Viagens no inverno: qual é a sua estratégia para não passar frio? 1

Viagens no inverno: qual é a sua estratégia para não passar frio?

Como não passar frio

Turistar no frio é uma ciência. Tão importante quanto não perder as principais atrações é manter-se aquecido. Assim que bate o primeiro vento, descobrimos que é impossível ficar muito tempo ao ar livre. Precisamos nos refugiar periodicamente em cafés, lojas, museus (ou mesmo em meios de transporte) para acumular novamente um mínimo de calor — que se esvairá meia hora depois de voltarmos à rua.

Todos os que já zanzaram pela Europa ou norte dos Estados Unidos no inverno vão concordar em dois pontos: é preciso ter sapatos impermeáveis e estar com as extremidades protegidas; luvas e gorro são tão fundamentais quanto um bom casaco.

Mas não basta apenas estar protegido contra o frio extremo. É preciso também estar preparado para a temperatura dos ambientes fechados, que são aquecidos. A temperatura desses lugares pode variar muito: vai do agradabilíssimo inverno-no-Rio-de-Janeiro (17ºC) a socorro!-estou-em-Manaus (sensação térmica de 40ºC embaixo da sua segunda pele).

O ponto mais delicado da estratégia de como se vestir no frio é encontrar a fórmula mais confortável (e prática) para administrar essa diferença de temperatura. Eu já encontrei a minha fórmula, mas sei que cada corpo tem um termostato diferente. E tem também a questão look-do-dia, que não me afeta mas desempenha um papel importante na mala das meninas.

Então vou pinçar alguns pontos de discussão, dar a minha a opinião — e esperar a sua, na caixa de comentários. Combinado?

Roupa de baixo de malha x Segunda pele

Segunda pele é uma roupa de baixo térmica, bastante recomendada por comentaristas do sexo feminino. Eu nunca usei, mas sei que não agüentaria. Para mim, uma camiseta de manga comprida de algodão, bem justa, já serve para otimizar o aquecimento de um suéter de lã, sem me fazer suar em ambientes fechados. Já usei ceroulas, mas acho desconfortáveis. Uso jeans e não me importo de passar um pouco de frio nas pernas (que acaba passando depois que caminho em modo acelerado).

Efeito cebola x Casaco pesado + suéter

Rodo bastante por aí, e vejo que “vestir-se em camadas” continua sendo a recomendação mais comum. Para mim, não serve. Eu não consigo ficar em ambiente aquecido com mais do que camiseta justa e suéter de lã. Sempre enfrentei o frio com um casacão pesado e pouca roupa por baixo; ao entrar num restaurante, só é preciso pendurar o casacão (e ao passear por uma loja, abrir os botões já funciona). Na última viagem, aderi a esses horrorosos casacos que deixam a gente com cara de bonequinho da Michelin (“down jacket” em inglês, “doudoune” em francês, “piumino” em italiano, “Daune Jacke” em alemão, “plumífero” em espanhol, “casaco de penas” ou “blusão” em português de Portugal). O que têm de feios, têm de práticos: você se veste para o outono, se fecha dentro daquele edredon plastificado, e o frio ficará do lado de fora.

Levar sapato social ou não?

Eu não tenho a menor preocupação (ou experiência) nesse tópico, então adoraria ouvir o que as nossas trips têm a ensinar. Como vocês fazem quando saem arrumadas no frio? Onde Carrie Bradshaw compraria botas impermeáveis? Ou o inverno é pra desencanar da sua Imelda interior?

Comprar casaco e acessórios aqui ou lá?

Eu iria com o casaco mais pesado que tivesse (mesmo que não fosse tão pesado assim) e no primeiro dia passaria numa loja de departamentos para comprar o casaco definitivo. Acessórios podem ser comprados por aqui mesmo, em lojas como a Decathlon.  Mas se você tem uma sugestão melhor, por favor, compartilhe!

