Cartão recusado pela SNCF? A Rita descobriu como reverter

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Gare St.-Lazare

A Rita enfrentou uma situação relatada por muitos leitores: não teve sua compra aprovada pelo site Voyages-SNCF.com, das ferrovias francesas. No caso dela -- e na maioria dos que têm suas compras recusadas neste e em outros sites de cias. ferroviárias -- o problema estava no fato do seu cartão não fazer parte do sistema Verified by Visa (o MasterCard também tem um sistema assim, o SecureCode).

Só que a Rita não se conformou com esse desfecho. Animada com o relato da Dri Castro, que conseguiu desbloquear o cartão por email (leia aqui), a Rita trocou tuítes com a arroba da SNCF, @Clt_VoyagesSncf, e foi descobrindo os macetes. Depois de conseguir concluir a compra, teve a megagentileza de postar suas dicas na caixa de comentários. Obrigadíssimo, Rita!



--> A odisséia

Resolvi fazer este relato porque levei 5 dias para conseguir descobrir os macetes do site da SNCF e comprar meus bilhetes Paris-Mont St Michel!!! E olha que não sou tão inexperiente em internet ou viagens…

Bem, primeiro eu escolhi, é claro, os bilhetes mais baratos. E aí, quando fui tentar pagar, o site recusou o pagamento nos meus dois cartões. Nem me lembro como descobri que precisava do Verified by Visa ou MasterCard SecureCode para fazer a compra. Fui pesquisar na internet para saber do que se tratava e, após ligar para o meu banco, descobri que ele não trabalha com esses sistemas.

Entre sugestões de usar cartões de amigos ou ir a uma agência de viagens, tentei agências, que não me responderam até hoje. E lá se foi mais um dia. Depois, enviei twitter para a SNCF e descobri que se eu marcasse para retirar os bilhetes numa estação da França, poderia usar um cartão que não fosse Verified by Visa ou MasterCard SecureCode.

Só que... só me aparecia a opção de receber pelo correio. Testando tudo o que podia no site, descobri que era porque o bilhete era um IDTGV, o trem low-cost da SNCF. Aí, troquei para um outro, um pouco mais caro, marquei para retirar lá e tentei novamente. Cartão recusado. Tentei o outro cartão. Nada.

Lembrei que tinha que liberar novamente o cartão no banco, para compras internacionais, pois havia sido liberado só por 24 horas. Depois fiz todo o procedimento de novo. Nada. Mais troca de twitters e e-mail e aí descobri que, quando vc tenta uma compra por mais de duas vezes, o site do SNCF bloqueia o seu cartão a partir da última vez por 24 horas!!!

Então, liguei prá lá, mas não falo francês e a opção que me passaram para falar em inglês estava errada! Só então me lembrei que nas últimas vezes eu tinha usado um cartão e me restava o outro. Liguei para o banco, liberei o outro cartão e FINALMENTE comprei minhas passagens!!! Entre isso tudo, comecei a ‘compra’ na quinta e só concluí hoje, terça!

--> As dicas da Rita para  comprar na Voyages-SNCF sem Verified by Visa ou MasterCard SecureCode

- Antes de tudo, ligue para o seu banco e libere o cartão para compras na França.

- Se, ao concluir o processo de compra, o site pedir o Verified by Visa ou MasterCard SecureCode e você não tiver, opte por retirar o bilhete numa estação da França.

- Se não aparecer essa opção, mude para outro bilhete, provavelmente um pouco mais caro.

- Se você já fez duas tentativas de compra, aguarde 24 horas. Se tentar de novo antes desse prazo, o bloqueio vai se prorrogando por 24 horas a cada nova tentativa.

Enfim, é isso. Boa sorte e boas viagens a todos!!!

Leia também:

Trem na Europa: uma comparação de preços entre Raileurope e cias. nacionais

Trem na Europa: qual é o limite de bagagem?

"Tenho 5 minutos para baldeação. Vai dar tempo?"

Vai por mim: trem na Europa

Roteiro de viagem: a importância da decupagem

Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire

Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email


90 comentários

Luiz Antonio
Luiz AntonioPermalinkResponder

Boa Tarde
Em 30 de março ao realizar compra de passagens do TGV no site SNCF escolhi o
PayPal como metodo de pagamento .O valor das passagens foi debitado no cartao de credito , MAS os tickets nao foram emitidos sob alegaçao de erro. Paguei e nao levei .Reclamei junto ao PayPal e no site.da SNCF.
Aguardo resposta .

Eliana
ElianaPermalinkResponder

Após muitas tentativas pelo site em computador, sem sucesso para pagamento com cartão de crédito. Fiz um teste pelo site, mas agora com o celular e desbloqueio do cartão para uso no exterior (Europa). Feita a escolha das passagens e preenchimento dos nomes, os dados do cartão, código de segurança e senha... recebi um SMS com um código para validar a compra. Recebi a confirmação e imagem dos e-tickets para impressão e e-mail. Espero ajudar outros viajantes aflitos como eu. Obrigada por todas as dicas!!!!

Luiz Antônio
Luiz AntônioPermalinkResponder

concluindo: reembolso do valor das passagens realizado.

Adelmo Silva
Adelmo SilvaPermalinkResponder

Alguém já conseguiu ressarcimento do valor do bilhete por viagem cancelada devido a greve?

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar