atrapalhou um pouco o passeio, nao dá pra ficar de bobeira sentada num parque e outras coisas... frio dói, calor não). Enfim, concordo com todos em relação às roupas: segunda pele bem justa, de algodão; lâ pura aquece mais; por cima um casaco corta-vento; proteger extremidades. E sapatos impermeáveis.

Fernando
FernandoPermalinkResponder

Por força de viagem a trabalho tenho que me vestir socialmente no frio. Assim, acabo tendo que seguir a filosofia "cebola", camisa por baixo da camisa social, gravata, paletó de lã e sobretudo. Mas confesso que não é o que gostaria, preferia não ter que usar as camadas, só ainda não achei o ideal.
Quanto a sapato social, uma observação - jamais usar sapato com sola de couro. O sal usado pra derreter a neve ataca o couro, que também fica molhado e gela o pé. E limpe o sapato tão logo possa depois de entrar em contato com sal, pois mancha principalmente se for preto.
Gorro e cachecol são imprescindíveis. Se conseguir um gorro de lã que seja impermeável tanto melhor. Comprei um na Suécia e foi fundamental para me manter aquecido e livre de uma sinusite.
Lembre-se que nos ciclos frio (neve) - quente (ambientes internos) o gelo que acumulou na roupa pode derreter e molhar.

Natália
NatáliaPermalinkResponder

Olá! Em junho pretendo ir ao Uruguai, dizem que a temperatura varia entre 5º e 15º, sinto muito frio e estou acostumada temperaturas de 30º pois moro no NE. Minha dúvida é sobre o tipo de segunda pele que devo comprar, a de algodão seria suficiente? Vi que tem de outros materiais com preço pelo menos 3x maiores. Qual seria a melhor opção? Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Natália! Falamos sobre roupas de inverno neste post: https://www.viajenaviagem.com/2013/12/viagens-no-inverno-qual-a-sua-estrategia-para-nao-passar-frio/

O Comandante acha que uma camiseta justa de algodão dá conta. Há quem prefira ter também uma blusa térmica de material sintético.

A Decathlon costuma ter bons preços: http://www.decathlon.com.br/

Kira
KiraPermalinkResponder

Nunca saí do Brasil e, agr logo de cara irei para Londres e, provavelmente no inverno. Sou de Natal - RN e, ja ouvir dizerem que as roupas de frios daqui, mesmo as mais grossas nao servem para usar fora. Gostaria de saber mais e, se quem for daqu sabe de alguma loja onde eu possa encontrar algo bonito e que nao me deixe no sufoco. Desde ja agradecida smile

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Kira! Lá fora você encontra roupas mais baratas e mais apropriadas para enfrentar o inverno. As grandes lojas de departamento têm opções em conta. H&M, Primark, Dorothy Perkins são lugares com peças a bom preço.

Guilherme
GuilhermePermalinkResponder

Ola! Chegamos ao inverno norte-americano! E este fato me trouxe ao seu site. A questa da segunda pee ou dos casacos pesados sao divas boas, eu gostaria de usar o espaço do espectador para fazer um adendo, ou melhor dizendo, uma sugestão que para mim cai bem fincional. Eu gosto de roupas "pequenas", poderia dizer "apertadas", no sentido de espaço entre corpo e pano hahaha o vento e/ou a troca de ar quente e frio eu acredito que é a maior questão do aquecimento então partindo deste principio eu busco vestimentas que se molem o máximo possivel aos membros... Isso vale para parte de dentro das roupas pois ninguem quer sair parecendo um superheroi acima do peso pelas ruas hahaha entao malhas finas porem justas ajudam muito no isolamento da temperatura.. Esta a razao de vc se sentir bem com uma manga comprida de malha por debaixo. Bom esta é minha dica e fica minha colaboração ao tópico "turistando no inverno". Obrigado e parabéns!

Guilherme
GuilhermePermalinkResponder

Outra dica sobre roupas, é em relacao a pergunta de comprar no pais de origem ou de destino.. Nao sei quanto aos precos do Brasil, mas hoje comprei meu kit inverno em um outlet na Florida e paguei entre outras peças, 30 dolres em uma jaqueta de couro muito boa.. Acredito ser um bom preço.. Entao fica a dica ai galera!!

elimar
elimarPermalinkResponder

Alguém me indica uma loja de roupa boa e barata de inverno em são paulo

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Elimar! Vá na Decathlon.

KELY DOMINGUES GUIMARAES

Mundo Terra é a melhor loja que conheço!

Wilson Costa
Wilson CostaPermalinkResponder

Somos semelhantes então, eu odeio coisas que me apertam e me sufocam, aconteceu no Porto saímos a noite no vento gelado e entramos no restaurante e retirei o casaco pesado, mas continuava todo cerceado nos movimentos e o calor me torturando, fui ao banheiro e retirei a segunda pele blusa e a calça segunda pele.. e respirei libertado e agradecido, abraços

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar