Viagens no inverno: qual é a sua estratégia para não passar frio? 1

Viagens no inverno: qual é a sua estratégia para não passar frio?

Como não passar frio

Turistar no frio é uma ciência. Tão importante quanto não perder as principais atrações é manter-se aquecido. Assim que bate o primeiro vento, descobrimos que é impossível ficar muito tempo ao ar livre. Precisamos nos refugiar periodicamente em cafés, lojas, museus (ou mesmo em meios de transporte) para acumular novamente um mínimo de calor — que se esvairá meia hora depois de voltarmos à rua.

Todos os que já zanzaram pela Europa ou norte dos Estados Unidos no inverno vão concordar em dois pontos: é preciso ter sapatos impermeáveis e estar com as extremidades protegidas; luvas e gorro são tão fundamentais quanto um bom casaco.

Mas não basta apenas estar protegido contra o frio extremo. É preciso também estar preparado para a temperatura dos ambientes fechados, que são aquecidos. A temperatura desses lugares pode variar muito: vai do agradabilíssimo inverno-no-Rio-de-Janeiro (17ºC) a socorro!-estou-em-Manaus (sensação térmica de 40ºC embaixo da sua segunda pele).

O ponto mais delicado da estratégia de como se vestir no frio é encontrar a fórmula mais confortável (e prática) para administrar essa diferença de temperatura. Eu já encontrei a minha fórmula, mas sei que cada corpo tem um termostato diferente. E tem também a questão look-do-dia, que não me afeta mas desempenha um papel importante na mala das meninas.

Então vou pinçar alguns pontos de discussão, dar a minha a opinião — e esperar a sua, na caixa de comentários. Combinado?

Roupa de baixo de malha x Segunda pele

Segunda pele é uma roupa de baixo térmica, bastante recomendada por comentaristas do sexo feminino. Eu nunca usei, mas sei que não agüentaria. Para mim, uma camiseta de manga comprida de algodão, bem justa, já serve para otimizar o aquecimento de um suéter de lã, sem me fazer suar em ambientes fechados. Já usei ceroulas, mas acho desconfortáveis. Uso jeans e não me importo de passar um pouco de frio nas pernas (que acaba passando depois que caminho em modo acelerado).

Efeito cebola x Casaco pesado + suéter

Rodo bastante por aí, e vejo que “vestir-se em camadas” continua sendo a recomendação mais comum. Para mim, não serve. Eu não consigo ficar em ambiente aquecido com mais do que camiseta justa e suéter de lã. Sempre enfrentei o frio com um casacão pesado e pouca roupa por baixo; ao entrar num restaurante, só é preciso pendurar o casacão (e ao passear por uma loja, abrir os botões já funciona). Na última viagem, aderi a esses horrorosos casacos que deixam a gente com cara de bonequinho da Michelin (“down jacket” em inglês, “doudoune” em francês, “piumino” em italiano, “Daune Jacke” em alemão, “plumífero” em espanhol, “casaco de penas” ou “blusão” em português de Portugal). O que têm de feios, têm de práticos: você se veste para o outono, se fecha dentro daquele edredon plastificado, e o frio ficará do lado de fora.

Levar sapato social ou não?

Eu não tenho a menor preocupação (ou experiência) nesse tópico, então adoraria ouvir o que as nossas trips têm a ensinar. Como vocês fazem quando saem arrumadas no frio? Onde Carrie Bradshaw compraria botas impermeáveis? Ou o inverno é pra desencanar da sua Imelda interior?

Comprar casaco e acessórios aqui ou lá?

Eu iria com o casaco mais pesado que tivesse (mesmo que não fosse tão pesado assim) e no primeiro dia passaria numa loja de departamentos para comprar o casaco definitivo. Acessórios podem ser comprados por aqui mesmo, em lojas como a Decathlon.  Mas se você tem uma sugestão melhor, por favor, compartilhe!

Conte a sua estratégia! Obrigadinho :mrgreen:

Leia mais:

101 comentários

Para mim a vestimenta em poucas camadas é o que melhor funciona.
Sempre uso um jogo completo de thermal por baixo. O que eu mais gosto comprei na Patagonia (a loja, não a região, rs).
Por cima do thermal vai uma T-shirt ou uma camiseta de manga longa, dependendo do frio, um suéter mais grossinho por cima, e por fim um casaco bem encorpado. Gosto dos da Uniqlo, claro que não são assim lindos, mas são eficientes. Calça jeans, quase sempre. Às vezes consigo usar uma legging mais grossa. Nos pés sempre uso bota, com meias de lã ou algum outro material mais quente. De acessórios: gorrinho (ou protetor de orelha), luvas e um cachecol bem quentinho (lâ, cashmere, etc…).

Sempre usei a forma cebola de se vestir no inverno. Furada total, principalmente em locais acostumados com o frio e que, por isso, tem excelente calefação nos ambientes fechados. No último inverno peguei muita neve e testei uma segunda pele da Nord ou Solo. São excelentes, porque se adaptam à temperatura do corpo. Assim, nada de calor em ambientes com calefação e temperatura do corpo mantida no frio.
Só precisei levar dois conjuntos de blusa e calça e bastava jogar o casaco por cima e uma calça jeans e nada mais! A mala diminuiu consideravelmente, basicamente só com acessórios. Fiquei apaixonada!
A bota realmente deve ser com solado de borracha, e, sendo preta, dá para usar durante o dia e à noite. Vou testar em um frio ainda mais rigoroso, vamos ver se esta segunda pele aguenta! 😉

Em temperaturas abaixo de -5C, calça jeans sem ceroulas é para os bravos e destemidos! A pele fica toda rachada e vermelha. A dica é usar calça de veludo (para os homens), e meia-calça fio 40 ou 60 para as mulheres por baixo da roupa. Se for sair de saia, use duas meias-calças grossas (uma de lã por baixo e uma de nylon por cima) e ande de táxi para não precisar ficar no frio por muito tempo.

A Uniqlo é muito boa mesmo, mas se for frio de verdade (abaixo de -10 ou -15), precisa de algo mais robusto. North Face tem uns casacos que não parecem de esqui, bons pra bater perna no frio. Se a ocasião exigir mais elegância, não tem jeito, precisa comprar um casaco de lã verdadeira, de preferência que cubra as coxas.

Quanto ao quesito sapatos, se elegância não for fundamental, as botas Ugg (ou da canadense Roots) com pelo por dentro, são muito boas. Se precisar de algo mais elegante, a Geox vende botas de couro bem ajeitadinhas e 100% impermeáveis. Aliás, eles têm uma linha de sapatos impermeáveis que é excelente, e, apesar de um pouco caros, valem cada centavo.

Se a pessoa precisa viajar com frequência e usar sapato social, como o leitor Warley aí em cima, sugiro comprar um sapato um número maior e usar meias de caminhada, próprias para o frio e que podem ser encontradas na cor preta. Em lojas de esqui e montanhismo vende (inclusive no Brasil).

Eu prefiro o frio do que o calor. É claro que o frio excessivo pode prejudicar um passeio, como me aconteceu em Viena e em Berlim em fevereiro passado, a ponto de sentir o vento gelado nos ossos, mas para o meu termostato interno isso é menos dantesco do que um calor acima de 35ºC, quando eu me sinto totalmente molenga, desanimada e passando mal, hehe, como me aconteceu em Roma quando inclusive já era início de outono!

Minha estratégia é: segunda pele térmica (eu comprei da Uniqlo) + blusa + casaco de pena de ganso (or whatever) + bota com solado de borracha e com goretex + luva de couro + gorrinho para aquecer a orelha. Uso duas meias: uma fina de algodão e outra mais grossa de lã de alpaca. Também uso uma legging de fleece embaixo da calça jeans

Quando isso não dá conta, eu entro em um Starbucks ou qualquer outro café/bar e peço um chá ou chocolate quente (café não me adianta nada) e volto para a rua depois do aquecimento.