Conte a sua estratégia! Obrigadinho :mrgreen:

Leia mais:

101 comentários

Palmilhas de lã de carneiro são essenciais, foi dica de quem é da montanha aqui, e disse que o francês da planicie não sabe se vestir pro frio. Outra dica que essa pessoa me deu: coletes. Pode ser de doudoune ou polar, e um casaco não muito grande por cima, o que facilitar em termos de volume na bagagem. Não sou fã de doudones, tenho uma e escondo por baixo de um casaco arrumado. Timberland e Salomon tem excelentes botas impermeaveis e antiderrapantes, que é um detalhe importante a ser verificado, pois temperaturas baixas significam gelo no chão, e o risco de escorregar é grande. Quando somos turistas na terra dos ursos polares, vale deixar um pouco da estética de lado e prezar pela praticidade e funcionalidade das roupas e sapatos, melhor uma botinha pesadinha na foto do que um gesso e muletas!
Quem não é fã de gorro, tem os protetores de orelhas, que são a parte da cabeça mais sensivel ao frio. Na hora do banho, vale usar um oleo corporal ou um hidratante que contenha lipidios, ele serve de camada de proteção ao frio e protege dos estragos das baixas temperaturas. Protetor labial e lenços de papel são itens de bolso indispensaveis, assim como creme pras mãos. Um bom vinho quente também ajuda a espantar a friaca 🙂

Como eu adoro frio, e não sofro por ele, para mim é suficiente uma camisa e um colete de cashmere e, claro, o tal casaco Michelin. Feio, mas poderoso. Mas para que eu consiga colocar o casaco Michelin a temperatura já tem que ter batido nos – 10! Idem para luvas e gorros/chapéu.

Como a Camila falou, a Uniqlo tem roupas térmicas sensacionais, e a preços excelentes.

Riq, o pior de viajar no inverno é que não tem mágica que me ajude a fazer uma mala levinha, do jeito que eu gosto. Mas já simplifiquei um bocado o guarda roupa: malha térmica (calça e blusa) só pra quando o bicho pegar pra valer (como você, também não aguento muito o calor delas em ambientes fechados), um casaco pesadão, até o joelho, uma jaqueta tipo corta vento de neoprene, com forro interno de fleece, que eu uso praticamente o tempo todo (só cobre até o quadril, mas eu ando muito e isso realmente esquenta as pernas), dois suéteres de lã, luvas. Tudo preto, naturalmente, pra não ficar sofrendo com combinação de cores. A mudança do visual fica por conta de vários cachecóis. Levo uma bota de trecking bem amaciada, para bater pernas, e uma bota de couro preto, salto baixo, para “ocasiões”.
Abs,
Cyntia

Eu cheguei em NY com as roupas que usei na Patagônia e passei frio (!).
Aí corri pra Uniqlo, uma marca japonesa com lojas em NY. Eles têm umas segunda peles super high tech, que seguram o calor do corpo. São super eficientes e baratas, uns 10 dólares cada peça.
A tecnologia também está nos cachecóis, gorros e luvas. Meu cachecol de lá já está todo detonado mas não troco por nada !
Lá também tem os casacos Michelin que o Riq falou. São bem feiosos realmente. 🙂
Sobre elegância, deixo totalmente de lado, preguiça pura… Uso minhas botas de trekking, não cansam os pés e são bem quentinhas.

    Comprei uma down jacket da uniqlo e adorei! É leve, protege bem contra o vento e usei de duas formas: com um casaco de fleece por dentro e a down jacket por dentro de uma capa de chuva. Funcionou bem. Não acho esses casacos feios e gosto dos coloridos. (também tenho um cachecol ótimo de lá)
    Acho que se vai andar um pouco mais na rua uma ceroula/thermals é essencial, pernas aquecidas go a long way.
    Gosto das meias esportivas para inverno (esqui, trekking), o pé sua mas não fica molhado e são fáceis de lavar.
    Acho que a bota tem que ser com solado de borracha, além de isolar o frio do chão é boa para evitar escorregões no gelo.

    Não gosto dos casacos fofinhos mas a verdade é que eles são os que mais esquentam, geralmente tem capuz e pesam pouco. E no quesito down jacket não existe nenhum outro tão prático quanto os da Uniqlo. Não são bonitos, mas para viajar no frio não tem melhor! Super leves, ficam bem pequenos e esquentam mesmo. Assino embaixo do pessoal! Minha estratégia é levar um casaco desse térmico, bota e meia térmica ao invés de bota de neve ou alguma bota de pelo que geralmente é mais esportiva e não dá para sair. Assim levo uma bota só. Os homens conseguem comprar bota com pêlo dentro com cara de sapato, ou sapatos mais arrumadinhos com pêlo! Adoro chapéu, mas para quem não gosta, a melhor solução é um casaco com capuz. Detesto o cebolão portanto uso uma blusa, um casaqueto fininho de lã e o casaco. Segunda pele jamais e blusa comprida jamais pois tenho agonia, entao acho que o casaquinho fino por cima da blusa me permite tirar se o aquecedor estiver forte(o que 90% das vezes acontece). A propósito, detesto frio e minha estratégia número um é fugir dele! Bom mesmo seria ter um verão eterno, como no Brasil!

Ricardo, roupas de algodão ficam frouxas com os movimentos e perdem a função de isolamento. Uma roupa térmica por baixo um roupa de algodão e um casaco são fundamentais. Para temperaturas amenas de até 15/16 graus sua indumentária serve. Menos que isso tem que usar camadas.

Aliás, meu marido alemão tb é um fervoroso seguidor do culto ao merino, mais friolento do que eu, usa baselayer de merino (camisa e cuecão) direto, até no inverno de SP.

pra mim, segunda pele (ceroulas + uma blusa termal de algodão) são bons em temperaturas abaixo de -10 graus. de resto, jeans, um suéter de lâ + cachecol, gorro e um bom casaco reforçado com proteção contra vento/chuva seguram a onda.

Oi Ricardo,
Muito boas as tuas dicas. É realmente muito difícil para nós brasileiros conseguir se vestir no inverno rigoroso. Eu moro na Itália e sei o quanto a gente é totalmente despreparado pra encarar esse frio com as nossas roupas aí do Brasil. Acho que o ideal é investir em uma boa blusa de lã..mas de lã de verdade, a blusa de algodão por baixo e a tal da down jacket (piumino, item indispensável. Acho boa tua dica de trazer algo no Brasil, mas comprar o casaco definitivo aqui. Os materiais são mais adequados. Gorro, cachecol e luvas rigorosamente de lã. Quanto ao sapato elegante no frio,nunca entendi como a Carrie andava pelas ruas frias de NY de scarpin e sandálias. Acho que é coisa de novela mesmo. Eu uso é botas mesmo e dependendo do frio aquelas com pelo dentro.Hehe. Se os leitores quiserem dicas sobre a Itália, convido a visitar nosso blog: http://www.grazieateblog.com Abraço

Acho que o meu termostato é bem parecido com o do Ricardo Freire. Vou na linha casaco pesado + suéter. A suadeira dos lugares fechados só me permite um pulover fino com camiseta de malha por baixo.

Nas lãs aposto muito no merino, gosto demais, inclusive para meias. Meia de algodão geralmente faz meu pé suar e aí é pior. Cashmere pode ser quente demais nos ambientes aquecidos a todo vapor.

Luvas eu gosto de couro forradas com algum pelinho. Sempre uso cachecol tb, acho lindo e chique.

Botas ainda não acertei. Comprei uma da Sorel supostamente impermeável e quase congelei na neve e frio do Cerro Catedral. Meu pé saiu molhadinho.

Alguém tem uma marca boa e estilosa de botinha curta/calçado para recomendar? Se fosse sapato melhor ainda, bota pesa na mala e no pé.

Riq esse post veio na hora certa pra mim!
Muito amor pelo VNV ?! E já estou de olho no q os trips vão recomendar!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito