Trem na Europa: qual é o limite de bagagem? 1

Trem na Europa: qual é o limite de bagagem?

Malas no trem
Com raras exceções, não há limite de bagagem em trens europeus. Você pode levar quanta bagagem você conseguir carregar para dentro do trem.
(As exceções: os trens espanhóis AVE e o Eurostar entre Londres e Paris. Nos AVE você pode subir com até 3 volumes pesando no máximo 25 kg no total; no Eurostar pode carregar dois volumes, com o lado maior nunca excedendo 85 cm, e uma maleta de mão. Obrigado, Tony e A.L.!)

Mas veja bem: não encare isso como um estímulo para viajar carregado. Levar bagagem demais para o trem acaba com a sua viagem. O que era para ser um deslocamento fluido e civilizado vira uma prova olímpica — um triatlo que combina corrida de obstáculos, levantamento de peso e luta greco-romana.
Vai por mim: viaje de trem com uma mala tamanho M (de quatro rodinhas e até 65 cm quando de pé) e uma mochila pequena ou bolsa que possa ser carregada a tiracolo. Mais do que isso, prepare-se para um pesadelo.

Por quê?

É você quem carrega sua bagagem

A Suíça e o Eurostar oferecem serviço de despacho de bagagem (cobrado à parte), mas em 99% dos casos você terá que subir com a sua bagagem para o trem. Isso significa percorrer uma plataforma inteira à procura do seu vagão e subir pelo menos dois degraus altos.

O embarque e o desembarque são rápidos e conturbados

Se você sobe ou desce com duas malas, vai empatar uma porta que precisa ser usada rapidamente por dezenas de pessoas que não querem perder aquele trem ou uma baldeação. (Você também pode ser uma dessas pessoas que precisa sair rapidamente para não perder a baldeação.)
RackRack

Há pouco espaço nos racks

Na entrada de cada vagão você encontrará um rack para bagagens. É o primeiro espaço a lotar, porque é o que exige menos esforço dos passageiros.
Compartimento superior

Mala na prateleira acima da sua poltrona

Se o rack lotar, na maioria dos trens só vai sobrar a prateleira. Colocar uma mala G lá em cima não é para os fracos. E se for muito gorducha (a mala!), talvez nem caiba.

Há escadas nos acessos de metrô

Uma das maiores vantagens de andar de trem na Europa é poder chegar à estação de metrô. O ponto baixo da experiência é ter que enfrentar uma ou outra escada no caminho. Com uma mala M já é chato. Com uma mala G ou duas malas — você vai praguejar até não poder mais.

Compartimento superior

Não fui eu que inventei a regra da mala M para viajar. Quem precisa andar de trem ou low-cost já sabe que carregar a casa nas costas não vale a pena. Acredite: é possível viajar leve. Se precisar, dá para lavar jeans e camisetas em lavanderias automáticas.

Trem na Europa: qual é o limite de bagagem? 2

Leia mais:

65 comentários

Oi, Ricardo! Tudo bem? Estamos pensando em ir de Paris Lara Londres de trem, mas deixar a maior parte das bagagens em algum locker de Paris. Existe esse serviço na estação de trem de Paris? Sabe como funciona? Obrigada!

Olá, poderia me informar a partir de quantos kg ou como funciona as tarifas para bagagens nos trens na europa (Amnsterdã, Paris, Porto e Bruxelas).
Vou levar uma mala M e uma bagagem de mão.

Muito obrigada

Olá, minha filha está fazendo mestrado em Leuven, na Bélgica e em março vai para Munster,na Alemanha ( o programa de mestrado dela troca de cidade e pais a cada semestre) e eu vou ajudá-la na mudança, ela comprou e usa muito uma bicicleta lá, alguém sabe se é possivel levar a bicicleta de trem? talvez a melhor alternativa fosse alugar um carro, mas não se se pegariamos neve , teríamos problema com bagagem?

    Olá, Liliane! É possível levar bicicleta em vários trens,em compartimentos específicos. Os sites de reservas das cias. européias detalham isso. Se ela não encontrar no trem, é só ir à estação e se informar, todos serão gentis.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.