Não gosto da estratégia “cebola”: quando você entra nos museus, restaurantes, etc, morre de calor lá dentro com a calefação. melhor só tirar o casaco mesmo.

Evitar lugares muito abertos e com concentração de vento (tipo: Portal de Brandemburgo, quase congelei lá)

OBS: Meus casacos de penas de ganso eu comprei na Zara, mas não nas do Brasil. De qualquer forma, tem uns que são mais leves, e esse não esquentam muito (tem menor concentração de penas no forro).

Eu também comprei aquelas jaquetinhas “light” de penas da Uniqlo, mas aquelas não esquentam nem aqui em Porto Alegre!! Como vou voltar a Londres em fevereiro de 2014, vou ver se ainda consigo achar os casacos mais pesados de pena de ganso da Uniqlo, para ver se aguenta o frio.

Abs,

Cris

Pessoal do VnV, meio off-topic mas não encontrei um canal de comunicação direta com vocês:

Há pouco mais de um ano, a China permite 3 dias de “passeio” sem exigência de visto nas cidades de Beijing e Shanghai para quem tem voos que façam escalas nestas cidades.
Pois recebi uma newsletter informando que este “presentinho” agora vale para mais três cidades: Guangzhou, Chengdu e Chongqing.

Olhem aí: https://www.travelchinaguide.com/webzine/201312/

Sou como você, não aguento muitas roupas por baixo.
Minha Tip sobre botas, são as botas da UGG. Não são as mais lindas mas são as mais confortável e que mais esquentam. As meninas podem ter certeza que, quando estiverem com o peso do casaco, da bolsa, da bota tudo o que mais você vai querer é conforto.
Tem várias outras dicas lá no blog
https://www.comerecocaresocomecar.com.br/2012/01/como-se-vestir-no-inverno-europeu.html
https://www.comerecocaresocomecar.com.br/2013/11/como-se-vestir-no-inverno-europeu-parte.html
bjs
Dani Bispo

Sigo a receita do ”down jacket” + uma blusa fina. Quanto à jaqueta, recomendo investir numa boa. Mesmo no exterior, paga-se um valor alto, mas na hora do aperto elas salvam a pele.
Além disso são extremamente leves, não amassam e cabem fácil até mesmo na bagagem de bordo.
Invista numa boa. Não compre qualquer uma não para não se arrepender.
Outra dica que sigo é usar tênis impermeável. Podem não ser tão bonitos quanto os demais calçados, mas a proteção ao frio/chuva tem seu preço…
Sempre usei os da Timberland, mas recentemente achei um muito bom da Columbia. Parece até um “sapatênis”.

Eu sou advogado e preciso ir a reuniões na Europa de terno e sapato. Sofro bastante, não por causa da roupa porque segunda pele e blazer pesado dão conta do recado, mas por causa dos sapatos. Uma dica é ter sapatos com solado de borracha porque é mais quente e menos escorregadio. Meias grossas não funcionam porque o sapato é mais justo do que botas. Infelizmente ainda não inventaram sapatos sociais mais quentes…

    Warley, procure em lojas de calçados na Europa as palminhas de lã de carneiro. Realmente a melhor compra que fiz, até os All Stars estão dando conta do recado nas temperaturas baixas daqui. Vai ser uma boa solução no seu caso.

Eu tbm sou adepta ao casacao. Um só já basta. Quando precisei fazer minha primeira viagem de inverno comprei os itens todos na decathon de SP. Honestamente nao achei tao mais caro que aqui e os precos, na ocasiao estavam equivalentes.

Eu e minha mulher só viajamos no inverno, por necessidade e por que achamos que andando é que se conhece as cidades. No verão não há como andar com mais de 30° principalmente no Sul da Europa. Acho que o método do Ricardo, de um bom casaco e um camiseta por baixo é a melhor opção. A segunda pele e ceroulas são extremamente desconfortáveis, só servem para frios extremos de muitos graus abaixo de zero. O fundamental: calçados impermeáveis, meias especiais que não deixam os pés úmidos, luvas, cachecol, gorro, protetor de orelhas e muitos cafés, chocolates e taças de vinho.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito